COVID-19: Portugal vai entrar em Estado de Emergência
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai declarar ao país, pelas 20 horas, o Estado de Emergência. Parlamento terá de aprovar agora esta medida. Esta nova realidade vem na sequência da pandemia de coronavírus, COVID-19, e após a reunião do Conselho de Estado.
No Estado de Emergência, ficam suspensos ou restritos os direitos e liberdades, mas na medida do estritamente necessário ao pronto restabelecimento da normalidade.
COVID-19: Marcelo Rebelo de Sousa declara Estado de Emergência
Segundo informações veiculadas pela TVI, as medidas já foram concertadas entre o Presidente da República e o Governo. Esta declaração, como está a ser reportado, será dada a conhecer ao país às 20:00h.
O Primeiro-ministro, António Costa, depois do Conselho de Ministros extraordinário que se seguiu à reunião do Conselho de Estado, já fez a declaração do Estado de Emergência.
Depois de consultado o Conselho de Estado e ouvido o Governo, que se pronunciou em sentido favorável, o Presidente da República enviou à Assembleia da República, para autorização desta, o projeto de diploma decretando o estado de emergência.
Situação do país perante a pandemia
Os dados de hoje reportam que nas últimas 24 horas, foram notificados mais 194 casos de COVID-19 em Portugal. Assim, atualmente a contagem total refere 642 infetados, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), desta quarta-feira (18 de março). Além disso, o relatório faz menção a três pessoas recuperadas e duas mortes.
Ainda serão anunciadas as medidas que serão impostas pelo Estado de Emergência.
Projeto_Decreto_do_PR_Estado_de_Emergencia
O que é o Estado de Emergência ou Estado de Sítio?
A declaração do estado de sítio ou do estado de emergência em nenhum caso pode afetar os direitos à vida, à integridade pessoal, à identidade pessoal, à capacidade civil e à cidadania, a não retroatividade da lei criminal, o direito de defesa dos arguidos e a liberdade de consciência e de religião.
Segundo a Lei n.º 44/86, de 30 de setembro.
1 - O estado de sítio ou o estado de emergência só podem ser declarados nos casos de agressão efetiva ou iminente por forças estrangeiras, de grave ameaça ou perturbação da ordem constitucional democrática ou de calamidade pública. 2 - O estado de sítio ou o estado de emergência, declarados pela forma prevista na Constituição, regem-se pelas normas constitucionais aplicáveis e pelo disposto na presente lei.
Tem sido amplamente partilhado um alegado Decreto Presidencial de Declaração do Estado de Emergência, em mensagens de correio eletrónico e nas redes sociais. Conforme referem as autoridades, essa informação é falsa.
Aconselhamos extrema prudência no acesso, na receção e na partilha de conteúdos digitais associados à temática da pandemia COVID-19, devendo dar-se prioridade a fontes oficiais de informação.
Informação atualizada às 16:30
Este artigo tem mais de um ano
Fiz um site simples a comparar a evolução dos casos confirmados de contágio entre alguns países a partir do momento q atingiram 100 ou mais casos: http://ricardomendes.synology.me/
Interessante. Bom trabalho.
Excelente ferramenta. Parabéns
Parabéns! Continua a alimentar com novos dados pls
Estou intrigado para ver as comparações
Tenho um script que corre de 10 em 10min para actualizar com os dados mais recentes.
É muito à frente 😀
está fantástico, mas os dados que aparecem não são os últimos, dá para actualizar
Pode ter alguma demora mas eles actualizam automaticamente 😉
está interessante, mas sofre de um problema grave, o real impacto em cada país deve estar dependente do tamanho da população, já que 1000 infectados em Portugal não é igual a 1000 infectados na Alemanha. Devias ter usado um rácio sobre a população.
Gostei! Obrigado por partilhar!
Bom trabalho.
Obrigado.
Pelo gráfico do Ricardo, apercebemos que Portugal, após o 5 dia (depois dos 100 casos), tem o 4º maior nº de casos (642)
1º Italia – 889
2º Dinamarca – 864
3º Alemanha – 670
4º Portugal – 642
5º Norway – 598
6º espanha – 525
Aparentemente estamos pior que Espanha :/
Podem existir várias explicações para isso, tanto pode ser que em Portugal o vírus se está a alastrar mais rapidamente, como pelo contrário Portugal pode estar a fazer mais testes e de forma mais eficaz.
