Donald Trump concorda em adiar taxas de 50% sobre os produtos da UE
A disparar taxas quase desde que tomou posse, Donald Trump concordou em adiar a aplicação de uma tarifa de 50% sobre as importações da União Europeia (UE). Esta estava inicialmente prevista para ser aplicada a partir do dia 1 de junho.
No domingo, o Presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse que concordou em adiar a aplicação de uma taxa de 50% sobre as importações da UE até 9 de julho.
Recorde-se que, na semana passada, informámos que Trump tinha declarado, através de uma publicação na Truth Social, uma tarifa iminente, por via da qual agitou os mercados.
[Von der Leyen] disse que quer começar a negociar seriamente. 9 de julho seria o dia, foi a data que ela pediu. Podemos mudar de 1 de junho para 9 de julho? Concordei com isso.
Partilhou Donald Trump com os jornalistas, no Aeroporto Municipal de Morristown, em Nova Jersey, acrescentando que "ela disse que vamos reunir rapidamente e ver se conseguimos chegar a uma solução".
Apesar de ter concordado com o adiamento da taxa, Trump disse, na sexta-feira, que "não estava à procura de um acordo" com a UE e que a taxa de 50% entraria em vigor a 1 de junho.
A ser aplicada, esta taxa seguir-se-ia à imposição de outra, recíproca, de 20% - que foi, também, adiada recentemente.
Minutos depois de falar com os jornalistas, Trump publicou na Truth Social que "as conversações vão começar rapidamente".
No início do dia de ontem, Ursula von der Leyen tinha publicado no X que tinha tido uma "boa conversa" com Trump:
A UE e os [Estados Unidos] partilham as relações comerciais mais importantes e próximas do mundo. A Europa está pronta para avançar com as conversações de forma rápida e decisiva.
Escreveu Ursula, explicando que "para chegarmos a um bom acordo, precisamos de tempo até 9 de julho".
é desta que o strumpf enriquece… quando lançou a noticia, ETF EURO STOXX Banks 3x Daily Leveraged (3BAL) 31,55€ , desceu para 26,50€.. em 3 dias já está nos 30,50… quando lançou a primeira noticia no fim de maio, desceu de 28,80 para 14,20.. e já recuperou e vai em 30,50.. é só fazer as contas para perceber o dinheiro que ele anda a ganhar a manipular o mercado
As oportunidades sao para todos eu compro sempre que desce, be fearful when others are greedy and be greedy only when others are fearful.
o contexto não é esse.. o strumpf é que cria a própria “oportunidade”
A dele e a minha 😉
Aproveita a manipulação do mercado.*
Hehe Trump sabe é toda o rabinhos dos políticas de Bruxelas até tremem, Trump no final vai fazer o melhor acordo para a América.
O que tem acontecido é:
– quando Trump anuncia tarifas o valor foge das bolsas
– quando as retira o valor volta
E o que acontece se não as retirar?
Então
– Alem das tarifas anteriores, de 25%, sobre os automóveis e o aço
– No “dia da libertação”, 02/04/2025, quando anunciou “urbi et orbi” as “tarifas reciprocas”, incluindo a Ilha dos Pinguins, à UE coube uma de 20%. A taxa mínima, de 10% entrou em vigor imediatamente e as restantes entravam em vigor a 09/04/2025
– Como consequência da queda das bolsas e do dólar e da subida dos juros da dívida pública, na noite de 08 para 09/04, Trump suspendeu as taxas recíprocas, que passaram todas para 10%, por 90 dias (exceto da China, que subiam). Os 90 dias terminavam a 09/07.
– Em 23/05, numa publicação na sua rede Truth Social, por não ter havido progressos nas negociações, ameaçou aplicar uma taxa aduaneira sobre a UE de 50%, a partir de 1 de junho – ou seja, a de 20% e mais uma penalização de 30%, eventualmente por a UE ter ameaçado que também aumentava as suas tarifas.
– De modos que este adiamento por Trump, de 1 de junho para 9 de julho, significa apenas que é mantido o anterior prazo de 90 dias de suspensão das tarifas superiores a 10%. Ficava bastante esquisito manter os 90 dias para o resto do mundo e subir as da UE a 1 de junho.
Em quanto ficam as taxas no fim, tem que se esperar para ver.
Relativamente à China, a “taxa recíproca” de Trump (a somar às taxas que já existiam) começou em 34%, com penalizações passou para 125% (com a taxa fentanil somava 145%)e a China aprovou uma igual. Recentemente, até agosto diminuíram as taxas na mesma percentagem, a dos EUA ficou em 30% (a taxa fentanil de 20% + 10% da taxa recºiproca minima) e a da China ficou em 10%.
O Trump está a por toda a gente contra todos..para depois pilhar o que puder..
É o estilo americano/britanico/frances/etc
Eu sempre disse que ele era louco, e extremamente inconsecuente, e isso num Presidente é extremamente mau.
Os EUA só teem serpentes, no puder, controlados por determinado país do médio oriente..eles controlam tudo, até por aqui..
A terra é plana, nunca fomos á lua e o 5G controla-nos os pensamentos (porque achas que a extrema direita cresceu tanto estes últimos anos?????)… Não abram os olhos malta que não é preciso…
A terra nunca podia ser plana, pois é um planeta…
Plana é a tua cabeça!!
Quanto ao 5G, claro que é um mechanismo que acaba por ser de controlo, porque é para telecomunicações, esse e muitos outros, a Igreja é dos mais antigos..
Vai lá ver os partidos Portuguêses que foram aos EUA beijar o cachucho ao Padrinho..
Todos os planetas são planos, até o sol é plano, funciona como um bico do fogão, por isso a terra está a aquecer
Prefiro ver os nosso partidos a distribuir cravos a emigrantes e a almoçar com os mesmos xDDD
Pois eu também não gosto,
O Problema é que quer a esquerda, quer o centro, quer a direita, acharam que fazer aldrabices , e enganar o povo, era algo que se podia fazer sempre e com impunidade..
Corrupção de forma massiva,etc..
Eu não acho que o Português se revê nesses partidos “novos”, eles não representam nada da essencia do que é ser Português..
O que acho é que o Povo Português já completamente farto dos circulos de crime organizado que vai na Politica, falta de competência, educação, respeito e sentido de estado, decidiram , não dar uma chapaça, mas sim um soco nas trombas, dessa escumalha, para lhes dizer que … Basta!!
Nem um centimetro mais, zero tolerância daqui para a frente..
Isto também me assusta, eu sou um estudante de historia, e quando o povo é maltratado por tanto tempo, a fome, o sofrimento, torna-se em raiva, odio… e depois chega a gota que faz esbordar o copo..
A seguir a isso vem morte descontrolada num nivel que chega a demorar mais de 1 década, a parar, e leva tudo a frente, os politicos são os primeiros..
Ucrânia??
Pois… parece que Portugal caminha a largos passos para a 2ª Ucrânia da Europa…é muito triste mesmo, pois eu amo o meu País..
Só um sistema Judicial a funcionar correctamente, pode salvar o País, é o que acho, se ele não vier, vai acabar mal para todos nós…infelizmente.