Quantcast
PplWare Mobile

IE perde quota de mercado na Europa…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Nuno says:

    Até que enfim que o IE começa a ser menos valorizado… Só me dá é dores de cabeça quando estou a programar!

    • racoq says:

      Concordo, é pena não se puder erradicar todos os browsers da Microsoft quando o IE9 sair (já que se sabe que o Windows XP não terá direito a esta versão).

      Vamos lá ver se esta agora aprende e começa a desenvolver um browser com mérito, e não algo que que ela chama browser e sempre foi nada mais que um cancro carregado de muletas pelo Windows (AKA o maior pesadelo para os webdesigners)

    • Bónus says:

      Também a mim me dá, todos os dias!
      Já perdi dias da minha vida por causa dessa bosta!
      Deviam desaparecer todos os IE’s!

  2. André Gil says:

    Eu uso e sempre usei o Firefox …

    Opera também é muito bom…

    Mas nunca gostei do IE …

  3. Raclima23 says:

    e essa é minha vez sou o primeiro eheheh
    enfim já n era sem tempo ps já n uso IE há cerca de 4 anos sou fã do firefox apesar de ser lento e já ter usado mts truques para acelera-lo, o chrome ainda n está a altura firefox e opera hum… é rápido + ainda n o explorei por completo

    • bigkax says:

      Na minha humilde opinião o chrome já ultrapassou o firefox, apesar de ser simples de mais, fez com que o que tornava o firefox especial não fosse único, em união com uma melhor performance e estabilidade.

      • -_-' says:

        Não ultrapassou não… Só se for para o uso que lhe dás.

        • bigkax says:

          Mais de 20 paginas com videos, animações flash, etc responde muito melhor no chrome que no firefox.

          • Prism says:

            Só que 20 páginas assim no Firefox come 200 MB de RAM, mesmo com uma cachaporra de extensões. No Chrome come 700 MB ou mais…

          • bigkax says:

            @Prism

            Na verdade já cheguei a ter 800 megas no firefox e no chrome gastar menos, foi nessa altura que comecei a usar o chrome como segundo browser no lugar do firefox.
            Também ajuda se instalares um optimizador de memoria.

          • Prism says:

            @ bigkax

            Isso deve ser mas é com o Firefox 2.0 ou 3.0. É certo e sabido que (salvo, obviamente, qualquer problema de instalação) o Firefox é o browser que consome menos RAM dos 4 grandes browsers quando temos mais que 5 tabs abertas, ou assim.

          • bigkax says:

            @Prism
            3.6 instalado mais que uma vez em formatações diferentes.

      • Prism says:

        Ultrapassar ultrapassou. Se não tivermos em conta as funções. Porque em funções, com ou sem extensões o Chrome fica sempre muito muito atrás do Firefox. Nem sequer lê RSS!!!

        • Xavier says:

          @Prism. Explica lá não lê RSS. Não usas o chrome pois não? Eu sou adepto do Firefox, mas com isso não quer dizer que vou falar disparates como o teu, desculpa lá pá, mas assim não.

    • Prism says:

      Isto de detectar diferenças de 50 milisegundos entre browsers é algo espectacular. Gostava de ter as tuas capacidades de percepção…

    • Aléxis says:

      Epa o chrome “ultrapassou” o firefox entre aspas mesmo! Digo-vos que primeiro de tudo desde que apareceu o chrome que sou fã dele mas o chrome e o firefox são browsers totalmente diferentes… O chrome digam o que disserem é mais rápido que o firefox mas sem duvidas, e quem está aqui a dizer o contrário, desculpem mas não sabem mesmo do que estão a falar…

      Eu como web developer/web designer digo-vos que o firefox é o meu principal browser mas como utilizador é o chrome, o chrome para as tarefas básicas é o browser por excelência… no meu pc de casa digo-vos k chego la mal liga o pc posso abrir logo o firefox e mt rapido mesmo logo a seguir o chrome e o chrome abre mais rapido, isto e montes de outras vantagens…

      Mas pr trabalhar e ter MONTESSSS de funcionalidades é o firefox sem duvida…

  4. Jorge Santos says:

    Sim, e continuará a perder a meu ver… todos os dias mais e mais… Existe, e sempre existerá browsers melhores que o IE!

    cumprimentos Vítor M. bom post

  5. racoq says:

    Sei que isto pode inflamar muito pessoal.

