COVID-19: Nova variante está a preocupar os investigadores em Portugal
Como sabemos, o SARS-COV-2 tem sofrido várias mutações e há algumas variantes mais contagiantes e perigosas. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), em Portugal já foram detetadas oito variantes genéticas na amostragem nacional.
Há, no entanto, uma recente, que está a preocupar os investigadores! A mutação L452R.
Variante representa 6,8% de todos os casos de COVID-19 em Portugal...
Os investigadores portugueses têm estado muito atentos às mutações do SARS-COV-2 que circulam no nosso país. Além das estirpes de África do Sul e do Reino Unido, os investigadores estão agora preocupados com uma nova estirpe que foi detetada em Portugal. Esta variante pode revelar-se preocupante no contexto da evolução da pandemia em Portugal.
De acordo com as informações, esta variante tem semelhanças a uma outra variante inicialmente identificada na Califórnia.
Segundo o investigador João Paulo Gomes...
É uma mutação que está, não só, no domínio de ligação das nossas células, potenciando eventualmente uma maior transmissão, mas também está associada - dados experimentais apontam para isso - à falha de ligação dos nossos anticorpos
Esta estirpe foi detetada em novembro em apenas três casos, de três concelhos, o que correspondia 0,7% de prevalência. Atualmente representa 6,8% de todos os casos de COVID-19 em Portugal, distribuídos por 32 concelhos.
Por outro lado, a prevalência da variante do Reino Unido é muitíssimo elevada. Houve semanas em que a variante britânica crescia a uma taxa de 90% por semana (tento o Governo alterado a estratégia).
Há três semanas passou para 50% a 60% e a taxa de crescimento agora, a nível nacional, ronda os 19%", referiu o especialista.
Os primeiros casos da variante britânica terão chegado a Portugal, segundo as estimativas dos investigadores, durante o mês de dezembro.
Este artigo tem mais de um ano
Estava a demorar sair noticias da nova variante. Covid 2.0 tera uma duracao de outro ano perdido na vida das pessoas ? Comunicacao social a infernizar a vida das pessoas desde 1900 e troca o passo.
Para quem não gosta nada destes posts, não há um só que não tenha um comentário teu
Mesmo, está cá sempre!
Aposto que a variante portuguesa deixa o pessoal com sabor a sardinha assada na boca
alguma coisa contra o polvo á lagareiro? 🙂 xD
Estão a começar as desculpas para explicar o facto das vacinas não serem eficazes! Vão-se desculpar com as variantes! Eu já previa isto desde o inicio! Manda-se para lá, ganha-se uns biliões e depois se não for eficaz, há a desculpa das variantes!
Se ainda mal começaste a vacinação como é que já podes dizer que está a falhar?
Realmente és um visionário.
Problema resolvido, ficar em casa toda a vida.
Vamos andar nisto anos. Vão aparecer variantes atrás de variantes, e as vacinas vão deixar de ser eficazes.
olha aqui mais um visionário….!!
Eu cá ando a passear na praia hoje, está um solinho maravilhoso. Apenas usem mascara e fazem a vida normal.
É mesmo isso que temos de fazer, porque o circo continua a procura de vítimas.
Eh, pá, continuas a meter comentários estúpidos com o nick dos outros? Bem se te faz feliz, continua. Pelos vistos a idiotice não tem limites, e não devemos contrariar os pobres de espirito. Diverte-te.
continuem a fechar tudo.. e a manter as pessoas em casa, é um belo “ninho ” para isto poder continuar a evoluir
A mim preocupa-me é a rua estar limitada até nos passeios higiénicos.
Tanto aconselhamento para fazer exercício e apanhar vitamina D e depois a polícia anda a mandar as pessoas para casa. Isso é que é grave.
O sedentarismo vai provocar mais doença.
Variantes há muitas….800
Isto e a comunicacao social a querer vender os seus paezinhos quentes. Nao muito obrigado.
Bastava uma vez…
ate ter uma vacina que engloba varias variantes ainda demora, o próprios laboratórios dizem qua vamos andar nisso no mínimo 10 anos…por isso é cada um cuidar de si da melhor forma.