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Cartão de Cidadão: Renovação automática com entrega em casa

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Luis Marques says:

    Fiz a renovacao do meu cartao dia 14 de dezembro, paguei e ainda nao recebi nada. Portugal no seu melhor!

  2. Tiago Reis says:

    Eu queria era a possibilidade de agendar. Tenho de renovar o CC do meu filho e agora tenho de estar em filas para o conseguir

  3. AJ says:

    eu paguei no início de dezembro e no natal já tinha o novo CC

  4. Jose Alves says:

    Vivo na provincia do Ontario no Canada, o cartao de cidadao e o passaporte caducaram em Outubro 2021, um mes antes de caducar dirigime aos servicos Consolares em Toronto, o qual me foi informado para telefonar para os servicos consolares e fazer uma marcaçao por telefone, assim fiz,estamos a meio de janeiro de 2022, ate hoje ainda nao fui contactado, telefonei mais uma vez a perguntar se os cerviços consulares IZISTEM, tambem nao tive resposta, e assim vai o meu Portugal pelo Mundo..!!

    • iSad says:

      No Reino Unido passaporte que caducou em Outubro passado . Em Agosto 2021 consegui marcar no Consulado em Londres renovação so para Junho deste ano e tive que enviar emails que não responderam e telefonar 2 vezes para conseguir marcar. Claro o Covid serve para desculpa para tudo.

    • Louro says:

      UK Escócia, consulado mais próximo é Manchester (4 horas de viagem para cada lado), estou desde meio do ano passado a tentar fazer marcacao para poder renovar o CC porque estupidamente nao me deixam renovar o passaporte se nao tiver o CC válido.

      É uma festa, a minha sorte é ter outra nacionalidade em que tenho consulado mais proximo e ter passaporte válido caso queira viajar.

  5. Pedro says:

    Renovei o meu veio com 9 anos e meio em vez de 10 anos e com a fotografia muito clara.
    O meu rosto mal se via.
    Quando dirigi-me a loja do cidadão para reclamar, queriam-me cobrar por um nova emissão.
    Foi necessário, solicitar o livro de reclamações para 5 minutos depois emitirem outro sem custos.

  6. Hugo says:

    Então e eu? Vivo em franca a 300km do consulado português… Não atendem o telefone e não respondem aos e-mails…. Ainda dizem no website que não vale a pena ir lá, sem marcação… Marcação sim mas só para Agosto…. O que faço?? Alguém pode ajudar por favor?

  7. Renovação do CC says:

    Fiz a renovação do CC “sem sair de casa”, não foi como diz no post … e não estava a perceber:
    – O post fala da renovação automática, por iniciativa do “sistema”
    – O que usei foi a renovação online, por minha iniciativa
    Estão as duas formas explicadas na página https://eportugal.gov.pt/servicos/renovar-o-cartao-de-cidadao

    Já que estamos nisto, tem-me sido muito útil a Chave Móvel Digital (CMD) recebida por telemóvel. Mas já tem bloqueado e depois é um sarilho. Acabei por comprar um dongle para a leitura do Cartão do Cidadão (CC). Basicamente faz-se o mesmo que com a CMD – mas também desbloqueia a CMD e faz outras alterações a dados associados ao CC. Um leitor de CC anda atualmente pelos 10€.

  8. Passei Por isso says:

    Não se metam nisso! Não traz os certificados ativados, têm de receber presencialmente em casa (ou ir aos CTT depois).
    Depois vão a uma loja e não conseguem ativar os certificados. Um caos!

    • JS says:

      Quais certificados? Assim que recebes o CC em casa tens que o ativar. Para isso, consegues fazer com a app do governo e um leitor de cartões.

      • JP says:

        Não é possível alterar os certificados. É uma medida de segurança implementada. Nada a fazer. Só presencialmente

        https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/ferias-lazer/noticias/cartao-de-cidadao-questoes-do-momento

        • JS says:

          Já percebi a que certificados se referia.
          É sem dúvida um tiro no pé a meu ver isto. De qualquer das formas temos que lá ir ativar o CMD, que, para mim, é essencial no dia a dia…

          • N'uno says:

            A CMD não necessita de ser activada presencialmente. Eu recebi o meu cartão completamente funcional, apenas com o certificado de assinatura digital inibido. Mas consegui activar a CMD online, e esta serviu-me para assinar documentos digitalmente durante os meses que demorei a conseguir um agendamento no IRN para desinibir o certificado da assinatura digital.

