Quantcast
PplWare Mobile

COVID-19: Número de concelhos de risco sobe para 191

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. A.F. says:

    Isto está bonito, não vou morrer da doença, vou morrer da fome. Que hei-de fazer, algum dia tenho morrer, mas vou tentar levar um politico comigo. (Porque não fecharam fronteiras logo de inicio, não entra e não sai ninguém, provavelmente não estaríamos nesta tontaria.)

    • whatever says:

      Concordo contigo sobre fechar as fronteiras.
      Foi e é ridículo permitirem a livre circulação entre países e não entre concelhos.

    • Euéquesei says:

      Não pode, então e o turismo?
      Desde que tragam dinheiro podem trazer o vírus, que não faz mal.

    • Fernando Jorge says:

      Mas o confinamento é alguma solução?!?!
      A Argentina está em lockdown desde Março (!!) e os ditos novos casos continuam a subir.
      O Dr. Filipe Frois com a conversa com que anda, já enganou e bem o Costini.

      Entretanto, para se ver a outra face da moeda, na Suécia, depois de terem desconfinado os mais idosos, agora já nem testam quem vier do estrangeiro, mesmo que tenham sintomas… e estão bem melhor que nós.
      Enfim… opções…

      • Nuno P. says:

        Estão bem melhores?
        Com 6mil mortos?

        Alguém anda a dormir.

        • Fernando Jorge says:

          Os Suecos fizeram mea culpa apenas em não terem conseguido fazer melhor protecção dos idosos. Mas depois emendaram a mão… e o panorama que tens lá hoje não é comparável em mais lado nenhum.

          Neste momento, a máscara não se usa ao ar livre, nem em locais fechados, os idosos já passaram a desconfinar… e agora passaram a nem testar pessoas com sintomas vindos do estrangeiro.

          Deve ser porque estão a chegar à conclusão que a mortalidade incide sobre a mesma população que já iria morrer sobre as gripes ou outros coronas virus.
          Este é mais um a concorrer… mas a população de risco é a mesma.

          • barb0za says:

            Nao e comparável? o numero de novos casos e semelhante a Portugal, a testar menos… Para alem que e sempre duvidoso ver dados de países que nem sequer tem noção do numero de infectados que tem de momento…

          • AD9 says:

            https://www.theguardian.com/world/2020/nov/12/covid-infections-in-sweden-surge-dashing-hopes-of-herd-immunity

            A Suécia apresentou excelentes resultados no verão em parte devido ao elevado número de mortos que sofreu ao início, neste momento o panorama é praticamente igual ao nosso e continuam a apresentar o dobro das mortes, algo que num país muito mais envelhecido como é o nosso devia ser sinal de perigo e não de exemplo.

          • Fernando Jorge says:

            Querem comparar com Portugal, vão ao euromomo e vejam os dados.
            Houve um aumento no início, que o governo Sueco admitiu não ter corrido bem (coisa que o nosso caro Costa nunca admitiu, seja em que assunto for, ele nunca tem culpa).
            Mas se virem os gráficos de Z-Score conseguem verificar que o total de mortalidade actual da Suécia é dentro do normal deles, enquanto que o nosso está a acima da linha “Substantial increase”.

            É que, neste momento, temos mais de 7.000 mortes a mais que o normal que o normal para este ano em mortes não atribuídos a covid. (tenho ideia que até já passavam os 8.000, mas não tenho a certeza agora)

            Mas pronto… não somos nós que decidimos seja lá o que for. Podemos sempre concordar em que discordamos.
            Gostava era de ver como é que os experts têm andando a tomar as decisões que tomam. Com os a dados que nos são disponibilizados… não sei como é que chegam a estas conclusões.

          • AD9 says:

            Epa mas isso é fazer o que os americanos aplidam de nitpicking, ou seja escolher que as informações que nos dão jeito.
            Não quer dizer que essas informações deixem de ser verdade mas se parares para pensar então se calhar é mais uma razão para não aumentar ainda mais esse número e termos as devidas preocupações com o covid especialmente agora com o frio e o resto das infecções pulmonar ai a bater á porta. Ou é suposto deixarmos mais uns quantos irem de covid para o resto dos números parecer mais normal??
            A Suécia “enganou” durante os meses de verão mas com os números que estão a apresentar actualmente acho que a teoria da imunidade já voou pela janela e repito é um sinal para não repetirmos, tendo nós uma população muito mais envelhecida não era muito “difícil” atingirmos os números deles

      • Não sejas nabo says:

        Suécia.. tem tipo o dobro das mortes… deixem de dizer disparates !

