PplWare Mobile

CTT quer distribuir produtos da Amazon em Portugal

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Adalberto says:

    Agora no tempo de entrega temos de adicionar +15 dias

  2. JR says:

    Espero bem que não, recebo encomendas da Amazon pelas transportadoras e nunca tive problemas, o mesmo não posso dizer pelos CTT.

  3. JR says:

    Espero bem que não, recebo encomendas da Amazon pelas transportadoras e nunca tive problemas, o mesmo não posso dizer pelos CTT.

    • Filipe F. says:

      POR FAVOR que isto nunca aconteça.
      A simplicidade e flexibilidade das outras transportadoras é um trunfo enorme. Poder ligar no proprio dia e mudar o local de entrega, pedir para mudar a hora, poder até ir no proprio dia ao final do dia buscar ao entreposto caso algo tenha corrido mal, e ter um tracking com previsão, isto os CTT não dão.
      Os CTT são péssimos para agilizar entregas. Se algum imprevisto existe, só podemos ter a entrega no dia a seguir e indo a um posto dos CTT esperar meia hora para ser atendido.

      Isto para não falar da forma como os CTT Expresso tratam as encomendas.

      • João M. says:

        Antes poder levantar no dia a seguir do que fazer como fazem algumas transportadoras.
        A Seur tem apoio ao cliente quase inexistente e fazem muita aldrabice nas datas e tentativas de entrega,

  4. Pedro Sousa says:

    Tendo em conta que os CTT me estão constantemente a demorar 1 mês para entregar encomendas depois de estas chegarem a Lisboa, só espero que isto nunca venha a concretizar-se!!!

    • mlopes says:

      também não exageremos. pode haver casos assim mas nos últimos meses recebi e enviei algumas coisas para a república checa, polónia e grécia pelos ctt e não tive problemas. enviei também para lisboa em express e tudo correu bem.
      agora que andei sempre com o “coração nas mãos”, fruto dos relatos que tenho ouvido, lá isso andei

    • José says:

      Idem “”.
      Esperando uma encomenda parada desde dia 12 de Junho em Lisboa, entre outras que já foram entregues. Demora mais trânsito nacional que o internacional.

  5. Pedro Carvalho says:

    Os CTT estão a reagir ao Amazon Delivery Service Partner e muitos outros que têm surgido noutras áreas (Uber Eats, Glovo, …), que vem substituir o modelo de negócio que em Portugal (ainda) está centrado nos CTT (que é uma empresa e precisa de ganhar dinheiro)

    • João Serra says:

      faz lembrar a guerra dos taxistas com a uber 😛 as pessoas estão habituadas ao modelo de negocio do século passado e nao querem inovar porque o modelo ainda da dinheiro… ate aparecer um competidor. Depois amuam como as crianças

      • J.Fernando says:

        Queria ver se fosse o teu pai taxista que te mantinha, se falavas em amuar como crianças…ou não querem inovar. Inovar não é uma selva, sem regras nem regulamentos e o salve-se quem puder…

      • CMatomic says:

        Não mistures coisas que nada tem haver . ” Taxis varias empresas Vs uber uma única empresa “

        • mlopes says:

          várias empresas que têm uma associação fortíssima e com muitos meios para fazerem concorrência à uber no core do seu negócio: automóveis de aluguer através de uma app.
          contudo, há uma coisa que de facto prejudica os taxis: os preços. não é fácil concorrer com os preços da uber fruto da exploração que estes infligem aos seus prestadores de serviços.
          agora não tenhamos dúvidas, criar uma app para os táxis não será difícil para quem tem os meios para contratar quem sabe. e, não generalizando, ser bem educado, tomar banho e ser honesto é super fácil.

          • Wilba says:

            Pas contente car 2 livraisons ratées . Pas de fourchette d’heure de livraison. Adresse soi disant incomplète. Pour changer tout ça il vous en coûtera 10 euros. Perso je préfèrais la société SEUR plus competente.

            Não estou satisfeito porque 2 entregas falharam. Sem intervalo de tempo de entrega. Endereço supostamente incompleto. Para mudar tudo isso vai custar 10 euros. Pessoalmente, preferia a empresa SEUR mais competente.

