Heml.is – Uma Aplicação impenetrável à espionagem americana
Peter Sunde, o conhecido co-fundador do mais conhecido ainda site de partilha de torrents The Pirate Bay, está hoje a anunciar o seu mais recente projecto. Um serviço verdadeiramente seguro à prova de invasão de privacidade e de espionagem tão em foco com o caso PRISM, relacionado com as secretas norte-americanas.
Esta aplicação para dispositivos móveis que se chama ‘Hemlis’, que em sueco significa "secreto", foi pensada juntamente com os membros da sua equipa, Leif Högberg (@leihog) & Linus Olsson (@bonq). A tecnologia está pensada e é, segundo eles, impenetrável e estão a angariar fundos para pôr este projecto em prática.
Os responsáveis pelo projecto estão a angariar dinheiro através do PayPal e do Bitcoin, como pode ser visto no site Heml.is e, em troca, a quem apoiar financeiramente, fornecem uma certa quantidade de códigos de desbloqueio, dependendo de quanto eles doarem.
A equipa está a começar a desenvolver a app Hemlis primeiro para os utilizadores Android e iOS, e a ideia é ser uma app de mensagens sem publicidade e completamente gratuita. Algumas funções, como as compras in-app também terão um comportamento seguro e totalmente estanque a qualquer intrusão.
Todos os que fizerem agora os seus donativos, irão beneficiar da app totalmente desbloqueada com as funções avançadas já disponíveis, como por exemplo o envio de imagens. A aplicação tem como objectivo ser a primeira app de mensagens realmente segura com criptografia de ponta a ponta que vai manter as suas conversas longe dos olhares dos curiosos, e presumivelmente, irá incluir recursos de segurança que simplesmente não estão disponíveis noutros serviços e aplicações de mensagens existentes em nenhuma App Store.
Na rápida explicação do projecto, conforme pode ser visto no vídeo, os criadores dizem e fazem questão de frisar isso mesmo, que nem eles conseguiram de forma alguma ter acesso às conversas, e que não estão a planear colocar publicidade ou vender os dados dos utilizadores que usarem esta app, de forma a financiar e sustentar o projecto.
Seguiremos com atenção este projecto, até porque abre uma nova frente tecnológica no que toca à segurança e privacidade dos dados, depois do escândalo que ainda está nas bocas do mundo e, sobre o qual, apenas se sabem alguns detalhes.
via | 9to5
Este artigo tem mais de um ano
Ya… ya…
*Tudo* é vulnerável! Nunca se esqueçam disso…
Ainda estamos à espera que a corrente de Bitcoin seja decifrada e todos percam o seu dinheiro virtual.
O Bitcoin permanece seguro, não por ninguem conseguir “decifrar” a corrente mas sim pelo método como os processos funcionam e são registados.
O BTC ou outras (LTC) não são invulneráveis… pesquisa por “51% attack”….
Boas,
imaginando que eles conseguem o que dizem, arranjar financiamento não deve ser difícil, os grandes senhores dos negócios ilícitos têm um grande interesse nisto, por isso o problema não irá ser o dinheiro 🙂
cumps
Isto é que são oportunidades de negócio.
Deve ser impenetrável sim…como a decisão do Paulo Portas foi irrevogável…
Infelizmente, a pedofilia, crimes contra a humanidade e afins serão cada vez mais dificil de combater, com este tipo de serviços, pensem nisso.
Cada vez me preocupo mais com a minha privacidade mas haverá sempre a velha questão de quem deve espiar/proteger e que medidas devem ser tomadas.
Se eu for vitima de um tipo de serviços deste, quererei que vão até às últimas consequências mas como possivel financiador já não pensarei da mesma maneira, por isso há que ter cuidado.
Penso eu.
N0G003 decerto concordas que com a invenção do vhs que tal constitui um incentivo à profusão de pedofilia infantil, também a invenção do telefone possibilitou que um assassino fosse contratado a milhares de quilometros de distância, etc, etc. Eu não prescindo, e tu também não o devias, da minha liberdade e privacidade porque o Estado Policia é o primeiro passo para a usurpação do que julgas ser teu por direito.. Quando puderes lê o 1984 do Orwell … tudo foi construido para proteger ….
Absolutamente de acordo!
O que é mais preocupante é ver quantas pessoas estão dispostas a abdicar da sua liberdade pessoal, da família ou dos amigos, em nome de pretensas ameaças globais que, na maioria dos casos, não passam de um mero pretexto para qualquer canalha de um qualquer governo (normalmente idiotas boçais e estúpidos com tiques ditatoriais…) – se sentir no direito de devassar a vida privada de todos os cidadãos e de todos os países! É assustador!
Já agora, obrigado pela dica literária.
