É o Google ou o Bing? Microsoft tem uma nova tática para atrair os utilizadores
Há uma luta silenciosa entre a Microsoft e a Google para dominar o mercado dos motores de pesquisa. Mesmo com o domínio atual, o Bing quer assumir o topo e garantir ainda mais utilizadores. A prova disso veio agora, com a Microsoft a mascarar o Bing como se fosse o Google, para assim tentar atrair mais utilizadores.
Um novo comportamento pouco lógico da Microsoft parece querer enganar os utilizadores. A gigante do software implementou mudanças no Bing para tentar esconder o facto de as pessoas utilizarem o Bing sempre que tentam aceder ao Google. O Bing é um motor de busca que pode ser usado, mas com um pormenor. Para muitos, o Bing é apenas uma forma de chegar ao Google.
Num novo movimento pouco lógico e propositado, a Microsoft está a tentar esconder que os utilizadores estão a usar o Bing quando tentam aceder ao Google. O novo comportamento, detetado há poucos dias, faz com que a página de resultados de pesquisa do Bing desça rapidamente, apenas o suficiente para ocultar o logótipo “Microsoft Bing”.
A página adiciona então uma nova barra de pesquisa diretamente abaixo de um grupo de pessoas que poderia facilmente ser confundida com um Google Doodle. Existe até uma pequena mensagem na barra de pesquisa, tal como acontece no Google.com.
Quem pesquisar nesta barra secundária, terá tudo mudado finalmente, pois será direcionado para uma página típica de resultados de pesquisa do Bing. A rápida mudança no design é provavelmente suficiente para fazer com sejam feitas muitas pesquisas extra no Bing. A menos que se procure esse comportamento, não é assim tão difícil ser enganado aqui e pensar que está a usar o Google em vez do Bing.
Isto acontece sempre que se pesquisa “Google” no Bing sem estar ligado a uma conta Microsoft. Curiosamente, isto acontece tanto no Microsoft Edge como no Google Chrome, independentemente dos modos de navegação normal ou privado. Só para quando o utilizador estiver ligado a uma conta da Microsoft.
É bastante óbvio que o alvo aqui é qualquer utilizador que tenha o Bing definido como a pesquisa padrão, como qualquer pessoa que compre uma nova máquina Windows. Esta é uma jogada pouco esperada por parte da Microsoft para o Bing. Ainda assim, é apenas a última de uma longa série de movimentos da Microsoft e da Google na batalha dos motores de busca.
Uma palavra: ridículo!
Não consigo ver aonde está a diferença entre o meu BING que utilizo e esta camuflagem que estão a referir? No meu caso noto bem que estou no Bing e quando vou para GOOGLE também consigo ver que é bem o motor de Busca que estou a utilizar…
Peso desculpa mas não consigo ver o interesse deste artigo, para mim sem fundamento.
pois, o site normal nao mostra isto
Como dito no artigo, tena de pesquisar no browser por Google. Basta colocar a palavra Google na barra de endereço. Depois vais ver bem a diferença. Não podes estar é autenticado no Bing.
Caro fmov,
com que emoções você ficaria, se num supermercado encontrasse um produto que só 10% dos consumidores compram, dentro duma embalagem extremamente parecida com um produto que 90% dos consumidores procura?
Penso que se sentiria enganado, ou não?
Mas não se preocupe, alguns milhões de utilizadores irão reagir como você. Felizmente também já há muitos milhões que não gostam de levar gato por lebre.
Ah, já agora, é “peço desculpa” e não “peso desculpa” e o artigo tem, efectivamente, fundamento.
+ 1000
Apesar de não concordar, não deixa de ser uma tática já muito usado um pouco por todo o comércio, desde moda a supermercados. Quantos produtos de marcas menos conhecidas se mascaram precisamente de forma a parecerem o original? Para já não falar nos knock off chineses que são à descarada.
smart, só por isso vou experimentar uns dias 🙂
É só ridículo e não sei se não poderá dar merd**, para o lado, da Microsoft.
Como não uso o edge, chrome ou bing, não faz diferença. Aliás, alguém que perceba 2 cents de browsers e motores de busca, não usa nada disto, só mesmo quando é mesmo preciso.
Concordo. Firefox por aqui.
Firefox e Brave para browser e duckduckgo ou brave para motor de busca. Às vezes o TOR para passar alguma restrição.
Ó Zé, tu esclarece os mortais por favor, andamos aqui a ser dominados sem sabermos. Ilumina-mos, mostra o caminho.
espertos e faz algum sentido, já que a maioria do pessoal nem vai dar por diferenças
Neste Portugal…seja uma treta ou outra qualquer…qualquer pesquisa feita em Português…para Portugal…saem centenas de sites brasileiros sem qualquer nexo com o que se pretende 🙁 Será que no Brasil também acontece o mesmo ? Parece que neste Planeta o Português está cada vez mais brasileirado 🙂
É normal. Boa parte da pesquisa do google baseia-se no idioma. Portugal: 10 ou 11 milhões. Brasil: 215 milhões. É perfeitamente natural que apareça muita coisa de fora de Portugal, incluindo PALOP, apesar de serem países com uma utilização de internet ainda relativamente baixa. Portugal não tem escala suficiente para competir com as estatísticas de outros países.
É a mesma coisa que um Brit ou um Australiano queixar-se que só aparecem sites americanos (apesar da diferença não ser tão grande).
E não falo só em internet. Um pouco de tudo em geral. Por muito bairristas ou nacionalistas que sejamos, não podemos ficar orgulhosamente sós no nosso cantinho. Pela mesma razão que a “nossa” amazon é a espanhola, que a digi PT trabalha em boa parte a partir do país vizinho e por aí fora…
Falta a parte em que explicam como contornar isso.
Usas um browser e um motor de busca decentes. Mas basta abrir os olhos. Se disser “Microsoft Bing” ou “Powered by Microsoft”, provavelmente não é o google.