Coreia do Norte testa novo míssil hipersónico alimentado com combustível sólido
O que pela Coreia do Norte se passa é uma incógnita para o mundo. Porém, há marcos que vão sendo conhecidos. Caso disso foi o novo míssil hipersónico alimentado com combustível sólido que o país testou.
A Coreia do Norte afirmou ter testado com êxito um míssil hipersónico de alcance intermédio alimentado com combustível sólido, na quarta-feira. De acordo com a Agência Central Coreana de Notícias (em inglês, KCNA), o novo tipo de míssil hipersónico, chamado Hwasongpho-16-Na, marca um desenvolvimento significativo na capacidade de defesa do país.
O líder norte-coreano, Kim Jong Un, esteve presente no local do teste, com outros líderes do seu partido, bem como oficiais do exército e da unidade de desenvolvimento de mísseis.
Perante o sucesso do teste, Kim Jong Un saudou-o e chamou-lhe "poderosa arma estratégica ofensiva". Conforme disse, mostra a capacidade da "ciência e tecnologia de defesa" do país e será útil para "reforçar a capacidade de dissuasão da guerra nuclear das forças armadas" da Coreia do Norte.
Novo míssil hipersónico da Coreia do Norte testado com sucesso
O teste realizado pela Coreia do Norte destinava-se a confirmar as especificações técnicas concebidas para o novo tipo de míssil hipersónico de alcance intermédio no seu conjunto e a verificar a fiabilidade deste sistema de armas.
De acordo com a informação partilhada pela KCNA, o teste foi realizado limitando o alcance do míssil a mil quilómetros. A velocidade e a altitude do míssil foram controladas, "atrasando o arranque do motor da segunda fase e alterando rapidamente a órbita de voo na região ativa".
O veículo hipersónico, separado do míssil após o seu lançamento para nordeste no campo de treino de uma unidade do exército num subúrbio de Pyongyang, atingiu o seu primeiro pico a uma altura de 101,1 quilómetros e o segundo pico a uma altura de 72,3 quilómetros enquanto fazia um voo de 1000 quilómetros como previsto e aterrou com precisão nas águas do Mar Oriental da Coreia.
Lê-se na KCNA.
Conforme avançado pela Associated Press, a informação dos meios de comunicação social da Coreia do Norte surgiu um dia depois de as forças armadas sul-coreanas e japonesas terem detetado o lançamento de um míssil a partir das proximidades da capital da Coreia do Norte em direção ao seu mar oriental.
Este teste do míssil hipersónico deverá ser parte da modernização das forças armadas da Coreia do Norte, anunciada em 2021 por Kim Jong Un. Os peritos preveem que o país irá aumentar a frequência destes testes de mísseis no período que antecede as eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, previstas para novembro.
A KCNA não forneceu mais pormenores sobre o míssil hipersónico ou sobre a natureza técnica do ensaio.
Imagem: Al Jazeera
Neste artigo: coreia do norte, míssil hipersónico
Um país miserável com tecnologia e know how capaz de fazer inveja e competir com os poderosos USA. Enquanto isso a Europa investe na defesa dos LGBT+, dos animaizinhos… Investimentos muito válidos e capazes de dissuadir qualquer ataque.
Compreendo e concordo em parte o teu ponto de vista (especialmente no que respeita a essas nova especie do abcedario), mas os animaizinhos? Fizeram-te mal os animaizinhos quando eras pequenino? Trauma ou tens alguma historia pra contar?
Entende o raciocínio, não te fiques pelos pormenores.
O PZZP passou a partido táxi e o camarada está nervoso, compreendo, sugiro que passe a passar a militar pelo partido do mini rui ditador tavares, consta que está em ascensão e que os 4 deputedos que elegeu valem por dezenas.
Do que estás à espera para te mudares para a Coreia do Norte?
Aquilo é tudo da China.
Vives na europa e mesmo assim tens uma mentalidade de um país miserável. Ja vistes? As vezes com tantos países desenvolvidos à investirem em educação ainda assim sim saem sujeitos como tu. Com cérebro do tamanho de uma ervilha.
Meu caro, a força é e será sempre o acto dominador. Podes ter muitos argumentos e arrasar qualquer numa disputa verbal mas palavras não matam ninguém, é a força que mata, é bom que além das palavras também tenhas punhos fortes para poderes dizer o que pensas e punhos para defender o que dizes. A UE só tem palavras e essas, leva-as o vento…
Não te preocupes que se entrarmos em guerra já te chamarão para usares os teus punhos (carne para canhão) em defesa da UE e aí poderá demonstrar a tua força e perspectiva.
Tecnologia e know how tem, miserável não é. A propaganda dos américas tenta fazer passar essa e outras tretas, mas não é verdade.
A Europa, infelizmente, não investe na educação de forma a que pessoas como você não possam ter este tipo de “raciocínio”…
Bom não é um problema exclusivo da Europa…
Oh Bárbaro, eu tenho cães, gatos e até um peixe.
Trato-os tão bem como trato os meus filhos.
Os animais merecem todo o nosso apoio.
Aliás, com os animais dou-me lindamente, com humanos é que é complicado…
Quando a Rússia e seus aliados descobrirem que o nuclear já não mete medo é os americanos já tem a next gen weapon e que ficam todos de queixo caído e a tentar copiar. Anti matéria feitos a partir do bosao de Higgs, basta 2 segs e a Rússia desaparece do mapa
Obrigado Maria Inês.
Não sabia.
Da minha parte, não partilharei essa informação nem com os russos, nem com os seus aliados.
Deixa-os andar entretidos com o nuclear…tolos.
o povo a passar fome para os recursos serem gastos em material bélico.
Impresiona pelo tamanho. Só isso.
Todo o equipamento e desenvolvimento de armas da Coreia do Norte pertence á China.
A Coreia do Norte nem comida tem, quanto mais ter dinheiro para tecnologia balistica.
Se não tivesse comida não tinha exército. E tem. Bem grande, por sinal. E sim, a Coreia do Norte está para a China como Israel está para os USA. Com tendência para se reforçar.
Os EUA já gastaram mais de 17 biliões a tentar ter um misero teste com sucesso e tanto a Coreia do Norte como o Yemen já têm… Russia está 10 passos à frente de todos em armamento e a China cresce e desenvolve novas tecnologias militares a uma velocidade impressionante…
Quanto gastaram a Coreia do Norte, o Yemen e a Rússia em testes (não identifica que testes foram)?
Sabe (se sabe) quanto gastaram os EUA… sabe porque os EUA são uma nação minimamente democrática, algo que não é uma realidade em relação aos outros “exemplos”.