Fogos.pt – Saiba em tempo real quais os fogos que existem
Foi em 2016 que apresentámos aqui o site Fogos.pt. Este projeto funciona como um serviço que lhe permite saber, em tempo real, todas as ocorrências de incêndios com a respetiva localização e estado do incêndio.
Recentemente o portal foi renovado e além da nova interface há também novas funcionalidades.
O site Fogos.pt está agora mais simples de usar e com mais informações. Com a disponibilização de uma interface mais elegante e robusta, é possível saber de imediato onde existem fogos no país.
Informação em tempo real
Selecionando uma ocorrência, o utilizador é informado do local do incêndio, do início e natureza. É ainda apresentada informação sobre a quantidade e tipo de meios que estão no combate às chamas.
Na lateral existem várias opções que nos permitem, por exemplo, saber a temperatura para o território nacional e não só, mas também a precipitação, nuvens, pressão e vento. É ainda possível obter previsões de risco para vários dias.
Estatísticas
Outra das funcionalidades interessantes é a zona de estatísticas onde é possível saber, em tempo real, o número de incêndios ativos, o número de bombeiros no terreno e o número de meios aéreos e terrestres.
Avisos, ocorrências...
Existe ainda uma zona onde podemos consultar avisos, assim como listar todas as ocorrências. Ao nível das ocorrências é possível saber o local, início, natureza e o respetivo Estado. Relativamente ao Estado pode ver aqui a simbologia.
Além de poder aceder online, através do site fogos.pt, o serviço ainda se encontra disponível através de uma aplicação para Android e iOS, sendo que com as aplicações móveis é possível definir notificações de alerta sempre que deflagrar um incêndio no seu distrito.
De referir ainda que todo o código fonte do serviço está disponível no Github para quem o quiser avaliar, assim como contribuir como novas ideias/funcionalidades.
Este artigo tem mais de um ano
Não lembrem os incendiários que a época dos fogos já abriu…
Com o excesso de informação, eles podem ficar com ideias…
Os incendiarios são empresas com interesse nesses locais, isso da dinheiro. Faz uma pesquisa e informa-te melhor…
Eu gostava de ter o trabalho tão facilitado como os dos incendiários, não falta informação e avisos na comunicação social onde podem atear fogo às matas.
Engraçado quando se faz uma pequena analise ao site e vemos que todos os incêndios tiveram origem a noite. Devem ter sido pelo calor da lua.
O mesmo conselho que dei ao outro, aplica-se a ti. Pesquisa e vê os documentários que andam pelo Youtube e em blogs acerca dos incendios em Portugal, não são nada mais nada menos que organizações e/ou empresas com interesse nesses locais a tentar lucrar com isso.
O que não falta é e são reportagens feitas e até artigos de opinião.
“porque se está na internet é verdade” :/
Ninguém disse isso… Mas há fortes indícios que sim.
Se eu tivesse uma empresa para comprar lenha a lenha seria mais barata se tivesse queimada ou boa?
Responde lá. Oh Just saying…
As empresas de pasta de papel ou de biomassa não compram madeira queimada…
Oh sabichão, as empresas que vendem madeira e as de celulose não ganham nada em ter madeira queimada. Estraga-lhes as máquinas no descasque, vendem mais caro às papeleiras e nenhuma delas ganham com a compra de metros cúbicos de madeira queimada, sobretudo eucalipto.
Como sei isto? Tenho amigos e conhecidos que trabalham há décadas na área e há décadas que dizem o mesmo.
Portanto, informa-te primeiro antes de mandares postas de pescada.
João Dias: ele n falou nas celuloses, e há tanta mas tanta industria para a madeira, não tem de ser para a celulose, até pq os eucaliptais que estão afectos às celuloses não ardem tanto, já pensaram para pensar pq?
Assim de repente lembro de madeira para a contrução civil, sim ainda é usada, madeira para paletes, madeira para fazer as peletes, madeira para fazer chapas de madeira para móveis (quase tudo o que é movel é feito chapas de madeira, não se é este o nom técnico)
Quanto em quanto tempo atualiza? Parece que alguma informacao tem mais de um dia ou dois
Já obtive a minha resposta:
Atualização do site: de 2 em 2 minutos.
Atualização da informação : “As horas indicadas tanto no gráfico de meios como na linha do tempo dos estados do incêndios, são as horas que o nosso sistema detetou uma mudança de dados por parte da ANPC podendo não corresponder ao momento exato em que essa alteração ocorreu.”
Assim sendo, basicamente, sempre que a ANPC atualiza informação! O que pode parece-me nao ser em “Tempo Real” 🙂
Mas boa pagina! 🙂
quem diz que é em tempo real são os meninos deste site, não quem gere o fogos.pt até pq ele não diria isso, pq sabe muito bem que a informação que está na ANPC não é em tempo real e nem sempre é a mais correcta (mas isso são outros 300), quem segue o projecto sabe que ele já detectou descrepancias entre o que está no papel e o que está no terreno, assim como descrepancias entre várias fontes oficiais.
Porque é que as regiões autónomas não têm qualquer informação disponível?
Porque o sistema da ANPC é diferente nas regiões autónomas e de momento não há maneira de ir buscar dados às proteções civis da Madeira e dos Acores
Site da Protecção Civil é o melhor… até ocorrências de acidentes mostra…
Como profissional da área da emergência médica deixo aqui o link:
http://www.prociv.pt/pt-pt/SITUACAOOPERACIONAL/Paginas/default.aspx
@Jo: não leves a mal mas o fogos.pt diz tudo no seu nome, é um site sobre fogos e é um site que segundo me lembro de ver numa entrevista foi feito para ajudar uns amigos bombeiros pq o sitio onde eles iam buscar a informação era mau.
Para isso e do mesmo autor tens o https://emergencias.pt e um especial para as cheias https://cheias.pt
Feito com amor e suor… https://github.com/fogospt