Parabéns. Bom trabalho.
pelos vistos íamos ter um lindo futuro…
“16h34 – Governo de Angola suspende todos os voos internacionais de e para o país, apesar de não ter ainda nenhum caso registado.” <— isto era o que deveriam ter feito todos os paises onde começaram a haver casos… mas o capitalismo não pode ir abaixo, nem que tenham que sacrificar os mais fracos.. pena que isto chegou também aos LORDS.. agora sim, medidas de contenção
Foi o que o Miguel Albuquerque quis fazer mas o papagaio mor e o indiano não quiseram
Todos acertam no Euromilhões à segunda feira. E não estou a defender ninguém.
Ricardo Mendes,
Não dá para melhorar um pouco o gráfico, colocar a opção de alterar o eixo dos Y porque não é justo comparar casos sem ter em conta a população do país.
Excelente trabalho, parabéns
Adicionei um gráfico onde divide os casos por milhoes de população
Olha aí https://youtu.be/qgylp3Td1Bw
Este é semelhante aquele que apresentaram ontem no jornal das 8 da TVI. Fiquei intrigado com o gráfico e queria um update diario sobre o mesmo, optimo trabalho!
É impressionante os gráficos da Noruega, Suécia e Bélgica. Será que não estão a fazer testes suficientes ou conseguiram controlar melhor a pandemia?
Alguem que faça um comparativo com os numeros da gripe, com os dados dos anos anteriores dos vários países.
Só nos Estados Unidos:
In total, the CDC estimates that up to 42.9 million people got sick during the 2018-2019 flu season, 647,000 people were hospitalized and 61,200 died. That’s fairly on par with a typical season, and well below the CDC’s 2017-2018 estimates of 48.8 million illnesses, 959,000 hospitalizations and 79,400 deaths.
A nível mundial, a CDC estimou em 2017 que a gripe mata entre 290 mil a 650 mil pessoas por ano, sendo que “mundial” aqui representam 33 países onde se encontram 57% da população mundial.
Em Portugal cerca de 3000 pessoas terão morrido por gripe/pneumonia no inverno passado (2018/2019).
Ricardo obrigado pelo gráfico, já agora qual é a fonte que estás a usar? Alguma API? Se alguém tiver uma fonte em JSON estou a pensar fazer uma APP.
Muito obrigado, Ricardo!
Resta saber, o que será limitado e imposto…
“Marcelo Rebelo de Sousa, vai declarar ao país, pelas 20 horas”
“O anúncio será feito pelo Primeiro-ministro, António Costa”
Isto causa alguma confusão
Atualizado. A declaração do Primeiro-ministro já foi feita. À noite o PR falará ao país.
Digam isso a empresas como a SONAE, que pelos vistos é considerado um bem essencial. Onde para eles não interessa o bem estar e funcionamento dos seus trabalhadores. Mandam trabalhar mas estão em casa sentados à frente de um pc. Vergonha….
Quem trabalha na SONAE, trabalha lá voluntariamente. O problema das pessoas é que ficam sempre à espera que sejam os outros a resolver as coisas por elas. Eu também confrontei o meu patrão para suspender temporariamente as minhas atividades durante este período. Se ele não tivesse aceite, eu tinha tirado férias ou tinha entregue carta de demissão. A minha saúde e dos meus familiares é mais importante e não fico à espera que sejam os outros a proteger-me. Se as pessoas não viveram acima das suas possibilidades, na sua maioria conseguem poupar para ter dinheiro de reserva em alturas excecionais como esta.
Cuidado! “Se as pessoas não viveram acima das suas possibilidades”…
Já deste conta qual é o ordenado mínimo? e o preço a que estão as rendas da casa!?
E se o casal tiver um filho com as normais despesas!? Já pensaste? se calhar não é assim tão fácil chegar ao pé do patrão e dizer que se vai para casa quando sabes que tens um filho para criar….
Claro que estou consciente, infelizmente. Daí ter referido “na sua maioria” e não “todas”. Mas a verdade é que também conheço muita gente com ordenado mínimo e telemóveis de 600€ … Tem que haver responsabilidade e planeamento financeiro, hoje em dia ninguém pode tomar o emprego como garantido, especialmente neste páis.
Amigo, quero partilhar consigo o mesmo sentimento.
O tornadozinho depressa se torna num furação!
“Se as pessoas não viveram acima das suas possibilidades, na sua maioria conseguem poupar para ter dinheiro de reserva em alturas excecionais como esta.”
Aprendi esta lição quando começou a crise em 2009, a partir daí foi sempre meter de lado para eventuais crises.
Depois do corona vem a crise e preparen-se pois vai ser pior que 2009!
este ano vai ser muito mau para a economia e muitos ficam sem emprego principalmente na area do turismo.
