PplWare Mobile

COVID-19: Portugal volta a ser dos piores países do mundo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Tome Barrios says:

    Se o mundo apenas inclui a Europa, então talvez

    • Pedro says:

      Estava a ler e a pensar exactamente nisso… acho o título um pouco sensacionalista..

      • Joao Cordeiro says:

        Julgo que é mais em fazerem estatisticas à semana..

        Os paises piores a longo prazo nunca estão mal nas estatísticas semanais, pois diluem as ocorrências pelas semanas anteriores e posteriores.

        Cá em Portugal não se faz “tratamento” de dados…

    • Pedro Pinto says:

      Não, é mesmo dos piores do mundo.

    • Grunho says:

      A Itália teve hoje pouco mais de 1/3 dos casos e mais 4 vítimas. E o rácio deles tem vindo a ser ainda pior. Portanto, não estamos melhor nem pior que os outros. O que eles estão a fazer é a baldar-se aos testes para abafar os números.

      • T says:

        Uma pequena nota, a Italia teve no dia de hoje 1349 casos com quase 175.000 testes feitos (mais 384 novos casos em relacao a ontem) e os casos tem vindo a aumentar desde a semana passada.
        A grande diferenca e que a Italia tem aproximadamente 6x a populaçao de Portugal , portanto actualmente a situaçao em Portugal nao anda nada famosa.
        Os numeros em Italia tambem terao tendencia a piorar rapidamente, por via do levantamento das restricoes no passado recente (devido a melhoria dos numeros que tinham vindo a baixar desde o ultimo lockdown e das condicoes gerais) , das festas ilegais (a ultima detectada foi uma rave party com 6000 jovens de toda a europa e todos rigorosamente sem mascara) e por causa dos ajuntamentos por causa do europeu, onde a maior parte anda sem mascara a festejar (a mascara ja nao e obrigatoria na rua (se nao houver concentracao de pessoas))

        • Grunho says:

          Se a Itália testasse tanto como nós, em proporção da população, com 13 vítimas hoje provavelmente em vez dos 1349 casos teria tido à volta de 4700. Mas em plena época turística não dá jeito nenhum publicar números dessa ordem. É muito melhor espalhar aos 4 ventos que a Ibéria é a ovelha ranhosa.

          • T says:

            de facto os numeros dos testes baixaram nas ultimas semanas, mas sao devido ao facto do levantamento das restricoes nos movimentos internos (entre regioes) e externos,facto que obrigava o teste para os movimentos…
            ainda continuam certas limitacoes nas fronteiras … mas visto o aumento da populacao vacinada (mais de 30% da pop total duplamente vacinada, e mais de 30% com apenas uma dose), nas fronteiras por ex. para passar pedem o greenpass, ja nao e necessario o teste recente para passar (medida necessaria so para quem nao fez a vacinacao ou ainda nao esta totalmente imunizado)
            De qualquer maneira os testes passaram de 220/250.000 testes a 180/200.000 diarios
            So recentemente houve o levantamento das restricoes… mas ja estao a avisar que se os numeros continuarem a aumentar, as cores das regioes mudam e comecam a aumentam as restricoes…

  2. B@rão Vermelho says:

    Só a Europa é que interessa, o resto é paisagem 🙂
    Enquanto as pessoas acharem que isto é uma coisa inventada com a desculpa para nos controlar a todos não saímos disto nos próximos tempos.
    À e claro a culpa é do governo de esquerda, também muito importante não esquecer.

    • Luis Henrique Silva says:

      Atéque pode ter alguma parte de culpa o governo. Mas as pessoas por ai também não escapam e o que vejo por ai também é muita falta de cuidado e desleixo muita gente pensa que não apanha e que é só os outros e estão se a borrifar para as regras, que as coisas fossem mais rigidas ou se o virus fosse mais mortal de certeza que as pessoas se indireitavam.

  3. Rafilda says:

    Somos os piores do mundo. Ahhhhh o que vou fazer com a minha vida???!!!!!! Façam títulos ainda mais negativos. Pode ser que alguém acredite.

  4. Urtencio says:

    Pois não sei o que se passa, mas se tiveres a curiosidade de ver algumas das webcams de outros países europeus tipo (Holanda) não vez ninguém de mascara na rua ou em alguns centros comercias! Não fazem testes? são mais fortes..
    não sei.. o que sei é que cada vez mais me deparo com pessoas a procurarem comida nos caixotes de lixo dos hipermercados… e maior parte dos bens essenciais a ficarem mais caros..

