Facebook: Multa de 500 milhões de euros por usar dados que não devia…
O caso não é de agora e já passaram 5 anos! O Facebook anunciou recentemente que fez um acordo extrajudicial com um grupo de queixosos de Illinois, EUA, a quem vai pagar 500 milhões de euros.
Em causa está o uso de dados biométricos, que foram usados sem permissão para sistemas de reconhecimento facial.
Mais uma polémica que parece terminada para o Facebook... com um pagamento! Depois de apresentar os resultados financeiros de 2019, o Facebook revelou também que assinou um acordo de uma ação judicial que dura há quase cinco anos.
Facebook usou dados biométricos dos utilizadores sem permissão
A empresa de Mark Zuckerberg foi acusada de usar indevidamente dados biométricos dos utilizadores sem qualquer tipo de permissão.
O Facebook terá violado a lei ao usar as fotografias que os internautas publicaram na rede social para ensinar sistemas de inteligência artificial. Com estes testes, as tecnologias usadas mais tarde foram capazes de reconhecer pessoas específicas em novas imagens e sugerir ao utilizador o nome dos indivíduos identificados, revela a Lusa.
De relembrar que a maior rede social do mundo anunciou esta quarta-feira que fechou o ano de 2019 com lucros de 18.485 milhões de dólares (cerca de 16.795 milhões de euros), uma descida de 16% face a 2019. No entanto, a empresa fechou o ano de 2019 com um lucro de 69.655 milhões de dólares (cerca de 63.278 milhões de euros).
Os resultados finais em termos de lucro foram impactados pelas multas que a empresa teve de enfrentar ao longo do ano, bem como pelo aumento das provisões fiscais.
Apesar destas ações, no que toca ao número de utilizadores diários ativos, este registou um aumento de 9% em 2019. Assim, a empresa atingiu os 1.660 milhões, ao passo que os utilizadores mensais cresceram até aos 2.500 milhões.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: nytimes