Descoberto que a defesa aérea eletrónica da Rússia é um desastre “cheio de buracos”
Documentos confidenciais revelam vulnerabilidades graves nos sistemas de guerra eletrónica do Kremlin, desafiando a imagem de invulnerabilidade militar que a Rússia tenta manter.
A defesa eletrónica russa, apresentada durante anos como uma fortaleza impenetrável no campo de batalha moderno, poderá afinal estar repleta de falhas críticas.
De acordo com o Corpo de Voluntários Russos (RDK), uma unidade paramilitar pró-ucraniana composta por cidadãos da própria Rússia, dezenas de gigabytes de dados confidenciais foram obtidos a partir dos sistemas estratégicos de guerra eletrónica do Kremlin.
Segundo o historiador e especialista em cibersegurança Chris Owen, que divulgou as informações numa publicação na plataforma X (antigo Twitter), os dados incluem documentação técnica completa: manuais de instalação, esquemas, relatórios de testes, dados operacionais e correspondência interna dos sistemas de defesa.
O que é a guerra eletrónica?
A guerra eletrónica é uma das formas mais modernas de combate, baseada na utilização do espectro eletromagnético — incluindo sinais de rádio, radar e infravermelhos — com o objetivo de perturbar, enganar ou negar ao inimigo o uso eficaz dessas tecnologias. Divide-se em três grandes áreas:
- Ataque eletrónico: interfere ou engana os sistemas do inimigo (por exemplo, neutralizando drones).
- Proteção eletrónica: defende os próprios sistemas contra interferências adversárias.
- Apoio eletrónico: recolhe e analisa sinais para reforçar o conhecimento operacional.
Um escudo com falhas estruturais
Com os exércitos modernos cada vez mais dependentes de comunicações eletrónicas e sensores, a guerra eletrónica é vital para o sucesso militar. Contudo, os documentos obtidos revelam que o sistema russo não só é frágil, como está “cheio de buracos”, devido a falhas múltiplas e vulnerabilidades técnicas.
Chris Owen explica que o RDK encontrou informações detalhadas sobre a lógica operacional e a arquitetura dos sistemas russos, permitindo identificar as cadeias de produção, os nomes dos contratantes e os responsáveis pelo design.
Não temos apenas a aparência externa. Vemos a lógica interna, a arquitetura, as ligações entre os nós. Sabemos quem o desenhou, que empresas forneceram os componentes e quais os institutos de investigação envolvidos.
Afirma o comandante Fortuna do RDK.

Dezenas de gigabytes de dados secretos sobre os sistemas estratégicos de guerra eletrónica da Rússia foram pirateados pelo Corpo de Voluntários Russos (RDK) pró-ucraniano. Segundo eles, o escudo eletrónico russo “não é apenas frágil - está cheio de buracos” devido a múltiplas falhas e vulnerabilidades
Sistemas que não resistem ao clima… nem ao combate
Entre as revelações mais embaraçosas está a vulnerabilidade de um dispositivo destinado a interferir nas comunicações navais no Ártico: não suporta vento, frio nem gelo. Em terra, o desempenho também é instável.
Owen escreve que o sistema
...é extremamente sensível à intempérie e às vibrações, requerendo uma configuração complexa e uma alimentação elétrica constante — fatores que o tornam pouco fiável em situações de combate real.
Rússia usa satélites chineses sem autorização?
Outro dado revelado pela imprensa finlandesa Verkkouutiset indica que a Rússia tem usado satélites chineses para calibrar os seus sistemas de defesa, aparentemente sem o conhecimento de Pequim.
A escassez de satélites próprios, em comparação com os EUA e a China, obrigou o Kremlin a investir somas avultadas para colmatar a lacuna. No entanto, segundo o comandante do RDK, os atuais sistemas russos estão a operar no limite da sua capacidade.
Esta fuga de informação poderá representar um revés significativo para Moscovo, uma vez que permite aos aliados ocidentais da Ucrânia desenvolver contramedidas eficazes, segundo Chris Owen.





















Excelente artigo
+ que execelente. A cereja no topo da pirâmide é em menos de um mês, os “democratas” ucranianos estarem a marchar na Praça Vermelha. Tal como marcham em carros topo de gama no Chiado. Circular! Circular! Não se passa nada.
Começou a guerra passado 2 semanas segundo os média os Russos já não tinham balas, botas.
Passado ano e meio a NATO diz que esvaziou os seus stocks, passado 3 anos a América diz que não pode ceder muito equipamento porque os stocks estão em mínimos perigosos para a defesa da EUA.
Resumindo os ataques russos batem todos os dias recorde em nível de quantidade de mísseis e drones…
Os EUA estão com stocks mínimos? Essa é boa. A indústria militar norte-americana está constantemente em produção para colmatar as necessidades. Existem linhas de produção alocadas à Ucrânia.
