Face ID pode ajudar a proteger aliados afegãos dos dados biométricos nas mãos dos Talibãs
A comunidade internacional já apontou o dedo à forma desastrosa como os EUA abandonaram o Afeganistão deixando os afegãos à mercê das investidas dos Talibãs. O mundo olha para o retorno deste grupo extremista com preocupação, principalmente porque têm agora em mãos muita informação das pessoas, como, por exemplo, uma base de dados de impressões digitais.
Os Talibãs capturaram bases de dados de reconhecimento facial e dispositivos de impressão digital deixados à pressa pelas forças americanas. O Face ID poderá ajudar a proteger os aliados.
Talibãs têm nas mãos base de dados biométricos de afegãos aliados
Um dos muitos problemas ocorridos com a tomada do poder no Afeganistão pelos extremistas Talibãs foi o material de identificação dos afegãos deixado para trás.
Estas bases de dados de impressões digitais e reconhecimento facial poderão ser usadas para identificar quem colaborou com as forças da coligação, representando um alto risco de represálias.
Depois de se saber que existe uma base de dados desta natureza nas mãos dos Talibãs, uma organização de direitos humanos afirma que existem medidas que os afegãos podem tomar para tentar se proteger. Então, a tecnologia da Apple, o Face ID, poderá desempenhar um papel importante.
Segundo o que foi divulgado pelo Intercept, foram já apreendidos kits de biometria usados pelas forças americanas no país.
O site refere que os Talibãs apreenderam dispositivos biométricos militares dos EUA que podem ajudar na identificação de afegãos que colaboraram com as forças da coligação.
HIIDE, ferramenta portátil de identificação biométrica
Este dispositivo conhecido como HIIDE, equipamento portátil de deteção de identidade entre agências, foi apreendido na semana passada durante a ofensiva do Talibã.
Esta informação foi confirmada por um oficial do Comando de Operações Especiais Conjunto e três ex-militares dos EUA. Estes mostraram a sua preocupação com a possibilidade do uso de dados confidenciais neles contidos pelos Talibãs.
O HIIDE contém dados biométricos de identificação, como leitura da íris e impressões digitais, bem como informações biográficas. Estes dados são usados para o acesso a grandes bases de dados centralizadas.
O governo parece ter recolhidos dados biométricos dos afegãos, para auxiliar os esforços diplomáticos, além daqueles que trabalham com os militares.
Contudo, não está claro o quanto a base de dados biométrica das Forças Armadas dos EUA sobre a população afegã foi comprometida.
Processámos milhares de habitantes locais por dia, tivemos de identificar, rastrear para identificar suicidas, armas, recolha de informações, etc. [O HIIDE] foi usado como uma ferramenta de identificação biométrica para ajudar a identificar os habitantes locais que trabalhavam para a coligação.
Explicou oficial militar dos EUA.
Face ID da Apple poderá ajudar os aliados afegãos
Apesar de ser uma sugestão de desespero, a organização Human Rights First sugere várias medidas para as pessoas que fazem parte dessa base de dados mudarem a sua aparência.
Quando estiverem em zonas vigiadas por câmaras de segurança, devem desviar o olhar para o chão, para dificultar a identificação por videovigilância. Recomenda-se o uso de produtos de maquilhagem para tentar mudar a forma real ou aparente do rosto.
É aqui que o Face ID poderá ajudar. Se as alterações conseguirem enganar a tecnologia da Apple, é provável é que a identificação facial usada pela tecnologia dos EUA também não os reconheçam, apesar do sistema militar ser mais completo e complexo, recorrendo a várias tecnologias mais avançadas.
O teste poderá ser feito num iPhone até haver uma altura em que a pessoa não seja reconhecida pelo Face ID. É um método "simplista", mas que poderá ajudar a "esconder" um rosto de alguém que os Talibãs vão querer conhecer.
Muitas vezes foi tema de alerta. As forças militares dos EUA criam base de dados de identificação dos cidadãos nas zonas de conflito que podem depois cair em mãos erradas. Agora, estes dados poderão ser uma sentença de morte para os afegãos que durante 20 anos ajudaram a coligação a libertar o Afeganistão.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Tauseef Mustafa/AFP via Getty Images
Neste artigo: Afeganistão, Face ID, reconhecimento facial, reconhecimento iris, Talibãs
EUA e a sua incompetencia da nisto, como resolver isto? Misseis e Misseis durante o dia todo, sem parar de vários paises.