  5. Raul Brandão says:

    Desliguem-se dos media e a Pan – Demia acaba.
    Portugal é dos países mais corruptos onde os lobbies proliferam, por isso, dificilmente isto terá fim.

  6. Jonny says:

    Bem bom espero que continue a subir em flecha. E que o pais volte a parar de preferencia antes do Verão terminar.

  7. Miguel says:

    Se pararem de testar como os outros passa loco para os melhores.
    Isto tem de piorar obrigatoriamente para ver se dá para fazer o choradinho e pedinchar mais uns euros.

  8. João says:

    Agora imaginem que morria alguém, ai sim era caso para ficar preocupado.

    • SANDOKAN 1513 says:

      Então nas últimas 24 horas não morreram 9 pessoas no país devido à COVID-19 ?? Tenha mas é noção e ganhe juízo.Deixe de dizer disparates

  9. SANDOKAN 1513 says:

    Portugal volta a ser um dos piores países do mundo no que diz respeito à pandemia e ainda por cima há quem teime em não se vacinar.Enfim… 😐

    • Helga Schneider says:

      Vacinar nada tem a ver com isso.
      Até parece que a vacina muda alguma coisa…. santa ignorância!

      • Chalupa pela verdade says:

        nada.. o que é que tem haver reduzir as mortes, nº de pessoas a necessitarem de ir para o hospital ou reduzir a propagação? ZERO, NICKLES! Deixa de ser sheep Sandokan, por amor de deus…

    • Tá tudo na maior says:

      A tua visão e de mais um conjunto de cidadãos:
      Definição de negacionista: Todo e qualquer cidadão que ponha em causa e questione legitimamente o discurso oficial. Esse cidadão não tem direitos.
      Papagaio: Conjunto de cidadãos que repete até à exaustão o discurso oficial. Qualquer que ele seja. Não é importante a mensagem, importante é a continuidade na transmissão da mensagem para no fim serem medalhados por bom comportamento. Esse cidadão só tem direitos.
      Agora a minha visão sobre a vacina contra covid 19: espero convictamente que seja eficaz. Tenho sérias dúvidas sobre resultado da mesma – o tempo o demonstrará. Espero que de forma positiva, pois esta vacina colocou em causa toda a informação veiculada pelos laboratórios e entidades oficiais ao longo de dezenas de anos sobre o custo em tempo e dinheiro para a obtenção de um tratamento eficaz para uma qualquer patologia. Onde param os estudos de potenciais efeitos secundários a longo prazo? Ah, espera lá, não existem, a manipulação do Tempo ainda só existe em teoria.
      Mas uma coisa tenho a certeza e que facilmente é verificável em caixas de comentários nos mais diversos sites de informação – o efeito secundário a curto prazo, provocado pelas vacinas nos papagaios:
      Prepotência
      Arrogância
      Malcriadez
      E, fundamentalismo…
      Certamente dará um bom tema para mais um estudo…

  10. Tabonitota says:

    Acho que aos negacionistas por um lado, é os crentes nas vacinas por outro, estamos de acordo que estas estatísticas só veem afundar cada vez mais portugal. Pois são cok estas estatísticas que fazem com que se entrem ou se saiam de listas vermelhas dos países para as viagens. Se as empresas (não só do turismo) já estavam aflitas … isso vai ser a macheasses final. Por isso …. Obrigado portugal. E obrigado governo também … pois foi o governo que menos dinheiro dispensou a apoiar as empresas a nível europeu.
    Já agora … continuem a votar em quem nos leva por duas vezes consecutivas à bancarrota. Depois não se queixem que vem a Europa para nos controlar. Ontem … já era tarde!!

  11. Abílio Portas says:

    Portugal já tem mais de metade da população vacinada e mesmo assim é isto que vivemos. Espanha está mal mas muito melhor que nós!
    Agora é preciso ver o que é que não está bem cá. Só se vê os mídia a criticar outros países e dão a entender que está pior que cá e na verdade nós é que não estamos bem.

  12. Eu sei lá says:

    Não tenho conhecimentos especiais nesta matéria, além do que vou lendo.
    Mas a ideia que tenho é que a Covid (e as variantes do vírus) são tipo uma onda (por isso lhe chamam, 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, vaga) que se estende a diferentes velocidades – nuns lados está a bater com força quando noutros já está em refluxo. Até vir nova vaga.

    Tenho, para mim, que escapámos, razoavelmente, da primeira vaga, com o susto que apanhámos com a situação dramática que se passava, primeiro em Itália e a seguir a Espanha e França.

