EMEL procura sistema de monitorização de lugares de estacionamento
A EMEL é a empresa que gere a mobilidade e o estacionamento em Lisboa. Nesse sentido, a empresa lançou um concurso público para fornecimento, instalação e manutenção de solução de monitorização de lugares de estacionamento dedicados a operações de cargas e descargas, ao abrigo do projeto C-ROADS PORTUGAL
Este concurso é cofinanciado através do programa europeu Mecanismo Interligar a Europa (MIE)/Connecting Europe Facility (CEF).
Atenta às necessidades dos seus residentes, assim como de quem circula nas ruas da cidade, quer seja em trabalho quer seja em lazer, o objetivo da EMEL é tornar a mobilidade urbana mais segura, responsável e confiável.
Com um valor total de 370 mil euros, 50 por cento dos quais financiado pelo CEF, a empresa procura um sistema que monitorize 650 lugares de estacionamento na via pública, reservados a operações de cargas e descargas, na zona compreendida entre a Baixa Lisboeta e o Campo Grande.
O objetivo é que esta solução permita mapear esses lugares e detetar a respetiva disponibilidade (livre/ocupado) em tempo-real, tornando, assim, a circulação mais fluída nas ruas da cidade.
Os critérios de adjudicação têm em consideração, além do custo, o nível de abertura do sistema proposto (possibilitando a comunicação direta dos dados com a plataforma de monitorização da EMEL) e o grau de sofisticação do equipamento, nomeadamente se permite verificar o estado por frequência de comunicação independente (p.e. Bluetooth), se dispõe de funcionalidade de selo temporal aquando da deteção de alteração de estado, se permite comunicação com outros dispositivos (smartphones, equipamentos de navegação automóvel ou chave a bordo para proxy de identificação de veículo estacionado) e se é compatível com grau de proteção IP69.
Os detalhes dos concursos podem ser consultados aqui.
O C-ROADS PORTUGAL é um projeto para o desenvolvimento harmonizado de Sistemas Inteligentes de Transporte Cooperativos (C-ITS) em Portugal, cofinanciado através do quadro Connecting Europe Facility (CEF), que pretende tornar as estradas portuguesas mais seguras para os cidadãos, a mobilidade mais eficiente, e reduzir as emissões do transporte rodoviário.
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Se fizessem isso para todos os lugares incluindo a possibilidade de reserva de lugar por um fee é que seria interessante.
Caro José, com certeza que não vive em Lisboa! Sem lugares reservados, para os moradores por vezes já é complicado arranjar lugar quanto mais se alguns condutores podessem andar a reservar…
Como eu saberia se determinado lugar livre está efetivamente livre? (iam colocar um sinal em cada lugar! as ruas iam ficar tipo árvode de natal com luzes…)
Quem quer reservar um lugar é simples, que alugue uma garagem…
As cidades têm de evoluir, principalmente as capitais. O futuro passa por contabilizar todos os lugares de estacionamento e introduzir um método de reserva. Quem não gosta volta para 1960 ou vai viver para os subúrbios.
O futuro passa por proibir os carros de entrar na centro das grandes cidades.
Hugo Nabais, sim concordo. Mas o caso que falo nem sequer é um centro de uma cidade. No entanto para isso devem ser criadas alternativas decentes de transportes e locais de descarga mais próximos das casas, para que as pessoas possam ir deixar as coisas em casa e depois deixar o carro fora e voltar de transportes.
Mas para quem são essas reservas? Não entendo se são para pessoas comuns ou situações especificas! Na zona que vivo existem lugares reservados para situações especificas como por exemplo para um lar de 3ª idade e aí acho que é perfeitamente normal, agora uma pessoa comum poder reservar um lugar exterior não concordo não me faz o menor sentido.
Facil, preciso de ir a algum lado, gosto de ter a comidade de saber se vou ter estacionado e se possivel conseguir reservá-lo com uma slot de 15/30 min para garantir que enquanto me desloco ele não é ocupado.
Claro que não é para reservar eternamente.
O Projecto Solar Roadways é adaptável para este tipo de situação. Para além de trazer benefícios acrescidos como iluminação led da estrada, captação da energia solar, descongelamento de vias, também traz sensores de pressão para detectar peões ou animais selvagens na estrada. Pena que ainda está com o objectivo de ser instalado nas estradas privadas de pessoas e não das públicas.
estas a brincar certo?
a pena mesmo é ser impraticável.
A fusão também vai resolver os nosso problemas energéticos, o problema é que não sai do laboratório…
As Solar Roadways são banha da cobra. Já foram testadas em vários países e falharam.
https://www.youtube.com/watch?v=dM50P4K9UVk
https://www.libelium.com/iot-solutions/smart-parking/
A EMEL devia era preocupar-se em sinalizar convenientemente as zonas de carga e descarga, dito início e fim, e simplesmente não singir-se a um único sinal logo seguido de sinal de estacionamento pago sem que estejam claramente identificados na via rodoviária colocando à mercê da multa diariamente dezenas de condutores.
A EMEL devia é acabar, são uma cambada de chulos.
É só tachos para os #€%&…
Se eu pago IUC para circular porque raio tenho que pagar para estacionar?
Queres ver que alguém pensou em que quem anda de carro nunca sai de dentro dele nem o pára?
Outra, a rua é pública, é de todos, não é do estado nem da câmara.
Deveriam era fiscalizar os estacionamentos abusivos, tipo em cima do passeio, nas paragens dos autocarros, em segunda fila, etc… Pois, mas isso não dá tanto.
Como eu os compreendo…
Andar a rou
“(…) a rua é pública, é de todos, não é do estado nem da câmara.” Se é pública é porque é propriedade do estado o que significa que é também propriedade de todos os contribuintes (apesar de na prática, principalmente com empresas não é isto que acontece). Mas tens razão a EMEL é só tachos para os #€%&. O melhor é que a empresa cobra por nenhum serviço. Em economia paga-se por um serviço ou por bens. Estas empresas de “fiscalização” não prestam serviço nenhum. Protegem a viatura? Não, se a partirem não se responsabilizam. Ajudam a estacionar, limpam a viatura enquanto está estacionada? Nada! Na giria chama-se mamagem.
E eu vou ainda esta semana comprar outra rebarbadora !
Desenvolvi um sistema idêntico ao que pretendem no Porto onde atualmente funciona para perto de 200 lugares. Funciona a partir de um app dedicada, onde através de uma mapa, é possível em tempo real visualizar os lugares disponíveis nas zonas onde foram implementados sensores que desenvolvi e instalados em cada lugar.