Andas distraído não é uma informação minha mas sim o departamento de defesa Americano que o disse a 5 dias está por toda a imprensa.
Andas distraído, Mário. Isso já foi desmentido. Aconselho-te a ver o “Guerra Fria”, na SIC.
Hehe o Milhazes a desmentir o Pentágono e o Ministério de Defesa Americano e praticamente toda a comunicação social de renome na América. 🙂
O maior exercito do mundo e mais melhor bom, necessita da ajuda do Irão, China, Coreia do Norte e sabe lá deus mais quem, e claro a guerra é de borla.
O problema é são mais de 57 países a fornecer a Ucrânia e agora choram que estão sem stock, e a Rússia lá continua a conquistar território sem balas e sem botas.
Ainda nas últimas 48 horas conquistaram mais 2 vilas vilas “Sobolivka” e “Piddubne”, só em Junho conquistaram 588 km2 parece pouco mas para teres uma ideia são 8x a cidade de Lisboa em tamanho conquistado em 30 dias.
Mas pronto a Ucrânia está a ganhar, continuem com a ilusão.
“Resumindo os ataques russos batem todos os dias recorde em nível de quantidade de mísseis e drones…”
Não esquecer que estes são atirados massivamente contra civis ucranianos e as suas infraestruturas.
Pelo menos eu não esqueço que para a Rússia hospitais civis são alvos militares!
Não digas asneiras, podemos até nem acreditar nos números russos mas os números dos Ucranianos confirmam maior parte das vezes 0 baixas civis só feridos, de vez em quando tem 2 ou 3 baixas, imagina Israel num único ataque mata logo 60 civis como sendo baixas laterais, Rússia com 500 ataques aéreos consegue de 0 a 3 baixas e chamas a isso de atacar civis? Começa a raciocinar por ti e não pelo que o Milhazes diz na TV.
Até aqui temos comunas.
Verdade gaijos que não papam Milhazes desta vida e chips de máquinas de lavar são assim comunistas 🙂
Daqui a bocado, está a falar do paraíso na terra que era a URSS para o proletariado e dos amanhãs que cantam. Os cidadãos dos antigos países da Europa de Leste é que foram uns ingratos e não apreciaram a liberdade e a pujança económica que os soviéticos lhes trouxeram no pós-Segunda Guerra Mundial. Ainda hoje são. Basta falar com eles para ver quantas saudades têm desses tempos “maravilhos”.
Aposto que o Mário está escrever os seus comentários a partir de uma salinha minúscula ali numa certa embaixada para os lados da Rua Visconde de Santarém… mas espero que, ao menos, tenha direito a uma janelinha que dê entrada a um pouquinho de luz natural!
Raciocine por si e não pelas fontes da RT ou Pravda e por aí fora.
Eu vou buscar as minhas informações à Reuters.
É que para bem e para o mal a frente ucraniana é livremente escrutinada por meios de informação independentes já da frente russa só tens direito a propaganda sem contraditório.
A chacina de civis em Bucha foi treta para si?
Foi verdade como a chacina de Kursk, está a ver como penso por mim, porque combate de infantaria no terreno tem esse mal em locais com população civil, quanto aos ataques aéreos que era sobre isso que falava as fonte são dos Ucranianos, precise que lhe dei os links?
Posso lhe dar o link mesmo para a fonte oficial do ministério defesa ucraniano também onde indicam as baixas todos os dias dos ataques aéreos.
lool Reuters,… e pior do que a cnn++
Que chacina de Kursk é que se está a referir?
Andaram por lá a executar civis deixaram os corpos a decompor no meio das ruas ou a meter para valas comuns?
Ai só vê a propaganda de um lado não vê a do outro lado, sim Kursk também teve chacina de muitos civis tem em várias fontes e testemunhas, violações, mortes com mãos presas etc… Mas infelizmente foi dos 2 lados, já que não como a história que a Rússia disse que foi tudo fabricado em Bucha.
“E não pelo que o Milhazes diz na TV”. Meu caro, tomara teres 1/10 da cultura geral e do conhecimento histórico que o Milhazes tem sobre a Rússia. Mas continua a comer gelados com a testa e a engolir a desinformação russa. O Putin(ha) agradece.
Sim eu sei, todos nos sabemos da desinformação da falta de botas na segunda semana de invasão e do cancro do Putin que ia morrer em 6 meses. 🙂
Querem pintar um cenário que a Ucrânia está a ganhar a guerra pronto vivam lá esse sonho.
Eu não pinto um cenário de uma Ucrânia a “ganhar” contra uma invasão que procura matar o máximo de civis possível para obrigar o povo ucraniano a aceitar o nazismo russo!
Estou a ver que para si a fonte de informação é o Hamas
Não me diga que acha quase todos os jornalistas ocidentais que não passam de porta vozes do Hamas credíveis…
Quanto ao louco do Putin, hoje poderia estar a reconstruir o império por via económica mas o Comunismo destruiu qualquer modo de pensar na Rússia que não seja o poder pela força.