    Ainda há pouco tempo estava a bater forte em Inglaterra e França e nós sossegados. Está a a bater mais forte por cá agora, irá bater a seguir noutro lado.

    Ao ritmo a que está agora a ser feita a vacinação em Portugal e mais os testes – há de baixar a onda. A questão é como será o novo “normal” até estar toda a gente vacinada (não está definido se abrange abaixo de 16 anos). O normal é manter as medidas preventivas e vacinar e ir vivendo, trabalhando (e fazendo férias) o melhor possível.

    P.S. O Governo inglês decidiu que, a partir de dia 19, deixam de ser obrigatórias, por lei medidas como o uso de máscara e o distanciamento social. Serão os cidadãos a cumprir essas medidas – pelo seu sentido cívico. De facto, se os cidadãos não aplicarem as normas, não é através da polícia que se aplicam. Mas dá uma indicação errada. E vai dar confusão, por exemplo, quando num espaço público, uma parte dos cidadãos, de acordo com o seu sentido cívico, estejam com máscara e outros não. Vai haver discussões sobre o civismo. Quando está na lei está definido de que lado está o civismo

    • Há cada gajo says:

      É exatamente isso.

    • Magdalena says:

      Não, não é assim.
      As ondas acontecem quando os governos decidem levantar as medidas e o virus ataca novamente.
      Basicamente uma vaga/onda é quando tudo volta a estar mal, depois de ter estado tudo controlado.
      Um exemplo é levantar as restricões sem qualquer criterio e depois ter de voltar tudo atrás.

      Não é o virus que ataca de surpresa….

      • Há cada gajo says:

        E o que é que tem acontecido lá fora ? Ou cá em Portugal o vírus só ataca quando o governo se distrai ?? Naturalmente que não podemos andar para sempre confinados. Nem sabemos ainda qual o verdadeiro custo social deste confinamento ou semi-confinamento eque vai persistindo já há mais de um ano, pelo que se vai tentando abrir arriscando retrocesso.

  13. Sergio says:

    Jornalixo.

  14. Há cada gajo says:

    Somos os piores porque estamos mais avançados na 4ª vaga ou 4ª onda. Isto é como os surfistas, ou estamos na crista da onda ou estamos entre as ondas.

  15. CS says:

    O tuga paga os testes que leva a economia ä falência. Que delícia.
    Entretanto no resto da Europa só se fazem testes a quem tem sintomas e a vacinação está a meio gás.

    Acordem tansos!

    • Eu sei lá says:

      Acabei de ler n’ “O Público”:
      “Europa tenta acelerar a vacinação: na praia, ao pé de bares, ou nos centros de emprego.
      Países como Alemanha, França ou Itália tentam ser mais criativas na corrida para vacinar o maior número de pessoas possível.”

      Essa do “meio gás” foi cozinhada onde?

      • Chalupa pela verdade says:

        4 testes gratuitos para as pessoas -> o tuga é que PAGAAA!

        Fui a dois países diferentes em Junho:

        Hungria, apenas quem está vacinado é que pode aceder a eventos, ir de férias entre outras coisas, máscara obrigatória em locais fechados -> ACORDEM TANSOS HÚNGAROS

        Áustria -> para ir a qualquer restaurante, evento é necessário teste antigénio realizado nas últimas 48 horas – > ACORDEM TANSOS AUSTRÍACOS

    • Hugo says:

      CS, tu não sabes como se propaga o hiv. Não achas um pouco arrogante fazeres tais afirmações acerca deste assunto? Estuda, informar-te e pensa…

  16. Omg not again... says:

    Eu continuo sem perceber a malta que vem criticar quem não tomou a vacina… Será que não entenderam ainda que a vacina não para a propagação do vírus? Que a vacina simplesmente protege ou atenua os sintomas?

    Não estou a dizer com isto que não se devem vacinar, pelo contrário… Mas não se vacinem para sair à rua a seguir como se não fosse nada convosco… Vocês podem ser portadores e espalhar o vírus na mesma, ok?

    • Hugo Sousa says:

      Já para não falar que a vacina também falha, isto é, não funciona. Basicamente temos que vacinar 70% da população, rápido, a “rezar” para que nenhuma variante fure a vacina aplicada. Mas sim, as pessoas não percebem que o objectivo é ser vacinado e de seguida esperar que todos se vacinem. Basicamente é uma compra da liberdade individual.

      • DataSmurf says:

        Exato, mas olha, não penses que alguma vez vais conseguir uma imunidade de grupo com este tipo de vacinas, nem que vacinasses 100% da população.

        • Hugo Sousa says:

          Porquê? O problema parece-me a logística e não a vacina em si.

