Google já recebeu os primeiros pedidos de remoção de dados
A decisão desta semana do Tribunal Europeu de Justiça, que deu razão a um cidadão Espanhol que pretendia ver removidos dos resultados das pesquisas da Google informação sua e que era negativa, veio dar lugar a que muitos outros pedidos similares sejam apresentados à gigante das pesquisas, e que esta é obrigada a aceder.
E tal como esperado, a Google já começou a receber pedidos de diversas fontes, requerendo que dados de utilizadores sejam removidos, procurando limpar o seu nome e remover da Internet o seu passado menos feliz.
Desde que foi apresentada a decisão do Tribunal Europeu de Justiça que várias vozes vieram a público defender ou atacar a decisão apresentada. Se por um lado existe a ideia de que todos temos direito à nossa privacidade, mesmo na Internet, outros defendem que a decisão pode levar a abusos e a situações de censura e eliminação de informação pública.
Os primeiros três casos foram agora apresentados pela BBC e dão conta de um ex-político que procura ser reeleito, que quer ver informação sua de situações menos própria removidas, de um médico, que quer remover as críticas dos seus pacientes, e de um pedófilo julgado e condenado, que quer eliminar detalhes sobre o seu processo de posse de imagens de menores.
De acordo com a decisão apresentada a Google vê-se agora obrigada a remover essa informação dos seus servidores e dos resultados das pesquisas, garantindo que esta informação deixa de ser apresentada ao público e que o direito ao anonimato fica garantido.
Foi também revelado, pela Autoridade da Protecção da Privacidade Alemã, que a Google irá apresentar dentro de duas semanas um mecanismo para que sejam submetidos e tratados este tipo de pedidos, garantindo um tratamento rápido dos pedidos de remoção de dados que forem recebidos ao abrigo da decisão do Tribunal Europeu de Justiça.
A Google, que não concordou com a decisão dos tribunais no espaço Europeu, está a trabalhar e a tratar da forma correcta o processamento de todos os actuais e futuros pedidos de remoção de dados, materializando assim a decisão que saiu do julgamento.
Este artigo tem mais de um ano
Maravilha.
eliminar, não
tirar de circulação, talvez
Alguém sabe dizer se a decisão do TEJ se aplica aos ex-governantes e ex-presidentes de república, ou se são obrigados a manter o registo das alarvidades que cometeram?
Atenção, que não me refiro a ninguém em particular, com é fácil de perceber.
E quanto aos outros buscadores?
Como fazer o pedido? 😉
Através do tribunal….
Se fosse o bing, ask não ia remover. A google ainda bem que respeita isto, sabendo que há uns meses não respeitava a privacidade. Espero bem que comece a respeitar e dar menos ouvidos aos psicopatas dos americanos da nsa e cia e fbi.
ainda acreditas no pai natal?
A meu ver é um procedimento ddesnecessário. As pessoas no geral têem um comportamento constante. Pedem para apagar hoje os dados, amanhã voltam a fazer o que sempre fazem e sabem fazer, vão ter que pedir para apagar depois de amanhã novamente. Se cobrarem dinheiro por cada procedimento, creio que a Google ainda vai lucrar largamente com esta tarefa. 😉
Os pedófilos têm direito a reclamar ?
Dizem que sim, após cumprirem a pena… mas….
Alguem me sabe dizer como posso mandar um pedido? Se já receberam, eu também quero mandar o meu, alguem sabe como se pede ou mandar um pedido para remover? Alguem aqui mais informado que eu?
se conheceres o mitsai eu sei quem tu és. xD
Como assim O.o? Conheço o Mitsai mas é um amigo meu que usa o email com esse nome com o qual não posso revelar mas quem és?^XD
então puto estas fixe? 😀
mitsai só há um qi soy eu :p
deixa-me perguntar uma cena, assim sei se és o que estou a pensar. IRC anonnet?
Não sei, neste mundo tudo pode ser possivel xD