  6. Joao says:

    Os CTT querem porque ficam com metade dos artigos xD
    Devemos apoiar o que é nacional mas não os que nos roubam!

  7. João says:

    Espero bem que não. De todas as transportadoras com que já tive contacto os CTT são de longe a pior…

  8. Ricardo Costa says:

    Dos CTT só quero distância.

  9. Francisco says:

    Espero que não, estes senhores dos CTT são um desastre…

    • Hugo says:

      Os funcionários não são culpados, mas sim os seus superiores e responsáveis.
      Costumo conversar com alguns acerca do facto de receber facturas vencidas ou estar vários dias sem receber correspondência e eles não escondem o facto de que os recrutamentos são feitos às três pancadas e muitas vezes é-lhes mostrada a “volta” uma vez e no dia seguinte eles que se desenrasquem.

  10. Rui Carriço says:

    Lá vão começar a desaparecer encomendas e os atrasos começar?

  11. Carlos Rino says:

    Os CTT tornaram-se num dos piores serviços de entregas que temos. Entregar produtos da Amazon??? !!!!!!!!!!!!!!!!!!……

  12. João Serra says:

    Acho que estão a esquecer se que a amazon tem uma imagem a manter… se os ctt lhes derem problemas duvido que eles fiquem parados

    • David Guerreiro says:

      A SEUR manchou a imagem da Amazon no ano passado, no Natal como problemas e mais problemas, e viste a Amazon a deixar de usar SEUR?

      • Daniel Duarte says:

        A Amazon pode não ter deixado a SEUR mas pode ter pressionado para que sejam garantido os prazos no futuro, para além disso estás a falar de um período extremamente complicado.
        Depois disso já recebi encomendas distribuídas pela SEUR e correu tudo impecável.
        Prefiro 1000x uma transportadora simples e flexível como a SEUR do que os CTT que são extremamente complicados e inflexíveis e cumprir os prazos é 0, não só no natal como o resto do ano.
        Na minha opinião, se a Amazon tomar esta decisão seria o mesmo que dar um tiro no pé.

  13. int3 says:

    Desde que foi para a esfera privada os CTTs são um desastre. Maximizar os lucros, degradar o serviço. Foi o que aconteceu.

  14. poiou says:

    Sr Francisco Lacerda, o senhor quer as entregas da amazon, não se esqueça é que a amazon também tem de querer entregar o negócio aos CTT.

  15. Bruno Brito says:

    Que engraçado que eles apresentam lucros na mesma mas não devolvem o dinheiro de encomendas que eles próprios desviam!
    Os CTT SÃO UM ANTRO DE LADRÕES!
    Ainda há 1 mês, “extraviaram” uma Playstation 4 + 3 jogos que enviei por eles. Roubaram a encomenda e dizem que não sabem quem foi e quem originou esse “desvio” e agora está a ser um “filme” para me devolverem o dinheiro.
    Fico perplexo como desviam encomendas e depois ninguém sabe quem é… É como se não tivessem câmaras de vigilância nos postos de correio ou como se não houvesse qualquer tipo de “tracking” da encomenda.
    Uma autêntica fraude!

  16. Joao Ptt says:

    Espero bem que a Amazon opte por outras transportadoras, ou melhor ainda que crie a sua própria empresa transportadora onde controle tudo como deve ser, que as queixas relativamente a transportadoras são às toneladas em especial as grandes empresas que se estão a burrifar para os clientes e para os clientes destes.

  17. Antonio says:

    Se isso for para a frente em vez ee 5 dias de espera passa a se 1mês.

  18. Sr. Velho says:

    Se de facto a amazon abrir o programa de entregas em Portugal como fez em ESPANHA, tenho todo o interesse em trabalhar para eles.

  19. Miguel says:

    Deus nos livre e guarde! Amen!

  20. R!cardo says:

    Se os CTT vão-se meter ao barulho é sinal que muitas encomendas não vão chegar ao destinatário

  21. Tiago says:

    Estou há quase 2 meses à espera de uma encomenda de 4 produtos da Aliexpress que chegou a Portugal e deveria ser entregue via CTT.
    Algo me diz e tendo em conta a má experiencia no passado que alguém nos CTT ficou muito contente com os meus produtos.
    Uma vez que o valor das encomendas que costumo fazer na Amazon é bastante superior aos que faço na Aliexpress, se isto for para a frente, deixo de encomendar na Amazon.