Se o comentário do Leuname já foi um pouco triste o teu Jorge foi ainda pior.
Claro que as pessoas trabalham lá voluntariamente mas se estao presas a situacao de terem de ter um salário no final do mes para pagar contas as coisas deixam de funcionar assim e as pessoas indirectamente estao refens do seu proprio trabalho.
Claro que ele pode pura e simplesmente meter férias, mas nao invalida que esteja refem do seu proprio trabalho.
Quanto a parte triste do comentário dele é mesmo quando ele diz que “Mandam trabalhar mas estao em casa sentados a frente de um PC” como se ele é que trabalha-se enquanto os outros estavam a jogar solitário e a contar os trocos que recebem.
Louro, vou dar-lhe um exemplo… Eu e a minha mulher queriamos ter mais um filho, mas decidimos aguardar até termos mais conforto financeiro, porque não queremos trazer uma criança ao mundo sem ter condições de a sustentar de forma confortável. Houve muitas situações na minha vida de que abdiquei para alimentar as poupanças, de forma a que eu e a minha mulher não ficassemos “reféns do trabalho”. Em contrapartida, podiamos ter antes pegado no dinheiro e feito mais viagens ou filhos…
Obviamente que muita gente não o pode fazer, principalmente se estiver em início de carreira. Mas com a volatilidade que é a situação de trabalho, principalmente em Portugal, uma pessoa não pode contar com o conforto de ter o trabalho que tem agora para a vida toda… Pode ser despedida, pode haver uma crise, ou pode haver uma epidemia como há agora. Parte da responsabilidade de cada um precaver-se nesse sentido (dentro das suas possibilidades, como é lógico).
Exatamente. Muita gente vive como se não houvesse amanhã. Depois vem uma fatalidade como esta e não tem uma reserva financeira de no mínimo 6 meses. Assim, as coisas ficam mesmo muito feias, quando se perde o emprego e não se consegue arranjar trabalho.
Dependendo da empresa da sonae, a worten vai fechar e tao depressa nao abre. Já o continente…se fecham vais comer o que? todos tem que desempenhar o seu papel no ecosistema. Eu estou a trabalhar em teletrabalho (Consultor TI) e apesar de estar em casa, estou a trabalhar para que se mantenham os serviços que estão agora a sofrer uma pressão enorme por haver mais gente a depender deles. Trabalho mais horas agora que quando estava no escritório. Médicos estão a abdicar de folgas, forças de segurança trabalham mais que o que lhes era pedido.
Eu entendo para quem tem que ir para estes locais de trabalho e estar exposto, pode ser injusto, mas faz parte da condição da profissão que tem…estão num setor vital para a sobrevivência da comunidade e conheço muitos que estão orgulhosos pelo facto de assim ser independentemente de trabalharem mais e correrem mais riscos.
woeten es un loja que no debe exponer a sus trabajadores… Continente por supuesto es un supermercado dificil que lo cierren, pero si reducir el horario.. Los centros comerciales mijo tampoco debe estar cerrado, restaurantes, hoteles, bares, cafes, instituros publicos.. horario que se puede estar en la rua…. xd… las fabricas depende de su actividad economica reducir personal por turnos un grupo una semana y otro el la siguiente semana… HOSPITALES mijo es un caos, no hay mascaras, no hay guantes, no hay un carajo osea no hay nada, los hospitales no estan en condiciones para una magnitud de enfermos con este virus, tu crees q el virus es una gripecita… el gobierno de portugal debe es pensar en futuro en construir buenos hospitales en cada ciudad importante con equipos optimos y dejar de ser tan miserables y corruptos que no son bien pagados los medicos… MIJO TU NO SABES LO Q ESTA PASANDO EN EL MUNDO.. la ECONOMIA se recupera tarda pero se recupera.. NO ES Q TODO DEBA CERRAR… es cuestion q todos deben es resguardarse en casa… al menos lo q se pueda.. asi no aumentar infectados del VIRUS… no seas ignorante… q si los empresarios y el gobierno se pueden ayudar entre si… mas tu no sabes como las mujeres de limpieza estan trabajando en diferentes lojas sin MASCARAS, sin GUANTES, sin PROTECCIONES, ni tienen desifectante.. imaginate la mayoria de ellas son gente mayor mas de 45 años para arriba osea de edad… la verdad no entiendo a la gente imbeciles que solo se preocupa por su dinero… entiendo pero es depende de la activada economica de cada loja, empresa, fabrica..
no debe estar abiertas las empresas, lojas fabricas q no perjudique la economia xd….. hay empresas e instituciones publicas q no deben estar abiertas…. ayudar es q todos estemos resguardado para q no aumente el virus.. CENTROS COMERCIALES, RESTAURANTES, HOTELES, CAFES, INSTITUTOS PUBLICOS deben estar FECHADOSSSSSSSSS
Amanhã pode-se sair de casa para ir trabalhar ou não?