Alem disso os EUA tiveram oportunidade de acabar com esta palhaçada antes dos Talisbas chegarem ao poder, bastava lançarem misseis, bombas para os pontos estrategicos onde estavam a liderar.
Tanta tecnologia, tanta arma, tanta coisa em “militar” e no fim são derrotados e fogem com o rabo entre as pernas, é para rir. Vindo de um pais que é gabarolas e se gaba de ter a maior segurança militar do Mundo e defesa. ROFL.
EUA são crimonosos! Ao deixarem isto para trás, é mais que obvio que durante estes anos todos estiveram a ajudar os talibas a se reagruparem e voltarem em força. E ainda lhes deixaram brindes e brinquedos.
E o melhor é a ONU é para rir, não fazem nada nem sei para que existem.
Num instante se resolvia isto. Não custa nada.
3T USD em 20 anos equivalem a 300M USD por DIA em gastos com a reconstrução do país, não custa nada de fato.
Ora portanto forrar o Afeganistão de norte a sul, de leste a oeste com um tapete de bombas resolvia o assunto, nem que para isso se faça massacrando 38 milhões de pessoas pelo caminho para destruir uns quantos milhares de radicais!
Nem sei como o Pentágono e a Casa Branca ainda não te contratou para estratega militar!
Há só um pormenor que faz toda a diferença, a bomba mais inteligente no arsenal militar dos EUA ou qualquer outro, é tão inteligente e precisa, quanto a pessoa mais burra envolvida no processo de a lançar, desde o topo cadeia de comando que dá a ordem de ataque, até ao militar que carrega no botão!
Se fosses saber o que têm Israel e Paquistão nem abrias a boca.
Surpreende-me e conta-me lá então o que eles têm de tão maravilhoso….
O tratado foi assinado pré-Biden, ou seja Trump. A data de saída até está a ser mais tardia do que o esperado.
Saida à pressa? sim, mas com o rabo entre as pernas…tenho certas dúvidas. Já ouviste falar em cavalos de troia? Os americanos são estúpidos é certo, mas de parvos têm pouco…
Quanto apostas que mais de metade daqueles dispositivos, tanques, equipamentos e afins que foram «deixados para trás» têm algum tipo de localizador, camera ou gravador? Agora pensa…
Acho que a saída das tropas começou com o Obama.
Acho que os Talibãns estão bem c4g4ndo e tem localizador, camera ou gravador, desde que dispare balas, tá bom
Hahaha eles querem lá saber do localizador ou se tem câmara. Se fosse para matar já o tinham feito.
Saíram a pressa e com o rabo entre as pernas. Não eram eles que diziam que a NATO é a mais poderosa?
Relevou-se fraco da forma como saíram e deixaram aquilo. Então mas um país que é forte a nível tecnológico e militar não consegue derrotar os talibãs?
É para rir, os Estados Unidos são fracos. Eles é que passam a imagem que têm o rei na barriga e que têm isto e aquilo, na prática não são nada. Como se pode ter visto e assistido em todo o mundo.
Estados Unidos, falam demasiado, demonstram demasiado na TV.
Na prática foi o que se viu… O problema é esse, eles passam a imagem na TV de que são fortes e a Malta toda acredita e por isso é que os estados unidos mandam em vários países e estados.
Só um toto é que acredita nos EUA, além disso deixarem o material que deixaram para trás? Estamos a brincar ou quê?
Mas será que ninguém vê que os talibãs, e grupos terroristas são FINANCIADOS por países? EUA é um deles.
Lítio, petróleo tudo da interesse a países ricos como EUA etc
Quando se tenta atacar a extrema direita e afins, convém não esquecer também a extrema esquerda que consegue ser pior.
Chamo a atenção para Carmo Afonso, avençada do bloco de esquerda e defensora de terroristas escreve agora tweets a enaltecer e elogiar os talibãs como se de uma carta de amor se tratasse!
Por onde andam os bloqueos das redes sociais por apoio e incentivo ao terrorismo e ódio? Apenas osVenturas e Trumps merecem ser banidos? Averá coisa mais “nojenta” que pessoas que apoiam assassinos e terroristas?
Tanto equipamento militar deixado que poderá vir a servir para ataques na Europa… Talvez se devesse ter treinado as mulheres e não os homens, porque assim pelo menos elas teriam um motivo para lutar, os direitos que tanto lhes custa a ganhar! Já os homens como são beneficiados por aquela religião estranha estão-se a cag**
Falo como um simples cidadão, não queria nada que entrassem na Europa todos aqueles que tinham o dever de proteger o seu território e deixaram-se render, respeito mas não aceito!