De hoje: ministro demitido, ministro morto.
Rússia comprou 4,7 milhões, de drones, Shaeed, ao Irão.
Rússia comprou 7000 milhões de “rockets”, à Coreia do Norte.
Rússia comprou 11000 mísseis, de médio alcance (até 350km) ao Irão.
Note que, apesar de serem número, contabilizados por baixo, a Federação Russia, diz que produziu “80000 milhões obuses, entre 2022 e 2024”, assim como “podemos produzir 14000 drones, por semana”.
Já agora, a Marinha Russia, já declarou 97359 vidas perdidas, mesmo assim, não abateu, nenhum, navio à sua frota, do Mar Negro. O Moskva, continua listado, como estando em “melhorias técnicas”. E, a mesma Rússia, diz que 5593 soldados, perderam a vida, sem explicar, porque é que a Marinha, tem 97359 nomes, num memorial, na Crimeia. Memorial esse, inaugurado por Putin, já com 29300 nomes, em 2023.
Mário, há quem ainda não tenha entendido que esta guerra é da Rússia com os EUA, a Ucrânia é apenas o troféu.
Os americanos querem a Ucrânia na nato e na ue para beneficiar das terras raras e da posição geográfica perante a Rússia. Os russos não querem.
Pergunte aqui aos geopolíticos endossados pelo Sr. Dr. Milhazes (curso pago pela ditadura russa), onde estaria a economia americana se não fosse esta guerra.
Pergunte aos arautos da inteligência, a quem estão agora a comprar o petróleo e gás e a que preço.
A quem a UE está a pagar milhares de milhões para produzir o armamento para a doar à Ucrânia?
Para mentes mais distraídas podem ser apenas coincidências…
o Trump tb acreditou no putin e pensava que o problema era a nato e então prometeu acabar com a guerra em 24h, só que não !!!
sim, eu qei que a nato é um problema, mas não é “O PROBELMA”
Faz lembrar a notícia de que os Russos não tinham botas, tiravam os chips das máquinas lavar roupa e Putin tinha um cancro.
O ocidente está a levar um show de bola que nunca imaginaram.
Já agora como anda Kursk?
Já agora como anda a frota naval do mar negro?
Por todo o mundo!
Ela é tão grande que está espalhada por Mar Negro, Mediterrâneo, Atlântico/Caribe, Oceano Pacífico / Índico, Mar Báltico…
Não se esqueça da boa parte que passou a submarino graças aos esforços da poderosa marinha ucraniana…
oops enganei-me foram com drones e não fragatas ou torpedeiros ucranianos que se promoveram a submarinos uma carrada de embarcações russas que se dedicavam a massacrar alvos civis…
Verdade, mas também é verdade aquilo que lhe respondi. Guerra é isso baixas de ambos os lados.
Sim… O Moskva continua a ser dado como o Navio Almirante, que está em “melhorias técnicas”.
O submarino “doomsday” Belgorod (que se avariou aqui a sul de Portugal, junto a Gibraltar, demorando 55 dias, a ser rebocado, para a Rússia) também é listado como “Missão secreta, fora de águas da Federação Russa”, no entanto, desde que foi ancorado, nunca mais saiu do porto.
Tudo o é noticias deste lado a tentar diminuir a rússia já se viu que são todas falsas, infelizmente.
-Sanções que se sentiram mais nos bolsos dos europeus do que no exercito russo.
-Quase 3 anos de guerra e a Ucrania com apoio da UE e USA não conseguem resultados realisticamente possitivos, pelo contrário.
-A Rússia continua a gozar com a UE porque sabe que estes têm medo.
Afinal o que querem para esta guerra? prolongar até não haver ucranianos? E depois?
Bem sabes que o que foi dado aos Ucranianos no inicio da 2ª invasão foi “fisgas”, só podendo ser utilizado dentro do território Ucraniano.
Mas explica lá, achas que a Rússia quando invadiu a Ucrânia estava a planear uma guerra de longa duração?
Sabes que a guerra não é de borla, e já se fala de recessão na Rússia, é tudo planeado, certo?
A grande diferença é que a Rússia mata indiscriminadamente e os Ucranianos fazem operações cirúrgicas, a vergonha do ataque da Ucrânia com os drones em pleno território Russo esgotou o estoque de Rennies e derivados e pelos vistos não foi só na Rússia.
Essa tua conversa já a ouço há anos. Ver, é que não se vê nada!
Será que é para o próximo ano? Ou será depois no próximo?
Ok, escusaste-te de responder as minhas questões, bem me parecia.
Quais questões? Essas onde a resposta está á vista de todos? Deixa lá os comentadores televisivos.
Você nunca ouviu falar em reservas?
