Elon Musk pede desculpa por problema numa função “estúpida e bastante irritante” nos Tesla
A Tesla tenta automatizar uma série de funcionalidades para tirar do carro botões e manetes. Por outro lado, estes automatismos facilitam, ou têm a intenção de facilitar, a experiência de condução. Os Model 3 e o Model Y, por exemplo, são elogiados por muitas das suas funções automatizadas. Apesar disso, há algumas funcionalidades que ainda são alvo de críticas. Por exemplo, os limpa-para-brisas! Musk sabe disso e já reagiu a uma crítica.
Limpa-para-brisas têm uma função "estúpida e bastante irritante"
A Tesla lançou limpa-para-brisa automáticos para seus veículos de hardware Autopilot 2 no início de 2018, mas o recurso nunca foi realmente refinado a ponto de ser à prova de balas. Esta é uma das razões pela qual a marca ainda hoje recebe reclamações ou observações sobre as peculiaridades dos limpa-para-brisas automáticos. Nas redes sociais, como é o caso do Twitter, os utilizadores costumam deixar o seu descontentamento.
Numa dessas queixas, um proprietário de longa data, inclusive é um tester FSD Beta, @TesLatino, que retuitou um vídeo de um proprietário de um Tesla que apelidou a função de limpa-para-brisas automático de "estúpida e bastante irritante".
AP auto-wipers need to be fixed @elonmusk. At the very least allow to cancel wipes while on AP. It makes no sense to allow this to keep happening. https://t.co/kp0EsJNtoZ
— TesLatino (@TesLatino) May 28, 2023
O proprietário do Tesla não podia realmente ser responsabilizado pelo comentário duro, uma vez que o vídeo mostrava os limpa-para-brisas automáticos do veículo a funcionar durante um dia claro. O utilizador @TesLatino perguntou então a Musk se a Tesla poderia pelo menos permitir que os proprietários cancelassem a função enquanto o Autopilot estivesse ativado.
Tesla aproveita todas as 8 câmaras para deteção avançada de chuva
Musk respondeu ao pedido e, na verdade, o CEO pediu desculpas pelo desempenho inferior do recurso. Explicou que os limpa-para-brisa automáticos são uma das últimas redes neuronais a serem atualizadas e terão apoio de imagem captada pelas câmaras do carro.
Os proprietários dos Teslas sugeriram uma série de melhorias nos limpa-para-brisas automáticos para melhorar a funcionalidade. Além de permitir que os condutores desativem o recurso enquanto o Autopilot ou FSD está ativado, os membros do subreddit r / TeslaModel3 também observaram que seria bom para o fabricante de veículos elétricos torná-lo numa opção para que a roda de controlo esquerda no volante pudesse controlar diretamente os limpa-para-brisas.
Tendo em conta o recente comentário de Elon Musk, os proprietários de Tesla podem esperar algumas melhorias nesta funcionalidade. Aliás, é interessante perceber que a Tesla está a usar a sua rede de conhecimento existente dentro dos carros para ir mais além que os tradicionais sensores de chuva. Com o recurso a imagens das câmaras, esta funcionalidade poderá ser substancialmente melhorada, tornando-a menos irritante e mais precisa.
Este artigo tem mais de um ano
Sempre comandei o limpa-para-brisas com a alavanca, faz-me confusão este patuá de “os limpa-para-brisa automáticos são uma das últimas redes neuronais a serem atualizadas e terão apoio de imagem captada pelas câmaras do carro”.
Não posso deixar passar um apontamento de Martin Eberhard co-fundador e primeiro CEO da Tesla (foi despedido, com indemnização, por Musk em 2007), numa entrevista recente:
“Tenha em mente que toda essa porcaria de piloto automático [Full-Driving Self-Driving] — nada disso existia quando eu estava lá. Ainda estávamos ocupados a tentar fazer o carro funcionar e nunca pensámos nisso.
Acho que é um erro pensar num carro como uma plataforma de software — como um iPhone ou algo assim. Não é a mesma coisa.
Eu tenho um iPhone, e toda a vez que recebo uma atualização de software – há bugs. Esses bugs significam, por exemplo, que ocasionalmente a minha app de feed de notícias bloqueia. Isso não é grande coisa, porque é apenas um aborrecimento no iPhone. Mas esse tipo de bug se aparecer no software que controla, por exemplo, os travões ou a direção, pode-te matar.”
