Espaço aéreo na Europa está comprometido e o serviço Flightradar24 não aguenta
O serviço Flightradar24 não é propriamente uma novidade, mas com o galopar das tensões entre a Rússia e a Ucrânia, ganhou uma nova importância uma vez que mostrava claramente as rotas que sobrevoavam a fronteira ente os dois.
Sabemos que, neste momento, por questões de segurança, o espaço aéreo ucraniano está encerrado. Com os voos comprometidos, muitos curiosos estão a recorrer ao serviço Flightradar24 para acompanhar a evolução desta guerra de uma outra perspetiva. Mas o serviço parece não aguentar tantos pedidos.
O serviço Flightradar24 permite ver, em tempo real, o mapa aéreo a nível mundial e, inclusivamente, acompanhar a viagem de determinado voo. Pode ser usado via browser, mas também existem apps para Mac OS, iOS e Android.
Ultimamente, o Flightradar tem sido usado para acompanhar a evolução da circulação aérea junto à fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, por causa da evolução do conflito.
Com a investida armada da Rússia nesta manhã, a Empresa Estatal de Serviços de Tráfego Aéreo da Ucrânia, horas após a invasão ao país declarou o encerramento do espaço aéreo do país por motivos de segurança.
Devido ao alto risco de segurança da aviação para a aeronáutica civil, o encerramento do espaço aéreo da Ucrânia para voos civis é decretado.
Flightradar24 com fila de espera
Esta situação não compromete só as viagens que passariam sobre a Ucrânia, todo o espaço aéreo europeu acaba por ficar comprometido.
Perante estas notícias, a curiosidade mundial está a levar muita gente a consultar o serviço Flightradar24. Contudo, para entrar, há quem tenha que esperar 25 minutos para poder observar o mapa, que foi o que nos aconteceu.
Depois deste tempo de espera foi então possível olhar para um mapa que nos coloca numa outra perspetiva o terror que se vive na Europa. É ainda possível ver, sob esta perspetiva, como são outros espaços aéreos afetados por conflitos, como é o caso da Líbia.
Este artigo tem mais de um ano
Para quem necessitar tente o flightaware -> https://flightaware.com/live/map
Deixem-se de usar estes serviços e usem os verdadeiramente publicos ou, até mesmo, participem deles.
Um simples aparelho usb (SDR) e uma pequena antena de um palmo, com um custo total de < 30€ premi-te ter acesso as mesmas informações (localizacao/velocidade/direcção , identificação, modelo, etc) que estas plataformas que muitas vezes limitam a informação atras de paywalls (ex aviões militares).
Obviamente que um receptor destes em Lisboa não apanha nem sequer todos os aviões em Portugal (no meio da cidade em apartamento e com antena dentro de casa, apanho no máximo um raio de 100km), quanto mais na Ucrânia, mas existem varias redes abertas de partilha desta informação, alias muitos dos websites conhecidos vão beber essa informação e lucram com ela, sem efetivamente terem grande trabalho.
rjSampaio, o Flight Radar24 😉 é muito mais que o usb (SDR), quando aguardas por um passageiro tens a busca por aeronave e e código do voo da previsão de chegada, etc.
Cumprimentos
Essa informação obtens de outras fontes sem grandes problemas, filas de espera ou a pagar.
Neste clima, o intuito penso que seja mesmo as aeronaves e não portas de embarque e afins…
Há o RadarBox.com que esteve e está a funcionar perfeitamente e com imensas features, muito melhor que o FR24. Estive a acompanhar durante o dia os voos na Ucrânia.
+1
https://globe.adsbexchange.com
E não há filtros nem cortes !