Coreia do Norte ameaça EUA por terem aviões a espiá-la
A Coreia do Norte emitiu ameaças contra os Estados Unidos da América (EUA) pelo uso de aviões destinados a espionagem.
A Coreia do Norte acusou os EUA de violar, sobrevoando, a zona económica exclusiva do país, para espionagem, ontem, dia 10 de julho.
Um avião de reconhecimento estratégico da Força Aérea dos EUA realizou, novamente, o reconhecimento aéreo da parte oriental da RPDC [República Popular Democrática da Coreia, nome oficial da Coreia do Norte], ao entrar nos céus da Zona Económica Exclusiva (ZEE) acima da Linha de Demarcação Militar (MDL).
Lê-se, num comunicado, publicado pela agência central de notícias da Coreia do Norte, KCNA.
Zonas económicas exclusivas
Áreas marítimas que se estendem por 200 milhas náuticas (cerca de 322 km), após a faixa de água de 12 milhas (cerca de 19 km) que é considerada parte do território de um país.
Segundo o Direito do Mar, estabelecido pela Convenção das Nações Unidas, o Estado costeiro tem direitos de soberania para fins de exploração e aproveitamento, conservação e gestão dos recursos biológicos e minerais, das águas sobrejacentes ao leito do mar, do leito do mar e no seu subsolo.
Tem também direitos de soberania no que se refere a outras atividades relacionadas com a exploração e aproveitamento da zona para fins económicos, como a produção de energia a partir da água, das correntes e dos ventos.
Tem ainda jurisdição, no que se refere à colocação e utilização de ilhas artificiais, instalações e estruturas; investigação científica marinha; proteção e preservação do meio marinho; e outros direitos e deveres previstos na Convenção UNCLOS (CNUDM).
Nestas áreas, qualquer outro Estado goza do direito de navegação e sobrevoo.
Através do comunicado, o país assegurou que reagirá àquilo a que chamou de "provocação", considerando que o suposto avião militar dos EUA sobrevoou as águas norte-coreanas oito vezes. Conforme ameaçou, os EUA enfrentarão consequências, se insistirem na "invasão ilegal".
Se os EUA ainda não perceberam que o perigo está a chegar diretamente a eles, desrespeitando os avisos da Coreia do Norte, a Coreia do Norte não tem culpa.
[...] Se sofrerem um desastre, será o resultado natural dos seus atos.
Lê-se no comunicado, assinado por Kim Yo Jong, vice-diretora do Comité Central do Partido dos Trabalhadores e irmã do líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-Un.
O domínio absoluto sobre o seu país é assinatura da Coreia do Norte, pelo que um aviso desta envergadura não deverá ser ignorado pelos EUA. Ainda mais, quando os seus avanços tecnológicos e científicos são desconhecidos e é seu predicado fazer o mundo temer os seus próximos passos.
Este artigo tem mais de um ano
A Coreia do Norte tem medo que copiem o excelente modo de vida das suas populações 🙂
Hahaha
lol, os EU tem dor de cotovelo hahahah
Se são os estados unidos a expiar não há problema, se fosse a Coreia do norte a ter drones sobre os estados unidos queria ver o que aconteceria
Percebe que a Coreia do Norte tem o problema de estar sempre a ameaçar tudo e todos. É natural que outras nações procurem expiar para verificar se existem motivos de preocupação. (ou pelo menos têm essa desculpa credível).
Já o contrario seria visto como ameaça de um possível ataque. Só e apenas isto.
Há décadas que o Dong Feng chinês chega á costa leste e que o Hwasong norte coreano chega à Califórnia. Os imperialistas espiam, mas sabem que do outro também há informação sobre eles. O tempo em que o poderio militar dos imperialistas fazia ajoelhar o mundo inteiro já lá vai e não deixa saudades.
So para que saibas, os minions da Coreia do Norte roubam-te a liberdade, mas isso para ti é que se lixe, ja os imperialistas que tanto criticas roubam-te a carteira mas ficas livre para poderes dizer barbaridades da boca para fora. Pensa antes de falares, senão tu calado és um poeta…
PoPeY, está explicado então porque é que andavam a escutar o telefone da Merkel, ela andava a ameaçar os EUA com uma invasão…
Sai mais um fardo de palha…
Estas a vontade, serve-te e de gamela cheia…
psfml? estou a ver que andou a comer palha noutro lado e não quer da minha.
Não faz mal, eu sei que há mais restaurantes…
Já agora e uma vez que tens muito interesse na CN, faz um pedido de cidadania mudas de pais e cultura, assim já sabes e em primeira mão o que é viver na clausura e calas o pio, se falas ou protestas mais alto, já sabes o que acontece.
psfml, como é fácil de constatar, vc não consegue perceber o meu raciocínio
Eu compreendo, não é fácil, a propaganda é atroz e turva as águas.
