PplWare Mobile

Elon Musk pede “abolição” da União Europeia após multa milionária

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Max says:

    O pior não foi o ataque de Musk, sabe-se o que esperar. Pior foi o que disse o Secretário de Estado dos EUA (ministro dos negócios estrangeiros), Marco Rubio, no dia anterior, antes de a multa ser anunciada, a classificou como um “ataque” a Washington “por parte de governos estrangeiros”.
    “A multa (…) da Comissão Europeia não é apenas um ataque à X; é um ataque a todas as plataformas tecnológicas americanas e ao povo americano por parte de governos estrangeiros”, declarou Rubio numa mensagem no X.
    “Acabaram-se os dias de censurar os americanos na Internet”, acrescentou.
    Tudo alinhado com a nova Estratégia de Segurança Nacional para os Estados Unidos (EUA), divulgada recentemente pela administração Trump, a qual descreve a Europa como um continente em declínio, advertindo que as nações europeias estão a enfrentar um “apagamento civilizacional” devido à migração e propondo “cultivar a resistência à atual trajetória da Europa dentro das nações europeias”.
    Neste cenário, convém ponderar as críticas à Comissão Europeia e à UE, face as amaças que vêm de todos os lados.

    • Antonio says:

      O violou várias obrigações: “ falta de transparência na publicidade”. Dá vontade de rir.
      Então onde está a transparência de quem nos governa na Europa? Não existe transparência. Já se sabia. Querem obrigar os outros a fazer o que os próprios não fazem.
      Enfim, vivemos num mundo estranho.

      • Max says:

        São três os factores da multa dos 120 milhões:
        – O X induzir em erro ao fazer crer, através da marca azul, que verifica a autenticidade das contas – quando não verifica (45 milhões). A lei europeia (DSA) não obriga a verificar a autenticidade das contas, mas proíbe que as plataformas digaem que o fazem, quando não fazem.
        – O X recusa-se a fornecer dados públicos, obrigatórios nos termos do DSA, que as demais plataformas prestam (40 milhões)
        – O X não regista e divulga adequadamente os repositórios de anúncios, incluindo e o anunciante e o target (público alvo), que devem estar disponíveis nos termos do DSA para permitir que investigadores, mas também a sociedade civil, detetem fraudes, campanhas de ameaças e de desinformação, além de anúncios falsos.
        O que é um facto que as demais plataformas, incluindo o TikTok, cumprem, com deficiências maiores ou menores – enquanto o X se recusa em cumprir, e por isso é multado – legitimamente.
        Musk e a administração americana é que estão há bastante tempo numa campanha de pressão para a UE não aplicar as multas previstas por incumprimento da legislação europeia. E é um facto que a UE as vinha a adiar – o que estava a levar a um coro de críticas na Europa. Incluindo do ex-Comissário Europeu, anterior, que diz que tinha deixado o processo praticamente concluído. O que a atual Comissão Europeia vem dizer é que o processo demorou mais, para ser inatacável em tribunal.

      • To Canelas says:

        E só porque uns não fazem, os outros já devem poder fazer? Realmente vivemos num mundo estranho.

    • Antonio says:

      Acrescento ainda, que a afirmação da Europa ser “um continente em declínio” é verdade. Só não vê quem não quer ver a realidade.

      • Carlos says:

        se a europa é um continente em declínio, o dizer dos estados desunidos da américa? porque havemos nós europeus de receber lições de quem vê o mundo à lupa do cifrão do dólar americano?

      • Joao Ptt says:

        A partir do momento que começaram a divergir de alguns valores religiosos que a igreja católica ia pressionando para serem seguidos que o declínio veio de forma mais acelerada.

        E para mim a igreja católica juntamente com as demais igrejas, seitas e cultos devem desaparecer, mas isso não invalida que as partes correctas das mesmas não devam permanecer e ser seguidas.

        Virá o tempo para isso, mas infelizmente só depois da invasão armada dos radicais islâmicos (países mais a Sul na Europa como Portugal, Espanha, Itália, etc.) e dos Russos (países mais a norte e centro da Europa) e dos demais que se juntarem a eles (Mongóis, Chineses, etc.). Possibilidades propostas por profecias diversas, e que até se concretizarem não passam de possibilidades, mas que parecem cada vez mais realistas e realizáveis.