  22. Nuno Ferreira says:

    Por favor, não.

  23. S Pimenta says:

    PRIMEIRO, o CTT que entregue as minhas encomendas da China que algumas já estão lá à 6 meses por entregar…

    Eles sabem muito bem que se atualmente fosse só a entregar cartinhas já tinham falido há muito tempo…

    Se querem ter um serviço de qualidade, vai demorar muito tempo a limpar a má imagem que tem atualmente…

    Mas é sempre bom haver concorrência e não monopólios… Embora não haja empresas de transportes perfeitas, prefiro 1000 vezes que seja a SEUR/MRW do que os CTT Expresso a entregar as minhas encomendas da Amazon…

  24. Nuno José Almeida says:

    O pessoal queixa-se dos atrasos do CTT quando compram no estrangeiro mas a culpa é da alfandega.

    • ervilhoid says:

      Quando fica na alfandega, com o numero de registo é possivel ver que está na alfandega, estes casos são diferentes, diz Lisboa e nada mais..

      E mais, enviem algo para fora da UE e arriscam a que o track number a indicar Lisboa, reclamem, pode ser que recebam indemnização, eu já recebi uma 🙂 demorou mas chegou

      • Filipe Ribeiro says:

        Não recebeu nda… Excepto se tiver sido você a enviar para si próprio o artigo. O destinatário e os CTT não têm qualquer tipo de contrato. A única entidade que pode ter direito a algum tipo de reembolso ou indenização é o remetente do artigo. Esse sim tem um contrato com a transportadora.

    • Leonardo Muñoz Sotelo says:

      Caro amigo, os CTT e alfândega são a mesma coisa. Os pedidos são entregues por os CTT e logo de 4 meses a espera mandam uma carta a dizer que o pedido foi devolvido a o remitente ..ladrões e ratos de gravata.

  25. AS says:

    O problema é que muitos carteiros dos CTT não querem andar carregados com encomendas e fazem de conta que tentam entregar a encomenda mas ninguem atendeu, deixando um aviso de levantamento na caixa de correio. Depois o cliente que se desloque em horário laboral para uma estcação de correio e fique um bom pedaço numa fila para levantar a encomenda que deveria ter sido entregue em sua casa.

  26. Leal says:

    Tenho encomendas AliExpress de pouco valor não chega nada a minha casa CTT e do pir chega a Portugal as encomendas não faz a entrega a mês a espera

  27. nuno a says:

    espero bem que não aconteça, se acontecer espero que a amazon nos dê opção de escolha no serviço de entrega preferido. não sei o que aconteceu no meu caso mas á 2 anos atrás mandei vir uma bicicleta da amazon alemã, veio de uma cidade perto de Berlim não me lembro do nome e demorou 24 horas a chegar a Lisboa através da DHL. Moro a 98 kms de Lisboa, demorou 2 semanas a chegar e foi-me entregue pelos CTT.

  28. Rogério says:

    Vejo comentários bastante depreciativos dos CTT, mas pelo que me apercebo, referem-se a encomendas vindas, essêncialmente, da china.
    O serviço dos CTT é bastante expedito, principalmente quando as entregas são provenientes de alguns paises da europa.
    Desde que as encomendas/correspondências da Royal Mail (UK) passaram para a GLS, os tempos disparam para o triplo do tempo.

    • João says:

      Eu recebo encomendas em melhor estado vindas da china e mesmo de outros países da UE que as que recebo domesticamente enviadas via CTT . A ultima veio de tal maneira amassada que o remetente teve de pedir recolha do artigo e enviar um novo…

    • Orlando says:

      Não é preciso ser da China. Qualquer encomenda seja Europa ou Portugal se for para os Açores (S. Jorge) demora em média de Lisboa 3 semanas, tanto é que muitas empresas já não enviam a não ser para as 3 ilhas maiores. Pagamos preços exorbitantes pelos CTT expresso para levar 3 semanas, pagamos mais por um serviço muito pior que o prestado aos restantes portugueses. Somos portugueses de 4a. É este o serviço que nos prestam. Da Amazon com express shipping paga se 5 e tal euros é recebo a encomenda de Lisboa cá em 3 dias, 3 semanas se for CTT expresso a pagar pelo menos o dobro. Há algo de errado

