Este SUV híbrido pode lançar um drone do seu tejadilho
As empresas tentam recriar a sua oferta para o mercado automóvel. Carros com conforto e luxo já não são novidade, elétricos menos ainda, mas é urgente puxar pelos trunfos para conquistar uma nova geração de condutores. Um SUV que traz uma base de lançamento de drones DJI, pode ser o argumento que a BYD entende que capta a atenção, para publicitar o seu novo hibrido.
YangWang U8: um SUV à prova de catástrofes
Sim, não é a primeira vez que vemos uma marca usar a ideia do próprio veículo ser uma rampa de lançamento de drones. A outra marca chinesa, a Geely (dona da Polestar, Volvo, Lotus, etc...) também já apresentou algo nesse sentido.
A BYD tem uma forma excêntrica de apresentar ideias para se diferenciar. Este SUV híbrido da BYD já foi creditado com o dom de poder flutuar na água durante meia hora, agora o fabricante chinês acrescentou uma opção de drone incorporada no seu veículo eletrificado.
BYD U8 with drone and docker pic.twitter.com/W7yyjaFE8M
— 航拍世家 打手 (@DealsDrone) January 16, 2024
A BYD revelou, durante o seu evento Dream Day, a última versão do seu SUV híbrido YangWang U8 que vem com um sistema de drone montado no veículo no seu tejadilho. A empresa asiática fez uma parceria com ninguém menos que a DJI para projetar este SUV equipado com drones.
Um drone incorporado num veículo elétrico pode parecer uma novidade, mas a Polestar superou a BYD quando apresentou o seu conceito O2 que fazia exatamente isso. Desde então, o fabricante sueco de veículos elétricos desenvolveu o seu conceito no Polestar 6, mas parece ter omitido o drone no design final.
Isso deixa o campo aberto para a BYD ser a primeira a produzir em massa um VE que vem com um drone, por mais desnecessário que possa parecer.
BYD U8 + DJI Mavic 3 + Auto Docker pic.twitter.com/TFyvSQYkoj
— 航拍世家 打手 (@DealsDrone) January 17, 2024
Conquistar os céus a partir da estrada
Como se pode ver nos materiais promocionais da BYD, existe uma versão modificada de um drone DJI Mavic e três baterias suplentes guardadas no compartimento do tejadilho.
O mecanismo até carrega uma bateria no drone antes de o libertar na natureza. Também é possível ver tudo isto acontecer, graças a uma câmara integrada no sistema de ancoragem no tejadilho do EV.
Depois de levantar voo com o drone DJI, pode operá-lo com um controlador personalizado que não tem ecrã, como se pode ver em algumas imagens divulgadas. Isso é porque o condutor obtém o equivalente à aplicação Fly da DJI no centro de infoentretenimento do YangWang U8.
Quando o condutor terminar de captar todas aquelas fotos de ação exageradas e b-roll do seu SUV a cortar as curvas campestres, pode ativar o recurso Return to Home da DJI e ele voará automaticamente de volta para o dock no tejadilho do YangWang U8.
This is something a man can’t refuse, car + drone pic.twitter.com/1Sum0RmgN8
— 航拍世家 打手 (@DealsDrone) January 17, 2024
Tudo isto no topo de um SUV híbrido que deverá ter uma autonomia de 1000 quilómetros graças a uma bateria de 49 kWh e a um depósito de combustível de 75 litros. Melhor ainda, a fonte de alimentação do carro também pode manter o seu drone e as suas baterias suplentes carregadas.
O drone, que até poderia ter mais serventia para informar as condições do piso, do trânsito ou de algo mais útil, felizmente, não vem de fábrica com o YangWang U8. A BYD não revelou o preço do acabamento que inclui o DJI personalizado, mas sabemos que a edição Premium (sim, aquela que pode entrar temporariamente na água) começará em torno de 150.000 dólares (cerca de 138 mil euros).
Este artigo tem mais de um ano
Depois um gajo em vez de olhar para a estrada, olha para o drone.
Tudo em prol da segurança, estes elektros. Este em particular vai rebentar com a escala da EuroNcap. 6 estrelas no mínimo.