Cuidado, os hackers podem desactivar os Airbags do seu carro
Os automóveis estão a ficar "inteligentes", estão a receber tecnologia que permite gerir remotamente várias funcionalidades, isto depois de passarem a estar ligados à Internet.
Com esta ligação ao mais tenebroso mundo da informação, tudo é possível, até ao ponto dos hackers poderem controlar o veículo, desligar os airbags e outros dispositivos de segurança.
Correremos perigo de vida?
Segundo alguns investigadores de segurança, actualmente os hackers já são capazes de se ligar remotamente ao sistema de um carro e desactivar os recursos de segurança importantes.
O que era em 2013 uma promessa, eventualmente uma certeza com reticências, já é hoje uma verdade incontornável. Além da facilidade de entrarem hoje num carro, activarem o sistema informático do veículo e o roubarem fisicamente, situação que todos os dias ouvimos e lemos, há ainda o crime mais tecnológico.
Segundo a equipa da CrySyS Lab, que trabalha em cooperação com investigadores da Universidade de Budapeste, os automóveis modernos são, de forma generalizada, informatizados e, portanto, potencialmente vulneráveis a ataques. No entanto, enquanto algumas pesquisas anteriores mostraram que as redes internas dentro de vários modelos de carros modernos são inseguras, o modelo associado a estes ataques exige o acesso físico ao veículo, deitando por terra o ataque remoto.
Mas, havendo comunicações wireless dentro dos veículos, a investigação levou a algumas questões, uma pelo menos pode ter um fundo de realidade:
Poderá um automóvel ser atacado através de dispositivos com comunicações sem fios?
Esta questão é pertinente porque há de facto essa possibilidade. Actualmente mesmo sem acesso físico ao veículo um hacker continua a ter "portas" de acesso a dispositivos como o auto-rádio, leitor de CD, Bluetooth incorporado no sistema de gestão do habitáculo e em algumas ferramentas de mecânica que o automóvel traz de fábrica.
Os investigadores descobriram assim que a exploração remota é possível através de uma ampla gama de vectores de ataque, são comunicações sem fio que permitem o controlo do veículo a longa distância, localização do mesmo, monitorização, infiltração de áudio no interior do carro e mesmo o roubo.
Qualquer coisa que pode ser ligada e desligada a partir da aplicação de diagnóstico, pode ser ligada e desligada.
Referiu Levente Buttyan dos laboratórios CrySyS Lab - os experts que mostraram como se faz o hack.
Depois de termos desligado o airbag, continuamente, reportámos à aplicação que ele continuava activo.
Os carros modernos são controlados por um computador complexo distribuído sistemas que compreendem milhões de linhas de código em execução em dezenas de processadores heterogéneos com conectividade rica, fornecida por redes internas (por exemplo as CAN).
Enquanto esta estrutura tem oferecido benefícios significativos para a eficiência, segurança e custo, também criou a oportunidade para novas formas de ataques. Por exemplo, os testes anteriores demonstraram que um invasor ligado à rede interna de um carro pode burlar todos os sistemas de controlo de computador, incluindo a segurança elementos críticos tais como os travões e motor.
Será que o futuro trará uma nova gama de crime agora tendo os automóveis como alvo?
Este artigo tem mais de um ano
so falta mesmo serem conduzidos por hackers…o mundo cada vez mais está condenado
quero ve-los a desactivar o meu i8
para desativar o i5 é só desligar o pc kkk
Sem duvida…
Ahh e parabéns pelo artigo Vitor!
As aplicações de diagnóstico que equipam as oficinas já se ligam ao veiculo por bluetooth, não havendo portando necessidade de ligação física. Um cenário de intrusão é poranto, possível.
quero vê-los a fazer isso num Fiat uno!!
Tinha pensado o mesmo… 😉
No meu VW de 1987 (sem kit fraudulento!!!), nada pode ser hackado sem uma chave de fendas ou um pé de cabra!
Onde existir um sistema informatizado (com possibilidade de acesso remoto), há o risco de ser atacado. Period.
[OFF TOPIC]
Vitor M. -> http://www.extremetech.com/computing/216513-intel-reportedly-gunning-hard-to-replace-qualcomm-in-next-generation-iphone
Interessante a intel querer entrar … 🙂
Um artigo quem sabe. 🙂
Existe um video na net, de uns jovens a fazerem um hack a um chevy dos novos. É interessante e assustador o que eles explicam. O video é real e tudo o que fizeram foi reportado ao discovery + chevy
Na minha opinião pessoal e já o disse a muitas pessoas… a tecnologia é boa, faz falta em alguns pontos dos nosso quotidiano mas sinceramente não gosto e preocupa-me muito a evolução da tecnologia no sector automóvel e isto é mais uma prova… porque não deixam o simples radio (entre aspas) uma conexão simples USB e tal… pk?
Já li algures que investigadores acham totalmente impossível proteger os veículos modernos, e futuros, de ataques eletrónicos… pura e simplesmente parece que ninguém sabe como ter toda essa tecnologia e ao mesmo tempo que seja 100% segura de ataques (dos mete nojo dos criminosos digitais).
Basicamente a única forma era conceber os carros como se fossem naves espaciais em que absolutamente nada pode falhar nem agora nem daqui a 30 anos… e isso provavelmente custaria rios de dinheiro… e a menos que obriguem por força de lei, com multas multi-bilionárias e penas de prisão para o resto das suas vidas de todos os envolvidos desde os patrões aos programadores… não parece que vá acontecer jamais os carros serem verdadeiramente seguros.
Deixo aqui um link, da demonstração feita pela WIRED: https://www.youtube.com/watch?v=MK0SrxBC1xs , o dominio vai muito para lá dos meros Airbags, Quantos aos hackers manipularem os carros……., ya, ok, se vamos por ai então; já alguns anos que em muitos dos voos, principalmente os de longo curso quase que são efectuados na sua totalidade em piloto automático, os comandantes de voo são estáticos, ou seja são mais controladores do que comandantes, não acho mal é a evolução da tecnologia e nesta área cada vez mais o conhecimento é muito importante, a busca constante e muita imaginação, depois tudo é possível e se transforma. http://www.flightradar24.com/51.3,9.7/4 mostra em tempo real a informação de voo da aeronave em um mapa. Ele inclui rotas de voo, origens e destinos, números de vôos, tipos de aeronaves, posições, altitudes, posições e velocidades. Tá ai tudo nas várias camadas é só mexer os dedos. 🙂