Eu não sou a favor de Coreias Do Norte e afins, aquilo nem deveria existir.
É o inferno na Terra para as pessoas, todos os anos morrem milhares ou mesmo milhões de fome e se não fossem as ajudas internacionais ainda seria pior.
Aqui não é disso que estava a falar.
O que eu quero dizer, e é isso que pelos vistos tem dificuldade em perceber, é que o princípio da reciprocidade é válido para todos.
Ou seja, se eu for árbitro e um jogador do meu clube prega uma sarrafada e parte as patas do adversário, tenho que o expulsar de imediato.
Ou por ser do meu clube deve ficar em campo e o outro além das patas partidas leva vermelho porque não tinha nada que meter ali os pés porque podia aleijar os pés do meu jogador?
Só para rematar, deixo uma pergunta, como iriam os EUA reagir se andasse por lá perto uma maquineta da Coreia do Norte a tirar fotos?
Não estou a dizer a mandar bombas, apenas fotos.
Pode? Não pode?
É que se não pode, o outro tb não pode.
Se há coisa que os EUA não são é anjinhos na Terra. Tire de lá essa ideia…
Para rematar, não sei se reparou mas trato-o respeitosamente por vc, faça o mesmo por mim se faz favor, provavelmente tenho idade para ser seu pai.
PorcoDoPunjab;
Poder podem tirar as fotos que quisessem, se conseguirem, os EUA e GBR já o faziam durante a 2º Guerra, após o fim, os EUA começaram a faze-lo com receio da URSS fossem fazer com aquele território todos que mantiveram durante quase 50 anos ou mais e saber o que andariam a fazer, ( testes nucleares ) e outros projectos militares, dai a razão do Aviões espiões U2 e SR -71. Agora aqui a questão prende-se se os países podem faze-lo, podem, desde que tenham satélites, ou que o façam sem serem detectados, espiões ou não. Aqui a Russia ( actualmente ) sempre os teve e tem. Agora a China tem andado a lançar para o espaço satélites ou a construir telescopios no Perú, ( e nao querem ningeum num raio de 5 km aa volta do telescópio ) assim, qual seria a razão de construir tal instrumento, se não é para espiar todos os países no Continente Americano, ou como eles dizem, é para procurar vida extraterrestre, (ah, ah, ah). Por outro lado, tens os Russos a ” passear ” pela costa portuguesa a “pesquisar” onde ficam os cabos submarinos que ligam a Europa ao continente americano, que não seja para espiar, ou na volta querem conhecer o fundo do oceano, o canhão da Nazaré para o surf…
Também concordo, que os EUA nunca foram nem nunca serão anjinhos, mas tens de concordar que entre o capitalismo e o comunismo , vai decidir pelo capitalismo, porque com este pode protestar e criticar sem ser preso ou torturado, etc… quanto ao comunismo, já se sabe o longo historial que estes países tem como bandeira, isto é, simplesmente desaparecer da face da terra seja de que via for.
Para rematar, se calhar até temos a mesma idade, se calhar, mas sim, concordo, respeito acima de tudo.
A reciprocidade neste tipo de países ditos comunismo, isso não existe, porque não querem distribuir riqueza nem dar liberdade ao povo porque sabem que vão ser corridos nas eleições “seguintes”… Também não esta a perceber que com este tipo de pessoas no poder, os pais nunca deviam ter nascido. Gostam de ter todo o poder na mão e governar com mão de ferro. Basta ler a historia da URSS e como la chegou Josef Stalin, Mao Tsé-Tung e a Dinastia Kim que todos dizem que vieram montados a cavalo ( pena que não haja ninguém que tire a tosse a este ultimo era um Minnion a menos) NAO PODE HAVER RECIPROCIDADE. Embora acho que há-de haver sempre um ditador que melhor que todos, enfim… Quanto aos restaurante, se conhecer algum diga.
“Assina” como “PorcoDoPunjab” e ao mesmo tempo pede que o tratem por você? Esta é nova.
Fique sabendo que o respeito não começa aí. Os meus Pais são aspśssoas quem eu mais respeito, e trato-os por tu. Tratar por tu não é falta de respeito. Mas se quer alguma seriedade, não é com “nomes” desses com que assina.
Todos temos direito a expiar… Os nossos pecados…
ahahahhaha
Apoiado. Será que algum país vai pedir esclarecimentos aos EUA? E já agora não me recordo de ter havido sanções aos EUA e alguns países europeia quando andaram no Iraque Siria, Afeganistão. Espera esqueci-me que eram os EUA. São os salvadores do planeta. Eles podem fazer tudo porque os seus amigos têm todos medo deles.