  2. Factos says:

    A resposta dele? É a resposta de todos!

  3. nhecos says:

    Eu peço a abolição de Elon Musk.

  4. carai says:

    Ele que se preocupe com o seu país natal: África do Sul, tem lá muitos problemas para resolver.

  5. PJA says:

    O nazi gostava fazer isso? Ele que vá  à m…

  6. Sail says:

    Eu peço a abolição da Tesla, da Starlink, da rede X e por fim a dos EUA, sendo esta ultima estar apenas alguns anos de acontecer.

  7. sou_censurado_aqui says:

    Eu acho que os Estados Unidos da Améria devia ser Abolida e cada estado deveria recuperar a sua soberania. É exatamente o mesmo que ele pede. Povo burro e ignorante, estes americanos são mesmo desprovidos de inteligência.

  8. SouHumanoNaoOcidental says:

    Hoje acabei de postar algo sobre o Musk e o Linus.
    E vejo que este post vai de encontro ao que referi na minha resposta.
    No entanto eu tenho de ser mais ríspido.
    O problema continua a ser o mesmo que refiro há alguns anos, mesmo no seio familiar: a Europa é o centro dos problemas atuais.
    A forma de pensar europeia atual presume como base que somos bons, que aceitamos a diferença e que tentamos ajudar todos os povos a ter a sua autodeterminação.
    Nada mais errado.
    Vê-se já no caso Ucrânia/ Russia onde simplesmente somos muito parciais para um lado e quando contrariamos essa posição a Europa responde que a Ucrânia é um pais soberano e foi invadido e como tal temos de estar do seu lado.
    E a Armenia atacada pelo Azerbaijão?
    E a Turquia, os judeus e EUA a atacar a Síria?
    E outros locais como Iraque e Afeganistão?
    Portanto europeus deixem de ser cínicos e fingir que são bonzinhos: os paises e povos que invadiram no passado sabem na sua pele o quão são bons.
    Para mudar esta mentalidade europeia doentia o sistema escolar europeu tem de incluir nos seus currículos tanto o lado positivo como negativo da sua expansão, subjugação e exploração dos povos que fez durante séculos para que no futuro não se repitam os erros do passado.
    Atualmente o erro que a Europa fez com uma ex colonia sua de nome EUA foi permitir que a mesma fizesse o mesmo que a Europa fez anteriormente, ou seja, subjugar outros povos e invadir locais sem haver consequências nos seus atos levando a que hoje essa ex-colonia, um país novo, seja arrogante, mal criado e desrespeitoso para com povos e países bem mais antigos do que ele.
    E o que está acontecer hoje com este post? Os EUA estão a faltar o respeito aos seus Pais ( Europa) e o que deve fazer qualquer pai quando um filho já se acha adulto suficiente para ofender o mesmo? Mete-lo no seu lugar. E para isso bastaria apenas a Europa sanar as relações com outro país europeu de nome Rússia e acabar com a organização Nato e criar uma nova onde está a Rússia incluída como uma defesa única para a Europa tal como deviam ter feito logo após a segunda guerra mundial.
    Ai os EUA voltariam a sua insignificância.

    • Antonio Vasco says:

      Como os comunistas são anti europeus… Porque raio não vão para a Russia, se a acham tão boa?

      • Patinhas says:

        Têm outras opções: Coreia do Norte, Cuba, Laos, Vietname

        • PorcoDoPunjab says:

          Antonio Vasco, a Rússia não dá subsídios a imigrantes.
          Quem quer dinheiro e casa terá que trabalhar.
          Já viu isto? Um atentado aos direitos humanos.
          Era o que faltava. Vou para outro país e não me dão casa nem subsídios?
          Então não vou.
          Vou para onde me dão isso.

          Mas olhe que muita gente está a ir para lá, principalmente Alemães.
          Informe-se…
          Quando as coisas aqui se descontrolarem garanto-lhe que vai olhar para a Rússia com outros olhos.
          Europa Ocidental já era.
          Coisas de jeito agora só no Leste e vamos ver durante quanto tempo irão aguentar.
          Vá a Varsóvia ou Budapeste e depois vá a Paris ou Londres, ande a pé pelas cidades e depois venha cá contar o que viu.

