Encomendas transportadas por drones – este é o Futuro!
Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, apresentou ao mundo aquilo que será o futuro na entrega de encomendas da empresa.
Dentro de quatro ou cinco anos, a Amazon espera ser capaz de entregar encomendas de pequenas dimensões através de um sistema inovador feito através de drones. Desta forma a empresa pretende, num raio de 16 quilómetros, fazer entregas em apenas meia hora, a partir do momento em que foi efectuada a encomenda!
No último evento organizado pelo Pplware em parceria com o IPG, o Create Tech 2013, que ocorreu no passado fim-de-semana, foi possível assistir à qualidade da tecnologia implementada nos drones pela empresa nacional EGI Drones. Esta empresa adaptou os seus drones à captação de fotografia e vídeo aéreo em HD.
Mas esta tecnologia há muito que está adaptada à captação de imagens. O que ainda não era assim tão conhecido, era o seu potencial no transporte de pequenos objecto. E é nesta área que a Amazon se vem destacar.
Em entrevista à CBS, Jeff Bezos divulgou a mais recente aposta da empresa na forma de transporte.
Em fase de testes, a Amazon tem drones apelidados de "Amazon Prime Air", que serão capazes de entregar encomendas de pequenas dimensões em apenas 30 minutos após a recepção da encomenda.
A ideia será que num raio de 16 quilómetros dos principais centros de distribuição da Amazon nos Estados Unidos, as encomendas com menos de 2 quilos (cerca de 86% das encomendas expeditas) consigam ser entregues por esta máquina em menos de meia hora.
Os protótipos dos drones de entrega deslocam-se através de coordenadas GPS, o que livra a tecnologias de telecomandos.
Os desafios desta tecnologia vão um pouco mais além do tipo de motor ou de controlo que lhe é incutido. Segundo Jeff Bezos, um grande desafio é a colocação de segurança necessária para que, tanto a mercadoria como a população, não sejam afectadas de forma danosa por este sistema. "Isto não pode aterrar na cabeça de ninguém que esteja a passear na rua", referiu Bezos.
Dados os desafios, não é espectável que esta tecnologia seja implementada no imediato. A somar aos desafios, a empresa necessita de uma autorização por parte da Administração Federal de Aviação Norte Americana de como o sistema é seguro para circular no espaço aéreo. Contudo, é previsível que daqui por uns quatro ou cinco anos, os drones da Amazon já sobrevoem os céus americanos.
Vamos ficar atentos ao que o futuro tecnológico nos reserva.
Este artigo tem mais de um ano
E abre assim a época de caça ao drone!
Fora de brincadeiras, é uma excelente iniciativa por parte da Amazon, não só entrega rapidamente as encomendas como também “despacha” o trabalho de estafetas e tudo mais!
Pergunto se para além do limite de 2kg existira também limite de dimensões, visto que aquela caixa (talvez protótipo) seja um pouco pequena…
” também “despacha” o trabalho de estafetas e tudo mais!”
Depois é vais ver os estafetas a queixarem-se que deixaram de ter trabalho e tão no desemprego. lol
“E abre assim a época de caça ao drone!”
Tu estavas a brincar mas eu acho que isso ia acontecer mesmo… Pessoal com o intuito de roubar encomendas de outras pessoas, ou até mesmo vingança por parte de pessoas que fiquem no desemprego (sim, porque isso vai acontecer).
Não deixa de ser uma boa iniciativa, mas eu pessoalmente não confiava uma encomenda minha a esse entregue por esse meio
Vai abrir a caça aos drones, um tiro de caçadeira no drone e vamos ver o que a caixinha nos traz 🙂
É melhor que o Natal 😀
+1
Foi o que eu pensei
Era o que eu ia dizer 😀
Serão com certeza desenvolvidos de forma a precaver esse tipo de situações.
Eles voam muito alto e muito rápido, precisavas de ter uma pontaria excecional!
