Google está a tentar apagar os rasto de um assustador mecanismo de pesquisa chinesa
A Google quer "entrar" na China mas tem de vergar a sua política de confidencialidade perante o regime de Pequim. Segundo informações relevadas pelo The Intercept, os responsáveis da Google estão a forçar os funcionários a apagar um memorando confidencial que circula dentro da empresa e que revela detalhes explosivos sobre um plano para lançar um mecanismo de pesquisa censurada na China.
A Google segue a máxima "se não os podes vencer, junta-te a eles" e, segundo parece, tem planos para fornecer uma ferramenta de pesquisa que castra toda a liberdade de quem a usa.
Dragonfly - O projeto da Google para ajudar a censura na China?
O memorando, da autoria de um engenheiro do Google que foi convidado para trabalhar no projeto, revelou que o sistema de pesquisa, chamado Dragonfly, exigiria que os utilizadores se ligassem para realizar pesquisas. Essas pesquisas levavam a que o sistema monitorizasse a localização do utilizador e partilhasse o histórico resultante das pesquisas com um parceiro chinês da Google. O parceiro então teria “acesso unilateral” aos dados.
O memorando foi partilhado no início deste mês entre um grupo de funcionários do Google que organizou protestos internos sobre o sistema de pesquisas censuradas, que foi projetado para remover conteúdo que o regime autoritário do Partido Comunista da China considera sensível, como informações sobre democracia, direitos humanos e sobre protestos pacíficos.
Vazou informação que não poderia ter vazado no seio da Google
De acordo com três fontes familiarizadas com o incidente, os líderes da Google descobriram o memorando e ficaram furiosos. Isto porque os detalhes secretos sobre a censura na China estavam a ser partilhados entre funcionários que não deveriam ter nenhum conhecimento sobre isso.
Posteriormente, o pessoal dos recursos humanos da Google enviou por e-mail o documento a funcionários que, supostamente, tiveram acesso ou guardaram uma cópia do memorando. A "lei" imposta pela direção da gigante das pesquisas foi que tudo fosse imediatamente apagado e excluído dos seus computadores.
Google "vigia de perto" os seus funcionários
Os e-mails que foram enviados a exigir a exclusão do memorando continham “rastreadores de pixel” que notificavam os administradores dos recursos humanos quando as suas mensagens eram lidas e os destinatários eram informados de tal "lei".
O memorando da Dragonfly revela que um protótipo do mecanismo de pesquisa censurado estava a ser desenvolvido como uma aplicação para dispositivos Android e iOS e forçaria os utilizadores a entrar para que pudessem usar o serviço. O memorando confirma, como o The Intercept relatou pela primeira vez na semana passada, que as pesquisas dos utilizadores estariam associadas ao seu número de telefone pessoal.
Este memorando acrescenta que os movimentos dos utilizadores chineses também seriam armazenados, juntamente com o endereço IP do dispositivo e os links em que eles clicavam. Os "acusadores" dentro da Google apontam o dedo à empresa de estar a fabricar "ferramentas de espionagem" para o governo chinês perseguir os seus cidadãos.
Ferramentas que destroem o conceito de privacidade
Segundo as informações contidas nesse documento, as pesquisas das pessoas, informações de localização e outros dados privados seriam enviados para fora da China, para uma base de dados em Taiwan. Mas os dados também seriam fornecidos aos funcionários de uma empresa chinesa que teriam acesso “unilateral” ao sistema.
Para lançar o mecanismo de pesquisa censurado, a Google estabeleceu uma parceria de "joint venture" com uma empresa chinesa não identificada. O mecanismo de pesquisa iria “listar consultas sensíveis” para que “nenhum resultado seja mostrado” quando as pessoas digitarem certas palavras ou frases, de acordo com documentos vistos pelo The Intercept.
Os termos de pesquisa na lista negra de um protótipo do mecanismo de pesquisa incluem "direitos humanos", "protesto estudantil" e "Prémio Nobel" em mandarim, disseram fontes familiarizadas com o projeto.
As informações dão conta também que a tal empresa, parceira chinesa da Google, poderia adicionar à lista negra outros resultados que entendesse, podendo editar páginas de resultados de pesquisas para unilateralmente, de forma simples (ao que parece), modificar a informação mostrada ao utilizador.