          • PTO says:

            Europa Ocidental já era? Coisas de jeito só no Leste?

            Então tu ainda não foste para a Rússia porquê? És masoquista?

          • Antonio Vasco says:

            A Russia não tem imigrantes, tem emigrantes e muitos, tem também alguns “comissários” politicos estrangeiros abonados.
            Quem quer ir para a Rússia que não seja para receber ajudas para defender as posições russas noutros países? Já é assim há 80 anos.
            A Varsovia e a Budapeste fui há pouco tempo mas são cidades visitaveis ( e bonitas) desde que se libertaram do jugo russo .

        • PorcoDoPunjab says:

          Patinhas, Coreia do Norte, como deve de saber, não deixam entrar.
          Cuba está como está devido ao bloqueio.
          Se nós tivéssemos um bloqueio daqueles não estaríamos melhor.
          Laos não sei mas olhe que Vietname é algo a considerar.
          Aquilo não é o que pensa.

        • Mario says:

          A direitalha quando não argumentos, argumenta com isso.
          Então porque não vai a direitalha para o Estados Unidos? Afinal é um país justíssimo.

      • Tozzini says:

        Provavelmente porque não querem “cair” de um décimo primeiro andar ou qualquer assim coisa parecida

    • José says:

      É pá, controle esse ressabiamento! Até ficou vermelho com o esforço.

    • Realista says:

      Quando o muro de Berlin caiu, viu-se bem para que lado é que as pessoas fugiram.

    • PorcoDoPunjab says:

      SouHumano, o passo de que a Europa deveria atrair a Rússia para o seu seio e não a afastar é demasiado óbvio e só não é feito porque quem manda na Europa não quer que isso se concretize.
      Quem manda na Europa? EUA.

      A política do dois pesos e duas medidas só funciona até certo ponto.
      A partir daí os problemas começam a surgir de forma permanente.

      Não se pode dizer que A fez isto e aquilo e vamos castigá-lo e o B fez o mesmo ou ainda pior e não só o não vamos castigar como o vamos ajudar a fazer o que está a fazer.

      Este comportamento hipócrita só dura até os outros perderem a paciência.

      O estado actual da Europa é muito complicado mas como as pessoas estão anestesiadas com telejornais que passam a boa narrativa, a coisa vai andando.
      Mas as bases já estão comprometidas e daí ao descalabro é um passo pequeno.

      Cortar o petróleo e gás Russos foi uma jogada brilhante.
      Agora pagamos 4 vezes o que pagávamos.
      Notável jogada dos EUA.

      Mandar os Holandeses expropriar uma empresa Chinesa foi outra jogada brilhante.
      Os Chineses responderam com o bloqueio de chips e pararam a industria automóvel europeia.
      Aliás, fosse eu o XI e sabendo que se a Europa ou EUA tivessem o monopólio das terras raras nem um kilo venderiam à China, eu faria hoje o mesmo, nem uma grama para os EUA e Europa.

      A ideia de quererem roubar os activos Russos estacionados em bancos europeus é outra jogada de mestre.
      Os outros países que tiverem assets por cá irão pensar que lhes poderá acontecer o mesmo e vão tirar tudo o mais rápido possível.
      O Crédit Suisse, que geria asstes várias vezes o GDP de Portugal, faliu porquê?
      Assim tão rapidamente e logo após os Suíços, pela primeira vez em décadas, perderem a neutralidade e congelarem bens Russos?
      Coincidência apenas?
      Terá sido porque muitos países e indivíduos perderam a confiança na Suiça e retirarem as fortunas de lá assim de uma dia para o outro?
      Mistérios…

      Somos governados por gente medíocre, do pior que alguma vez apareceu.
      Merecemos por inteiro o que nos está e vai acontecer.

      Até aqui o penico se põe em bicos de pés com os Russos.
      Mas com as costas quentes, claro.
      Coragem, honestidade e competência é coisa que por cá não abunda.

      Estamos em 2025, pelo final do século ou mesmo antes a Europa será muçulmana.
      Parabéns pela conquista.
      Depois virá uma nova época dos descobrimentos e um futuro lindo e risonho em que as mulheres finalmente poderão ser livres e ter o seu papel na sociedade, mas sem saírem da cozinha, e se forem às compras só se for acompanhada pelo macho e aí sim, já poderão levar o seu melhor vestido de serapilheira ( saco de batatas) para mostrar às amigas.