        • Cristiano says:

          Herd immunity não se refere ao número de casos mas sim a um R0 reduzido de modo a não haver um sistema de saude sobrecarregado. Relembro também que o slogan inicial não era “vamos salvar todos” mas sim “flatten the curve”.

      • Ola says:

        Os comentários desde género são perigosos e só criam desinformação.

      • Peace says:

        Outra vez arroz. Vocês quando mais informação têm mais burros ficam. Fiquem na vossa toca.

    • ToFerreira says:

      Porque há muitos a viver do turismo que depois “morriam de fome”.

  2. miguelito says:

    O Costa esqueceu-se dos que fogem ao fisco. Coitadinhos agora tem que dizer que faturavam mais do que declaravam.

    • A. M. says:

      Nem mais!! Agora querem ajuda do Estado….mas antes “fugiam ao Estado”!!

      • Peace says:

        O estado é só para quando dá jeito. Quando estão na mó de cima o estado é gatuno e isto e aquilo, quando estão na lama o estado não faz nada, devia pagar isto e aquilo.
        Numa alusão à história da Cigarra e da Formiga, tivessem poupado no “verão” para terem no “inverno”. Muitos até o têm, mas não lhe mexem…

  3. Marcos says:

    Então onde estão os números descriminados por Concelho devidamente actualizados, qual a percentagem do número de mortos morreram realmente por covid e quantas já deram entradas com outras patologias e foram contaminadas pelo covid nos hospitais?, qua o número de infecções/mortos de covid em relação a outras epidemias de gripe de anos anteriores? qual a taxa de ocupação de camas no UCI em tempos covid comparado com os anos anteriores? Qual a taxa de redução de casos covid eles conseguem alcançar com estas medidas?
    Vejo muito medo e pouca verdade nos números, a DGS já deveria ter facultado os dados para que fossem analisados por quem de direito. Desde o dia 25 de Outubro de 2020 que os dados por concelho não são actualizados.

    E já agora quem vai andar a fiscalizar os ajuntamentos em casas de particulares? Será que não é melhor começar a dizer às pessoas que este Natal é cada um em sua casa e que Passagem de Ano é para esquecer?

    Só vejo medo na forma como tudo é comunicado . Se era para isto que queriam o estado de emergência, parece-me a mim que nos andaram a enganar durante mais de 2 meses.

    • PI says:

      Desde o dia 25 de Outubro que os dados não são atualizados? A informação existe, mas também tem que se saber procurar.

      https://covid19.min-saude.pt/ponto-de-situacao-atual-em-portugal/

    • A M. says:

      Quer dizer….tu é que és o analista e não tens dados!! Pensas que os responsáveis pelas medidas não teem dados para chegar a esta conclusão??! Ou precisarás tu desses dados para te enganares a ti próprio, com ideias egoístas e irresponsáveis que tens na cabeça?!!
      Se começares mas é a pensar no que tens que fazer sem ser preciso dar-te ordens de confinamento, isso é que era de adulto!! Se meteres na tua cabeça que, claro que não vai poder haver um Natal “normal” e nem passagem de ano “normal”, porque não é possível nem sensato, mas também não é o fim do mundo não haver natal um ano, e a tua passagem de ano vai ocorrer na mesma, só que sem festas e metido em casa!! Mas se não morreres ou não infectares um “velhinho”, já valeu a pena. Por isso não fiques à espera de te darem ordens para depois criticares!! Age por ti mesmo, com consciência de cidadão responsável, e pára de culpar todos os achas que estão com medo!! O medo é o respeito pela vida humana e pelo bem comum. Não penses só na economia…pensa que a tua vida e a dos outros é o mais importante de tudo!!!

