Gráficas AMD Radeon RX 7000 podem ser mais poderosas que as Nvidia GeForce RTX 4000
O setor da indústria dos chips gráficos está cada vez mais interessante. Se por um lado temos as marcas a lançar modelos mais potentes, por outro temos também os consumidores a interessarem-se mais por esta temática. E talvez o tema da mineração de criptomoedas tenha ajudado a promover esse mesmo interesse e conhecimento.
A Nvidia e a AMD são as fabricantes que se destacam neste segmento, e os últimos rumores indicam que as próximas placas gráficas da linha Radeon RX 7000 podem ser mais poderosas e eficientes do que as GeForce RTX 4000.
Radeon RX 7000 mais poderosas e eficientes que as GeForce RTX 4000?
Bem, pelo menos é isso que afirmam algumas fontes do setor da indústria. De acordo com o que é referido, a próxima geração de placas gráficas trará uma competição ainda mais renhida a um segmento no qual a Nvidia ainda é líder. No entanto, as futuras Radeon RX 7000 da AMD podem liderar não apenas em consumo energético, como também ao nível do desempenho face às GeForce RTX 4000 da Nvidia.
Os pormenores revelam que as GPUs da empresa de Lisa Su vão trazer a inovação para um design multichip, o qual permitirá um aumento significativo e notável quanto ao desempenho, comparativamente às gráficas da rival que devem manter um design monolítico, ou seja, baseado num único chip.
Os rumores adiantam ainda que as GeForce RTX 4000 seriam basicamente uma GeForce RTX 3000 mas produzidas com um processo de fabrico de 5 nm da TSMC, enquanto que o modelo atual conta com a litografia de 8 nm da Samsung Foundry. Além disso, a empresa também deverá adicionar a sua versão da tecnologia Infinity Cache aos novos chips, de forma a incrementar o desempenho. Mas parece que nada disto será suficiente para manter a marca na liderança.
Já do lado da AMD, a próxima geração de gráficas Radeon RX 7000 deve contar com a arquitetura RDNA3 e também com a litografia de 5 nm da TSMC. O modelo topo de gama poderá trazer até 15.360 Stream Processors, um aumento enorme face aos 5.120 que constam na Radeon RX 6900 XT. Caso se comprove, então certamente que tal se verificará através de uma grande melhoria de desempenho.
Claro que, para já, estes são apenas rumores, mas muitas vezes batem certo com o que se vem a verificar na realidade. Resta-nos aguardar que as informações oficiais por parte das marcas comecem a chegar para percebermos, de facto, o que nos reserva a próxima geração de placas gráficas.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Wccftech
Neste artigo: AMD, GeForce RTX 4000, gpu, nvidia, placa gráfica, radeon rx 7000, rumor
Só digo isto rx6500 vs rtx3050, a rx6500 era suposto ser mais forte pelo que dizia no papel, mas é tão má que está à venda abaixo do preço de lançamento
Eu sou tipo Tomé: ver pra crer.
Tanto faz ser melhor ou pior no papel, na altura que saírem as gráficas, os benchmarks, os testes de desempenho, o preço, etc… é que dá para tomar decisões 🙂
Ainda assim, ainda estou á espera das Intel ARC para ver se a Intel se “aguenta à bronca” ou não 😉
Sim claro, com a nvdia anos luz à frente de toda a gente neste momento, claro que a série 4000 vai ter como objectivo principal dar hipótese à concorrência :p
As AMD são sempre melhores no papel que as NVidia. Depois vêm os problemas com drivers, quando não com o próprio Windows, e depois nota-se o impacto na performance.
Para mim continua NVidia -> Gráficas e AMD ->processadores! Podem vir com as teorias que quiserem 😀
Deixo aqui um testemunho para quem desconfia que uma Radeon pode ser uma boa alternativa à Nvidia
Há cerca de 3 anos montei um PC de gaming com uma Radeon RX 570 4GB e troquei-a pouco depois por uma GTX 1060 6GB para jogar num monitor 1080p @144Hz. Não era grande espingarda, mas conseguia jogar entre 70-80 FPS.
Neste natal comprei um ecrã de maior dimensão, com resolução de 1440p @ 165Hz. Naturalmente os FPS baixaram para a casa dos 50 FPS. Como na altura as novas GPUs eram uma miragem, para além de terem preços exorbitantes, continuei a jogar no antigo 1080P e guardei o novo ecrã para quando aparecesse alguma placa de jeito a preço decente.
Com a redução recente dos preços das GPUs e o aumento dos stocks nas lojas, fiquei tentado em comprar uma RTX3070, mas o orçamento ainda só dava para uma 3060. Decidi aguardar mais um pouco, acreditando na continuidade da quebra dos preços. Mas veio a guerra e fiquei com receio dos preços voltarem a subir. Foi quando na semana passada vi numa loja nacional de referência uma promoção duma XFX RX6700 XT de 12GB RAM por 650€ (desconto de 150€). Hesitei um pouco, mas não quis perder a oportunidade e decidi comprá-la. O preço ficou equivalente a uma RTX3060Ti que também tinham em promoção.
Passado uma semana de uso estou bastante contente pela escolha: segundo os benchmarks comparativos que pesquisei, a performance no geral fica entre uma rtx3070 e uma 3060Ti e, dependendo do jogo em causa, chega até ser superior a RTX3070.
Conclusão: Fiquei com uma placa com performace bastante próxima duma RTX3070, mas ao preço duma RTX3060!
A Nvidia tem uma maquina muito bem lubrificada á muitos anos, e com a implementação dos RT cores ( Ray Tracing Cores) nas suas graficas a serie RTX entra na 3ª geração, uma mais valia face a AMD que utiliza principalmente o DX12 Ultimate.
GTX 1080 (84%) face á GTX 980
RTX 2080 (50%) ” ” GTX 1080
RTX 3080 (62%) ” ” RTX 2080
A RTX 4080 poderá ser (50%) superior que a RTX 3080, se a AMD conseguir atingir essa marca +- 5%, será muito bom para o mercado de gpu’s. A RTX 4080 poderá ser (25%) superior que a RTX 3090 com a nova arquitetura.
“15.360 Stream Processors, em comparação com os 5.120 da Radeon RX 6900 XT” a AMD ainda não arranjou um método igual aos RT cores da Nvidia para calcular Ray Tracing, por esse motivo é justificável o incremento de Stream Processors para fazer os mesmos cálculos sobre dx12. A RTX 3080 é (60%) superior á RX 6900 XT em teste Ray Tracing e (80%) face á RX 6800 XT. Tendo 3x mais Stream Processors será suficiente para competir com a RTX 4080 em Ray Tracing?
Epá, eu não quero dizer nada, mas se compararmos por exemplo, a quantidade de crashes que alguns jogos têm (coff coff FiveM e drivers gráficos) entre as duas marcas, posso afirmar que as da NVIDIA costumam crashar mais, e mesmo as RTX crasham mais do que as GTX.
Isto claro num cenário específico como referi. Gostava também de ver as diferenças entre o encoding NVENC e o encoding AMD por acaso.