PplWare Mobile

Cartões perfurados: a tecnologia que moldou a informática

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Eu says:

    Os meus dados pessoais para processamento do meu vencimento no início da minha carteira eram todos gravados nesses cartões.

  2. Mus says:

    Na Lusalite, na rua de São Nicolau, Lisboa, no quarto andar, estava instalado um dos maiores computadores, que funcionava com cartões perfurados, utilizado em Portugal há quarenta anos.
    E era, precisamente, um IBM.

  3. Paulo says:

    Eu escrevi programas em cartões no Técnico quando era aluno do 1° ano.

  4. Atento says:

    Eu ainda vi uma leitora / gravadora de cartões em ação.
    E ouvi histórias sobre partidas pregadas aos novatos sobre lotes de cartões não numerados que caiam ao chão, ou lotes de cartões cheios de chad para lançar o pânico no novato.
    Nas unidades de bandas com colunas de vacuo, também havia uma partida memorável que implicava que o novato soprasse para tentar estabilizar a fita da banda.
    Também tive o privilégio de assistir ao aterrar de cabeças de um disco rígido numa unidade que era maior que uma máquina de lavar roupa.

  5. Manel de Viana says:

    Eu trabalhei com cartões como estes, em 1979-1980, para recolha intensiva de dados. Havia um tambor pequeno na máquina de perfuração onde se enrolava um cartão “programa” que definia as tabulações. A evolução foi para máquinas de gravação magnética, modelo 3742, com disquetes (grandes e flexíveis), tudo marca IBM. Nos cartões, quando havia um erro, às vezes sistemático, tinha que se repetir tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.