Não tem havido bugs que causem grandes problemas no software dos Tesla?
Os para brisas automaticos existem há mais de 10 anos tive um toyota de 2007 que já os tinha.
Em relação a bugs e software vocês gostam muito de comparar um software para um carro andar sozinho com um telemovel porque não comparam por exemplo com um piloto automático de um avião ? quanto bugs esse tem? quantos aviões já caiaram por causa do piloto automático? pois 0, é possivel fazer software sem bugs tem é de ser devidamente regulamentado
Notícia de 21/11/2022: ” Outro bug de software faz com que a Tesla esteja a chamar 321.000 veículos” (problema nas lâmpadas)
Notícia de 16/02/2023: “Tesla recolhe 362.758 veículos, diz que o software Full Self-Driving Beta pode causar falhas” (este sim, na condução automática).
Bugs há e não é só na condução automática.
Os sensores automáticos que ativam e regulam os limpa-para-brisas há à anos, que depois se podem ajustar manualmente na alavanca que está por baixo do volante. Nos Tesla é tudo automático, ou mexe-se no painel de controlo, tirando os olhos da estrada.
Tudo isso foram updates de software aos carros e os problemas ficaram resolvidos mas engraçado que tens ai uma palavra muito importante “Full Self-Driving Beta” portanto foi um problema que aconteceu em beta e foi resolvido por um update de software ahah quem diria que havia problemas em versões betas de todos os softwares do mundo.
1. Nos teslas tambem dá para ajustar a não ser neste caso que pelos visto vai ser resolvido rapidamente com um update.
2. Podes sempre usar o controlo de voz se não quiseres tirar os olhos da estrada
Notícia de 18/02(2022: “Tesla investigada devido a travagens abruptas. A Tesla está a ser investigada nos Estados Unidos (EUA) depois de centenas de condutores se queixarem de carros que param abruptamente no meio da estrada quando seguem com o piloto automático ligado. Na quinta-feira, a Administração Nacional de Segurança no Trânsito das Auto-estradas (NHTSA, na sigla inglesa) informou que abriu uma investigação formal a 416 mil veículos da tecnológica devido a relatos de travagens abruptas associadas ao sistema de pilotos automáticos.”
Não há problema nenhum de software 😉
Ha muitos por ai como o Rui que defendem a marca até à morte, pena é ser um carro a pilhas e com 0 de desportividade, não é compativel para o meu gosto.
Se for para andar a 60 ou a 80, um mero carro a gasoleo que custa metade do preço chega ou até mesmo um Zoe ¯\_(ツ)_/¯
Sim, nunca aconteceu qualquer problema nos pilotos automáticos dos aviões. Explica aqui á malta porque razão o Boeing 737 Max esteve banido de voar durante mais de dois anos? E eu nem sequer vou colocar aqui a lista dos vários voos que o piloto automático foi quem causou o problemas, e foi os pilotos quem salvaram o dia, porque esta é extensa. Os pilotos automáticos foram sem sombra de dúvida uma medida de segurança que ajudou a reduzir o número de acidentes de aviação, mas dizer que este são infalíveis é pura ignorância. Para não falar que o piloto automático do avião não é autónomo, continua a precisar dos pilotos, bem como equipamento específico em terra para este funcionar.
Sim o piloto automático continua a precisar dos pilotos assim como os carros continuam a precisar dos condutores as pessoas é que já acham que já não precisam de nada. O que falhou no Boeing 737 Max foi um sistema chamado MCAS que sem duvida era um sistema automático mas em nada tinha a ver com o piloto automático alias nos dois acidentes o piloto automático nem estava ativo e mesmo assim este sistema não foi a única causa este sistema impedia o avião de stalling em alta altitude o problema é que nos 2 acidentes ativou-se em baixa altitude por uma falha num dos sensores de pitch angle. Vai ver as instigações de acidentes dos últimos 20 anos e diz me quantos foram culpa do piloto automático e depois falamos.
O sistema MCAS continua a ser um sistema totalmente autónomo do Boeing 737 Max. Este controla de forma automática, sem qualquer interação por parte dos pilotos, o sistema de compensação dos estabilizadores horizontais. E não, o sistema não falhou apenas por causa dos sensores do angulo de ataque, mas também por causa de erros no MCAS. Por alguma razão todos os os 737 MAX foram obrigados a ficar em terra durante mais de dois anos enquanto o sistema MCAS foi alterado e reavaliado para receber nova certificação.