    Mas agora que se está a demonstrar que o ballot screen está a fazer efeito, quais são os argumentos de todos aqueles que diziam que era uma estupidez esta medida e que os utilizadores já estavam minimamente informados.

    Pelos vistos havia muita gente não informada das alternativas, para se registarem estes aumentos apenas um mês depois da medida tomar efeito.

    E tenham em atenção, que esta é uma medida mais que justa e que foi sobretudo tomada pela comissão europeia para penalizar a Microsoft, por bastantes anos seguidos, alegar a desculpa que não podia separar o IE do windows e com isso influenciou artificialmente o mercado de browsers.

    Agora vamos ver se de facto a quota de mercado do IE se mantém como antes. Pena esta medida só se aplicar na europa.

    • sjk says:

      Mas a questão é, se as pessoas não estavam informadas, nada nos garante que escolham um à sorte só por ser mais bonito ou porque carregaram onde o ponteiro do rato já estava 😀

      Não é?

      • some1 says:

        sempre e melhor do que espetar um na cara das pessoas sem lhes darem opcao 😛
        besides, nos dias de hoje um browser ser bonito conta 80%.

        • Prism says:

          Ora nem mais! Um homem que sabe do que fala (ou mulher?).

          Por isso é que o Chrome tem sucesso. E o Firefox tem perdido margem de mercado (apesar de muito pouco) nos últimos meses: o chrome é bonitinho, e o Firefox tem que se instalar temas, que dá muito trabalhinho…

          Apesar de que com este:

          https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/14284

          Não há browser mais bonito que o Firefox. É que nem de perto nem de longe 😉

  6. op says:

    Firefox é o que eu tenho usado sempre

  7. Pedro Furtado says:

    Acho que não perdiam nada em fazer uma lista vertical em vez de horizontal com o ícone de cada browser e uma mera frase muito resumida ou com o nome da empresa à qual pertence o browser, versão ou release date

    Depois de escolher um browser apareceria um novo ecrã com um texto maior e a demonstrar os pros de cada browser

    De qualquer forma, fico feliz de o meu Opera ter aumentado o nº de downloads 🙂

    • Prism says:

      Vertical era muito complicado por várias razões. A primeira é a possibilidade de haver monitores com baixas resoluções, e 600 pixeis de altura, já a contar com a enormidade da barra de tarefas por defeito do Windows 7 (sinceramente, haverá alguém que goste de não usar a opção de icons pequenos?) e com a gigantidade da parafernália de barras do IE aquilo ficava muito reduzido para ter cinco browsers ao alto.

      Já para não falar dos monitores 16:9 ou 16:10…

      • Pedro Furtado says:

        Fazem então a barra na horizontal com hipótese de arrastar para o lado, mas se for na vertical já é má ideia?

        E parece muito possível meter uma janela um pouco maior que a das propriedades do sistema com pelo menos 8 ícones e respectivas descrições super-resumidas, mesmo com resoluções até 640×480

        • Prism says:

          @ Pedro Furtado
          “Fazem então a barra na horizontal com hipótese de arrastar para o lado, mas se for na vertical já é má ideia?”

          Não é “já”, é sempre. Ordenação na vertical de objectos que se querem no mesmo pé é sempre pior que ordenação na horizontal.