      Tenho pena de já não poder assistir a tal Europa no fulgor da inovação.
      Marte já não será o nosso alvo, somos tão à frente que o sistema Solar será pequeno para o nosso engenho.
      Queremos mais, queremos Andrómeda.
      E vamos conseguir… Nada nos fará parar.
      Avante… Rumo aos paraísos verdes e aos amanhãs que cantam.

    • Pedro says:

      Concordo no que diz, em relação a EU, porque está muito decadente..
      Deixamos mentes criminosas governar, e este é o resultado.

      Sobre as invasões,etc, não são só os EUA, lembre-se da Jogoslavia.
      Foram Países da EU que a atacaram,e desmembraram, a França tomou um papel principal no processo.
      A mesma França que ainda tinha colonias em Africa, ate a pouco tempo, pelo menos.
      E a Libia?A França outra vez á cabeça.
      O Iraque?Portugal jogou um papel crucial, do ponto de vista politico, com a cimeira nas Lages, entre Americanos, Portugueses, Espanhois,etc.

      O que quero dizer é que os Países da EU, fedem, de tão podres que estão devido aos nossos actos, e pensamento.
      A Europa são mais de 54 Países, a EU só tem 27.
      A EU não é a Europa, é uma parte da mesma( a parte mais pequena ), e até podemos dizer que em muitos aspectos, a pior parte.

      A EU só funciona em um sentido, nunca se posiciona de forma neutra, e nunca tenta resolver problemas.Quanto muito, ela própria é que os cria ou exacerba.
      No caso da Ucrânia, é gritante, porque o País foi desestablizado pela EU e pelos EUA,Britanicos.
      8 anos de genocidio, terror, tortura, e no final mais um exercito gigante, para destruir aqueles desgraçados.
      Hoje tens a França, e Britânicos a cabeça da iniciativa “até ao ultimo Ucrâniano”, que nojo!
      A Alemanha que deveria ter aprendido a lição com 2 guerras que destruiram a Europa e mataram mais de 30 milhões de europeus, também não aprendeu nada.

      Mas no geral concordo em relação ao médio oriente, sendo o ultimo caso a Palestina, Siria, e mais abaixo Iemen, uma desgraça total para a Humanidade.

      Em relação ao Musk, ele é um caso extremo de nazismo.
      Não só na Africa do Sul, mas passando também pelos EUA, e até Russia, onde andava a tentar adquirir motores dos misseis intercontinentais,e dos quais acabou depois a “criar” os actuais da spaceX, mas quando olhas para esses motores, percebes logo, onde ele foi eber a tecnologia.
      É um extremista e um perigo para o mundo.

      Os EUA epah, o queda da União Sóviética foi uma grande tragédia não só para os Países que a formavam, mas para o mundo em Geral.
      Porque antes, havia 2 polos de puder, quando um te ameaçava, tu podias pedir ajuda ao outro.
      Isso acabou com o fim da União Sóviética.

      E depois de terminar, tem sido um banho de sangue grotesco.
      Sim os EUA jogam o papel principal, mas não só, paises da EU fizeram muito mal ao mundo também, e continuam a faze-lo.
      No mundo é sempre necessário 2 polos de puder pelo menos, isso deveria esta assente em pedra na lei das naçoes unidas.
      Idealmente o mundo deveria ter 3 polos de puder.

      No geral concordo com a sua posição em relação aos EUA, mas não me esqueço, do mal que nós temos feito, e fizemos no passado.500 anos de terror.

      Sobre a EU, fazer as pazes com a Russia, isso é óbvio desde o inicio, mas os Britânicos e EUA não querem, e ha curiosamente muito País da EU que também não quer, como os Ressabiados dos polacos,lituanos,suecos,filandeses,franceses?.
      Aquela confusão toda nem sequer deveria ter começado.
      Mas a decadência, o degredo é tanto que não teem sequer capacidade para isso.
      E depois ha os custos da c*gada que fizeram, que uma reconciliação é muito dificil, e os custos em indemenizações são astronómicos.
      Mas estes problemas não existiriam se não os tivessem criado, em primeiro lugar.