“Vai ver as instigações de acidentes dos últimos 20 anos e diz me quantos foram culpa do piloto automático e depois falamos.”
Obrigado por teres feito o meu ponto. O que acabaste de dizer contradiz o que disseste inicialmente “quantos aviões já caiaram por causa do piloto automático? pois 0, é possivel fazer software sem bugs tem é de ser devidamente regulamentado” Em que ficamos? Nunca houve ou são raros? Bem como um acidente de aviação raramente se dá devido a uma única causa, mas sim uma multitude de causas que têm um efeito cumulativo até se dar o acidente.
A necessidade de um condutor não é algo que o CEO da Tesla, Musk, defende. Quantas vezes é que este já apareceu dentro do seu Tesla enquanto este está em piloto automático sem ir com as mãos no volante? Bem com as suas descrições mirabolantes nas suas apresentações daquilo que o seu AutoPilot é capaz de fazer apenas para indicar o contrário nas letras pequenas do acordo do uso do sistema? E mais uma vez os pilotos automáticos de um avião precisam de uma multitude de sistemas, em que muitos deles nem sequer estão localizados no avião, como por exemplo, os sistemas de ILS que usa uma variedade de emissores de rádio localizados na pista de aterragem.
Então mas mudou alguma coisa eu tinha acabado de dizer que o MCAS era um sistema autónomo mas que não tem nada haver com o piloto automático no momento dos acidentes nem estava ativo.
Pronto o que quis dizer é que tende para 0 então mas falas-te falas-te e não disses te nada ? ahahaha disse-te para me dizeres acidentes destes nos últimos 20 anos e que eu saiba não me contradisse eu disse 0 depois disse para me dizeres nos últimos 20 anos e tu falas-te balelas e não disses te porra nenhuma.
No futuro defende que não vai ser preciso mas por agora é preciso até porque o carro está constantemente a pedir para colocares as mãos no volante portanto quem nãos as mete está por sua responsabilidade e que eu sabia ele nunca foi visto num tesla sem as mãos no volante até porque raramente é ele que conduz ahah é descrito o que o autopilot é capaz de fazer e a milhares de vídeos na internet a mostrar isso basta investigar mas claro é sempre preciso ter as mãos no volante e estar atento se os atrasados mentais não estão já não é culpa do carro.
O ILS é um sistema para guiar o avião até a pista e há muitos aeroportos que nem sequer têm ILS, mas engraçado estás a tentar comparar um avião com um carro e está mais que provado que nos aviões funciona tudo bem mas nos carros no futuro não pode funcionar só porque tu queres ahahhaah
Deves ter sérios problemas de compreensão, só pode. O piloto automático é um sistema autónomo tal como o MCAS. E qualquer sistema autónomo pode falhar, seja por falha de instrumentação, seja por falha no desenvolvimento deste. Quando dizes que é possível software sem bugs porque este é regulamentado, estás a ser ignorante.
Ai agora o que quiseste dizer é que tende para zero? Não há paciência para tanta desonestidade, não passas de um mentiroso.
Sim, Musk nunca disse que os carros podem ser conduzidos autonomamente sem necessitar intervenção humana, pois claro. Quando esteve no recode em 2016 e afirmou tal, se calhar tinha fumado um quilo de cocaína e não sabia que que estava a dizer. O mesmo se passou quando esteve no Ted em 2017. Ou o vídeo promocional da Tesla de á 6 anos atrás que “demonstrava” o full self-driving e que no fim diz que a única razão pela qual existe uma pessoa no banco do condutor é por motivos legais, mais nada. Vídeo que sabe-se agora que foi encenado. No entanto disseste bem, “que eu sabia ele nunca foi visto num tesla sem as mãos no volante”. Vê se faz o favor a entrevista “The 60 Minutes” por Leslie Stahl e conta o número de vezes que Musk coloca as mãos no volante.
“O ILS é um sistema para guiar o avião até a pista” No s*** Sherlock! Ou será que é um sistema para fritar batatas, por isso é que é colocado um transmissor no fim da pista de aterragem, e outro próximo do início, para os passageiros não terem que caminhar muito para a sua bem merecida comida? Haja paciência. De notar que sem um sistema de ILS ou MLS, não existe a hipótese de teres o piloto automático proceder autonomamente a aproximação da pista, nem muito aterrar nesta.
