Grupos de privacidade pedem investigação ao negócio Whatsapp
No passado dia 19 de Fevereiro o Facebook concretizou o seu maior negócio ao comprar o serviço de mensagens instantâneas para as plataformas móveis Whatsapp por 19 biliões de dólares.
Esta compra gerou uma enorme revolta por parte de milhões de utilizadores. Desde logo começaram a procurar alternativas como o Telegram que chegou mesmo a ter o serviço interrompido por algumas horas devido às centenas de novas contas por segundo.
Mas não foram só os utilizadores que ficaram preocupados com esta compra, também alguns grupos de privacidade ficaram.
Refiro-me a dois grupos americanos o EPIC (Electronic Privacy In Communications) e o Center for Digital Democracy (CDD), que demonstraram a sua preocupação ao pedirem ao U.S Federal Trade Commission para investigar o negócio.
A principal preocupação destes dois grupos está nas politicas de privacidade do Facebook que já foram quebradas antes e que este possa aproveitar o enorme volume de informações pessoais gerados no Whatsapp para os fazerem transitar para outros fins, como serem vendidas a terceiros para publicidade, sem que o utilizador tenha conhecimento disso.
Pode-se ler a seguinte testamento no site oficial da EPIC:
Whatsapp currently has 450 million active users, many of whom have objected to the proposed acquisition. Facebook regularly incorporates data from companies it has acquired. The Federal Trade Commission has previously responded favorably to EPIC complaints concerning Google Buzz, Microsoft Passport, Changes in Facebook Privacy Settings, and Choicepoint security practices. However, the FTC approved Google's acquisition of Doubleclick over EPIC's objection. Facebook is currently under a 20 year consent decree from the FTC that requires Facebook to protect user privacy and to comply with the US-EU Safe Harbor guidelines.
A denúncia refere que o WhatsApp parece ter uma boa política de privacidade de dados e que até hoje não houve conhecimento da sua violação, por outro lado, os utilizadores não podem esperar o mesmo do Facebook.
No passado, a maior rede social foi condenada e obrigada a pagar uma indemnização aos utilizadores lesados por ter violado as suas politicas de privacidade ao vender informações pessoais de contas a empresas de publicidade.
Todas as startups quando começam a crescer muito acabam por ser adquiridas por grandes empresas, e apesar desta realidade, poucos esperavam que a Whatsapp se deixasse comprar pelo Facebook.
Whatsapp users could not reasonably have anticipated that by selecting a pro-privacy messaging service, they would subject their data to Facebook's data collection practices.
Mark Zuckerberg voltou a referir que não tem qualquer intenção em incluir publicidade no serviço, mas parece que não é essa a principal preocupação destas organizações.
Segundo o que se pode ler nos termos de privacidade no site do Whatsapp, o serviço deixa de armazenar nos servidores as mensagens enviadas assim que as mesmas sejam entregues ao seu destinatário.
The contents of any delivered messages are not kept or retained by WhatsApp.
No entanto refere que continua a armazenar metadatas como data e hora de mensagens enviadas, números de telefone e outras informações que, legalmente, possam ser recolhidas:
WhatsApp may retain date and time stamp information associated with successfully delivered messages and the mobile phone numbers involved in the messages, as well as any other information which WhatsApp is legally compelled to collect.
Numa análise ao que o Facebook pode dar uso aos dados recolhidos, está em conseguir descobrir que amigos que contactamos no Whatsapp vivem perto de nós e assim tornar o Social Graph (imensamente contestado) muito mais abrangente.
Perante todas as ilegalidades de violação de protecção de dados que o Facebook já cometeu, seria bem que a FTC realizasse uma investigação bem aprofundada. A Dutch Data Protection Authority (DDPA), que também já investigou e apresentou queixas de algumas alterações das politicas da Google por quebra das leis do país, e a Federal Commissioner for Data Protection and Freedom of Information (FfDF) já estão a realizar uma investigação a este negócio.
Neste cenário, outras organizações europeias de protecção de dados podem vir a fazer o mesmo e investigarem este mega negócio. Caso o Facebook cometa algum deslize ou as investigações concluam que esteja a haver quebra da protecção de dados, a rede social poderá ficar proibida de guardar dados gerados no território europeu.
Este artigo tem mais de um ano
TELEGRAM MESSENGER is the answer.
Mais tarde ou mais cedo todos vão mudar. Quanto mais não seja, quando o whatsapp começar a ser pago.