Google tem em mãos um grande problema
No dia 16 de agosto, duas semanas após o The Intercept ter revelado o plano Dragonfly, o CEO do Google, Sundar Pichai, disse aos funcionários da empresa que o plano da China estava ainda nos seus "estágios iniciais e exploratórios". No entanto, os funcionários que trabalhavam no mecanismo de pesquisa censurado foram instruídos no final de julho, dias antes de o projeto ter sido exposto publicamente, que eles deveriam preparar-se para o colocar num estado “pronto para o lançamento” para que fosse lançado dentro de semanas, aguardando a aprovação de autoridades em Pequim.
O Google mantém uma equipa agressiva de segurança e investigação conhecida como "stopleaks", que se dedica a impedir divulgações não autorizadas. A equipa também é chamada para "moderar e vigiar" as discussões internas.
Segurança na Google é de nível militar
A equipa interna de segurança do Google é formada por vários ex-militares e policias. Por exemplo, o LinkedIn apresenta como chefe de investigações globais do Google, Joseph Vincent, cujo currículo inclui trabalhos como agente de alto nível na unidade de Investigações de Segurança Interna da agência de Imigração e Alfândega dos EUA. O chefe de segurança do Google é Chris Rackow, que se descreveu como ex-membro da equipa de resgate de reféns do FBI e como ex-SEAL da Marinha dos EUA.
Para alguns funcionários do Google, a cultura de sigilo na empresa choca diretamente com a sua imagem pública, aquela que a Google quer passar, como sendo eticamente correta e protegendo a privacidade dos seus utilizadores, estando eles em que país estejam. A sua política de transparência tem um "lado oculto", o que tem criado um ambiente de trabalho intolerável.
Este artigo tem mais de um ano
É muito, muito raro fazer pesquisas no Google. Para os que ainda não conhecem, experimentem o Qwant. Tem um excelente design e, em termos de confidencialidade, segue pelos mesmos caminhos do DuckDuckGo. Não tem nada a ver com o monstruoso polvo que é o Google!
Entre o DuckDuckGo e o Qwant a diferença é o design? Eficiência da pesquisa é semelhante?
Obrigado 😉
Para mim, a qualidade dos resultados é quase a mesma entre o Qwant e a Google. E o interface é muito agradável. Foi o que eu selecionei como motor default no Firefox assim como no Brave. Tive mais dificuldades em adaptar-me ao DuckDuckGo. Senão também há a StartPage, com resultados e níveis de confidencialidade excelentes
StartPage?!
Apesar da Startpage, ser uma empresa Europeia, sediada na Holanda, e ainda apesar de a Holanda ter das melhores leis relacionadas com a protecção de dados e privacidade, NÃO esquecer, que por defeito, a configuração desta, vem
para ser executada pelos seus servers localizados nos USA. Apesar de estarem alocados nos USA e segundo consta a StartPage, ter um controlo elevado em termos de segurança, nada me diz que não possa existir a qualquer momento “snooping” por parte de alguma entidade governamental “bisbilhoteira”.
Assim, o recomendável, é passarem a utilizar os servers da StartPage na EU exclusivamente.
Por último, em termos de Search Engines, “vocacionadas para Privacidade”, existe bem melhor na minha forma de ver.
GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Animals!!!
Obrigado pela Info.
Pouco a pouco começa a cair a máscara desta empresa.
depois a MS é um monstro.
A uns anos atras falava se muito mal da MS por varias razões, surgiu a Google e era perfeita …………
Raciocínio lógico errado, aliás básico, “se A faz x, que é mau/proibido, então tbm posso fazer”
E ainda há quem pense que estas gigantes tecnológicas defendem os seus utilizadores…estas empresas têm de ser tornadas publicas enquanto assim não for os interesses privados vão continuar a limitar a liberdade de expressão e o progresso.
Tornadas publicas estilo china, de promoção da ditadura?
Publicas é serem de todos e não de quem as controla
China ou América, tanto faz, os abusos são todos da mesma laia…
só está começando. é global, e não tem a ver apenas com a google.
pi pi pi o comunismo ve aí.
É por isso que estou a ponderar mudar para ios, e não me lixem com ROMS à medida que não sabemos se podemos confiar . Infelizmente não há outro grande SO.
BTW, qual o pais com regime comunista que não é ou foi autoritário? É esta ideologia, de esquerda, que impulsionou os maiores ditadores, aqueles que mais pessoas mataram em todo o mundo! Nem sei como é possivel termos um partido comunista no nosso parlamento! Se alguma vez chegarem ao poder já sabem como vai ser…tudo em nome do povo, do proletariado, como sempre foi defendido…
Yep…
O hitler era comunista…!?