Li o preâmbulo e achei interessante, antigo e ao mesmo tempo mais atual que nunca.
abraço 😉
Concordo inteiramente com o que o Guilherme disse, chega a ser assustador a quantidade de gente disposta a abdicar de liberdades por vezes conquistadas à séculos por supostas ameaças que na maioria das vezes nem passam disso mesmo.
Já agora queria deixar mais uma dica literária que na minha opinião é mais relevante que o 1984: Brave New World de Aldous Huxley. Aliás há até uma troca de correspondência muito conhecida entre ele e o George Orwell onde ambos discutem qual dos 2 livros será mais acertivo em relação ao futuro.
Any society that would give up a little liberty to gain a little security will deserve neither and lose both
tudo dito aqui!!
Até pode ser que conseguissem criar uma app dessas.
Tem um senão. Nos EUA não era aprovada e por isso nunca chegava à Apple Store ou ao Google Play.
Não é um problema. De certeza que isto irá ser disponibilizado a partir de fora das appstores.
Para o povo do ios é mais complicado, só depois de adquirir permissões root para poder instalar apps de fora. Para o povo do android isso nunca foi um problema.
Mais ingrato é eles usarem o paypal para angariar dinheiro. Se é usada uma empresa americana (não sei sobre o bitcoin) para fazer doações para desenvolver algo que possa contornar o sistema de vigilância, pode-se ficar na dúvida até que ponto é realmente confidencial. Se não o for, só por isto, eles podem identificar uma pessoa que doou para desenvolver algo confidencial e considerar isso suspeito fazendo uma marcação muito mais cerrada a esse individuo a parir daí.
Pelo menos para Android, podem vender no site deles e disponibilizar o apk para download. Portanto, o Google Play não é factor. No caso do iOS, isso é que é outra história…
Uma app de messaging em que as mensagens sejam interceptadas e decifradas por uma “third party” nao é exactamente um requesito de nenhuma app store que eu conheça…. mas posso estar enganado.
Se pesquisar certamente encontro as fontes, mas estou total e completamente convencido que nos EUA não é permitido nenhum sistema de comunicações a que as autoridades “autorizadas” não tenham acesso, devidamente descodificadas – isto inclui as app de messaging, incluindo o iMessage da Apple.
Quando a Apple diz que as mensagens no iMessage não podem ser descodificadas a não ser no equipamento a que se destinam, isso é verdade mas … essas mensagens transitam pelos servidores da Apple e aí podem ser interceptadas e descodificadas e entregues às “autoridades”. A Apple nunca disse, nem nenhum operador de comunicações ou serviços de internet – a Google, por exemplo, mas também o operador da rede Tor – que a privacidade dos utilizadores estava garantida. Todas as outras app de instant message estão suportadas em servidores e seguem as mesmas regras.
Por isso esta do post até pode ser criada, com uma forte encriptação e baseada no peer-to-peer (sem passar por servidores centrais) – só que no Apple Store e no Google Play não vai aparecer. “Ah e tal, no Android vai aparecer num site qualquer e instala-se sem problemas”. A ver vamos, como dizia o cego.
As únicas comunicações seguras, ou seja, que deixam as autoridades às aranhas sãos os “burn phones” (telefones baratos, pré-pagos, que os traficantes queimam a seguir à utilização para não serem detectados – pelo menos é assim nos filmes).
A deep web existe e não é por isso que acabou, idem aspas para a pedofilia, para a zoofilia e afins, para os contratos de assassinos privados, vendas de contas paypal em que quem dá os dados fica sempre com 10% do que a conta tem, etc, etc, etc,
Além do mais não é preciso ir para a playstore, basta disponibilizare o .apk e depois é só instalar!
Essa deep web, acessível através da rede Tor, com contratos de assassinos privados, venda de droga, contas PayPal, etc., com todo o tipo de crimes (não digo com todo o tipo de taras, porque isso existe) impenetrável às autoridades é uma grande treta. É tão verdadeiro como a história do Lobo Mau e do Capuchinho Vermelho.
Parece aquela história dos putos: “Sei um segredo, mas não posso contar. A deep web é um antro de crimes e horrores… !!!” A deep web é só a parte da web (que é de facto muito grande) que não está indexada/não aparece nas pesquisas do Google. É apenas isso, com tantas coisas boas e tanto lixo como a que aparece nas pesquisas Google.
P.S. Já houve gente que quis comprar droga na “deep web” e em vez de lhe aparecer droga apareceu-lhe a polícia. Quanto a contratar-se um assassino é para rir. Já essa do envie-nos 10 dólares que lhe enviamos as credencias de uma conta do PayPal existe. É para os mesmos trouxas que acreditam nos email da Nigéria (envie-nos dinheiro para acedermos a uma grande fortuna que está bloqueada).
Quem é que te perguntou isso?
Não leste:
“A deep web existe (…) assassinos (…) PayPal (…) etc, etc, etc,”
É assim que funcionam os blogues. Alguém introduz um tema e os outros comentam. Se não gostaste do que escrevi, paciência. Tiveste oportunidade de dizer alguma coisa de jeito.