ESTADO DE EMERGENCIA en PORTUGAL, la verdad no se entiende q funcioanra lo q no funcionara, porque lo q entendi es q debe seguir todos a trabajar y q la economia no pare ok esa parte entiendo sii la economia pero hay lugares donde no debe ver abiertos.. solo aquellos deben ser muy necesarios… Portugal no esta preparado para recibir un virus de este indole, no hay hospitales en condiciones, no hay equipos ni siquiera suficientes tapa bocas o mascaras, ni guantes… el gobierno portugal debe es mandar construir nuevos hospitlaes q deje de estar robando e inyectando millones en bancos para seguir corrupcion.. aqui lo q se debe ver NO AUMENTAR los casos infectados.. todo saben q los gobiernos mas los socialistas engañan mienten las estadisticas mas sobre este caso del virus.. ya OVAR es una ciudad de 29 mil habitantes para bloquear q nadie entre ni salga no creo q solo hay 50, debe ver mas de 1000 infectados.. Portugal es un pais viejo pero jamas se han preocupado de la salud publica… debe cerrar las instituciones publicas, centro comerciales, restaurantes, cafes, panaderias.. las fabricas depende de su actividad, pudieran es reducir personal.. xddddddddddddddd
Não seria interessante saber quais os infetados por cidade ?
Sim mas tirando portugal, Italia e espanha a maioria dos paises são europa rica norte/centro e a curva de portugal está a começar a ir lá para cima …
Sou colaborador na Worten,e posso dizer que tão cedo a mesma não vai fechar.
A informação dada pelos administradores é que nós somos uma empresa de bens essenciais, e como tal é de grande interesse público continuarmos abertos.
A empresa acredita que reduzindo os horários de trabalho e controlando a entrada de pessoas iremos estar bem.
Já os colaboradores estão contra estas medidas,(desde vendedores a chefias), defendem que o tipo de artigos que são considerados bens essenciais (frigoríficos,máquinas de lavar, arcas,etc), nem sequer se encontra disponível em loja, como tal, qualquer pessoa pode fazer a compra através do site Worten, não nos expondo assim à contaminação.
Dito isto, e estando lá dentro, posso dizer que uma grande “fatia” das compras em loja(pertenço a uma loja grande), são bens não essenciais, a maior parte para lazer (dito pelos próprios compradores).
Os colaboradores desta insignia permanecem calados por medo de sofrer represálias, ficar mal vistos perante a empresa, e a empresa tem estado a cumprir/exceder os objectivos diários devido ao pânico geral que está instaurado.
Concluindo, enquanto está empresa continuar a ter números destes não acredito que feche. (Aplica-se a muitas outras).
Deixo apenas o apelo, para nosso e vosso bem.
Faça as compras a partir de casa.
Se não sabe como fazer, peça ajuda a um familiar, amigo ou vizinho, nesta altura temos de nos ajudar uns aos outros.
As entregas estão demoradas? Estão! Mas não é por ir a loja que ficam mais rápidas.
Pensem duas vezes se precisam mesmo do ChromeCast para ver streaming dos concertos do Instagram na tv, do PC novo para jogar, PS4 ou de uns headphones, se o lazer prevalece sobre o risco de contaminar ou ser contaminado.
Peço desculpa desde já pela extensão da mensagem, além de um pedido de ajuda, isto é um desabafo de uma pessoa que vai trabalhar todos os dias, com pessoas que não têm cuidado, tossem para cima de nós (não e controlável pelas medidas), não respeitam normas de segurança, pagam em dinheiro e ainda reclamam de tudo isto ser um exagero, pessoas que claramente não têm noção da gravidade da situação.
E no fim do dia, temos de voltar com um sorriso para casa, para nos encontrarmos com as pessoas que têm estado a fazer trabalho remoto, e que ironicamente, acabaram de ser expostas aquilo a que estão tentar fugir.
Concordo com tudo o que disse à excepção de pagar compras com dinheiro.Diga-me lá,quem não tem cartões de qualquer natureza,seja de débito ou crédito,como é que vai pagar as suas compras ?? Falo em tanta,mas tanta gente !! Aí estou em desacordo total consigo. 😐