COVID-19: Mapa de Portugal está todo a vermelho
O Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) disponibiliza aos cidadãos mapas sobre a COVID-19 no território europeu. Este foi um pedido do Conselho da União Europeia, tendo em conta o agravamento da situação epidemiológica em vários países.
Infelizmente, quase à semelhança da Europa, o mapa de Portugal da COVID-19 está todo a vermelho.
Semáforo COVID unificado da COVID-19
Os mapas são publicados semanalmente e atualizados todas as quintas-feiras. Os critérios foram recomendados pelo Conselho da UE, e através de gráficos de simples interpretação podemos perceber como está a COVID-19 ao nível da Europa. O objetivo é informar e aumentar a transparência e previsibilidade para os cidadãos e empresas.
É verdade que em Portugal vai passar para 191 os concelhos em risco elevado de contágio, mas aos "olhos" da Europa o nosso país, no geral, está com uma taxa elevada. De referir que o nosso país tem mesmo maior incidência do que Espanha nos últimos 14 dias. Podem ver mais gráficos aqui.
O que representam as cores no semáforo COVID unificado?
O Centro Europeu de Controlo de Doenças indica que…
- A VERDE estão as regiões onde a taxa de notificação de novos casos nos 14 dias anteriores é inferior a 25 casos por 100 mil habitantes e a taxa de testes positivos fica abaixo dos 4%.
- A LARANJA é utilizada nas zonas em que, no espaço de duas semanas, há menos de 50 novos casos de infeção por 100 mil habitantes, mas a taxa de testes positivos é igual ou maior a 4% ou, no caso de esta ficar abaixo do limiar dos 4%, a taxa de notificação se encontrar entre os 25 e 150 casos por 100 mil habitantes.
- A CINZENTO estão as zonas para as quais não há informação suficiente ou a taxa de testes é inferior a 300 casos por 100 mil habitantes
- A VERMELHO as regiões em que a taxa de notificação a 14 dias é igual ou superior a 50 por 100 mil habitantes e a taxa de testes positivos é igual ou maior a 4%, bem como as regiões onde a taxa de notificação a 14 dias é igual ou superior a 150 infeções por 100 mil habitantes mesmo que a taxa de testes positivos seja inferior aos 4%
Há vários concelhos que não estão na lista dos 191 com maior taxa de infeção. No entanto, tal como se vê pelo mapa, os números são muito elevados para Portugal, no geral. É preciso que as pessoas se continuem a proteger usando máscara, lavando as mãos, etc.
Semáforo COVID unificado da Europa
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
A ironia da Greenland estar a verde 😀
Devíamos chamarmo-nos Portuverde, assim teríamos vantagem também
Saos os 6 milhoes de lampioes….
Isto é tudo mentira, a Covid não existe e as pessoas morrem porque querem.
Mesmo assim ainda há acéfalos que ñ acreditam
Sure, estavam chateadas e não tinham o que fazer.
Pensaram “oh, vou preparar as malas e amanhã logo pela manhã vou morrer”
para variar pplware a dar noticias anti-ciencia do virus endemico SARS-CoV-2. Vejam o gráfico e estejam calados:
https://ourworldindata.org/coronavirus-data-explorer?zoomToSelection=true&time=2020-07-19..latest&country=~EuropeanUnion®ion=World&casesMetric=true&interval=smoothed&perCapita=true&smoothing=7&pickerMetric=total_cases&pickerSort=desc
Tudo o que esse gráfico comprova é que há paises piores que o nosso, não que estamos em “boa forma”
Endémico? E depois manda um gráfico exponencial dos novos casos reportados na União Europeia…
A Europa toda nunca esteve tão mal como agora. Os EUA daqui nada estão com 200k de novos casos por dia. Os números de mortes em todo o mundo continuam a bater recordes diários.
Já dizia o outro: o pior cego é aquele que não quer ver.
Ainda vao descobrir que este virus e alguma variante da gripe e depois cai o queixo.
Não, são tipos diferentes de infecções. Mas mesmo que tal se verificasse a preocupação mantém se na mesma. É uma nova estirpe de uma doença pulmonar.
Por alguma razão temos de tomar a vacina da gripe todos os anos, o nosso corpo tem dificuldade em lidar com estas doenças, especialmente se forem “espécimes” desconhecidos, seja o covid 19 ou outro qq.
“variante da gripe”… Lol! Tanta coisa mal em 2 palavras só.
Ja sei que para ti tenho de fazer um desenho.
Só se for um desenho que mostre que são dois virus totalmente diferentes. Nem sequer são da mesma familia. Mas faz lá o desenho, e depois mostra-nos.