ChatGPT pode estar prestes a integrar-se com Apple Saúde… cuidado com esta “aliança”
Ainda não existe transparência total sobre o destino e o uso da informação que partilhamos nas plataformas de inteligência artificial. Por isso, fornecer dados que vão além do trivial, continua a ser um gesto arriscado. O mais recente rumor reforça essa preocupação e deve manter os utilizadores especialmente atentos. Dados da app Saúde integrados no ChatGPT? Não sei se queremos!
Potencial de integração com dados de saúde
Recentemente foi descoberto um ícone da app Apple Saúde escondido na app iOS do ChatGPT.
Isso sugere que, no futuro, o utilizador poderá ligar a app Saúde ao ChatGPT, o que permitiria à IA aceder a dados de saúde e fitness que recolhes com o iPhone ou Apple Watch.
Se esta integração for gerida pela Apple, pode significar um salto na forma como assistentes de IA ajudam com bem-estar: por exemplo, o ChatGPT poderia analisar dados como passos diários, peso, padrões de sono ou atividade física, e sugerir planos de treino personalizados, ou alertar para possíveis sinais de alerta relacionados com saúde.
Riscos de privacidade e segurança
Mas há também muitas incertezas. Até ao momento, não há forma ativa de ligar o ChatGPT ao Apple Health, a funcionalidade não foi anunciada oficialmente, nem há data prevista para o seu lançamento.
Se a ligação for implementada, e permitir ao ChatGPT acesso ao teu histórico de saúde, tens de confiar que os dados não serão mal utilizados.
Mesmo com as normas de privacidade da plataforma de saúde da Apple (HealthKit), o risco existe: dados sensíveis como ritmo cardíaco, peso, sono, passos, entre outros, podem acabar disponibilizados a uma empresa externa.
Contexto no ecossistema Apple
Curiosamente, esta potencial integração vem num momento em que a Apple tem explorado internamente formas de usar IA para saúde.
Relatórios anteriores sugeriram que a empresa trabalha num agente de IA para a app Apple Saúde, capaz de aconselhar utilizadores com base nos seus dados físicos.
Por enquanto, a funcionalidade visível ao público na app Saúde da Apple é limitada, por exemplo, o “Workout Buddy” do iOS 26 dá apenas informação básica sobre treinos e histórico físico.
Conclusão: potencial com prudência
A possível integração entre ChatGPT e Apple Saúde traz um forte potencial: permitir conselhos de fitness e saúde personalizados, com base em dados reais. Mas também levanta sérias dúvidas sobre privacidade e segurança.
Até que a funcionalidade seja oficialmente anunciada, e clarificados os termos de acesso e uso dos dados, é aconselhável que os utilizadores se mostrem vigilantes.























O Apple Watch tira eletrocardiogramas (ECG). São de um só canal, mas bastante fiáveis.
A app nativa, Saúde, dá o gráfico do ECG, o ritmo cardíaco (sinusal, se estiver normal, fibrilhação auricular, frequência cardíaca lenta/rápida ) e o bpm.
Uma app de terceiros, ECG+, bastante cara por sinal, mostra mais parâmetros: ondas PQRST, intervalos QT, QTc, variabilidade da frequência cardíaca (HRV), deteção de extrasístoles (PAC/PVC), etc. Dá uma breve interpretação dos resultados – e tem a opção de usar o ChatGPT – na própria app ECG+, para apresentar uma leitura compreensível de cada um dos resultados e do seu conjunto. Nota-se a utilidade do ChatGPT – os dados isolados são uma espécie de símbolos chineses, mas o relatório do ChatGPT é quase compreensível.
Agora quanto à privacidade – os dados da appp ECG+ são analisados pelo ChatGPT no iPhone, através de uma API, ou são enviados para a “cloud”, onde é feita a análise? O autor não esclarece suficientemente, pode ser um coisa ou outra.
O uso do ChatGPT para analisar dados na app Saúde e fazer relatórios deve ser uma mistura dos dois.
Referes-te a esta app
https://apps.apple.com/pt/app/ecg-interpreta%C3%A7%C3%A3o-de-ecg/id1567047859
Esta gratuita e não paga.
Se lerem a “novidade”
diz:
O GPT agora explica as cargas de PAC/PVC e suas estatísticas gerais de gravação,
destacando as mudanças ao longo do tempo.
O algoritmo aprimorado oferece uma identificação mais precisa da onda P.
O ECG+ também apresenta um novo ícone no modo escuro.
Observe que o ECG+ foi projetado apenas para fins educacionais e não é uma ferramenta de diagnóstico.
Por tanto o ChatGpt já estará a ser usada na app
É essa app a que referi.
Quando acedo a ela, na App Store aparece-me “Abrir”, porque a tenho instalada. No teu link aparece “Grátis – Compras integradas”. Não sei quanto possa custar agora, ou as funcionalidades disponíveis na versão de grátis ou com assinatura/compras integradas.
Na altura foi comprada por causa de um parente que teve problemas cardíacos – a assinatura era bastante cara mas dava para 5 pessoas.
Em relação às imagens que aparecem na App Store, agora há um “botão” para o ChatGPT – que faz efetivamente um relatório do ECG como indiquei acima
Podiam fazer uma publicação/análise ao navegador gps Magic Earth que desde ontem recebeu uma atualização e passou a ser freium, ou seja, passou a ser pago?