Combate à desinformação: Facebook limita número de encaminhamento de mensagens
Uma das formas de disseminação de informação (seja ela verdadeira ou falsa) passa hoje muito pela sua partilha através das aplicações de mensagens, como é o caso do Messenger ou do WhatsApp. No WhatsApp, por exemplo, o limite de encaminhamento de mensagens já está ativo há algum tempo e os resultados revelaram-se muito positivos no que respeita à propagação de notícias falsas.
Agora o Facebook prepara-se para avançar com algo semelhante para o Messenger.
Messenger terá limites de encaminhamento de mensagens
O Facebook anunciou hoje que vai passar a limitar o encaminhamento de mensagens na plataforma Messenger. Isto surge como parte dos seus esforços contínuos para fornecer às pessoas uma experiência de mensagens mais segura e privada.
Assim, a partir desta alteração, uma mensagem apenas pode ser encaminhada no máximo a 5 pessoas ou grupos de uma vez.
Ao limitar o encaminhamento de mensagens, a disseminação de informações incorretas, como as fake news, desacelera de forma substancial. Segundo dados relativos ao WhatsApp, esta limitação reduziu em 70% a partilha de mensagens virais, em apenas um mês de existência.
Fundamental em tempos de pandemia e eleições
Segundo o Facebook, esta ação surge numa altura crucial para o mundo. Além das notícias falsas e que podem até ser prejudiciais para o combate à pandemia que o mundo atravessa, este é um ano de eleições para os Estados Unidos (e outros países), algo que também pode ser influenciado por este tipo de partilhas.
A produção de conteúdos falsos gera milhões e influencia de forma real as ações de uma parte da população com acesso às novas tecnologias, mas que ainda assim tem uma grande iliteracia funcional relativamente a estas matérias.
Outras novidades no Facebook
Além desta notícia de combate à desinformação, o Facebook anunciou também que a ferramenta de transferência de fotos e vídeos da rede social passa a incluir os serviços do Dropbox e Koofr.
O Facebook permite que as pessoas possam fazer download da sua informação na rede social há mais de uma década. No início deste ano, o Facebook lançou, no entanto, uma ferramenta de transferência de fotos e vídeos com o Google Fotos. Assim, baseado no feedback dos utilizadores, decidiu expandir para mais serviços.
Este artigo tem mais de um ano
Cada vez mais o poder vai passando dos estados para privados. Já não são os tribunais que julgam desinformação mas sim empresas privadas que zelam pela verdade dos acionistas. Como exemplo a OMS maioritariamente financiada por privados com interesses na indústria farmacêutica. Será mais fácil haver sensura, como desinformação em conteúdo não favorável a OMS que a conteúdo passível de punibilidade em tribunal.
Em Santarém, um empresário de 38 anos, tinha 180000 perfis no FB, onde partilhou 730000 milhões de posts em pouco mais de 1 ano. Somando toda a operação eram 18 milhões de “portugueses” que estavam a partilhar o que ele postava/partilhava.
Foi apanhado por ter começado a reportar festas organizadas por autarquias PS e CDU… o FB achou suspeito serem milhares de contas diferentes a fazer o report em intervalos de poucos segundos. A VPN usada foi identificada e todas as contas dele bloqueadas. Entretanto, veio dizer que não fazia nada do que o acusam, e que encerrou a empresa, que tinha 1 único cliente, para um volume de negócios de 700000 euros anuais: o partido Chega.
Existe um outro empresário semelhante a operar na região do Porto, já conhecido por ter centenas de sites de fakenews, de apoio ao CDS e PSD, que também tem milhões de perfis espalhados pelas redes sociais.
fonte?
Ele está a referir-se a Gerardo Pedro.
Isso é perfil a mais
meus deus estes tipos da esquerda são uns iluminados, mentirosos, corruptos e sociopatas!
O Manuel, diga la a Mortágua que eu voto nela se o partido convidar o Zeze Camarinha a celebrar o dia do Homem…
Senhor Manuel da Costa.
Estou interessado em mais detalhes. Junto mail.
Obrigado
mbmc25@gmail.com
Só vem dificultar as mensagens de aniversário e a divulgação de eventos culturais, no meu caso
Muita informação vai ser considerada como desinformação, começamos ja a tirar um pouco de liberdade de expressão digamos a 10%, depois pronto ja que temos 10% vamos subir mais um bocadinho e pouco a pouco não se pode dizer nada.
Fogo ja nao posso trollar em paz!!! Ja parece o whats…
Agora e tudo a usar signal ou telegram oh wait….ninguem usa isso . Whatsapp e messenger all the way! Os totos que usam o signal falam com as paredes.