Basta esperar que ele entregue uma encomenda e é logo apanhado, nem que seja com uma rede.
sim sim…
e depois vai a policia bater a tua porta para de meter atrás das grades por roubares propriedade alheia…não te esqueças que eles teem gps e camera de filmar 😀
Isso do gamar é facil…tanto carro na rua, televisões em lojas, etc, o problema é aseguir lol
Mas claro de certeza que vai haver grupos especializados neste tipo de crime…encapuçados, etc…digo eu lol
cmps
Qual caça ao drone, vai ser mas é uma caça às frequências de controlo 🙂 já não era o primeiro drone a ser “desviado”.
E estes ainda trazem brinde 🙂
pois…esse é um problema maior ainda…é que nesse caso é dificil apanhar o suspeito…
mas eles teem tracking…
cmps
Porque não fazer um jogo chamado “Drone Hunt” ( ver Duck Hunt na antiga NES ) ? O jogo podia ter em vez do cão, um vizinho a rir-se cada vez que falhávamos o tiro e em vez do mato tinhamos uma vedação daquelas que há na América 😀
Claro que o bónus vem agarrado, isto é, se a caçadeira não o destruir :p
Na publicação deste artigo no gizmodo ha dois ou três dias atrás, alguem salientou (e bem) que dada a quantidade de encomendas que a amazon processa por dia (e mesmo por hora), se estas entregas por drone chegarem a ser implementadas vamos ter algumas dificuldades em ver a luz do sol! hehehehe
Obviamente que não será para entregar todas as encomendas. Mas as mais urgentes
E as que são mais perto dos armazéns deles, dada a autonomia de 16Km
E caso sejam talibans ou afins podem ser “enviar” uma bombita a alguém…
Quando começarem a cair drones na cabeça do pessoal, a expressão “morte por encomenda” vai ganhar um novo significado. 😀
No raio de 16Km…
Humm… com uma carrinha demoravam menos de meia hora 🙂
Mas acho piada à coisa. Mais pelo conceito do que pela utilidade que lhe vejo.
Mas não têm que pagar o ordenado..
isso em longo prazo vai-lhes poupar muito dinheiro..
Tenho muitas dúvidas que assim seja! Primeiro será necessário que as autoridades permitam isto, e depois há a questão de nº de aparelhos, manutenção, licenças e seguros e pagar ao pessoal responsável pelos aparelhos. Os seguros para uma coisa destas serão de certeza altos, tornando isto financeiramente pouco atractivo, pelo menos até que a tecnologia tenha dado provas de segurança e permita que um aparelho possa transportar mais do que uma encomenda.
Eu acho que isto é só a Amazon a marcar território para o futuro ainda distante que poderá nem ser concretizável por causa das autoridades e segurança pública!
bom isso depende to trânsito…so se fosse de mota…em lisboa segunda circular…da quase para ficar parado a ver um file no portatil 😀
Eu por acaso vejo uma solução optima para estes aparelhos…
nestes armazens gigantes, as coisas podem estar muito longe, e é preciso muitos estafetas e estes demoram tempo a ir buscar os artigos…porque não uma coisa destas dentro dos armazens??
Com rotas bem defenidas…caso contrario, nem de capacete a malta la pode estar lol hehehe
cmps
Vai td para o desemprego.
O Steven Cobert dá uma sugestão muito mais fácil e prática:
http://www.colbertnation.com/the-colbert-report-videos/430896/december-02-2013/amazon-s-delivery-drones
+1
muito bom!!!
Cá para mim o Jeff Bezos tem alguns aviões e helicópteros telecomandados e agora quer tornar este meio de transporte frequente……
Eu via este meio como um método de transporte de algo urgente e pouco frequente e mesmo assim teria muitas dúvidas em ver implementar este sistema.
Além disso o artigo parte de um pressuposto errado, tudo bem que 86% das encomendas têem menos de 2Kg, mas seguramente um valor diminuto é que está dentro do raio de 16Km!
Já agora a que altitude voam? Para evitarem os “caçadores” 🙂
Eles voam para “pequenos espaços/aeroportos”? Ou pousam na varanda/jardim de qualquer um? E se o cliente ficar com a encomenda e o drone? Desviam-se de árvores, fios eléctricos, torres, montanhas, etc?