      • PorcoDoPunjab says:

        Pedro, a Jugoslávia, ou melhor, a Sérvia, foi atacada pela NATO e mais concretamente pelos americanos.
        É famoso aquele episódio do bombardeiro stealth abatido.

        A Europa não faz nada de militar sem os EUA.
        Guerras de hoje são travadas com recuros a satélites e outras fontes de informação que a Europa não tem.

        • Pedro says:

          Sim,
          Os EUA deram o OK, mas foi a França. a primeira a bombardear Belgrado.
          Os EUA bombardearam a embaixada Chinesa lá, com uma série de bombas potentes.
          Um crime de guerra, e muitos milhões de outros, naquela zona.
          Isto é vergonhoso, mas estou seguro que a França atacou a Sérvia.

          Os Satélites tinha-mos os americanos.
          Não te esqueças que a Maior Base Militar, de longe, dos Americanos na Europa, é no Kosovo.
          A Segunda maior é na Alemanha.

          É engraçado que pela lei internacional, o Kosovo é Sérvia, mas dizem que é um País independente.
          No entanto não querem aceitar o dombass, como separado da Ucrânia..

          Já viste o cinismo??
          O caso é o mesmo.

          Eles nem sequer querem aceitar que a Crimeia é Russia, apesar da Crimeia ter feito um referendo e ser uma região, autonoma, ou seja pela lei internacional pode-se separar, caso aconteça o que aconteceu.
          Em relação á Crimeia, até os EUA aceitam, porque é claro.
          Mas mesmo isso, não querem aceitar na EU, é para tu veres a decadência que vai cá.

    • PTO says:

      Parei de ler aqui: “Vê-se já no caso Ucrânia/ Russia onde simplesmente somos muito parciais para um lado “,

      Se achas que estar do lado de quem foi invadido e bombardeado sem qualquer razão é ser parcial, ficaste apresentado e seguramente que o que escreveste a seguir vale muito menos do que o tempo perdido para o ler. 🙁 🙁

  9. José says:

    Este tipo que se dedique ao croché ou à filosofia e vá mandar no diabo que o carregue! Era só o que faltava, vir um estrangeiro mandar nas opções dos europeus! Pior, quer que os Estados se submetam aos caprichos idiotas dos interesses privados de uma empresa! Não podemos, nem devemos admitir esta intromissão e tentativa em destruir aquilo que os europeus sonham. A U.E. , precisa de reformas, mas devem ser única e exclusivamente os europeus a tomar as decisões e a mandar. A Europa para os europeus, se têm medo, comprem um cão.

    • PorcoDoPunjab says:

      José, mas vc ainda não percebeu que a Europa não manda em nada?
      Que idade vc tem?
      Os Europeus sonham com o quê, em concreto?
      Reformas feitas pelos europeus? Sai já mais um gabinete de estudos, com uns 500 tachos, para estudar esse assunto hihihi…

      Já por lá há poucos corruptos e ainda quer mais?
      O que um tipo lê a um Domingo de manhã.
      Ao menos serve para rir…

    • PJA says:

      Concordo, futuro é a UE. É  claro que americanos, russos e chineses não querem, é deixá-los a palrar.

  10. Anung says:

    Não precisa de pedir nada, ela já está em fase de auto-abolição.

  11. Rui Almeida says:

    O elon musk tem razao, a europa não tem espaco no mundo atual e se não fosse a UE portugal estava melhor! Antes de entramos para a UE eramos uma potencial naval e um pais do g20 e agora?

    • PorcoDoPunjab says:

      rui Almeida, agora somos pedintes profissionais.
      Já posso ir ao banco? Hihihihi

    • Pedro P. says:

      Rui, será que acreditas mesmo nisso, ou escreves algo porque acreditas que radicalismo é sempre coerente e mais fácil do que reflexão própria?

      Alguns exemplos para te ajudar a construir uma narrativa com alguns factos:
      – A escolaridade média duplicou e o analfabetismo praticamente desapareceu.
      – O PIB per capita aproximou-se da média europeia pela primeira vez na história.
      – Infraestruturas, saúde e serviços públicos deram um salto de décadas graças aos fundos europeus.
      – A entrada na UE abriu oportunidades, direitos e mobilidade que mudaram estruturalmente o país para melhor.

