Este chatbot permite que fale com os programas eleitorais dos partidos portugueses
Portugal está a menos de um mês das eleições legislativas, por via das quais elegerá o próximo Governo. Depois de uma série de debates e com os programas eleitorais dos partidos já publicados, apresentamos-lhe um chatbot que poderá ser uma ajuda na decisão.
O ato eleitoral é, (ainda) para muitos, um momento que exige preparação. Para aqueles que não estão conectados à política normalmente, ano de eleições é sinónimo de investigar, ler e ouvir, mas também de procurar; procurar a voz que melhor responde às suas convicções.
Para todos, porém, importam os programas eleitorais de cada partido que se apresenta a eleições, pois é nesse documento que constam as propostas por via das quais cada um procurará governar.
De modo a facilitar a consulta dos programas, que podem ser densos, um curioso criou uma plataforma muito útil que permite aos eleitores "falar" com os documentos e tirar as suas dúvidas políticas "em conversas interativas e informativas".
O Programas Eleitorais nasceu da necessidade de criar um espaço imparcial e acessível onde os cidadãos portugueses podem informar-se sobre as propostas e políticas dos diferentes partidos políticos.
Num mundo onde a informação é vasta, mas muitas vezes fragmentada, o objetivo é simplificar o acesso a essas informações cruciais de uma forma interativa.
Lê-se na plataforma Programas Eleitorais.
O projeto que se assume como independente "visa promover a literacia política e facilitar o diálogo informado", através da interação com um chatbot. De forma simples, "os utilizadores podem rapidamente compreender as diferentes perspetivas e fundamentos dos programas eleitorais", reunindo bagagem para sustentar decisões mais informadas.
Apesar de todos os dados e informações que constam no Programas Eleitorais serem "retirados diretamente de fontes oficiais e atualizados regularmente para refletir as posições atuais dos partidos políticos", importa apurar o senso comum e o sentido crítico, indo além da conversa com o chatbot.
Explore os programas eleitorais dos partidos portugueses
Para utilizar a plataforma, escolha um partido, explorando a partir de uma lista com os disponíveis.
Depois, comece uma conversa "com o chatbot que está treinado com o programa eleitoral do partido" e tire as suas dúvidas.
Além das respostas, e considerando que elas não serão, por si só, suficientes, o chatbot fornece o programa completo de cada partido, para que os interessados possam consultar.
Conforme descrito, o "projeto está comprometido com a transparência e a imparcialidade", assumindo um propósito "puramente educacional", "totalmente independente" e sem afiliações políticas.
fomentar a preguiça de ler programas eleitorais e basear em videos tiktok/insta/fb/X e chatbots…parece-me bom caminho para dar para o torto…
Mas perder tempo a ler quando maior parte são mentiras eleitorais…
talvez esteja na hora de te atualizares 🙂 estamos no seculo 21
a questão é que a maioria dos vídeos que circulam por ai, distorcem o contexto da conversa toda…uma coisa é ler e cada um interpretar a mensagem…e outra coisa é o “ouvi dizer/vi isto acontecer segundo este excerto de vídeo”…
Com meias verdades todos chegamos ao que queremos…experimenta a dizer a verdade por completa e vais ver quão difícil é chegar ao que se pretende…
Visitei a página na Internet através da ligação disponibilizada e deparei-me com uma abordagem na escrita mal-educada e parola, através de expressões como: «…Já agora, em quem vais votar?…», «…A tua escolha…», «…Conhece e interage…».
Quem redigiu os textos presentes no sítio devia estar a pensar numa página na Internet destinada a Familiares ou aos colegas da universidade.
Não se esqueçam de usar uma rede privada virtual (RPV) antes de começarem a responder ou a jogar com os programas eleitorais.
E lembre-se, em nome do Interesse Nacional não vote, diga não ao ilegítimo, criminoso, corrupto, e anti-democrático regime liberal/maçónico imposto pelo golpe de Estado da OTAN em 25 de Abril de 1974.
Li o teu comentário e deparei-me com uma abordagem na escrita mal-educada e parola, através de expressões como: «…deparei-me com uma abordagem na escrita mal-educada e parola…».
The f have just read!?
És tu José Pinto Coelho?
Um bom OTAN me pareces tu…
Para quem está indeciso recomendo o site emquemvotar.pt e responder ao questionário.
Um bem haja pela sugestão…mas funciona mal como o caraças.
Então só porque sou contra as touradas e nem assinalei essa questão como algo importante e mesmo nos resultados identificando-me, bem, como centro direita conclui que devo votar PAN…bolas! Isso é um resultado muito, muito inviezado. Não recomendo a ninguém que faça este teste. Mesmo com os erros que temrecomendo com o votómetro do observador.
https://observador.pt/interativo/votometro-legislativas-2024-responda-e-veja-de-que-partido-esta-mais-proximo/
Aqui dá o resultado da AD que está bem mais próximo do meu espectro de convicções políticas, embora não vá ser o meu voto.
O dito votómetro do observador, respondas o que responderes o resultado é sempre voto na direita!
Falso. Respondi a tudo concordo totalmente e deu-me PAN.
Falso! Fiz agora um teste por curiosidade e deu-me o Livre em primeiro.
E o chega nao fica com votos ? ahaha
Explorei um pouco e não acrescenta muito ao que os debates ou resumos de programas já nos dão.. mas pronto, é mais uma plataforma e pode ser que vá mais de encontro ao que a geração mais nova prefere como via informativa.