A Rússia tinha 272000 anos, do PIB português, só em reservas financeiras. É destas que tem operado mas, não duram, para sempre. Putin já admitiu que mentiu, sobre a inflação (aceitou 59%, mesmo que, a única fonte russa, assuma 96% a 300%, dependendo da localização). O próprio banco central russo já desistiu, de usar a taxa central, pois com 26 apartamentos, vendidos, em toda a metrópole de Moscovo, em 2025, não é por colocarem a taxa nos 36%, que iria impulsionar, a economia.
E? A guerra continua e com resultados para a rússia. O resto são tretas.
Não mata indiscriminadamente Ucranianos. Os serviços secretos deles não estão em quartéis com letreiro à porta. Estão em casas descaracterizadas. Há muita coisa que a TV não mostra e muitas outras que mostra e não é o que parece.
Já os terroristas do Hamas para ti estão todos em tendas verdes brilhantes com letreiros em neon a identificar os ditos.
Que paciência….
Depois calha-te a ti ir para o campo de batalha combater e mostrar a tua habilidade.
A Rússia está, no pior ano, de sempre, na taxa de natalidade, nasceram 67%, das crianças, que nasceram, no primeiro semestre, de 2024… o ano com a mais baixa taxa de natalidade, seguido de 2023 e 1945.
A Rússia passou a importar 963000 milhões de euros, de armas, do Irão (que pararam) e da Coreia do Norte. Algo que nunca tinha acontecido, até 2022.
Por outro lado, gozam tanto, que Putin acabou, por admitir, que a taxa de inflação real, em 2025, é de 59%, na pré-reunião, dos BRICS. E que as importações chinesas, desceram 87%, em 2025. Segundo dizem, essas “más fontes” porque a Rússia acabou com as reservas financeiras. O Azerbaijão terá bloqueado 3 empresas russas, que operavam com criptomoedas, convertendo rublos em euros, usando uma exchange chinesa, com ajuda de um banco azeri. Supostamente, a Rússia estará a usar, serviços de cripto moedas, para converter 700000 milhões de dólares, por ano, usando as suas antigas repúblicas, permitindo fazer importações, ilegais.
Do que se tem visto, as únicas armas que estão a falhar estrondosamente na Ucrânia são as armas ocidentais, que são destruídas a um ritmo alucinante.
E volto a referir um problema, quando a guerra acabar, porque tudo o que começa tem tb um fim, vou gostar de saber como irão recolher os milhões de kg de explosivos e de armas ligeiras e outras não ligeiras.
Sabendo que a Ucrânia é um dos países mais corruptos do mundo, ainda pior que Portugal, algo me diz que o mercado negro vai ter aqui um filão inesgotável de armas à vontade de qualquer freguês, digo, organização criminosa.
Isto já aconteceu por alturas da queda da urss e irá acontecer novamente.
Mas isto depois logo se vê…
São destruídas contra alvos militares de magnitude importante como os navios russos da frota do mar negro promovidos a submarinos ou parte dos bombardeiros capazes de transportar armas nucleares.
Já os russos dedicam-se a rebentar misseis balísticos e drones contra zonas residenciais e hospitais.
Viva os russos!
freak, vc come propaganda à pazada.
Acha mesmo que os Russos vão gastar mísseis em alvos sem valor, tipo uma casa comum?
Tenha pena de mim e de si tb.
Agora depois nas notícias ninguém vai dizer que ali havia um centro de comando militar ou outra coisa qualquer.
É sempre um alvo civil sem nada além disso., pois claro…
Em relação à minha questão, ainda acha que essas armas no final vão ser recolhidas?
Acha mesmo isso?
Em relação a hospitais, os especialistas são os Israelitas.
Mas depois se os deles forem atacados tb, já é terrorismo….
Clássico.
“-Sanções que se sentiram mais nos bolsos dos europeus do que no exercito russo.”
Sinto 0 de sanções nos meus bolsos.
“-Quase 3 anos de guerra e a Ucrania com apoio da UE e USA não conseguem resultados realisticamente possitivos, pelo contrário.”
Rússia avança a passo de caracol no terreno.
“-A Rússia continua a gozar com a UE porque sabe que estes têm medo.”
Isso é verdade.
“Afinal o que querem para esta guerra? prolongar até não haver ucranianos? E depois?”
Parece que os chineses querem que prolongar a guerra até que não sobrem russos…portanto…temos isso a ser dito a diplomatas europeus!
“Rússia avança a passo de caracol no terreno.”
Afinal avança pensei que estavam a perder a guerra?
Mas pronto a realidade dos números é lixado Ainda nas últimas 48 horas conquistaram mais 2 vilas vilas “Sobolivka” e “Piddubne”, só em Junho conquistaram 588 km2 parece pouco mas para teres uma ideia são 6x a cidade de Lisboa em tamanho conquistado em 30 dias e sem balas, sem botas e sem ração, contra o material da NATO e Americano que dizem que ia parar os russos como os Leopard…
afinal eram 3 anos para mandar kiev abaixo…e não chega!
Quem falou em 2 semanas foram os Americanos os Russos nunca falaram qual o tempo demorariam a concluir objectivos.