O salazar era comunista…!?
Amigo, os extremos tocam-se e sao a mesma treta, quem se lixa é sempre a populaçao, quem ganha é sempre o partido e seus seguidores
O Napoleao era comunista…!?
O Mussoulini era comunista!?
O Franco era comunista!?
O Fidel, o Mao TseTung, o Chavez eram, mas os lixados eram os mesmos
Por favor aprenda a ler! Leia o comentário do Zacarias novamente! E já agora quantas pessoas matou Salazar, para o colocar ao nível de um Hitler ou mesmo de qualquer um dos que menciona nos seus dois comentários? Mais matou o Che! Convém recorrer à verdade histórica e ser verdadeiro! Os regimes comunistas mataram mais do que todos os outros juntos e isto em menos de cem anos! É obra.
Só dei exemplos de ditadores que fizeram obra.
Até dei exemplos de ditadores comunas.
As contas são perigosas e as estatísticas são válidas para si, se o Sr. ou a sua família não fizerem parte dos eliminados.
Deixe-se de tretas e da calculadora e de convencer os outros “da sua realidade”.
É a DEMOCRACIA. Por vontade da DIREITA só existia o PSD e o CDS.
Mas…caro Vitor M, certamente tem conhecimento de “algumas atitudes amigáveis da parte da Google”, para com os seus clientes e o Outono já chegou e o Inverno, segundo consta, está para chegar também!
Quem sabe o Vitor M, queira fazer um artigo para o Pplware sobre:
https://myactivity.google.com/myactivity
https://takeout.google.com/settings/takeout —> NÃO se assustem!!
https://adssettings.google.com/
https://myactivity.google.com/myactivity
OU até sobre…
https://www.deseat.me/ — A melhor de todas, depois de … https://takeout.google.com/settings/takeout
GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Animals!!!
Mas tirando esta que, segundo dizem os funcionários da empresa, é lesiva para milhões de possíveis utilizadores, as outras todas não são de caracter “amigável” e empresarial? Eu tenho ideia que sim. Penso que não serão essas tão poucas, há muitas mais, dada a abrangência da Google.
Caro Vítor, podemos começar já um belo debate, iniciando por…
FISA e Patriot Act ou ate Gag Order, pensando eu que até a Google tem “controlo” sobre essa malta toda, fazendo parte da panela!
O que vimos a saber da Google, é uma gotinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa de agua!
Nada como dar início a u bom debate com exemplos que… afinal, quem é a Google? 😉 Dantes dizia-se “Don’t be evil”
Vitor, já dei o mote, agora começas o artigo, publicas e depois a criançada…comenta!!
E agora, vou é fazer um churrasco e beber uns copos de agua fresquinha!!!
GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Animals!!!
Hehehehe bom proveito e bom domingo 😀
Por que demonios só você pode postar links?
É por estas e por outras…
I LOVE WEST EUROPE!
https://pplware.sapo.pt/google/google-programadores-ler-e-mails-gmail/
Google revela que programadores podem ler e partilhar os emails do Gmail
https://pplware.sapo.pt/google/google-programadores-ler-e-mails-gmail/
Um dos buscadores que recomendo é o duckduckgo.com, mas tem gente que não se adapta e ainda prefere o Google, nesse caso eu recomendo o searx, da qual é um metabuscador que trabalha por baixo dos grandes buscadores como o Google, Bing, Duckduckgo… e mostra os resultados com privacidade. Alem do mais é software livre, tem seu código aberto e é descentralizado, tu escolhe a instância que quer usar, tipo searx.me. Inclusive da pra instalar no próprio computador. Top de mais.
Estas conjugações verbais de “seriam, fariam, poderiam, iriam” não se adequam. Casos como Would be, Would do, Could do, etc, neste contexto traduzem-se por “será, fará, poderá, irá”.
A tradução atual implica que já não acontecerá, coisa que não é evidente em parte alguma da notícia.
Eu ja deixei de usar a pesquisa da Google!! Nem smarthone, nem pesquisas… Estou a caminho de deixar o gmail também!
* Nem PC
O único sistema em qual podemos confiar e o sistema fechado,sem internet sem GPS… Ou seja isolados do mundo…
Porquê e que ficam todos admirados?
Eles sabem sempre o que fazemos,e há sempre formas de descobrir assim que nós ligamos a rede…
Todos passam dados a governos, desde que o € seja certo.
Internet e isso, estamos livres dentro do sistema controlado por eles.
se desligue e va ler/passear/brincar com seus filhos.