  8. The Duke says:

    Foi preciso um estudo para adivinhar que isto ia acontecer? O_O

  9. Tomasini says:

    Boas,

    Digam o que disserem o IE continua a ser o mais fluido. utilizo o Firefox, que deixa muito a desejar a nivel do trabalho que faço, em que não me carrega as aplicações java na totalidade, certas aplicações que requerem uploads de ficheiros que não abrem etc. Mas gosto do utilizar devido a ter as ditas”mariquices” do tempo horarios etc. O chrome, pelo que já utilizei, não tem nada de novo, até o meu browser do nokia e63 faz o que ele faz. relativamente aos outros não posso comentar pois nunca utilizei, mas ja ouvi falar bem do opera e safari. Digam o que disserem o IE anda sempre melhor (claro após updates de segurança e afins)

    • Prism says:

      É possível que esteja a utilizar sites que não funcionam noutros browsers?

      Ou que o seu plugin java esteja desactualizado.

      Aqui deste lado funciona tudo 100%. Aliás, funciona 100% em todos os browsers (tendo em conta que só tenho o IE8, Firefox, Chrome e Opera instalados (só uso o Firefox, o resto é para testes)).

  10. Sun II says:

    Firefox morreu.
    Lentoooooooooooooooooooooo a carregar paginas e a abrir o executavel

    1. Opera
    2. Chrome
    3. em casos extremos: Firefox ou IE

  11. Allex Irlley says:

    Finalmente! Se isto fosse feito em todo mundo, aí sim, seria um verdadeiro alívio. Por falar em browser cadê o RockMelt?!

  12. pois says:

    Eu parei de usar o IE a uns 4 anos. Fui fiel ao fireforx, mas começou a ficar muito lento e bloqueava quando tinha muitas janelas aberta. Agora uso o chrome e estou muiiitooooooo feliz. super rapido, só nao me estou a habituar no que toca a guardar paginas nos favoritos.

  13. DoContra says:

    Só é pena ainda não terem inventado uma forma de desinstalar o IE. Mas isso deve ser um bico de obra (se não mesmo impossível), dada a integração do mesmo com o SO.

    Bom, pelo menos dão a conhecer outros browsers. No entanto este écran é nitidamente para quem percebe pouco ou nada de informática pois caso contrário já sabe que “há mais vida” para além do IE. Penso eu de que..

    • Prism says:

      O Windows 7 permite desinstalar o IE sem problema. Algumas aplicações deixam de funcionar, mas só aplicações third party que usem o IE como motor. Lembro-me que o Steam era assim, e acho que o Winamp também. Mas só deixa de funcionar o browser dessas aplicações.

      • aver says:

        Não é desinstalar é desactivar.
        No Windows 7, que estou a usar agora, é (no Iniciar) procurar por “Activar, desactivar funcionalidade do Windows” e desmarcar Internet Explorer 8. Pode-se voltar a marcar e fica activo.

        • Prism says:

          Que é uma desinstalação se não uma desactivação? Lá porque desinstalas um programa não quer dizer que não fiques com os dados de instalação no computador. Se quiseres apagar os dados de instalação do IE8, depois de desinstalado, tens que ir directamente às pastas de sistema, mas também é possível.

          O problema do Windows 7 é que se isso falhar (se não tiver os dados de instalação no disco), ele não consegue ir ao disco do Windows buscar a função, se a quiseres reinstalar.

        • DoContra says:

          Isso também faz o XP, retirando-o do ambiente de trabalho. Mas a ideia era mesmo a desinstalação completa, com tudo que tal implica (eliminação de pastas, associações de ficheiros, chaves do registo, etc., etc…).

          E isso, penso não é possível pois exigiria reescrever algumas centenas de linhas de código do próprio Windows.

          E haveria certamente muita coisa que deixava de funcionar. Já experimentaram inserir um endereço web directamente na barra de endereços de “o meu computador”? Ou procurar a “tal” impressora de rede com \\servidor\impressora e carregar no Enter?

          Acham que sem o IE (ou Windows Explorer como agora se chama) iam a algum lado?