      • Marcos says:

        Eu não sou analista embora também saiba “ler” números (sou formado e trabalho na área). Em relação aos ” responsáveis pelas medidas” estás a referir-te aos políticos com certeza,mas esses só se importam com a política e como os números os afectam nas sondagens.
        Para mim os “peritos”, ex. médicos, matemáticos, infectologistas que podem criar modelos que melhor prevejam a forma como o vírus se está a espalhar e assim aconselhar os políticos quais as medidas mais eficazes. Isto não é uma competição para ver quem está certo ou quem é masi certinho a seguir as medidas impostas. É sim uma luta para salvar o máximo de vidas possíveis.
        Em relação “Age por ti mesmo, com consciência de cidadão responsável” eu já uso máscara dede Maio e desde pequeno que sei lavar correctamente as mãos. Não preciso de instruções preciso que me falem o mínimo de coerência possível sem zigues-zagues, sem um passo à frente e dois atrás.
        Além disso deixemos de ser polícias na internet e ajamos na realidade à nosso volta. “Think globally. Act locally” qualquer coisa deste género.

        Abraço.

    • Peace says:

      Sabes do que eu tenho medo? Dos irresponsáveis como tu que vêm teorias da conspiração em todos os cantos e não fazem o mínimo para se protegerem e protegerem o próximo.
      A responsabilidade é das pessoas, elas é que têm de garantir que cumprem as regras.

      • Marcos says:

        Em todo o meu comentário onde é que viste alguma conspiração. Como cidadão tenho todo o direito de questionar. Foi assim que me ensinaram na escola. Quem não o faz corre os risco em acreditar em qualquer coisa.
        E em relação ao “Dos irresponsáveis como tu “, nós nunca fomos apresentados para teres qualquer opinião sobre a minha pessoa. Há uma coisa chamada ciência que se baseia em factos em coisas que podem ser medidas e depois comprovadas ou não.

  4. miguelito says:

    “E já agora quem vai andar a fiscalizar os ajuntamentos em casas de particulares? Será que não é melhor começar a dizer às pessoas que este Natal é cada um em sua casa e que Passagem de Ano é para esquecer?”. — Mas ainda existem dúvidas?????

  5. Mmendez says:

    Acho que ainda não perceberam que esras medidas não resolvem nada nem servem pra nada.
    Apenas vão servir para arruinar o País, o Costa que comece a pensar em dar de comer ao povo e pagar as suas contas,agua,luz, etc.
    Porque pelo que vejo pensa que o povo vai viver do ar, ou então do dinheiro que virá da UE só para alguns.

    • Peace says:

      Claro que sim, está nos planos do governo destruir a economia.
      Quem ainda não percebeu que estas medidas só arruínam o país são as pessoas que não fazem o mínimo para se protegerem e protegerem os outros. Mas a culpa é do governo, claro.
      Isto só lá vai quando começarem a levar umas bastonadas no lombo.

  6. Hoje tem que ser como anonimo says:

    Vergonhoso aqui na minha terriola, a culpa disto nem é da população, a camara à 15 dias atrás autorizou dois eventos com publico, um internacional, com centenas de jovens e outro um jogo de rugby com assistência e bar aberto, já se sabia que iriamos entrar na listinha, volto a dizer, vergonhoso, porque nem os próprios dirigentes tomam as medidas certas, apenas pensam nos seu umbigos, enfim.

  7. Contas_Da_Primária says:

    Ai essa matemática… Se estavam 121 concelhos na lista, saíram 7 e no total ficam 191, então não entraram 70 novos concelhos mas sim 77.

  8. jorge says:

    As mortes têm de ser contabilizadas por numeros de habitantes, a belgica esta bem pior que nos, a frança na esta nada melhor, nas proximas eleiçoes o psd vai fazer campanha sobre o covid, vao fazer o mesmo que fez o biden, e a tugolandia nao lhe vao perdoar ao costa, até o rei dos selfies nao ja deve estar com um pouquinho de medo, a velha caveira, é mais um inutil que temos na tugolandia.

  9. jorge says:

    Eu tive um primo que faleceu na semana passada, o homem teve um cancro ha dois anos, penso que pode ter sido da doença, mas talvez mais um nas contas do covid.

  10. jorge says:

    Ha país com melhores sistemas de saude que nos temos, e têm mais casos que nos diarios e com um numeros de mortes diarias entre 50 e 80, no fim de semana passado anunciaram 155 em 3 dias, conheço pessoas com mais de 75 anos que foram infetados e nao morreram e nem foram hospitalizados, so acontece o que tiver de acontecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.