A Rússia anunciou 3 dias para ocupar a Ucrânia e 2 semanas para chegar à fronteira alemã. São planos OFICIAIS do governo russo e dos militares russos.
Mas, pronto, nesses planos, também incluíam, ocupar Chernobyl, desviando 100% das energia nuclear, para Kursk e Bielorrússia. Quando lá chegaram, descobriram que aquilo não era usado, desde 1986. Milhares, de jovens soldados, foram tratados, de terem apanhado, radiação, bem acima do permitido.
Óh Manuel da Rocha, onde viste esses planos?
Na SIC? Na CM? Na CNN?……
Foram só os orgãos de propaganda russa escrita pelo kremlin que falaram nos 3 dias!
Mas eu compreendo o Mário que espera ansiosamente que se cumpra o mandamento da Rússia não tem fronteiras e de Vlodivostok a Lisboa.
Você é um traidor!
@freakonaleash lol não largues as drogas não, entao sou um traidor?
Que eu saiba o meu pais não está envolvido em nenhuma guerra com a Rússia, mas se acha que está VC já deveria estar na linha da frente a ajudar os seus camaradas portugueses ou tem consulta às 17?
Lol que delírio oh amigo os Ucranianos é que estão em guerra e eu não sou de leste.
O país que penso que deve habitar faz parte da União Europeia a qual está ameaçada pela Rússia. Mas já percebi que está mais interessado no passaporte russo do que manter o português. Passe bem!
freak, se não fosse o apoio que têm tido de todo lado, nem três dias aguentavam…
Mas pronto, agora é ver no que dá.
Imagino o que sucederia se o Canadá aceitasse uma base Chinesa no seu território.
Ai Jajuz, são coisas diferentes.
Nós somos os bons, podemos meter bases mesmo nas barbas dos maus mas eles não podem fazer o mesmo a nós porque é feio e não pode ser.
Já para não falar que Deus está do nosso lado.
Alguém lhe foi perguntar isso?
Nunca ninguém me soube responder.
Assim é que eu gosto das coisas, para mim tudo e para os outros nada.
Faz o que eu digo e não o que eu faço.
Admirável mundo novo, este…
o trump tb acreditou nessa história (nato e bases militares e tal…) que o putin lhe contou e prometeu acabar com a guerra em 24h…
A Rússia está no pior ano, de sempre (desde 1814) na taxa de natalidade.
A economia russa anda nos 59% de inflação anual. O Banco central russo, já desistiu, de usar a taxa central, pois, desde 1 de Janeiro, de 2025, foram vendidos, 25 (VINTE E CINCO!!!!) apartamentos, em toda a área metropolitana, de Moscovo (em 2021 foram 20335).
E isto é ganhar a guerra?
Sabe que, os 2 piores anos, de sempre, na taxa de natalidade, querem dizer que, os próximos 30 serão bem abaixo da média?
Mas que treta, LOL
Até a IA do google discirda de ti 😉
Essas dos 25 apartamentos então é mesmo á bêbado de valeta kkkkkkkk
Acreditas mesmo no que dizes, ou é demasiada CMTV?
Até parasse que quando um país entra em guerra é coisa para durar muito tempo, os Russos estão super contentes porque ao fim de 3 anos ainda em guerra, e foi sempre esse o plano deles, e estarem em guerra o maior número de anos possível, a sorte do Put In é a Rússia ser uma ditadura, não têm de prestar contas a ninguém.
E claro os ditadores são conhecidos por adorarem divulgar os fracassos e falhanços, estima-se mais de um milhão de baixas Russas entre feridos e mortos, mas como está a ser um sucesso e planeado estas baixas já estavam previstas não se passa nada.
É isso que muitos não percebem, a guerra não começou porque os Russos queria existe uma coisa chamada GeoPolitica que a América e a CIA ao longo de décadas sabe bem mexer no tabuleiro e criar guerras, quando os documentos são desclassificados tudo fica a saber que mais uma guerra teve o dedo da América para enfraquecer determinada zona ou país.
Todos sabiam que Putin não iria permitir bases da NATO na Ucrânia o mal do Putin foi ter feito uma jogada de poker face ao início pois afinal a Ucrânia já estava cheia de material americano como as armas anti tanque, entrou com 100.000 homens pensando que chegava para assustar, azar os Ucranianos estavam preparados e a UK e Biden não deixaram assinar o primeiro tratado de paz, o resto é história guerra de afiricao com mais de 700 mil soldados russos na Ucrânia neste momento sem ainda a Rússia declarar guerra total a Ucrânia, enquando na Ucrânia desde o primeiro dia foi mobilização total porque toda o país / economiaestá virado para a guerra, Putin ainda acha que sem fazer o mesmo levando 3, 4,5, 6, anos vai conseguir os objectivos sem precisar de entrar em guerra total e mobilizar 4 milhões de militares ou mais.
