Face ID: Depois de Huawei também a Gionee quer esta tecnologia
A Apple referiu que o Face ID é o "Reconhecimento facial revolucionário". O mercado também reconhece que é o passo seguinte no que toca à gestão de segurança dos dispositivos móveis e os fabricantes não estão parados, estão já a apostar as suas fichas para trazer o "Face ID" para dentro da sua oferta de smartphones topo de gama.
Depois do anúncio da Huawei, outra gigante chinesa, a Gionee, está também pronta a incluir o seu chip de "Face ID" de baixa potência nos próximos terminais topo de gama.
Com o lançamento do iPhone X, a Apple abriu um novo caminho e paradigma. O mercado reagiu e são já vários os fabricantes que estão a trabalhar fortemente numa solução para equipar os seus smartphones com uma espécie de "Face ID".
Depois da Huawei, que disse que já estava a trabalhar no chip de reconhecimento facial, capaz de garantir uma precisão 10 vezes maior do que a Apple - para ser introduzido no próximo topo da gama, agora também Gionee está a desenvolver tecnologia para conseguir algo similar. A empresa, tal como a Huawei, firma também que o seu sistema poderá ser mais avançado do que a tecnologia usada pela empresa Cupertino.
Face ID Chang Anxin
Um relatório do site chinês eeworld revela a pesquisa sobre o desenvolvimento do chip de reconhecimento facial "Chang Anxin", que seria o primeiro no mundo capaz de reconhecer objetos e movimentos, além de interagir com redes neuronais, com as mais recentes gerações de processadores.
A nova solução também teria vantagens em termos de espaço ocupado e da energia necessária. Com um volume de apenas 2 mm x 2 mm e um consumo de menor que 1 milliwat, este teria um impacto mínimo no desempenho da bateria.
Além do Apple Face ID, o chip desenvolvido pela Gionee seria capaz de operar em condições de pouca luz e seria capaz de reconhecer o utilizador mesmo com pequenas mudanças no rosto, cabelo e até mesmo decifrar micro expressões faciais.
O relatório acredita que a precisão desse chip em particular é atualmente de 97%, com um consumo de energia menor do que os chips tradicionais de 5000 vezes.
É certo, pelo esforço dos fabricantes, que o "Face ID" vai ser adotado pelo mundo Android da mesma forma que o Touch ID o foi. Marcas como a Huawei, Gionee, além de outras, são o garante que a tendência é para apostar no reconhecimento facial e "deixar para trás" a identificação pela impressão digital.
Este artigo tem mais de um ano
Um volume de apenas 2 mm x 2 mm? Parece bom demais para ser verdade .
Abc
Isso não é volume, é uma área
Exatamente!
Boas, uma dúvida…..o reconhecimento facial do Note 8 não é semelhante ai Face Id?
Não, as tecnologias utilizadas são diferentes. O Note8/S8 fazem uma leitura em 2D ou seja baseia-se numa fotografia, podendo mesmo ser desbloqueado através de uma. A própria Samsung faz questão de referir que o método não é tão seguro quando a impressão digital ou o leitor de íris. Por exemplo, no escuro, não vai conseguir detetar o rosto para desbloquear.
O Face ID tem uma tecnologia completamente diferente, faz uma leitura do rosto através de um laser infravermelho que analisa até 30 mil pontos do rosto e o reconhecimento pode ser feito em qualquer ambiente. Basicamente é isto.
qualquer ambiente menos ao sol ou sob qualquer luz infravermelha. E alem disso 30 mil pontos nao e suficiente para uma analize completa e detalhada por isso e que ha montes de gente a conseguir enganar o sensor.
O Doogee MIX 2 já tem ou não é a mesma coisa. A Doogee foi a primeira marca chinesa a pôr cá fora um smartphone com reconhecimento facial. Por experiencia , funciona bem, uma tecnologia ainda lenta ainda , leva a desbloquear um equipamento 3 a 4 segundos mas acredito que nas próximas versões levem menos tempo.
O engraçado no meio disto tudo é ler por aqui que o Windows rouba info do utilizador, mas depois dão de graça dados biometricos às empresas (e anjinhos aqueles que pensam que a Apple não recolhe os vossos dados do fáceis)
*fáceis = faceID
Queres explicar como recolhe ?
Abc
Como tecnicamente não sei. Mas tu achas mesmo que a Apple (e outras) iriam perder milhões de dados, de informação que podem recolher nestas features? Acreditas mesmo que estando nós numa época em que “data” vale milhões, a Apple iria perder a oportunidade de recolher informações de quem usa estas features?
Achas que a Apple ao permitir apps de terceiros acederem a estas features não estão a recolher dados?!
Achas mesmo que a forma como usas, as informações recolhidas, etc., iriam ficar armazenadas só no teu tlm?!
Achas que os emojis animados não servem como ponto de recolha de dados do utilizador para a Apple?!
Achas que a tecnologia pode evoluir sem dados do utilizador?!
Se realmente achas que os teus dados biométricos ficam fechados e inacessíveis no teu tlm… honestamente, estás a ser “anjinho”.
Aliás, no mundo digital uma das discussões atual é: como é que as empresas irão garantir a segurança e tornar toda esta informação inviolável quando forem atacadas.
Basta pensar que o proprio FB já usa reconhecimento facial há muito, que camaras digitais usam reconhecimento facial há muito, etc. Isto tudo são fontes de informação para análise, para big data, para desenvolver tecnologia, para research, para tudo e mais alguma coisa.
E achas que a Apple não iria recolher informação também dos utilizadores do FaceID?
Yeah…. yeah…
Agradeço o teu post completo , mas permite-me que te aconselhe a ler as políticas de partilha de dados dos diferentes players no mercado. Acham que alguém iria escrever que não recolhe e partilha e depois fazê-lo ás escondidas ?
Em 2 segs tinham vários processos em tribunal que perdiam sem apelo nem agravo e o custo reputacional que nunca mais recuperavam.
Abc
Lê os artigos em baixo pode ser que te faça luz!
Então, usando o teu argumento, a MS também diz que não recolhe dados pessoais e que são apenas informações anónimas e apenas de hardware e utilização, não do utilizador. 😉
Por curiosidade fiz uma rápida pesquisa na net sobre este tema e já há artigos sobre isso:
https://www.dailydot.com/debug/apple-faceid-data/
https://zighra.com/apple-faceid-big-data-to-get-even-bigger/
Como podes ver, a utilidade destes dados é imensa… e achas que a Apple iria deixar passar esta oportunidade?! 😉
Ambos os artigos estão errados, apenas serão partilhados 300m dots e nada tem a ver com Face ID. Apenas vai dar acesso parcial a dados de profundidade.
Acerca da microsoft ela diz que recolhe os dados e anónimos não existem , mas aqui não é o fórum correcto. ( Todos os dados podem ser relacionados e então quando se tem mais que uma fonte … pergunta ao FB)
Não percebeste o que está por trás de tudo isto? Ok…
E a Apple já deixou passar tantas , porque achas que a Siri não é tão boa como o Google Assistent ?
Desde inicio que foi uma treta de marketing e a Apple deixou de a evoluir…. dados tinham com fartura, isso garanto-te 😉
Jorge Carvalho andas dentro de um saco??? o Cortano já disse tudo, se tens duvidas no que ele refere , andas enganado á muito em como as coisas realmente funciona…