Ever Given: Tentativa de desencalhar navio no Canal do Suez falhou
Estamos naquela fase em que tudo parece acontecer no mundo. É a pandemia por COVID-19, sismos e agora até um navio que encalha no Canal do Suez e bloqueia parte de economia global.
Esta noite esperava-se que a operação de desencalhar o navio fosse bem sucedida com a lua cheia e a grande maré alta. No entanto, tal não aconteceu.
Ever Given é do tamanho de um arranha-céus e já "mexeu" 17 metros...
Uma nova tentativa, esta noite, de retirar o navio porta-contentores de 400 metros de comprimento encalhado há cinco dias no Canal do Suez voltou a fracassar, segundo um dos operadores daquela travessia marítima, revela a Lusa.
"infelizmente, o estado da maré não ajudou a levantar o Ever Given", escreveu na sua conta no Twitter a empresa especializada em serviços de logística em diferentes canais e estreitos do mundo Leth Agencies.
Unfortunately, the tidal condtions didn't help re-floating #EverGiven tonight. While the SCA dredgers will continue their work, tugs will assist in new attempts again tomorrow.
— Leth Agencies (@AgenciesLeth) March 27, 2021
De relembrar que, o navio, do tamanho de um arranha-céus, atravessou-se no Canal do Suez, no Egito, devido, segundo as primeiras investigações, aos fortes ventos e uma tempestade de areia, na noite de terça para quarta-feira, o que obrigou já à paragem de 326 outros navios na rota de navegação mais movimentada do mundo, segundo as autoridades locais.
Na tentativa de movimentar o navio, sem sucesso, foram utilizados 14 rebocadores, dragas e escavadoras para remover a areia em redor da proa do Ever Given. Mas já aconteceu um pequeno deslocamento. Segundo o capitão de um dos rebocadores, ter-se-á deslocado a proa do navio cerca de 17 metros para norte, para onde navegava quando colidiu com uma das margens.
A armadora Maersk, a principal operadora no Canal de Suez, lembrou que, mesmo depois de libertado, vai demorar entre três e seis dias a desfazer o grande engarrafamento que se gerou no canal, que liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo, e que é a rota marítima mais curta entre a Ásia e a Europa.
#EverGiven has moved 2 inches all tugBoats happy Hoooorray #suezcanel pic.twitter.com/srHDtuXB8m
— ܡܐܪܝܘ 🇱🇧🇬🇧 (@MarioLeb79) March 27, 2021
Como tem sido revelado, algumas embarcações já estão a desviar a sua rota para o Cabo da Boa Esperança, para contornar a África, apesar de percorrer esta rota precisar de mais dias de navegação o que significa mais combustível.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Cabo da Nova Esperança? Será Cabo da Boa Esperança, certo?
Isso era antigamente, agora como têm de lá passar outra vez, mudaram o nome para “Nova Esperança”.
Aquilo tem lá monstros, tem o Adamastor.
Sou só eu que leio no navio “evergreen”?
Ta em LETRAS GRANDES
Depois disto eles vão aceitar a sugestão do autor do post e mudar para “Ever Given”
Evergreen é a empresa, Ever Given o nome do barco.
Evergreen é a empresa. O navio é Ever Given.
Ever Given[note 1] is a Golden-class container ship, one of the largest container ships in the world. The ship is owned by Shoei Kisen Kaisha (a shipowning and leasing subsidiary of the large Japanese shipbuilding company Imabari Shipbuilding), and time chartered and operated by container transportation and shipping company Evergreen Marine.
Já sabem o que podem esperar.. Aumentos de preços nos próximos tempos… A matéria prima está esgotada e com estes atrasos ui ui
Acho que isto requer uma fuga aos supermercados e aos postos de combustível. É assim que uma sociedade funciona quando um evento destes acontece.
eu acho que se retirassem carga ao navio poderia ajudar na operação, não era?
Só me lembrei disso agora!
Como se tiram aqueles contentores?
nao é facil remover os contentores ..
Podemos daqui a uns tempos ouvir dizer que foram os Russos que piratearam o barco/sistema ?
É que eles voltaram a relembrar , que podem passar pelo Ártico . Para quem não sabe eles há uns anos valentes , devido ao degelo , abriram rotas . Como não existe propriamente lei sobre de quem é aquilo, a Rússia já foi para lá já uns anos valentes, quando o resto do Mundo acordar … eles já estão lá preparados para “receber”
Prendam cabos aos outros navios que estão a espera e puxem todos ao mesmo tempo que aquilo sai
Metam uma corda para os mirones puxarem, desencalha logo 🙂
É como nos fogos em Portugal: se dessem uma pá, um ramo ou um balde a cada jornalista no local, apagava-se tudo num instante!
Já se manda homens para o espaço, sondas para marte e não se consegue mover um simples barco? Interesses políticos e económicos é o que é, e que estão a atrasar a remoção do barco de lá. Alguém muito poderoso que não quer que produtos do oriente chegue ao ocidente, a preços competitivos. Tão simples como isso. Só não vê quem não quer.
Ataram uma corda a cintura do nosso Marcelo – que foi lá dar umas braçadas – e pronto! problema resolvido!