  29. José says:

    Tenho várias encomendas desde meados de Abril não entregues. Vejo-me obrigado a abrir disputas, porque os prazos de entrega caducam, mesmo acrescidos de mais 20 dias. Os vendedores já me respondem a duvidar de que eu teria recebido ou não, tanto mais que eles têm a informação que as encomendas chegaram a Portugal. Nunca pensei assistir a esta decadência do serviço postal e não se vê ninguém com responsabilidade governamental a tomar posição. Outra coisa, até à uns meses, o que viesse registado obrigava a assinarmos um documento. Agora vêem sob “registo simples” e o carteiro, por engano ou desleixo, até pode depositar a encomenda noutra caixa de correio. Quanto à correspondência normal, aconteceu ainda este mês, depositarem na minha caixa de correio 4 envelopes, para rua e números de porta diferentes. É incrível. Eu estou a ser obrigado a usar canais alternativos, porque – é verdade! – deixei de confiar nos serviços dos CTT. Um serviço, dizia-se, essencial!

  30. Pedro says:

    Também só quero dizer: “Por favor, não”.
    Uma devolução para a amazon, por ctt, demorou e perdeu-se, etc…
    Quando reclamei, “fizeram-se de desentendidos” mesmo depois de enviar comprovativos.
    São do piorio. Mal servem para entregar cartas.
    Se ficarem a fazer a entrega em portugal, temos que reclamar com a Amazon para ver se mudam de ideias.

    • Cyberon says:

      Estou precisamente na tua situação, fiz uma devolução que devia ter sido entregue em 2 dias e já lá vao 22, abri disputa e estou à espera…

  31. Casimiro Alves says:

    Esta a Put. armada!!!!!
    jejejejejejje

  32. Fakir says:

    Por amor de deus. Um empresa que cobra e não efetua o serviço, não é digna nem de distribuir gelados quanto mais encomendas.

  33. OM says:

    quer o quê?
    ele que evite é que os seus serviços fiquem com as encomendas retidas e que respondam às reclamações.
    Incompetentes.

  34. António Pereira says:

    Acabou de me desaparecer 1 encomenda nos escritórios de Perafita!!! Nem pemsar!

  35. J.Fernando says:

    Eu sei que há muita gente que pensa o contrário, mas eu adoraria que fosse os CTT. Nunca tive um problema com eles. Aliás, eu prefiro em qualquer compra , mesmo por cá, quando há a opção de escolher CTT ou transportadoras, opto sempre pelo CTT, porque o Correio por aqui, vem sempre entre entre 10/11h, todos os dias…raramente falha….enquanto com as transportadoras tenho que estar ou deixar alguém em alerta o dia todo. E se estamos na “cagadeira”, já não vamos a tempo que eles nem esperam e depois é um festival de telefones para cá e para lá…enquanto os CTT quanto mais não seja, se não estiver em casa vai para a zona dos CTT aqui perto, bem conhecida. Prefiro de longe os CTT. Se assim acontecer a Amazon vai ter mais um cliente.

  36. J.Fernando says:

    Agora estou a perceber…as pessoas estão a comparar encomendas da China, essas sim sujeitas a muita burocracia, principalmente alfandegária, com encomendas normais do CTT. Faço dezenas de encomendas por mês cá, da UE e cá são entregas SEMPRE pelos CTT no dia seguinte ao envio e da UE dentro dos prazos limites.

    Agora, nos fóruns das Amazons nota-se é muita queixa com as Transportadoras.

    Mas que fique claro, também não tenho tido problemas nenhuns com as transportadoras, não gosto é de ter de estar de vigia um dia inteiro, enquanto os CTT me entregam a uma hora fixa que é muito conveniente para quem não pode estar sempre em casa.

    • Ricardo Miller says:

      No meu caso não é uma se trata de comparação.
      Tenho razão de queixa contra os CTT. Nem o seu provedor se diga dar seguimento ou resposta aos temas, após a “resposta padrão” inicial da secretária.
      Muito muito más experiências no meu caso.

  37. Mboot says:

    Se isto vier a acontecer não vou comprar na amazon. Os ctt são uma péssima transportadora que não se adaptadaram ao tempo em que vivemos.