Mas no fim vão se perder todas estas vidas e a Rússia nunca vai perder e a Ucrânia não entre na NATO e vai perder uma boa parte do território e todos sabem isto.
” Rússia nunca vai perder”, querias dizer o Put In, os Russos já perderam e vão continuar a perder direitos e liberdades, mas isso para ti é de somenos, eu ainda não percebi o vosso fascínio com ditaduras.
Não confundas opinião sobre o que está a acontecer fascínio pela Rússia que também é isso tudo que acabaste de dizer uma ditadura.
Mas isso não impede de ter uma opinião sobre que todos sabem que vai acontecer no final.
Podemos odiar o ditador, mas não podemos abarcar em tretas diárias de falta de botas e chips de máquinas de lavar…
” e a UK e Biden não deixaram assinar o primeiro tratado de paz”
Chamar tratado de paz a um ultimato de capitulação que na prática obrigava a Ucrânia a voltar ao jugo do nazismo russo diz tudo o que preciso de saber sobre a sua linda pessoa!
Além de muito entendidos em Tecnologias, andam também por aqui muitos entendidos e Armamento militar, para mim, eram todos recrutados, seriam uma mais valiam à nossa defesa….
A receber 1200 euros e ser obrigado a bater pala a um ministro que nos quis linchar?
Por isso, 99%, os militares, mudam-se para os grupos de segurança privada, no final do 3, ou 5 ano, de contrato. Já podem chegar aos 50000 euros mensais.
Ora ai é que está a questão..
Portugal tem o seu maior inimigo, mesmo aqui ao lado, e Portugal não tem para onde retirar, pois o oceano não é opção.
Em vez de andarem a tentar tornar Portugal em um enimigo da Russia, que está na outra ponta da Europa, deviam isso sim,começar a ser competentes, e a se preocuparem com os verdadeiros inimigos de Portugal, que estão aqui ao lado…
O que fazem os nossos aviões a tentar fazer bulling aos Russos?
Porque não estão os nossso aviões em solo Português para proteger o País?
Porque é que Portugal, não desenvolve alguns misseis, e sistemas de defesa?
Os maiores peritos em radares de abertura sintética estão em Portugal.
Porque é que em vez de os usarmos para nos defendermos, os usamos para oferecer a tecnologia a terceiros, pago com o suor dos Portugueses?
Drones??
Portugal já tem dezenas de milhões de drones?
Portugal precisa de industria de defesa.
Misseis produzidos cá, porque são precisos ás dezenas ou mesmo centenas de milhar.
Drones produzidos cá, de vigilancia, de designação de alvos, e kamikazes.
Sistemas de defesa,e respectivos misseis.
Os Geranium2-3 que vemos na Russia, são uma opção barata, e eficaz, como arma de saturação.
Precisamos também de peça de artilharia guiada.
E de um sistema tipo Himars.
Mas a Primeira coisa a criar é sistemas de defesa aereos, e seus misseis.
Para ter estas coisas , precisamos de um sistema operativo embebido, modular.
Para microcontroladores de tempo real,
Para Microprocessarores embebidos com diversas caracteristicas, incluindo tempo real.
E depois um SO, para servidor e computador,
Todo esta software deve ser controlado por nós, as nossas forças armadas devem depender deles.
Isto é possivel ser feito no País!!!!
Quando Portugal atingir este nivel, passamos a ser um País de 1º Mundo, Civilizado.
È que depois disto, Portugal consegue produzir qualquer coisa que necessite!
Eu começaria com projectos em Paralelo, para sistemas de defesa, e ao mesmo tempo, drones que vasculham as nossas florestas á procura de incêndios.
Depois de termos drones fiaveis para detectar e descubrir quem anda a fazer incendios, podem ser adaptados a patrulha das nossas fronteiras,etc.
Todas estas coisas funcionariam num Sistema Operativo Português,em tempo real, e automatizados.
Pontos chave, de reabastecimento de combustivel, onde havia 1 ou 2 pessoas, a abastecer os drones, e estariam sempre no ar.
Não é preciso ter pessoas a navega-los, porque isso é feito por GPS, no entanto a principio seria necessário ter 1 elemento a verificar se esta tudo bem, e na eventualidade de ser detectado algo, poder escalar a situação.
Depois um modo automático estaria disponivel na qual o video dos drones é tambem analizado por uma AI treinada para o efeito.
Essa ai, está em terra, nos nossos datacenters.
Drones e Sistemas de defesa aerea, é o inicio, mas para isso já é preciso sistemas de tempo real.
A tekever, já oferece drones que começam a fazer sentido para analize de florestas,etc.
São é ainda muito pequenos, não onseguem cubrir grandes distâncias em pouco tempo.É um problema que ainda temos.
No entanto estes dispositivos não podem ser criados e vendidos em um conceito de vendo 10, ganho pela venda de mil, que é o conceito actual.
É preciso criar condições de contrução em massa, e torna-los o 5-10xmais baratos.
Porque só assim é que é possivel a um País da nossa dimenção de podermos fazer frente ás necessidades.
