PplWare Mobile

Conheça o Ranking de Competitividade dos Municípios em 2025

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Grunho says:

    “Competitividade “ na língua dos capitalistas significa capacidade para gerar mais negócios e mais lucros para eles. Tudo isso pago com dinheiro dos contribuintes ou com redução ou supressão de serviços públicos ou de direitos sociais. E você, está interessado na competitividade dos capitalistas?

  2. Barreiro says:

    Tirando Lisboa e Porto é tudo pasto! As pessoas que ainda vivem fora dos 2 maiores centros urbanos nem a lingua sabem falar e não conhecem p sabao

  3. Realista says:

    Olhando para o mapa do país sobre a competividade, vê-que que os dados não contemplam a maioria dos municípios do interior. Caso contrário, a tabela teria muito mais vermelhos do que tem atualmente.

  4. Crazy Days says:

    Estou a adorar a novela da malta aqui a comentar e aproveito as pipocas do Arrábida.
    Realidade:
    – se querem mudança façam críticas à câmara
    – se querem mudança votem regionalismo
    – se querem mudança exijam nas reuniões públicas (normalmente cada 2 semanas na maioria das autarquias) e vejam as contas

    Atualidade:
    – Lisboa, Oeiras e resto da “grande lisboa” recebe o maior investimento e dinheiro do resto do país
    – Porto “des”governado desde há muitos anos, têm muito capital e vai para os amigos ou para a malta dos subsídios. O resto faz-se com fundos comunitários. Deve ter a maior concentração de prédios (fora das zonas premium está claro!) a cair de podres e de ruas de paralelos desnivelados ou asfaltadas com buracos entre países de primeiro mundo. Como? Baseia-se numa população habituada a pouca exigência e a viver de jogos de futebol.
    – Algarve: para estrangeiros com dinheiro
    – Algarve e resto do país: para o governo central é bosque. Não é preciso investir nem melhorar. Só existe para cobrar impostos.

    População: “então como ficaram os clássicos do fim de semana?”

    • Zé Fonseca A. says:

      A Área Metropolitana de Lisboa (AML) tem cerca de 1,5 milhões de pessoas ativas, que representam 30% do emprego nacional, com uma produtividade 1,2 vezes superior à do país, de acordo com dados de 2024. A população da própria cidade de Lisboa, por exemplo, aumenta 70% diariamente devido ao movimento pendular para o trabalho, o que indica a concentração de oportunidades de emprego na região.

      Querias que o investimento fosse para onde não há retorno?

  5. Rui Dias says:

    Existem 308 municípios (ou concelhos) em Portugal, dos quais 278 se encontram no território continental, 11 na Região Autónoma da Madeira e 19 na Região Autónoma dos Açores. Esse guia não tem tantos…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.