          • DataSmurf says:

            Pergunta a apresentadora: “O que pode estar na origem de que pessoas que já foram vacinadas, inclusivamente com as duas inoculações, estejam agora a surgir nos hospitais internadas com a covid-19?”
            Resposta do médico: “Isso é verdade, têm estado a surgir internadas, e internadas com doença moderada grave, nós temos doentes neste momento nos hospitais da região sul, de Lisboa e mais a sul, internados mesmo em cuidados intensivos com a vacinação completa, com diversos esquemas vacinais, e não apenas com uma das vacinas que está no mercado.

            https://tviplayer.iol.pt/programa/esta-manha/60115f430cf245b9a976a3fe/video/60c9cb2e0cf279ce41cc63fb

            minuto 43

          • Dedo do Meio says:

            Já Camões dizia… Vejo eu mais com dois que alguns com três.

            Sim pessoas internadas após tomarem a vacina : 0,09%
            0,09%… o medo… o negacionisno… a esperteza bacoca… o estão todas mal e eu sou o inco esperto… teoria da conspiração que precisa de tratamento psicológico…

    • Chalupa pela verdade says:

      Ora vamos a umas contas simples:

      Sem vacina imaginemos que uma pessoa com covid propaga a 50 % das pessoas com quem está, num universo de 10 passava a 5.

      Com vacina reduz a propagação para 20 % -> num universo de 10 passava a 2.

      Faz agora isto para a população toda e começas a perceber a diferença entre te vacinares e não te vacinares.

      *Uma ressalva, estes números são atirados para o teto, tudo o que sei de cor do fundo da minha ignorância é que a vacina reduz os teus sintomas (logo só a partir daqui já propagas muito menos) e a carga viral do vírus, logo a hipótese de passares para outra pessoa reduz em comparação com não vacinados.

  17. Hugo Sousa says:

    Escapamos razoavelmente da primeira vaga porque “mandaram-nos para dentro de casa”. Na segunda vaga, “fomos surpreendidos”, quando era fácil de prever. Na terceira vaga, “deram-nos uma prenda de natal” que nós tratamos de aproveitar ao máximo. E a quarta vaga, deve-se a uma incompreensão total da população face ao que representa estar vacinado + importarmos com responsabilidade própria uma variante de elevada transmissão para ganharmos uns euros (que agora vamos perder) + exaustão da população que já não tem paciência vendo o número de mortes muito baixo. Civismo? Nunca temos em nada, não teremos nisto. Uk: claramente o próprio governo está a dar indicações para o pessoal viver. As pessoas foram vacinadas, agora sigam em frente. Vacina: se o estudo realizado em Israel sobre a Pfizer tiver credibilidade, isto vai complicar um pouco. Temos que nos adaptar a cada momento.

    • Susana Castro says:

      A maioria dos paises da Europa está agora a entrar na terceira vaga, e Portugal está em plena quarta vaga…. isso é que é devia ser explicado.

  18. Hugo Sousa says:

    Acho que sim, mas também acho que é claro o porquê. Trata-se de uma importação enorme da variante Delta que se tornou dominante no Reino Unido, por Portugal, acredito que por uma questão económica, não tenha “barrado” as entradas vindas do Reino Unido. Lisboa e Algarve automaticamente ficaram mais vulneráveis. Já na terceira vaga, com a variante Alpha aconteceu algo parecido. Nós e o Reino Unido andamos sempre muito emparelhados.

  19. Brutosaurus says:

    depois de tanta diarreia mental de negacionistas só me apetece fazer um comentário: NO COMMENTS!

  20. Macopio says:

    Mas querem vir todos para cá!

  21. claudio says:

    Quero lá saber se somos os piores ou melhores do Mundo, isto da Covid 19 é puro negocio para farmaceuticas e para os governos de países como Portugal poderem manipular mais ainda o povo burro e estúpido que gosta de acreditar nas noticias e nas restrições impostas pelo governo como atestado de incompetência e nós assinamos todos por baixo. Relativo ás novas regras aposto que o controlo vai ser muito curto e por pouco tempo. Já ninguém tem paciência para esta palhaçada inventada ou sei lá o que diga. As vacinas são uma tanga e os testes tambem, a gente precisa é de um medicamento para curar, porque Benu-ron não é o medicamento para virus e se a febre for alta nem baixa. Os vacinados apanham o virus na mesma e contagiam tanto ou mais que outros sem vacina, e isso de proteger dos sintomas mais graves é até morrer alguem com as duas vacinas e que apanhe uma variante bem potente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.