Cartão de Cidadão português faz 15 anos! Parabéns
O Cartão de Cidadão (CC) é um documento de identificação físico que contém um chip (smartcard), permitindo identificar o cidadão português perante qualquer entidade pública ou privada, pessoalmente ou de forma digital.
O CC identifica o cidadão português perante qualquer entidade pública ou privada. É válido em todo o território nacional, assim como nos países da União Europeia.
Cartão de Cidadão reúne um conjunto informações importantes
O CC o reúne os números de identificação civil, fiscal, de utente de serviços da saúde e da segurança social e substitui o cartão de eleitor.
Com as funcionalidades eletrónicas do CC pode autenticar-se em portais públicos e privados, realizar serviços online e assinar documentos digitalmente. Para utilizar as funcionalidades eletrónicas precisa de um leitor de cartões e dos códigos da carta PIN.
Foi a 5 de fevereiro de 2007 que Lei n.º 7/2007 - cria o cartão de cidadão e rege a sua emissão e utilização - entrou em vigor em Portugal.
O Cartão de Cidadão tem de ser renovado quando perde a validade ou se alteram dados pessoais que constem do Cartão (exceto a morada). Também precisa de o renovar se o Cartão for roubado, perdido ou destruído. As pessoas com 25 anos ou mais, que tenham o Cartão de Cidadão caducado ou quase a caducar, já podem renovar o cartão sem sair de casa - ver aqui.
A Comissão Nacional de Proteção Dados (CNPD) considerou no ano passado que se adotem medidas que "salvaguardem os direitos fundamentais dos cidadãos” e previnam o risco de “usurpação de identidade”.
Quem pretender, pode também ter o cartão de cidadão no smartphone (ver artigo seguinte).
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
O Vítor mede 1 metro e 76 ?? Fogo,ainda é mais alto que eu que só meço 1 metro e 74.
Então, o senhor Vítor anda a copiar-me a altura, quem diria
Já sabem, as máquinas jogam sempre para a casa ganhar, porque é 1.77 😀 mas pronto!!!!
Foi um bom avanço, só é pena depois não usarem como por exemplo em votos online para reduzir a quantidade absurda de abstenção. E obrigarem as pessoas a ir a um serviço presidencial para ativar a chave digital cada vez que se renova o cartão.
Concordo. Algumas coisas improvisaram ainda me lembro qual era o nome inicial para o cartão.
Cartão Único (CU) 🙂
Algo que me surpreendeu a uns tempos atrás foi a alteração de morada. Agora posso fazer online sem qualquer problema. Mudei a morada para o estrageiro sem ter que ir à embaixada. Pedir certidões online funciona bem. Ainda existem algumas entidated que têm que melhorar, pois só dão referência multibanco em vez de permitir pagamento via cartão ou transferência.
Se fosse NFC ainda poderia melhorar mais. Nao seria necessario comprar leitor de cartoes e poderia ser utilizado como token para diversos servicos (ler MRZ primeiro e depois chip). Podem brincar com apps da Regula (le tudo, ate bilhetes de aviao) e Kinegram (empresa que faz hologramas para varios documentos)