Pelo menos nos EUA e nos países Europeus há Eleições onde os respetivos povos podem afastar os governos que não querem ter. Não se pode dizer o mesmo de Coreias do Norte, Iraque, Siria, Afeganistão …
Tu tens democracia até um certo ponto… Votar não quer dizer que tens liberdade e que zelam pelos teus direitos. Há democracias onde está tudo minado com amiguinhos em todo o lado. Vão-te dando palha para comeres e não chateares. O problema é acharmos que a democracia é que é bom.
e nas Ditaduras, como é que funciona? também te dão palha?
ai de ti se chateares.
As eleições dos imperialistas são uma farsa. Qualquer agência de comunicação se gaba de pôr no mercado políticos como quem vende sabonetes.
EuSouOcidental, ” Pelo menos nos EUA e nos países Europeus há Eleições onde os respetivos povos podem afastar os governos que não querem ter “.
O que eu me ri ao ler isto.
Obrigado pela barrigada de boa disposição que me deu…:):):)
Vc ainda não percebeu como as coisas funcionam, pois não?
Estes anormaix andam todos os dias a ameaçar o mundo com bombas nucleares, enviam misseis que passam na zona do Japão, mas para ti ui ui um aviãozinho a espiar.. vai lá tratar esse síndrome
Estar a ameaçar uma nação como os EUA que têm armamento nuclear para destruir o planeta várias vezes, não é o que eu chamaria de um movimento muito inteligente, especialmente porque muito poucos gostam da Coreia do Norte e menos ainda se colocariam na linha de fogo por causa deles.
Mas este tipo de regimes pensa que pode fazer com os outros o que faz com a sua população… a história tem demonstrado que não é boa ideia para a sua sobrevivência, mas para a população pode ser uma bênção (aqueles que sobreviverem claro).
A Coreia do Norte também tem arsenal nuclear, e mesmo não sendo muito, é o suficiente para fazer desaparecer os EUA como conheces e idólatras para sempre.
lol, o último teste de um míssel intercontinental caiu no mar do Japão. A sério que estás a dizer que a Coreia do Norte poderia atacar os EUA? Não deves viver neste mundo.
Os únicos capazes de o fazer, seriam a India, China. A Rússia, também não me acredito muito pelo que tenho visto na Ucrânia, desde armamento obsoleto, falta de manutenção.
Andas a ver muita propaganda ocidental… Eles gostam que acredites mesmo no que te mostram.
A Coreia do Norte nem tem capacidade para um drone a pilhas. Aquilo que têm é tudo vindo da China e Índia.
e quais são as tuas fontes?
A Coreia do Norte é aquele puto estupido, mas que tem as costas quentes da China e da Rússia. Quando o Trump lhe fez frente a China veio quase de imediato com conversas para o EU terem calma…
Não sei é o porquê de continuarem a fazer crescer o puto… daqui a uns anos, quando estiver na adolescência depois lá vai dar mais dores de cabeça!
A Coreia do Norte, e pronto cá vai mais um texto do PorcoDoPunjab a elucidar quem anda distraído, é um caso com parecenças com o Vietname, aliás, o caso é mesmo muito parecido, os resultados é que são opostos.
O Vietname do Norte, comunista, queria anexar a parte sul, alinhada com o Ocidente e invadiu aquilo e depois lá foram os EUA ajudar e sabem o resto da história.
Os EUA saíram de lá apenas porque não havia vontade política para continuar a guerra.
Houvesse vontade e nunca na vida o Norte anexaria o Sul.
Aliás, o Norte já estava a ter falta de homens para combater porque morriam aos magotes…
Morreram 100 mil americanos e milhões de norte vietnamitas.
Técnicamente os EUA não perderam a guerra.
A Coreia do Norte foi diferente, foi nos anos 50, invadiu o Sul, os EUA foram ajudar e depois a China meteu-se ao barulho e aquilo lá se remediou com um armistício.
A Coreia do Norte existe apenas e só porque a China o permite.
É extremamente importante para a China que a Coreia do Norte exista porque serve para conter o portento económico que é a Coreia do Sul.
A razão é apenas e basicamente esta.
Motivos económico e geo estratégicos.
A China não quer que a Coreia fique unida porque isso fará dela um rival ainda maior, e pior, com vastos recursos minerais localizados no Norte a Coreia teria ainda mais recursos para crescer.
Isto, como é óbvio, não interessa mesmo nada aos Chineses.
Há tb as razões de ideologia mas o mais importante foi o que mencionei…