Então os sites de pedofilia e zoofilia que existem é tudo fantochada, bem como a informação que está lá toda…
Sim, há quem venda leaks de contas paypal por 10% do que a conta tiver…
Há quem realmente contrate assassinos, e há também muita outra informação importante lá!
Não digo que seja impenetrável, porque não é, mas que se torna mais dificil de ser detectado torna-se.
Negas também que ne adeep web não tem coisas macabras.. ou o que há lá é tudo fotomontado…
Enfim, se não houvesse criminalidade e se não fosse como é, ninguém iria para lá… e na “clean web” existiria muita coisa sem ninguém por as mãos!!
Agora hás-de-me indicar essa tua fonte de comprar droga na deepweb e aparecer a bófia a porta…
Já agora, nunca deves de ter ouvido a falar em mercenários nem o que eles fazes (e não estou a falar “como fazem nos filmes…”
MAs ok, é a tua opinião, a minha é diferente…
In February 2013, an Australian cocaine and MDMA dealer became the first person to be convicted of crimes directly related to Silk Road after authorities intercepted drugs he was importing through the mail, searched his premises, and discovered his Silk Road alias in an image file on his personal computer.[15] Australian police and the DEA have targeted Silk Road users and made arrests, though with limited success at reaching convictions.[7][16][17]
http://en.wikipedia.org/wiki/Silk_Road_(marketplace)
Tenho a impressão de que falas de ouvir dizer. Deep web e rede Tor não são de perto nem de longe a mesma coisa (embora quando se fala em deep web se associe à rede Tor). Mas acho que não vem grande mal ao mundo que, gente com juízo, aceda à rede Tor e, por exemplo, ao The Hidden Wiki e veja por si próprio. O mais provável é que além da navegação lenta, ache tudo uma valente xaropada.
Agora, se acreditas que coisas destas, do The Hidden Wiki, funcionam como anunciado, é melhor não andar por lá:
StolenPal – Need money fast? Buy a Paypal account with balance. Self-service.
Double your Bitcoins – Service that doubles your Bitcoins.
Passport and ID Central – Best place for High Quality USA and EU Passports and ID’s.
CCPlanet – Best Autoshop for Credit Cards mostly EU
Hitman Network – Group of contract killers from the US/Canada and EU
E se funcionasse a polícia não andava em cima ?
Não vale a pena fazer um bicho de sete cabeças com a deep web nem mesmo com a rede Tor (e que tem os servidores em S. Francisco, com a política de privacidade habitual nos EUA: “Se as autoridades pedirem as comunicações feitas na vossa rede, vocês têm que estar em condições de as dar) A rede Tor ser impenetrável às autoridades é um mito. Não andam por lá assim tantos crimes como se apregoa. Agora que anda por lá muita parvoíce e taras anda.
A CIA lê todas as minhas SMSs e às vezes liga-me para ter cuidado como a forma que escrevo para algumas pessoas.
Hahaha
faço das tuas palavras as minhas
No outro dia a mim, disseram-me que se nao parasse de criar proxies do the pirate bay, que iam fazer queixa de mim a minha mae
Em que é que difere do textsecure?
https://prism-break.org/
é sempre bom saber
Dos projectos de croudfunding com mais adesão que já vi. 57.000$ em um dia. Em 10 minutos mais 1.000$.
Acho curioso este medo das pessoas em serem espionadas mas passam o tempo no FB a dizer onde estão, o que fazem, dão endereços de mail, planos do dia, etc., etc.
Há perfis em que só não se sabe a chave de acesso ao homebanking porque não está lá o campo para ser preenchido, porque de resto não falta nada.
Realmente…
uma coisa é dizerem onde estão e o que fazem e essas tretas….
Outra coisa completamente diferente e bem mais grave é lerem os meus mails (que deviam de ser privados), as minhas sms, as minhas mensagens no facebook e afins..
Portanto, coisas completamente diferentes mas pertinentes.
ja existe a app CRYPTOCAT. Vai sair agora a versao android e iOS.
https://crypto.cat/
epa a CIA deve ter gostado de ler e ouvir as minha mensagens pra minha namorada, então aquelas conversas eróticas, ui ui, eles até devem ter ficado excitados (e eu preocupado……)
isto agora, parece que anda tudo com a mania da perseguição LOL, enfim…. miséria humana….
Impenetrável à espionagem americana em Android e iOS… pois.
“nem eles conseguiram” ou “nem eles conseguirão”?
Eu quando quero criptografo as minhas chamadas. Agora a pouco fiz uma chamada assim. Tava a comer 2 bolachas Maria e fui atender o telemóvel !! Garanto que a CIA não entendeu o que eu disse . Nem quem estava do outro lado da linha percebeu ponta 🙂
100% garantido.
O telemóvel é que não gostou muito. 😀
usem blackberry messenger!!