E depois passa a ser o Telegram comprado pelo Facebook porque começará a ter mais utilizadores que o Whatsapp…
Volta-se a mudar para outro “Telegram”. Se as pessoas fossem mais inteligentes e se preocupassem mais com isto, esses monopólios não seriam a mesma coisa. As pessoas são o núcleo e sem elas não existiriam.
hangouts.google.com
Claro, ir do botnet FB para o botnet Google.
Isto o que era giro, era uma alternativa tipo Diaspora.
Cada grupo de pessoas criava o seu servidor de mensagens, que se interligassem entre eles, tipo jabber?!
Com encriptação e open-source para que toda a gente pudesse ver o que se passa.
Desta forma, não era só uma única empresa/entidade a suportar os custos que deve ter um sistema desses (do que me lembro, o Telegram teve quebras por não terem equipamento para lidar com a avalanche de utilizadores).
Não sei se estou a dizer asneira 😐 😐
Sim o Telegram ficou inoperacional durante algumas horas por não ter capacidade para lidar com as centenas de novas contas por segundo que tiveram.
A tua ideia de se criar servidores próprios tem as suas vantagens, mas a desvantagem é grande. O bom do WhatsApp é que basta teres o nº de telemóvel do contacto para conseguires falar com ele (basta que ele tenha o app instalado).
Sobre a tua ideia, os contactos teriam de ser convidados e deixaria de ter o eu interesse e usabilidade.
Não me expliquei correctamente quando comparei com o Diaspora.
Vamos por partes:
Uma coisa é a empresa X suportar os custos de servidores na cloud para gerir um serviço com as dimensões do Whatsapp, Telegram ou outro.
A ideia que esbocei, seria de facto haver uma entidade “responsável” pelo hub principal.
Neste hub, seriam publicados os servidores de cada comunidade.
Cada comunidade tratava do seu servidor.
A gestão dos utilizadores pode ser feita na mesma no principal ou de outra forma qualquer.
No IRC por exemplo, pegando na rede PTNET, tens uma unica rede PTNET, não existe a PTNet de Aveiro ou a PTNet do Algarve, correcto?!
O teu nick, é “universal” na PTNet, não és o Helder na PTNet de Aveiro ou o Ferreira na PTNet de Algarve.
O sistema seria da mesma forma, entendes?!
Aliás, agora vendo bem, o IRC se calhar é o melhor exemplo.
Na PTNET tens nodos de universidades, de ISPs, etc, correcto?!
A ideia assentaria neste principio, cada universidade ou grupo de amigos, poderia criar o seu server e “linkar” aos restantes.
Para o end-user, tal como no IRC, bastava-lhe registar o nick/número de telemóvel. Independentemente do servidor ao qual se ligasse, teria sempre acesso aos restantes.
Aqui a questão é só a redução de custos, e ser mais “open” e “resistente” que as restantes alternativas.
Não sei se me fiz entender agora?!
Cumps.
Esqueci-me de referir uma coisa. Disseste que o bom do WhatsApp é precisar apenas do nº de telf.
Mas isso é a parte mais simples no meio da ideia toda (no post anterior).
A aplicação trataria de tudo pelo utilizador.
Lê o nº ou pede ao user, valida por SMS, tal como faz o Whatsapp, e regista-o na base de dados.
Mais uma vez, tal como no IRC, se registares o nick no nodo do Algarve, continua a ser o teu nick se entrares por Aveiro.
Escusado será dizer, quantos mais nodos, mais estável/fiável seria a rede.
Ter apenas 2 ou 3 a suportar as mensagens todas + fotos + voz + qualquer outra funcionalidade era demasiado.
Ah, assim já percebi a tua ideia. 🙂
🙂 E que dizes de reunir um grupinho de developers e levar isto para a frente?! 🙂
Boas.. ja tinha pensado em fazer isto com um grupo de amigos. se te quiseres juntar deixa ai o contacto 😉
Heyas,
claro que sim, mas não vou deixar aqui.
Algum admin pode enviar o meu mail aqui ao colega Leiriaaa ?
Obg.
Já agora, que dizes de contactar os OPs da PTNet, podia-se usar a infraestrutura deles, até porque aquilo anda meio morto 🙁
Já lá vai o tempo que os canais estavam à pinha 🙂
Se formos a ver, só precisamos de um bom frontend, fácil para o end-user, que use o protocolo IRC de forma transparente.
Tens:
Canais de comunicação (as salas)
Envio de fotos (DCC)
Mensagens em tempo real
Alerta de “amigos” online (o Notify)
etc…
etc… para q reinventar a roda se podemos apenas meter-lhe um pneu mais bonitinho 😉