      Quanto ao ponto que referes da Industria Naval, na verdade, o declínio naval começou no século XIX..

    • Max says:

      Portugal aderiu à UE (CEE) em 1986. Uma coisa se pode garantir – Portugal não estava no grupo das 20 maiores economias mundiais, nem sequer no grupo das 30 (agora anda pela 47ª posição).
      Quanto a Portugal ser uma potência – desde a década de 80 que o peso do PIB português na economia mundial anda pelos 0,3%. Mas, no que importa, o PIB mundial cresceu – e o PIB real em Portugal duplicou desde a adesão à UE.
      Quanto a ser uma potência naval, a menos que te enganes no século, deves estar-te a referir ao encerramento dos estaleiros navais da Lisnave/Setenave – mas os motivos são perfeitamente conhecidos, nada têm a ver com a adesão à UE.

    • Pedro says:

      Concordo com o que o Rui Almeida diz..
      na decada de 90, um fulano acabado de formar, ganhava 300 contos, ou seja 1500€.

      Com um custo de vida dezenas e dezenas de vezes inferior, viviamos bem.
      Hoje com um custo de vida, dezenas e dezenas de vezes mais caro, esse mesmo fulano ganha 1000€.
      Menos em termos absolutos que antes.
      Pobreza total.

      Eramos uma potência naval, e faziamos muitas trocas comerciais com os PALOPs.

      Porque é que vocês acham que os Britânicos se aguentaram, sem estar na EU?
      Pois, eles continuam a desenvolver, a CommonWelth deles.
      Portugal é que se esqueceu da sua CommonWelth(PALOPs).

      Tinhamos frotas de mais de 50 bacalhoeiros, a pescar no Oceano, melhores frotas pesqueiras, navios de transporte de carga, e hoje?
      Tinhamos bons estaleiros navais, e hoje??
      Produziamos carros, motos,autocarros e hoje?
      Eramos autosuficientes em muita coisa, e hoje?
      Ganhavamos mais,e tinhamos melhores condições de vida.

      Hoje?
      Hoje estamos na penuria, as casas devido ao terrorismo imobiliario, e a falta de governação, atingiram preços que vão atirar grande parte da população para o “estatuto” de sem abrigos.
      Criando um problema ao País gigante e irreversivel, sem precedentes em Portugal, e uma vergonha internacionalmente.

      O custo da comida, 6x mais caro.tudo esta muito mais caro, mas o Portugues ganha ainda menos que na década de 90.
      Na decada de 90, um empregado de mesa ganhava uns 750€.
      Se fores a ver nessa altura, seria o equivalente a agora 1500-2000€, se não mais.

      Havia muita corrupção, isso havia, mas hoje ha muito mais.
      A única coisa que podemos dizer que ganhamos, é vias rodoviárias, porque de resto perdemos tudo, e temos 30% na pobreza, 45% no limiar da pobreza.
      Um País sem industria não se consegue desenvolver!!
      É preciso exportar para enriquecer.

      O sector da Agricultura, é uma necessidade básica,
      O sector das pescas, é uma necessidade básica,
      O sector da energia, outro dos pilares essenciais.
      Da necessidade para desenvolver estes 3, sai muita tecnologia para aplicar nos mesmos e em outros.
      Mas onde estão estes 3??

      Há para ai um punhado de bravos, que ainda lutam contrra a corrente, mas são desprezados pelo desgoverno,corrupção e incompetência, quem sabe até chamados de “loucos”.

      É preciso iniciativas que suportem o desenvolvimento no País.
      É preciso que nos concursos publicos,haja um factor que determine, quantos postos de trabalho essa tecnologia cria no País.

      Tenho um concurso, o extrangeiro diz que faz por 500, o Portuguẽs faz por 550.
      Quem ganha?
      O Português claro, se criar mais postos de trabalho no País, que o estrangeiro.
      Porquê??
      Porque é muito mais barato a 550, do que comprar a 500 do extrangeiro, que destroi todos os postos de trabalho, e a geração de riqueza em Portugal, obviamente!
      Os concursos do Estado, deveriam ter todos esta clausula.
      E uma lista negra de empresas que entrem em incomprimento.