  14. mmick says:

    Eu acredito que haja muita gente que nao gosta do IE mas sem dúvida que o IE8 é um dos browsers mais seguros, eficientes e rápidos que conheci. Trabalho (a nível de utilizador) com o Opera, Firefox e Safari (Windows) e o IE 8 é o mais rápido e o que menos dores de cabeça dá:

    1º lugar: IE8 e Firefox
    2º lugar: Opera (lento e nem sempre o “Turbo” funciona) e Safari Win (lento e ocupa *muito* CPU).

    • bigkax says:

      Não sei em que devo acreditar em mim e nos benchmarks ou em quem diz: “IE 8 é o mais rápido e o que menos dores de cabeça dá:”

      • DoContra says:

        Por mais estúpida que a resposta pareça, é depende!

        Para quem “tem” de usar o IE porque a tal é obrigado em ambiente empresarial (a integração com o SAP NetWeaver ou com o Lotus Domino webmail, por exemplo, só é conseguida a 100% com o IE), gosta do IE8 porque… funciona.

        O meu Firefox também se “desenrascava”, mas a versão 3.6 deixou de ter a “tal” IE Tab que resultava. A Coral IE Tab não dá conta do recado e aguardo ansiosamente um upgrade da primeira.

        E há outras cenas em que tem de se usar o IE porque a empresa comprou, pagou (e muito!) e distribuiu tudo em plataformas Microsoft. Querem integração? Esqueçam third parties…

        Ah! Mas em casa a história é outra. Browsers que já usei? Netscape, Opera, Flock, Safari, Chrome, sei lá…

        O que uso aqui e agora? Firefox 3.6 no Magalhães 1.0 (eheheh…) do meu filhote mais mais novo!

        Fiquem bem.

  15. Ricardo says:

    o firefox ao lado do ie o ie nao é nada é lento e uma porcaria

  16. aver says:

    Essa do gráfico dos browsers na Polónia está gira 😉
    Quem quiser ver mais estatísticas no, segundo parágrafo deste post http://goo.gl/UXFv clic no link “This post includes recent browser market share”.
    Depois é escolher a fonte.
    Se escolherem Statcounter usem o link que está em “interface” e podem depois escolher a região do mundo (como a Europa, em vez da Polónia).

    Por mim acho o “ecrã de selecção dos browsers” esquisito. Instala-se como uma actualização facultativa do Windows 7. Mas quem é que vai instalar primeiro essa actualização do Windows para, através desse ecrã de selecção, procurar um novo browser ? O IE já vem a cair, lentamente, há bastante tempo. Tenho muitas dúvidas que isso tenha alguma coisa a ver com o “ecrã de selecção”.

  17. marx says:

    Boas quanto a mim que sou um leigo nestas materias uso o ie8 e o safari e este ultimo
    em termos de beleza é como alguem dizia atras conta mesmo, mas la esta nao lhe dou o uso intensivo que muita gente da.
    Mas ja tinha conhecimento de todos estes browsers so nao tem quem nao perder um bocadinho de tempo com o assunto.

  18. Alexandre says:

    Para mim o Opera 10.5 está muito bom recomendo vivamente, mas também considero o Chrome um óptimo browser.

  19. Watcher says:

    Agora queixo-me eu como europeu:
    E se a comissão europeia procurasse meios de acabar com esta estúpida crise económico-financeira, hein?
    Recorram ao Google, ao Bing, para encontrar outros browser’s.
    A Microsoft fez mais uma “actualização” para encher o sistema com a treta do browserchoice… Mais uma porcaria que não permite ser desinstalada (de modo directo) e que empanturra o sistema durante o arranque…
    Insulta as pessoas como se estas não fossem capazes de descobrir alternativas ao IE.
    Pronto, acabei, agora desanquem-me à porrada com as vossas discordâncias contra-argumentais!

    • Vítor M. says:

      Insulta as pessoas não, eles foram obrigados :d Mas estas questões não podem ser analisadas assim de forma tão leviana. Há vários propósitos por trás desta acção levantada pela UE. No entanto isto pode fortalecer a própria Microsoft, conforme refiro no artigo e vemos que o IE9 está mais aberto a aceitar os standards e para se tornar um browser de sucesso.

