Horários completos Estudo Em Casa – Descarregue já! (Também para o Secundário)
As aulas estão interrompidas desde o passado dia 22 de janeiro! Poucos eram os que acreditavam que a escola iria mesmo parar na sua vertente presencial e online... mas tal aconteceu. Agora, segundo indicações do Governo, a escola volta já a 8 de fevereiro.
Conheça quais os horários completos do Estudo Em Casa.
O EstudoEmCasa é um conjunto suplementar de recursos educativos para o Ensino Básico com conteúdos organizados para diferentes anos de escolaridade. Estes conteúdos pedagógicos temáticos fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.° ao 9.° ano, e são agrupados da seguinte forma: 1.° e 2.° anos, 3.° e 4.° anos, 5.° e 6.° anos, 7.° e 8.° anos e 9.° ano.
Com o início das aulas online a 8 de fevereiro, nada melhor que conhecer os horários do Estudo Em Casa. De relembrar também que o calendário escolar 2020-2021 foi, entretanto, ajustado face a tal paragem forçada das aulas - ver aqui.
Horários Estudo Em Casa para Ensino Básico e Secundário
Acedendo ao site da RTP, já é possível consultar o horário semanal para o Ensino Básico e para o Ensino Secundário. Podem descarregar o horário aqui.
Os conteúdos do #EstudoEmCasa para o Ensino Básico são transmitidos através dos canais:
- RTP Memória
- TDT – posição 7
- MEO – posição 100
- NOS – posição 18
- Vodafone – posição 17
- Nowo – posição 13
Para o Ensino Secundário, o documento do Governo refere que ... "Os 75 blocos pedagógicos temáticos semanais produzidos para o Ensino Secundário, que desde o início do ano letivo têm vindo a ser disponibilizados na RTP Play, vão passar a estar acessíveis na posição 8 (posição 9 nos Açores e na Madeira) da televisão digital terrestre (TDT), num espaço ainda sem programação, que será utilizado temporariamente, e na posição 444 das operadoras de cabo"
O #EstudoEmCasa constitui-se como uma ferramenta para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos. O trabalho a desenvolver pelo professor deverá contemplar, aprofundar e consolidar a totalidade das disciplinas de cada matriz e especificidade dos alunos.
Além do Estudo Em Casa, cada escola deve preparar o ensino à distância. Devido à falta de meios, há diretores e dirigentes preocupados. De relembrar que o Ministério da Educação já garantiu 335 mil computadores a partir de março.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Espero que a retoma das aulas não seja baseada nisto, é uma perda de tempo e os miudos não aprendem nada.
Deves ser daqueles com internet e computador. Parabéns. E os 335 mil miúdos que não têm? É apenas uma forma de de manterem não abandonados. Preferias que estivessem sem fazer nada? Ou então deixa a solução para esses casos
Se calhar se os papás não tivessem sido uns baldas agora conseguiriam, com ajuda do estudoemcasa, ensinar os filhos. Mas o ZéTuga sempre esteve a marimbar-se para a escola, e nem textos de Português conseguem interpretar.
Os papás estiveram em casa… e se não estiveram e porque a vida não permitiu… engraçado não vejo ninguém criticar os que realmente levaram a doença para casa… como foi apurado… os estudos revelam k o grau de contagio estaria entre os 13 e os 20 e mts… isso soa-me a adolescentes e joven adultos não??? Tipo os papás foram infetados pelos filhos responsaveis…. k usaram sempre máscara na escola… mais… eu saio para trabalhar e não vejo papás dentro dos carros mas sim… muitos avós que deveriam estar era a fazer receitas de bolos em casa e sossegados… k assim já n tinham de ter o trabalho de embalar os bancos de jardim onde so faltava a bela da carta para a suéca… se o pessoal ja n fica em casa como antes e porque tal como eu… cumprimos tudo e mais uma vez levamos um pontapé no rabo de portas fechadas mais n sei qts meses….
Não aprendem porque não querem e são preguiçosos. Por acaso alguém se deu ao trabalho de verificar exatamente como tudo funciona? Provavelmente, não!
Os meninos têm um professor particular…. Não percebeu o que o professor explicou? não faz mal: pause, review e voilá…. Fácil, não???
Não te esqueças que em Portugal uma grande fatia só tem acesso à TV via TDT. Não pode fazer pausa e recuar para ver de novo.
Este é o horário generalista do ME. Sim, é apropriado para o ensino doméstico e para os alunos que não têm os computadores que o governo prometeu para Setembro e nunca chegaram. Todas as escolas têm horários diferentes, de escola para escola, de turmas para turmas e de anos para anos. Qualquer aluno que frequente uma escola tem de ter os horários letivo dessa escola em ensino online, se frequentar o ensino do ME está a faltar às suas aulas, logo estará a colocar-se em condições de reprovar de ano.
Luis Santos, Os novos horários online, serão diferentes dos presenciais para que os alunos consigam assistir ao #EstudoEmCasa na RTP e consigam ter as aulas online com os seus professores. Já aconteceu o mesmo no confinamento do ano passado
A minha filha em 4 anos… nunca trouxe menos de mt bons para casa… os review… n funcionam minha querida… e sabe pq pq nós pais n somos professores para tirar dúvidas… realmente para os maus alunos a escola em casa é mesmo muito boa… agora para quem n é… e mts agrupamentos k foi o caso da minha só em junho tiveram aulas online com a professora para poderem tirar dúvidas… para n falar k na escola pedem respostas completas e nos quizz de avaliação as respostas completas contavam como erradas… a menos que tds estas arestas tenham sido limadas… talvez aí faça um pouquinho de sentido o seu comentário…
Problema é que esses “muito bom” que fala nos dias de hoje não passam de atestados de burrice.
Hoje em dia qualquer criança tem notas excelentes e nunca nenhum chumba.
O problema disto não se vai ver agora nem nos exames nacionais que o ME vai certificar-se que a matéria na altura da pandemia não vai contar mais que 10%, problema é quando chegam ao mercado de trabalho e parecem que vieram outra dimensão, mas nem por isso deixam de querer os seus “direitos”, só se esquecem dos seus deveres.
Ao fim de quase um ano, continuamos na mesma bosta de ensino.
Já estou a ver que a minha filha vai receber um email por semana com os trabalhos da tele escola (que eu vou buscar ao site antes das “aulas”). Agora tele escola é do século passado. Um dos países do mundo com maior prevalência de internet e temos esta brincadeira.
A minha filha aprende mais em 5 minutos comigo do que a ver esta palhaçada. Que país de atrasados mentais.
Se há alunos que não têm possibilidade de ter as aulas, que se criem condições. Tiveram já quase 1 ano e nem assim fizeram nada. Agora parar o ensino de TODOS porque alguns poderão não conseguir acompanhar (e porque não mexerem-se ajudar estes?) é criminoso! Ou será que também vão proibir outra vez esses malandros das escolas privadas de dar aulas? Esses furões que investiram, criaram condições e acompanham as crianças?
Ajude-se quem realmente precisa. Infelizmente irão ser ajudados muitos que não têm porque não querem ou têm é falta de juízo, mas enfim. As crianças não têm culpa e prefiro que se ajudem alguns a mais do que não se faça nada. Mas mexam-se!!!