      • Max says:

        Aí há aldrabice. Tomando 1986, ano da adesão de Portugal à UE (CEE).
        – Se, 1986, o salário médio (bruto) em Portugal era de 35.000 escudos, de onde saiu os 300.000 escudos para um recém-licenciado – sabendo-se que um recém-licenciado ganha abaixo do salário médio?
        – Se fosse 300.000 escudos ≈ 1.500€, em 1986, equivaliam agora a 6.210€ em poder de compra (os preços atuais são 4,14 vezes superiores aos de 1986). Andar a comparar os valores nominais, dos supostos 1500€ com os atuais 1000€ agora é o maior disparate.
        – Mesmo admitindo que um recém-licenciado ganhava 35.000 escudos, ou seja 175 € (35.000$/200,482), isso equivalia agora a 725 €.
        Alguém te contou histórias de embalar de como se vivia em Portugal antes da adesão à UE.

        • Pedro says:

          Eu falei da décadas de 90.
          Antes disso não tenho referências, mas não me parece que um licenciado passa-se de 35 contos para 300 contos, em meia duzia de anos de diferença.

          E tendo em conta que estou seguro sobre os 300 contos, assim como estou seguro com os 150 contos de um bom empregado de mesa, vou assumir os seus 35 contos como propaganda.

          Até podia ser o valor do ordenado minimo,na altura, mas , como pode ver ninguém ganhava isso.
          Eu quando comecei a trabalhar ganhava, nos finais da década de 90, 140 contos, com formação, mas ainda sem a universidade.

          Não sei onde vai buscar os 35 contos, como referência.
          Ninguém ganhava nem de perto isso.

          • Max says:

            O que interessa é comparar à data da adesão à UE (CEE) – 1986. Falas-me em finais da década de 90, seja, 1996, 10 anos depois
            Os dados são os da Pordata que são os usados nestas coisas. Salário médio:
            – 1986: 178,4 € (x 200,482) = 35.766 escudos
            – 1996: 521,8 € (x 200,482) = 104.612 escudos.
            Podes confirmar, pesquisando por “Pordata salário medio desde 1986” e descarregando o ficheiro em Excel do link Pordata Quadro.
            Estas coisas não se analisam com bréu-bréu e números inventados, que só servem para confundir – que é o que pretendes.

          • Pedro says:

            quem é que está a confundir é você!

            Os 35 contos do salário minimo foram actualizados, porque ha muitas décadas que não era actualizado, é não se cuadunava, nem de perto nem de longe com a realidade!!!
            Não tem nada a aver com o que o Português ganhava, seu tótó!

            O que eu lhe estou a falar é de factos concretos, você é que me está a tentar confundir a mim, e aos demais aqui!!!!!

            Eu conheço bem o que eu ganhava, e o que os que estavam a minha volta ganhavam, não me venha você dar propaganda barata.

            Mais digo-lhe já que em 95 quando comecei a trabalhar, foi nas obras por necessidade, e ganhava 150 contos.

            Pouco tempo depois comecei a ganhar isso, fora das obras em trabalho qualificado, mas não era engenheiro na Altura.
            Os preços de “tabela”, eram os 300 contos para um Engenheiro.

            Havia um salto grotesco, entre a “ralé miúda” e uma pessoa licenciada.
            Era 8 ou 80, não havia ninguém no meio, no privado, talvez na função pública..

            Ganhava-se muito mais no privado que na função pública, agora é completamente o contrário.A função pública agora é um luxo, e o trabalhador, é escravizado no privado.
            O preço das coisas muito mais caras, tudo, muito mas muito mais caras.
            Um BigMac Menu no Macdolands, custava 400 escudos, ou seja cerca de 2€.
            Um café 50 escudos nos anos 2000, ou seja 25 centimos.
            A seguir passou a custar 50 centimos, o dobro, e agora nem sei mas deve ir pra 1 euro. 4x mais.

            Sufreu o Português um aumento de salário 4x?
            pela mesma lógica então, quem ganhava 150 contos, estaria agora com 600 contos, ou seja 3000€, e isso não é verdade de maneira nenhuma!!
            O salario minimo nem a 1000€ chega.

      • Realista says:

        Não fazes mesmo ideia nenhuma de como era Portugal antes de entrar para a UE, pois não?