O mesmo para o resto.
Nós podemos ser a Suécia do Sul da Europa, no que toca ás coisas boas, pois só o que os outros teem de bom é que devemos copiar, o resto não serve, agora é preciso gente competente, com sentido de estado,etc.
Muitas parcerias podiam ser feitos com a ndrive para mapas, ou sapo mapas,tekever, e muitas outras empresas de software que existem no País aos milhares.
Invistam no País, não tentem criar kalifatos.
Já passei a idade até da reserva militar, mas se o que se passa na Ucrânia fosse em Portugal podes crer que até as orelhas dos Russos eram arrancadas à dentada, ou morria a tentar.
Não sendo o mais entendido mas pelo menos fui militar durante alguns anos, 1º esquadram, grupo de carros de combate Ferrari, RC4.
Defender Portugal com corruptos que nos desgovernam à dezenas de anos?
Os políticos que mandem os filhos deles para a frente de batalha porque eles é que têm interesse em que isto se mantenha assim.
Era o mandas, vão os otários, pelo que parece há por aqui muitos.
Há gente por aqui que não percebe, que a primeira vítima duma guerra é a verdade! Propagam a narrativa da propaganda, difundida em quase toda a Europa… é uma arma que os países e políticos usam para impor aos cidadãos as suas vontades… Deixo apenas este exemplo de como as massas alienadas aceitaram a imposição dos 5% do PIB para as compras de armas para a NATO, verbas essas que vão impactar no estado social, saúde, educação, reformas, etc… Nós cidadãos aceitamo-las contra os nossos próprios interesses. Poucas ou nenhumas vozes se levantaram. Acham que Cascais está em risco?…
Carlos, segundo ouvi dizer, Cascais não está em risco, mas as Berlengas já foram tomadas pelos Russos, de forma disfarçada.
Estão lá uns 2 milhões de Russos à espera de invadir Portugal para chegarem a Berlim.
Ora diga lá que não é um plano fantástico…
E olhe que ando sempre bem informado…;)
Essa historia dos 5% foi aceite pela NATO, não foi aceite pelos Países..
Mas é a mesma coisa, e agora, onde vão eles buscar os 5%??
Não, nos cidadãos, pura e simplesmente não as aceitamos, elas são impostas por alguém que não percebe que é eleito pelo povo.
Matam o SNS, desaparece o dinheiro que as pessoas lá tinham, e a Europa fica cada vez mais um, continente de 3º Mundo.
Isso é outra coisa que carece de referendo.
Afinal não somos, ou eramos uma democracia?
Eu concordo com o investimento do estado em criar um complexo militar no País, mas para nos protegermos.
No entanto o dinheiro para isso tem que vir das receitas do estado, e não do SNS.
Cortem nos carros de luxo, nas pensoes douradas, nas despesas de representação, e em muitas outras coisas.
Portugal, deve promover a paz, MAS preparar-se para uma guerra de agressão contra nós.
Porque ela ha-de chegar, e nessa altura, quando começarem Portugueses a morrer em massa, e as pessoas a perder a cabeça, por o País não ter defesa..
Vão perguntar ao estado porque não foram competentes na defesa do País.
E não me venham con a historia de que agora já não acontece, pois nós sabemos bem a nossa história, e um País em caso nehum deve esquecerse da sua historia, olhem o médio oriente, e outras zonas.
Ainda um dia destes estava a falar com um Brasileiro, ele pŕoprio regressado ha uns meses de ter trabalhado em Espanha vários anos.
Ele disse-me o obvio “O Espanhol odeia o Português”, ao que eu respondi…e o “Português odeia o Espanhol”.. no entanto não nos mesmos niveis, o nosso ódio por eles, é justificado, mas é razoavel, enquanto que o deles é doentio, imperialista.
É a nossa história,
foi triste houvir isso de um Brasileiro, e no entanto o Português assobia para o lado.
Manda o nosso contingente militar para a Europa Central, e deixamos o País desprotegido.
Numa guerra contra Portugal, ninguém nos vem ajudar, pois eles não vão perder o maior mercado da EU, por causa de uma faixa de terra junto ao mar, sem industria,etc.
Nem pensar.
marcelo, tenho um ódio e desprezo total por Espanha e os Espanhóis.
Se pudesse afundava aquela porcaria e ficávamos nós uma ilha.
Se eu fosse jogador de futebol tipo Ronaldo nunca, jamais, iria jogar num clube espanhol.
Aliás, só de os ouvir falar dá-me vontade de cagar.
No outro dia apareceu-me lá no trabalho um venezuelano ou lá o que era a falar para mim Castelhano.
Virei-lhe as costas e pus-me a andar, assim sem mais nem menos.
Não tenho contemplações com quem vem para aqui falar castalhano como se eu tivesse obrigação de o falar.
Aqui fala-se português.
