PplWare Mobile

Elon Musk está a planear a sua própria cidade no Texas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Joao Ptt says:

    O problema é a falta de materiais, trabalhadores, etc.
    Mesmo as casas sendo modelares, é preciso fazer toda a infra-estrutura, que requer à mesma pessoas e muito material.

  2. Vasco says:

    O problema dos valores da habitação não é exclusivo de Portugal. Nos EUA a especulação imobiliária e a crescente procura rebentaram com a acessibilidade de um mercado absolutamente essencial. Nos EUA longe vão os tempos em que se encomendavam vivendas pela Sears, por catálogo, entregues em contentores em qualquer terreno do país, com preços que qualquer empregado médio podia pagar, como acontecia nos anos 50, 60 e 70. O problema da indisponibilidade de habitação a preços razoáveis está a agir como travão da economia. Bem haja Musk pois dentro das suas possibilidades e interesses está a tentar resolver de forma prática um problema tremendo.

    • Vasco says:

      Para complementar e para quem não sabe o quão fácil era adquirir uma casa para morar nos EUA aqui fica um artigo interessante na Wikipédia: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Sears_Modern_Homes
      E existiam outras empresas a vender e montar casas por catálogo. Tive um tio que emigrou para NY e comprou a sua vivenda, com piscina, ao fim de um ano a trabalhar na construção civil – literalmente nas obras… Hoje em dia seria praticamente impossível, mesmo nos EUA.

    • Grunho says:

      Nos anos 50, 60 e 70 existia a URSS para moderar um pouco a gula dos capitalistas. Hoje não existe. É aí que está a explicação da tal especulação imobiliária e dos seus lindos resultados. Porque se para o Musk nem o céu é o limite, para os planos dos capitalistas nem o inferno é limite. Mas não vai ser sempre assim. A vitória dos imperialistas na guerra fria é um mero parêntesis da História.

      • Vasco says:

        Eu acho que devemos procurar um meio termo: nem socialismo, nem capitalismo sem regras. Existe um “core” de direitos essenciais de base sem os quais um ser humano não pode sobreviver com o mínimo de dignidade, como cuidados de saúde primários, educação elementar de base, alimentação e habitação. O que é necessário é proceder ao ajustamento desses parâmetros essenciais em função do tipo de sociedade em que queremos viver, e aí os mínimos são definidos por padrões culturais e possuem um vasto leque de abrangência (por exemplo os nórdicos acham perfeitamente normal e quase garantido não terem de gastar qualquer valor desde a pré-primária até à universidade – consideram isso como um direito fundamental). Tem de haver uma adequação desse “core” ao padrão cultural vigente – e esse core deve ser definido através do voto democrático. Uma vez garantido, tem de existir uma forma de satisfazer a necessidade de diferenciação dos demais, que faz parte da própria natureza humana, e que permita elevar através do reconhecimento social e da posse de algum conforto material, aqueles que pelas suas capacidades se destacam numa sociedade. Nesse aspecto o capitalismo funciona bem, desde que exista um intervalo admissível e não os abusos que actualmente se verificam. Posso te dizer que acredito que no futuro a governação e gestão das nossas sociedades venham a ser na sua quase totalidade entregues a inteligências artificiais dada a complexidade crescente e o gigantesco número de variáveis que devem ser tomadas em conta para se poder decidir bem e de forma responsável em qualquer assunto relacionado com ambiente, implicações económicas, estabilidade social e muito mais. Nós humanos somos falíveis e corrompíveis e uma das formas de salvar a democracia será… sermos governados por inteligências artificiais 100% isentas, votando nós no tal núcleo de princípios essenciais e entregando a resolução dos problemas subjacentes a entidades mais capacitadas e mais rápidas. Cada vez acho menos provável, a menos que a humanidade regrida tremendamente, a sobrevivência de sistemas como o capitalismo sem regras ou o socialismo igualitário… Daria pano para mangas o assunto.

        • Técnico Meo says:

          O capitalismo com intervenção economia regulatória do estado começou logo nos USA após o Crash de 1928. Agora que a instituições regulatórias se tornam corruptas e laxistas como foi o caso do nosso banco de Portugal, a culpa é de quem se deixa corromper e de quem corrompe

        • Pedro Lopes says:

          Uau!
          À muito tempo que não via alguém com um pensamento tão bem estruturado.
          Concordo com uns 90% do que escreveste, mas admito que não tenho a paciência para o escrever num fórum.
          Obrigado pela partilha.

        • a verdade says:

          100% isentas de que? Que eu saiba todas sao enviesadas, portanto nao sao neutras. Uma hora a conta vai chegar. Nao ha almoco gratis.

      • Técnico Meo says:

        Sim kramarada. Tens toda a razão. E devíamos também a seguir instalar um regime neocomunista, parecido com o do Pol POT , e começar a executar todos os intelectuais do país, não eles cair outra vez na tentação do capitalismo. Avante kramarada!

        • Grunho says:

          A culpa do que aconteceu com o regime do Pol Pot foi inteirinha dos capitalistas que o precederam, que meteram nojo à população até encher completamente o saco. E depois pensaram que iam resolver facilmente o problema com recurso à violência. Não resolveram. Agravaram.

        • blablaefactos says:

          Mas ao contrario, regimes tipo, fulgencio batista, anastasio somoza, pinochet, franco, mussolini, joao figueiredo, Reza Pahlavi, e executar toda a “vermelhada” como dizia bolsonaro ( com microfone aberto) e trump (nas entrelinhas), ja era aceitavel! Uns sao kramaradas e os outros serao…kromanadas! Eu prefiro sempre, a krointeligencia, sem vestir camisolas, ou achar que o penalti é sempre penalti, qdo a meu favor e nunca o sera sendo contra.

  3. Rui says:

    Sim City: Tesla Edition

  4. Art says:

    Na prática, vai criar uma dependência maior da entidade patronal. E logo ele, que já é conhecido por ser um óptimo patrão.

  5. Tiago says:

    Nem que me pagasse bem para viver na cidade “Tesla” pior que estar dentro de um big brother!

  6. AlexX says:

    A sua Texas Utopia, estou a imaginar que isto vai ser uma espécie de mix entre o Hotel California e filme Vivarium, podem fazer o check-in quando quiserem mas nunca mais poderão sair 😀

  7. Jota says:

    Feudalismo está de volta 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.