    Empresas mais pequenas dispõem de um serviço bastante mais direccionado para os clientes, com estimativa da hora de entrega por sms, tracking de onde anda a carrinha que vai efectuar a entrega e até chegam a ligar para saber se está alguém em casa.

    Os ctt por vezes nem tocam à campainha. Apenas deixam um postal e se quiser, eu é que tenho de ir buscar a encomenda.

    À uns tempos enviei uma ps4 para a garantia e como era a sony a contratar a transportadora teve de ser pelos ctt. Numa 6 feira vieram recolher e na 2 feira em vez de entregarem no reparador voltaram a entregar em minha casa. Liguei para os ctt nem sabiam nada da encomenda.

  38. CMatomic says:

    CTT= A PRIVADO , tanto faz , nem nos estados unidos privatizaram os seus correios públicos, é obra .

  39. JB says:

    Pena, vou ter que deixar de comprar à Amazon ;(
    Preciso encontrar alternativa urgente.

  40. Ze das Quintas says:

    PLA MOR DE DEUS POR FAVOR NÃO!

  41. ervilhoid says:

    A amazon gosta de estimar os clientes, se aceitar os CTT e começar a ter queixas ainda vão é pedir indminização e mudam o prestador de serviços

  42. Ze das Quintas says:

    Onde podemos todos assinar um abaixo assinado para isto pla mor de deus não acontecer?

  43. André says:

    Só se for para começarem a roubar as encomendas da Amazon, como me fizeram com um telemóvel que desapareceu em Cabo Ruivo. A sorte é que tinha seguro, mas foram 6 meses até ter de novo o dinheiro na conta. Veio do outro lado do mundo para ser roubado cá. Ladrões!

  44. Fernando F says:

    Encarno com muita preocupação isto dos CTT entregarem encomendas Amazon. O Amazon ja há anos que é a minha loja online preferencial, sempre com um serviço 5* que nem em sonhos existe em Portugal. Já tive algumas chatiçes muito pequenas com transportadoras do Amazon como a SEUR, mas foi 1% ou nem isso do total. A Seur que foi em tempos a companhia que mais tempo demorava a entregar, mas entregava sempre!, evoluiu e muito, e hoje, é das minhas preferidas, a MRW é do top dos top que existe, nao ha melhor, simplesmente! A DHL e UPS, GLS, todas essas sao igualmente fantásticas. Agora por que razão o Amazon mudaria o seu serviço para uma empresa super incompetente como os CTT, que já me roubaram um Headset de 120€ que nunca mais o vi, nem pude reclamar! Uma empresa que tem dezenas de produtos por entregar só este ano vindas da China, uma empresa que demora 1 ou 2 meses a entregar produtos que chegam da China a Portugal em 5 dias….Uma empresa em que os carteiros nao tem as condiçoes para trabalhar e preferem entregar cartas do que caixas com encomendas…Só quem nao faz encomendas é que preferia esta empresa por ser ” portuguesa”, que comparada a todas as outras que existem no mercado, e , repito, todas, é de longe a pior!!! Ladrões, incompetentes, lentos, e por ai fora.
    O Amazon se muda para esta empresa, terá de me devolver muito dinheiro certamente atraves de mensagens de suporte. Coisa que no Amazon nao é díficl visto que tem um atendimento fantástico.
    Para bem de todos os portugueses, os CTT deviam falir o mais rapido possivel…

  45. hommer says:

    acho melhor que não CTT neste momento para encomendas é para esquecer, recentemente já tive um episódio no mínimo anedótico com eles por causa de uma encomenda e tudo trapalhada deles…
    encomendas da Amazon e ebay, vindas por transportadoras nunca tive problemas alguns sempre tudo entregue dentro da janela de entrega…

  46. Orlando Gomes says:

    Por Favor Não!!!!
    Pelo menos para os Açores (não falo das 3 ilhas maiores) o serviço é péssimo, os CTT expresso são péssimos. Exemplo recente: Chegou uma encomenda da Amazon Espanha a Lisboa sexta dia 22, a mesma foi despachada terça feira (26) ctt expresso por via Marítima, logo deve chegar a minha casa (ilha de S.Jorge) dia 5 Julho na melhor das hipóteses e dia 6 se correr bem (não paguei envio urgente). Quando pago envio urgente se for pela UPS entregam a maior parte das vezes antes da data prevista, se for pela DHL que envia por CTT expresso às vezes demora 3 semanas. tendo em conta que os Açores pagam mais pelo serviço, por um serviço muito pior que o prestado no continente. Obrigado CTT. P.S: Isto não é culpa dos profissionais da minha ilha que muitas vezes se desdobram para que esta situação não se note tanto, o meu louvor para eles.