Se ele fizesse esforço para falar castelhano portuga, tudo bem, agora falar castelhano como se estivesse em Madrid, ficou a falar sozinho.
O pior é que não percebi nada do que ele disse… parece que falam com batatas quentes na boca.
Concordo com os vossos comentários,
O Espanhol olha para Portugal, como o pedaço que lhes consegiu fazer frente, com um custo em sangue colossal para nós..mas isso cria um ódio brutal no Espanhol.
Porque o Espanhol acha-se a raça suprema, e o Português lixo.Uma classe inferior.
Sobre a tua experiência com 1 espanhol, eu levo com eles constantemente, e sempre que se deslocam a Portugal, ou falam via chat, fazem-no em Espanhol.
É muito triste estar em Portugal, e ver esse fulanos á nossa frente, a falar espanhol, ao ponto de que vais ter que ser tu a falar a lingua deles caso contrário, é um beco sem saída.
E se tu não ajudas a curtar estas dificuldades… ainda acabas despedido… e tu és Português a trabalhar em Portugal..
É um problema de mentalidade, o Português tem que começar a dar valor ao País que temos e a nossa historia, zelar pelo nosso povo.
É um coisa que não fazemos, muito triste.
Agora com esta confusão de 2022 para cá, já se começa a dar valor a alguma coisa, mas mais uns tempos e começa a bagunça outra vez.
Sobre a Catalunha, outro País aexado por espanha, eles odeiam o Português, um Ódio de morte.
O facto de eles não se conseguirem ver livres das garras de espanha, está historicamente ligado ao facto de Espanha ter dado prioridade á guerra de conquista sobre eles, em detrimento da mesma sobre nós.
É uma ferida que não sara nunca, porque eles são obrigados a falar espanhol todos os dias, e nós conseguimos nos ver livres das garras de Espanha e falamos Português e eles não podem falar a lingua deles porque agora até é proibida na legislação.
No entanto apoiam a Ucrânia, mas a catalunha, O País Basco, A Galiza, esses já não teem direito, e ocupam território Português(Olivença), no entanto acham que a Ucrânia é uma excepção de tal forma grande que na mente deles justifica estas incongruencias.
Alvaro, eu trabalho por conta de outrém mas ser despedido por isso é um não caso.
Aliás, mesmo que fosse despedido não me importava muito.
Para ser sincero, os rendimentos que tenho sem ser do trabalho chegam e sobram para as despesas.
Só estou à espera de fazer 40 anos de descontos para me pôr a andar.
Já falta muito pouco.
Eu tive um problema com um vizinho, Britânico.
Estava a fazer umas orgias com os amigOs, e a fazerem um barulhão brutal,estrondos e tudo mais..
Passei-me as 4:04 da manhã, fui-lhe bater a porta e dar-lhe uma descompustura.
O fulano, exigia que eu falasse Britânico!!!
Eu recusei-me, e ele fechou a porta, e continuou, mas com menor confusão.
Que falata de respeito.. eu nem quero imaginar eu lá, a faze alguma coisa identica, mas com amigAs, e alguém se vir queixar, e eu exigir que falassem Português..
Esta gente é maluca!
Porco e Mário:
Se a vós pagam para debitar propaganda russa a mim não me pagam para ler.
Todas as noites caem mísseis balísticos e drones sobre os civis ucranianos e as suas infraestruturas, isto é mais que escrutinavel. Lá porque vocês andam de palas não quer dizer que os outros têm de vos acompanhar. Passem bem!
freak, a mim não me pagam em Rublos, pagam-me em Russas.
Sou um vendido.
Mas sou bem caro.
Que quer que eu faça? Gosto de mulheres bonitas.
Sim, sei que sou um espécime raro.
Agora é mais gajos com gajos.
Modernices… Deixo isso para os mais novos.
Sim, eu tenho a tv Russa.
Aliás, tenho todas as que quero.
Ouvi dizer que foi bloqueada mas tem piada porque a mim ninguém a bloqueou.
Mistério….
Este “estudo” vale menos que zero…
Se tu o dizes. Aliás, ainda hoje factos comprovam tanta coisa dito nesse estudo 😉 lê lá oq ue aconteceu a dois altos cargos de Putin 😉
Portugal ainda é pior. Só temos lixo no exército.
Tantos desejos e opiniões por aqui, mas factos muito, muito poucos. MALTA, se a Ucrânia esta por cima da guerra, porque a cada dia que passa perde terreno?? Porque raio a NATO não faz o mesmo à Russia, que fez na Servia?? Será que não faz porque a Russia se calhar não é assim tão fraca??? ou não lhes apetece?? Quanto mais tempo esta guerra durar pior para todos, ou pensam que é só pior para a Russia?? Quem tem mais a perder, é a Russia ou o ocidente??? e recordo uma coisa, em MENOS tempo de guerra, morreram muito mais civis em gaza que na Ucrania e PERGUNTO, quantas sançoes tem Israel?? Hipocrisia no seu melhor, vão-se encher de moscas.