Acho que pelas bandas da sede da Amazon é melhor andarem com um bom capacete, que aguente com os 2Kg da carga mais o peso do drone! 🙂
Interessante, mas muito pouco provável. Como conheço a área em questão, os ‘drones’ (UAVs) têm capacidades reduzidas, devido às baterias, e navegação imperfeita. Isto porque existem demasiados obstáculos no ar, tais como postes, fios, árvores, etc. Não basta introduzir as coordenadas de GPS. A indústria de UAVs tem um futuro muito promissor, e são ideias como estas que impulsionam a pesquisa e investimento. No entanto não esperem por estas tecnologias. Mais depressa irão encontrar ‘drones’ a patrulhar o céu, ou a recolher dados.
Esqueceste-te dos tipos lá mais acima com as caçadeiras :)~
E do processo astronómico que a Amazon vai levar no dia em que um drone se espetar contra uma pessoa…
É um conceito interessante, mas dificilmente implementável em escala.Creio que será mais uma acção de marketing visto que há actualmente alguma discussão acerca do tema dos drones e o seu uso civil.
– Primeiro teriam de ser criados corredores aéreos ou rotas.
– Garantir uma localização com alguma precisão, para a entrega.
– Vivo em apartamento…a encomenda é entregue onde? na varanda? O erro de 2 ou 3 metros no gps e suficiente para a encomenda cair na rua?!?
– Após uma viagem, troca-se as baterias ou recarregam-se? A recarga ainda demora algum tempo. Pela imagem, é um Octo e tem duas baterias.
– Com vento a autonomia será reduzida…
– A rota será a direito ou é preciso ser traçada? Grandes cidades, logo maiores altitudes… não estou a ver uma coisa destas a circular entre os prédios de Nova Iorque!
…podia enumerar mais algumas, mas creio que estas razões chegam para criar a duvida.
Mais uma nota…uma cidade do Colorado-EUA, vai emitir ou já emite licenças para caça de drones… vai ser giro!
Eu quero 1 pizza,ops com o vento das elices vai arrefecer ;(
Nessa altura já vai haver uma dragão voador que aqueça a tua pizza 😉
Deviam era pensar numa forma de entregar mais rápido em todo lado. Tive que encomendar o MotoG noutra loja porque o prazo de entrega que me davam era para o dia 24, apesar de eu ter feito a pré-reserva. Fiz a encomenda aqui: http://www.unlocked-mobiles e já chegou.
Isto é um perigo para a aviação comercial.
LOL… comentário priceless… Aviação comercial? Really? queres comparar a altitude a que o drone voa com a de um avião comercial?
E de certeza que vai ter as mesmas restrições que qualquer outro objecto perto de um aeroporto.
lol
E a questão prende-se… qual o futura da humanidade? Sim porque um dia os humanos não vão servir para quase nada. O futuro deverá passar pelo controlo da natalidade, certamente.
É bom que haja avanço tecnológico mas o desemprego irá arrasar por completo a sociedade civil. Uma questão a pensar…
Diogo… para nada?!
Nenhuma tecnologia, drone, robot ou ciborgue vai conseguir substituir a mulher 🙂 E não, não estou a falar da cozinha ou de limpezas 😀 😀 😀 LOL
LOL
O mais certo é ser só serviço para um cliente alvo, o empresarial. O tal que precisa de um item em tempo e pode pagar o serviço de urgência. E provavelmente com isto venham a instalar pequenos armazéns nas grande cidades para servir esse mercado. Por exemplo eles na UK já tẽm o serviço em que o cliente pode levantar a encomenda num deposito, por norma são pequenas mercearias de bairro e que nalguns casos facilita e muito, porque assim tem a encomenda no regresso do emprego e não guarda para o dia seguinte ter que levantar nos correios. Para isso basta assinalar no acto da compra a forma de entrega e até chega-se a pagar menos de portes.