      • PorcoDoPunjab says:

        Pedro, alguém empreendedor não quer saber de Portugal para nada.
        Justiça para rir, poder de compra da população para rir, corrupção desenfreada, taxas, taxinhas, impostos e derramas e sei lá mais o quê para sustentar um estado gordo e ineficiente.
        Como se isso não bastasse, pedir uma licença demora milhões de anos.
        Isto se não for um Robles qualquer que conseguiu licença para renovar o edifício em semanas quando normalmente demora anos.

        Pergunta…para quê gastar tempo e energia aqui?
        Isto não vale a pena.

        • Pedro says:

          O Problema é a corrupção, justiça,emigração ilegal,etc esta tudo ligado.

          Com o terrorismo imobiliário, as pessoas deixaram de ter puder de compra.
          Depois aumentaram os preços 3-6x de tudo e estamos no limiar da pobreza.
          Pois nestas condições, é dificil investir em Portugal defacto.

          Tem que se criar condições para que as pessoas voltem a ter dinheiro, e ai com puder de compra, o empresário já pode investir, porque as pessoas tem posses para comprar, caso contrário o dinheiro sai todo do País,

          Sou obrigado a concordar consigo.

    • Sail says:

      Mete mais tabaco nisso. Portugal nunca foi um pais do G20 e muito menos uma potência naval.

  12. Yamahia says:

    Com aquele penteado não engana ng.

  13. Stanley says:

    E se a União Europeia se tornar, num futuro utópico, uma federação europeia?

  14. Gringo Bandido says:

    A Europa tem que aprender que os USA não são de confiança, quanto menos dependermos dos USA melhor.
    Os USA vivem de criar inimigos e dividir para reinar.

    • Pedro says:

      Verdade,
      Mas na Europa também ha alguns que o fazem, e desestabilizam esta porra toda.
      Os Britânicos, Polacos, Paises Balticos são casos perdidos.

      Eu vou ser franco, quando os britânicos perceberam que que a EU, na forma que está configurada, depois do tratado de Lisboa, era uma prisão, saltaram fora.
      Nessa altura fiquei contente, porque era menos uma dor de cabeça, mas nós resolvemos adotar outras, como polonia e paises balticos, não aprendemos.

      E ainda queremos derreeter o restro com Ucrânia, Romenia, bulgaria.
      Isto está a ficar um circo de lunáticos.

      Pois os EUA não querem que exista a EU, obviamente, a EU é um mercado de 430M, os EUa só teem 330M, não podem competir conosco.
      Claro que não querem.
      Por isso mesmo os EUA e Britânicos são aliados, a causa é a mesma para os 2.

      O que não percebo é porque raio, é que temos que andar a reboque dos Americanos,Britânicos,polacos,paises balticos??
      Não se entende.

  15. George M says:

    Elon Musk e os Estados Unidos têm toda a razão. Com base em que critérios estão a criar essas regras? É uma situação unilateral, em que todos ganham, incluindo a Europa. Não existem Facebooks, Googles, Microsofts, X, Instagrams, SpaceX etc. na Europa que justifiquem multas americanas. Sem dúvida, a Europa pagará por este abuso.

  16. PorcoDoPunjab says:

    PTO, se vc não quer reconhecer que a Europa está num declínio acentuado e irreversível, isso é um problema seu.
    De qualquer maneira a realidade mais dia menos dia o trará de volta à Terra.

    Não vou para a Rússia por vários motivos, mas saliento dois.

    Primeiro, já estou perto dos 60 de Idade.
    Não é agora que vou sair, até porque não falo Russo nem tenho lá ninguém.

    Segundo, estou bem na vida.
    Fiz ao longo dos anos investimentos que se mostram muito rentáveis, fruto do meu trabalho de décadas e inteligência e disciplina adequadas.

    Mas não é por eu andar de Mercedes de 100 k euros que não vejo o que se passa no país e no mundo.

    Atenção, usei isto do Mercedes como exemplo.
    Jamais gastaria 100 k euros num carro.
    Péssimo negócio a todos os níveis e eu não faço maus negócios.

    Percebeu agora?
    Mas vá com essa conversa para a Alemanha.
    Muitos alemães estão a sair para a Rússia, Hungria, principalmente reformados
    Imagine lá o porquê….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.