      Há males que vêm para bem.

      • DoContra says:

        Resumindo e concluindo: A União Europeia obrigou a Microsoft a dizer-nos que há mais browsers para além do IE (isso se aceitarmos a transferência dessa treta, pois é mais outra “actualização” via Microsoft Update). Big deal!

        Mais tempo de download, mais espaço em disco (e até parece que nem pode ser desinstalado) para sabermos que o IE não está só no universo.

        Quem já sabia, ficou a saber… o mesmo. Quem ainda não sabia… bem… acham que quem não sabia que existem outros browsers vai arriscar a experimentar “essas coisas esquisitas e desconhecidas”?

        Estou mesmo a ver a minha avozinha, que acabou de se render às alegrias da sociedade da informação num mergulho absoluto em produtos do tio Bill Gates, ir agora arriscar um AVC ao trair a confiança que a Microsoft depositou nela (e em tanto centro de formação informática para a 3ª idade)!

        Será que usar o Firefox ou, pior ainda, o Safari no “tal” portátil para a 3ª idade será pecado mortal (ainda pior que a pedofilia clerical)?

        Balha-nos Deus…

    • bigkax says:

      “Insulta as pessoas como se estas não fossem capazes de descobrir alternativas ao IE.”
      Deves ser contra os menus nos restaurantes. As pessoas tem a oportunidade de escolher o que querem e se não tiverem um menu vão comer sempre o mesmo, pois não sabem que há mais, a não ser que vejam outros a comer outra coisa, mas como nos browser é take away as pessoas não tem tanto esse conhecimento.
      E sim é muito comum as pessoas não saberem o que é um browser e pensarem que Internet e Internet explorer são a mesma coisa, e pensando assim não vão à procura de programas similares sem saberem que existem se já tem um.
      Portanto é preciso sim informar as pessoas, ou então vamos todos ter relações sensuais sem protecção porque só os “maricas” e drogrados é que apanha sida e outras DSTs.

  20. Rui says:

    Opera! o melhor!

  21. Ordep says:

    A meu ver o IE não é tão mau como estão a dizer é um pouco pesado… embora não use o IE já à algum tempo agora so uso chrome está muito bom nunca tive problemas com ele.. firefox tem desiludido…

  22. Sebastian Bach says:

    Bom gente, particularmente gosto muito do IE. O problema q o IE não eh o keridinho dos desenvolvedores, então, por isso, sempre continuarei usando IE pq não eh por mim q eles se fodam! hahahahaha

    • bigkax says:

      Não é por ser queridinho ou não, é por não respeitar as normas. Ao desenvolver um site é preciso ter em conta os browsers e depois ver se funciona no IE, o que é uma merda pois não se podem dar ao luxo de dizer ao cliente que uma grade percentagem de asnos e ignorantes que apoiam o caos não podem visitar o site, isto faz os sites ficarem mais pesados, os programadores ganharem cabelos brancos e tudo porque nem e MS respeita as pessoas nem as pessoas impõem respeito, pelo contrario apoiam esse desrespeito.

  23. Regis says:

    IE, que é isso?
    Não conheço! 😉

  24. TexugoElectrico says:

    Por acaso não sabia desse problema que os programadores têm com o IE. No entanto, sabendo isso, acho estranho que a maior parte dos sites corram bem mais suavemente e mais rápido no IE. Eu tenho dois (IE e Firefox) e na navegação normal utilizo o IE embora para downloads use o Firefox, é muito melhor neste aspecto já que resiste às falhas na internet, com o IE se ficas sem net, pimba, ficas sem download:p

  25. R. Campachi says:

    Para os curiosos de plantão. Essa é a URL para a tela de escolha de navegador:

    http://www.browserchoice.eu/

    E a posição dos 5 primeiros navegadores é rotativa (_random_). Como eu uso o *Debian GNU/Linux* + *Opera*, fiquei curioso em ver a tela de escolha.