Primeiro, eu não estou a tentar comparar o sistema de piloto automático de um avião com o de um carro, a primeira pessoa a mencionar aviões foste tu, mais ninguém. E muito pelo contrário, o auto-piloto de um avião não é comparável com o de um carro. O primeiro não tem qualquer sistema de adaptação a novas circunstância, ou inteligência artificial. Tal tarefa recai sempre sobre os pilotos.
Segundo eu nunca disse que a condução autónoma não funciona ou nunca vai funcionar, estás a ser novamente um autêntico mentiroso. Tenho problemas sim da forma como a Tesla e o seu CEO publicitam o seu producto.
Mas tu és burro ou não sabes ler? Já te disse que o MCAS é um sistema para prevenir o stalling não é um piloto automático.
E sim o que estou a dizer é que são muito baixos tendem para 0 ou são mesmo 0 mas tu tens falta de compreensão ou és atrasado mental ? não consegues compreender?????
Ele disse isso no FUTURO no FUTURO mas tu és burro ? ele nunca disse que era agora, mas então tu só tens problemas com a publicidade ahhhh então pronto estamos tranquilos quem diria que as publicidade são todas encenadas também deves ter um problema com o cillit bang então que diz que tira a sujidade toda e depois não tira nada.
Haja paciência para burros
Se queres ir por esta via, muito bem. Meu caro idiota e mentiroso. Vou ter que me repetir porque os idiotas, sendo idiotas, nunca percebem á primeira, nem muito menos á segunda. O MCAS é um sistema de controlo autónomo de um avião tal como o piloto automático. O primeiro faz parte dos sistemas SAS. Ao contrário do piloto automático estes não têm como função manter uma direção, velocidade vertical, altitude, e por aí fora. No entanto continuam a ter controlo sobre os elementos de voo de um avião, no caso do MCAS os estabilizadores horizontais, de tal forma que em duas ocasiões conseguiu ativamente causar um acidente com perda total de vidas. A Airbus também já teve os seus problemas com o AlphaProt, embora felizmente nenhum deles terminou de forma tão drástica, como por exemplo, numa situação ignorou os comandos dos pilotos quando estes tentavam executar o flare antes da aterragem, e para piorar, momentos antes de o avião pousar baixou o nariz espatifando-o de tal forma que o avião foi dado como irreparável, bem como causando um ferido grave.
Exceto que não é zero nem sequer tende para zero. São extremamente raros, mas continuam a existir.
Não, Musk não disse no futuro meu idiota, na apresentação ele disse especificamente e claramente “agora”. Aliás a Tesla está a ser processada precisamente por causa daquela apresentação e a defesa que os advogados de Musk engendraram foi afirmar que o vídeo é um deep fake para salvar a cara. Se o assunto não fosse mais sério até me ria.
Publicidade é uma coisa, o que a Tesla faz põe em risco vidas, existe uma diferença. E o vídeo não foi apresentado como uma publicidade, mas sim como um teste, teste este que foi fabricado para gerar hype, mas claro que eu compreendo que um idiota não perceba a diferença entre um teste e um stunt publicitário, ou que não compreenda as implicações morais quando publicitamos algo que levam pessoas a perder vidas.
Vai lá rezar e queimar umas velinhas para o teu deus, Musk. Ele adora idiotas como tu.
Usar um veiculo automóvel tem como primordial objetivo fazer chegar o utilizador ao ponto B depois de partir do ponto A. Para isso tem de o fazer em segurança, sem tirar os olhos da estrada, sem distrações, sem colocar em causa a sua vida e a de terceiros. Todos os veículos tem funções básicas que permitirem o seu regular funcionamento e o conforto do utilizador, como por exemplo o limpa para brisas. Fazer depender o acesso a estas funções só possível por um ecran táctil, obriga o utilizador a desviar o olhar da estrada. Se isto não é estúpido, é o quê então ?
+1
É só mais uma feature premium
O pplware podia é fazer um artigo, sobre o assunto de momento a nível mundial..
Sobre a ditadora de Bruxelas a ameaçar o musk, de que se não implementar funcionalidades de censura no twitter…este pode ser banido na EU..
Para quando esse artigo?
Bom tema.
Nada de novo a liberdade de expressão há muito tempo que já acabou na UE