Hackers roubam Agência de Inteligência Secreta da Rússia e divulgam os seus projetos
As invasões por parte de hackers a serviços secretos e demais entidades governamentais têm sempre bastante impacto, especialmente se for de uma potência mundial como a Rússia, Estados Unidos da América ou China.
Segundo a imprensa internacional, hackers conseguiram roubar um elevado montante de informações da Federal Security Service (FSB) da Rússia. As informações obtidas foram entretanto divulgadas.
A Federal Security Service (FSB) é a entidade russa análoga ao Federal Bureau of Investigation dos Estados Unidos da América, sendo a principal agência de Segurança e Inteligência da Rússia. No entanto, a magnitude da FSB vai mais além e engloba também serviços de vigilância eletrónica/digital e controlo da Internet. É indubitável a importância desta entidade no país presidido por Vladimir Putin.
Esta agência foi recentemente hackeada, num ataque que roubou cerca de 7,5 TB de dados. Segundo a BBC Russia, este é "o maior leak na História dos Serviços Secretos Russos". No dia 13 de julho, os hackers - usando o pseudónimo 0v1ru$ - atacaram a empresa SyTech, onde conseguiram roubar os dados. A SyTech é uma das principais empresas fornecedoras de dados para a FSB, tendo assim informações sensíveis em sua pose.
No final do ataque, no site da empresa constava um meme de "Yoba Face", que remete para troll, e várias imagens que comprovavam o ataque aos servidores da empresa.
As informações adquiridas pelo grupo ou indivíduo 0v1ru$ foram depois passadas para um grupo de hacking mais reconhecido, Digital Revolution. Posteriormente, as informações resultantes do hack foram divulgadas no Twitter e enviadas à imprensa internacional.
O hack, que resultou no maior roubo de informações alguma vez feito àquela entidade, acabou por divulgar informações referentes a operações e planos da FSB e da SyTech. Não obstante, muitas das informações não são novas e já eram conhecidas no meio, segundo a Forbes.
Эй, ФСБ, как там у вас получается с Натиском-2? Может стоило бы поменять название проекта на Дуршлаг-1? @Dobrokhotov @RuBlackListNET @leonidvolkov @msvetov @shaveddinov @kozlyuk @RuHackersNews @the_ins_ru @tjournal @kmartynov @bbcrussian pic.twitter.com/RjKCFnXWlT
— DigitalRevolution (@D1G1R3V) July 18, 2019
Os projetos da FSB que foram divulgados incluíam o "Nautilus" e "Nautilus-S", que são usados para sacar informações dos utilizadores através de redes sociais e também conseguir localizar e identificar os cibernautas que tentam aceder à Internet através do browser Tor. Por outro lado, os projetos "Hope" e "Tax-3" ambicionam separar a Internet Russa do resto do mundo, algo que já é uma realidade atualmente.
O grupo Digital Revolution afirma ter divulgado as informações à imprensa internacional sem ter realizado edições nos documentos, reforçando assim a sua veracidade. A FSB ainda não se pronunciou sobre o sucedido.
Casos de ataques a entidades de Inteligência e Serviços Secretos podem ter impactos massivos. Veja-se por exemplo o caso de Snowden que divulgou várias informações sobre a NSA e mudou completamente o paradigma de como os utilizadores têm percepção dos sistemas de vigilância de que são alvos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: BBC Russia
Neste artigo: 0v1ru$, Digital Revolution, Federal Security Service, FSB, Hack, Hacker, hackers, rússia
Uma correcção, a análoga da FSB nos EUA é a CIA e não o FBI. O FBI é como a nossa PJ e opera internamente, já a CIA é a Central de Inteligência lá do sítio, como o nome indica. E que opera sobretudo fora dos Estados Unidos (diz-se que até provoca guerras 🙂
@RUI O Rui esteve certo com relação à comparação entre a o FSB e a CIA, já correlação a comparação da PJ e o FBI esteve errado! O FBI é o equivalente da Interpol para a Europa uma vem que actua ao nível Federal!
A PJ é um órgão Judicial estatal a semelhança do que é a CBI na Califórnia EUA, a Scotland Yard para os Britnacos .