    Fato engraçado, todos os _links_ são redirecionamentos do site da *Microsoft*, ou seja a MS fornecendo os _links_ dos concorrentes. Só uma ação dos tribunais para ver uma coisa dessas.

    BWAHUHAUHA!

    • bigkax says:

      Estavas à espera de que? Que a MS armazenasse os setups dos browser? Ou que que tivesse o link sem redireccionamento? Não fazia muito sentido armazenar os setups, e o link directo tinha que mudar a actualização cada vez que um browser tivesse uma versão nova, assim só mudam o link para o qual e redireccionado.

      • R. Campachi says:

        SIM! claro que sim. Cada desenvolvedor deveria ser responsável pela sua URL. Se está defasada problema dele.

        exemplo Mozilla: http://browserchoice.mozilla.com/

        exemplo Opera:
        http://www.opera.com/portal/choice/

        Viu? Além do redirecionamento da MS cada um fez uma URL própria, que redireciona para o download mais atual (por isso fica fácil coletar dados de download proveniente da tela de escolha).

        Ainda sim, a MS tem os dados de quem clica nos links dos outros.

        Simples assim. 🙂

        Meu post foi mais por curiosidade do que por crítica. Se eu achei curioso a MS fornecer os links acharia, mais ainda, estranho se a mesma fornecesse os pacotes. Darrrrrr. “Prestenção menino”.

  26. TexugoElectrico says:

    Eh pah então não é que estava eu a escrever um texto enorme sobre o qt acho que isto são as outras empresas a meterem a sua publicidade à força num produto MS e que a MS tem o direito de colocar no seu produto o que eles quiserem e muitas outras coisas quando de repente, um janela:

    “O IE parou de funcionar”

    Eh pah, nem consegui salvar o texto nem nada. Porra pró IE:p

  27. TUGA says:

    IE CONTINUA A SER O MELHOR.

  28. hugo says:

    E porque não obrigaram os outros SO a fazer o mesmo? Quem me diz que lá por ter um MAC OS, sou obrigado a ter o safari instalado mesmo que não o use? Mesmo tendo Linux posso querer o Opera como browser, o que dizem logo muitos, mas isso podes instalar… e no Windows também não se podia e pode fazer o mesmo? Isto ninguém vê…

  29. lmx says:

    Boas,
    bom eu realmente nem sei trabalhar com o IE, deixei de usar logo quando saiu o Firefox isto ja ha uns bons anitos,e nem me preocupo em ver mais nada, para mim Firefox 4ever 🙂 ,não confio no IE e a escolha que faria estaria algures entre Chrome e Opera que também ja usei ai ha uns bons anos também, com maior tendencia para o Opera.
    O chrome é em grande parte uma copia do Firefox, e não gosto muito quando uma empresa aparece com um produto de cara diferente mas com corpo igual a ouro a vir dizer que ha e tal o merito disto tudo é nosso, pelo que …seria Opera.
    Não que não goste da Google, mas porque acima de tudo o firefox para mim é o melhor browser no mercado e sempre foi, e por outro lado tenho muito orgulho em Ser Europeu e como detesto a arrogancia americana, tento evitar productos oriondos desse continente.
    Embora para mim exista alguma excepção, em relação a google que é o meu motor de busca preferido, e alem disso lança montes de produtos gratis e a maioria(excluido o android, não é completamente opensource) é opensource.
    Microsoft cada vez mais para esquecer MSSQl server –>MySQL,MS Ofice–>OpenOffice,Windows(tirando XP)–>Ubuntu,MS IExplorer–>Mozilla Firefox,MS(SUN copy) .NET–>Java,Telemoveis americanos–>Nokia.

    Cumprimentos

  30. José Alberto says:

    Estudo idiota. Um download não quer dizer que a pessoa vá a usar o navegador (eu baixei o Maxthon por curiosidade mas não o uso porque prefiro o Chrome) além do facto de que ninguém vai baixar o IE se ele já estiver instalado no Windows… os estudos mais fiáveis são aqueles que têm em conta a navegação dos utilizadores, o navegador que visita cada site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.