  47. jimmypt says:

    @AS tens toda a razão!Os ctt são uma burla.

  48. Leonardo Pinho says:

    Quem publicou a noticia e quem a lê, terá noção que a imagem do reboque de camião da Amazon é de um simulador de condução de PC? (American Truck Simulator)? : )

  49. António S. Marques says:

    UPS, UPS, amigos! Para mim a melhor, em termos de custos / rapidez e controle. Tudo certinho e direitinho.

    • David Guerreiro says:

      Pois a UPS é boa sim, mas também se paga bem. A Amazon só envia por UPS quando se pede express shipping ou next day. Nunca iriam usar para entregas gratuitas.

  50. Bruno says:

    Como muitos dizem acima só espero que isto nunca chegue a acontecer!
    Também faço parte do colossal grupo de pessoas que viram as suas encomendas paradas pelos serviços dos CTT e depois ou entregues fora de horas ou reencaminhadas para os remetentes mesmo com troca de emails, tickets e reclamações.
    Ver este tipo de serviço aliado a uma gigante como a Amazon não iria ser nada benéfico para eles.

  51. Ricardo Miller says:

    Primeiro comentário que faço no pplware.
    Não existe serviço pior que o prestado pelos CTT.
    Obrigado mas não obrigado.

  52. José says:

    A melhor transportadora que opera em Portugal é sem dúvida a Viadirecta

  53. Emílio says:

    Sobre os CTT só tenho queixas pra fazer sobre o mau serviço , já com distribuidoras provadas só tenho a elogiar o serviço prestado daquilo que tenho dependido , rapidez boa organização comunicação e muito mais.

  54. sideshow says:

    A melhor notícia de sempre! Livrar-me da SEUR é quase um sonho… Que maravilha!!! Agora sempre que não tiver em casa vou no dia seguinte buscar a encomenda aos CTT, tão simples que acho que nem é real!!!

  55. dajosova says:

    não podes com eles junta-te a eles
    é apena mais um episódio da disrupção tecnológica que, passo-a-passo, avança na sociedade.

  56. etica says:

    Com o “evaporar” de encomendas que tem acontecido nos ultimos meses os CTT já deviam ter aberto um processo investigação criminal aos funcionarios. É plotiticamente correto dizer “ahh e tal não quero acusar ninguem” ou “não quero duvidar das pessoas”, meus amigos deu entrada na alfandega e desapareceu a algum lado foi parar. Eu trabalho num banco imaginem começarem a desaparecer alguns depositos de vez em quando.
    Quem lá trabalha (CTT/Alfandega) sabe bem os truques.

  57. Tiago says:

    Cruzes, cruzes !!!! então o “core business dos ctt” não é o financeiro ?! E agora ja querem apostar outra vez na distribuição mas que grande confusão !!! ou depois pretendem alocar as encomendas nas mercearias e talhos !

  58. sergio says:

    Pessoal,

    Está aqui muita barbaridade escrita. Os CTT não são alfandega, embora trabalhem junto da alfandega. Quando uma encomenda fica x dias presa, não está nos CTT mas sim na alfandega. Não misturarem as coisas. CTT não são alfandega.

    Qualquer encomenda vinda de fora da União Europeia para a União Europeia pode ou não ficar na alfândega. Em geral, valores inferiores a 20 euros não ficam na alfandega. Superiores a 20 euros já podem ficar porque estão sujeitos a IVA. Superiores a 100 euros estão sujeitos a uma taxa (acho que de importação). Encomendas inferiores a 20 euros podem ficar na alfândega por amostragem ou se houver desconfiança no seu valor declarado pois, como devem saber, é muito fácil pedir aos chinocas que declarem uma valor de 5 euros para um produto de 100 euros.
    Não quero dizer com isto que os CTT são o máximo, porque não são… mas também há pior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.