A CIA só opera fora de solo americano porque nao tem jurisdição no país, porque a constituição assim o impede.
Para assuntos de segurança interna os EUA criaram a NSA – National Security Agency, que essa sim tem poderes para vigiar e recolher informações de cidadãos e empresas americanas (e só recolhe, nao espia…)
A análoga da CIA na Rússia, ou seja, o serviço secreto que opera no exterior em defesa dos interesses do país, chama-se SVR e não FSB.
CIA e KGB vieram do espólio da Gestapo e SS de Hitler, assim como os projetos espaciais de americanos e russos. O cientista alemão Werner Von Braun é considerado o pai dos programas espaciais americanos, mas na Alemanha nazista era um dos pais das V2, mas foi obrigado a trabalhar nesse projeto com ameaças de morte à família. Consta que morreram mais pessoas nas fábricas da V2 por estranhos acidentes do que as vítimas desta arma, a maioria lançada contra a Dinamarca.
@Roberto K. M Compreendo o que o Roberto quis dizer, no entanto a sua execução foi miserável.
Citando o Jack Estripador “Vamos por partes” :),
N a sua citação “CIA e KGB vieram do espólio da Gestapo e SS de Hitler,” errado!
A CIA veio da OSS que actuou sim durante a 2ª Grande guerra dissolvida em 1945 e dando lugar à IRIS (Interim and Research and intelligence Service) nesse mesmo ano.
Depois em 1946 e durante ao mandato do presidente Truman deu lugar à CIG (Central Inteligence Group) e muitas das funções da OSS espalhara-se por vários polos. O Departamento de Guerra assumiu as secções de inteligência secreta os SI (Secret Inteligence) e X-2 (contraespionagem) que consolidou as duas na SSU (Strategic Services Unit).
Esta confusão toda decorreu durante 1946!
Em 1947 um ato nacional de segurança estabeleceu e consolidou todos os polos debaixo de um único teto o que deu lugar à CIA fazendo assim esta assumir todas as funções antigas da OSS.
O KGB teve o percurso semelhante começou com a RFSR (Rossiyskáya Sovetskáya Federatívnaya Socialistícheskaya Respublika) e passou por varias transformações até se chamar de KGB e com o Final da Guerra fria e dissolução da URSS transformar-se no FSB e FSV.
Isto são coisas à parte!
O que julgo que o Roberto queria dizer é que muita da tecnologia que os americanos e russos obtiveram durante e com o final da 2ª grande guerra provieram do trabalho prestado por estas agências certo?
Tecnologia como motores a jato, a tecnologia dos foguetões (V2), etc.
Estas tecnologias foram sim obtidas pela OSS e RFSR, alias até ouve uma corrida entre os EUA e a Rússia para apanhar von Braun, se é isso o meu amigo queria dizer está correto.
Já os métodos empregado pela Gestapo e afins já é outro assunto até porque o órgão secreto Alemão durante a 2ª grande guerra era a SD (Sicherheitsdienst) administrada pela a SS e não a Gestapo, esta era o equivalente da nossa PIDE durante o mesmo tempo e até ao final da nossa ditadura, e durante a 2ª grande guerra todos temiam a Gestapo até os generais das SS e afins.
Mas “eles” (Rússia) não tinham regressado às máquinas de escrever manuais precisamente por causa da espionagem e furto de dados remoto?
Parece que se esqueceram de meter os fornecedores de dados a escrever tudo à máquina de escrever manual :p
“A Federal Security Service (FSB)”. 🙂
É certo que o Serviço Federal de Segurança russo (de iniciais FSB ou ФСБ, em língua russa) foi uma criação dos estadunidenses, aquando da tentativa de instalação de fantoches ocidentais também nos serviços secretos russos, depois da queda da URSS – e que, por isso, há até muitos agentes patriotas russos que preferem continuar a referir-se ao seu serviço como KGB…
Mas, o nome escolhido para esta agência não foi um nome inglês – e sim, o que no alfabeto português se escreve como Federal’naya Sluzhba Bezopasnosti (FSB).
FBS ainda funciona a 533Mhz…