          • N'uno says:

            Pequena correcção: Não estava completamente funcional, e por isso tive que recorrer à linha de apoio do cartão, que entre outras coisas activou o meu certificado de autenticação. Isto foi em plena pandemia, no ano passado, e os agendamentos não eram permitidos. Talvez por isso tenham facilitado, não sei.
            Eu tentaria perceber, junto da linha de apoio, se ainda possibilitam a reactivação da autenticação por aí…

  9. JP says:

    Correto. Recebi tudo de forma automática. Fiz o pagamento. Recebi o cartão. Mas agora tenho de, presencialmente, ir a uma loja do IRN para ativar o certificado, que vem cancelado/suspenso… Portanto, ser entregue em casa ou ter de o levantar presencialmente…

  10. Pedro says:

    Recebemos o CC em casa, mas depois para reactivar a chave móvel digital temos de nos deslocar a um registo civil ou loja do cidadão…. Não faz qualquer sentido.

    • Ochinês says:

      Em tempos de pandemia faz sentido.
      – Já em tempos de pandemia, fui levantar o meu CC numa Conservatória do Registo Predial, que vinha indicada na carta com os pins (ainda não havia entrega em casa pelos CTT). Ativaram a CMV e deram-me uma carta com uma password provisória para aceder à CMD e alterá-la.
      – Agora, enviam primeiro a carta com os pins, a seguir enviam o CC e tem que se ativar a CMV numa conservatória indicada na carta com os pins.

      A vantagem é poder-se usar logo o CC, estão sempre a pedi-lo e caducado não vale nada. Quem quiser, trata depois da ativação da CMD. Agora, ativar a CMD sem “dar a cara”, nem que seja coberta por uma máscara, parece-me que enfraquece muito a segurança do processo.

  11. Dono da carne says:

    Que coisa mal feita….bastava usar uma aplicação onde ficasse o cartão….e quem quisesse ficava sem cartão físico

  12. mp says:

    Nao façam isso, pois para ativar o cartão tem de ir na mesm para uma loja do cidadao bem cedo ter senha para o ativar.

  13. Pedro Gonçalves says:

    Recebi o CC e tudo bem. Mas agora vou ter de ir a um balcão para activar as funções digitais e os pin. Não serve de muito.

  14. noka says:

    Tudo treta. Os Pins vem desactivados. é preciso ir lá para conseguir utilizar o cartão!!!

  15. N'uno says:

    O cartão vem com todos os serviços funcionais excepto a assinatura digital, cujo certificado tem que ser activado numa loja do IRN… O que me valeu é que a CMD é independente disto, e nos meses que tardei para conseguir activá-lo permitiu-me assinar digitalmente documentos.

    • Rodrigo says:

      O código de autenticação vem ativo?

      Por exemplo para utilizar o site do registo automóvel. Que exige o certificado digital e pede o código de autenticação do cartão de cidadão.

      • N'uno says:

        A autenticação funcionava, sem problemas. Só mesmo a assinatura digital com o leitor de cartões é que não. Mas consegui contornar esta limitação, enquanto não conseguia agendamento no IRN, usando a Chave Móvel Digital.

      • Paulo Mestre says:

        Não vem activo ,caduca com o cartão antigo,daí eu ter falado que o envio do cartão para casa é um sistema que pouco adianta

    • Paulo Mestre says:

      Não é verdade,todos os seus certificados digitais,e inclusive a CMD, caducam com a validade do seu cartão de cidadão e ao receber o cartão novo têm que ser todos activados novamente e isso só pode fazer ao balcão

      • N'uno says:

        Ok, Paulo, agora que referiste o tema recordo-me que tive algumas interacções com a linha de apoio (o meu cartão tinha outros problemas). Foi através dessa linha que vi todos os problemas resolvidos e foi feita a activação do certificado de autenticação. O de assinatura não.
        Resumindo, activar o certificado de autenticação não requereu a deslocação física, nem tão-pouco a CMD, que pode ser pedida online “Para cidadãos com Cartão de Cidadão, leitor de cartões e código PIN de autenticação do Cartão de Cidadão.”

  16. Paulo Mestre says:

    Tudo muito bonito, pagamos e recebemos o cartão de cidadão em casa é verdade, só é lamentável que não tenham criado ferramentas para também se renovar os certificados digitais,a chave móvel digital, porque se o objetivo era as pessoas não terem que se deslocar aos serviços,então falham nisso porque vamos ter que lá ir para activar tudo isso

    • N'uno says:

      Quando passei por isso foi em plena pandemia e, como referi, usei a linha de apoio do cartão para resolver tudo, sobrando apenas a impossibilidade de activação da assinatura digital.

      As regras agora estão assim:
      “A ativação das funcionalidades de autenticação e da assinatura digital só pode ser feita presencialmente, nos balcões de levantamento do Cartão de Cidadão. Assim, caso receba o Cartão de Cidadão em casa, deverá deslocar-se a um balcão de levantamento do Cartão de Cidadão para fazer a ativação. Leve consigo a carta de códigos PIN do Cartão de Cidadão.

      Antes de se dirigir ao balcão, terá de fazer o agendamento online ou através da Linha Cartão de Cidadão, (+351) 210 990 111 (dias úteis, das 9h às 18h). ”

      Aparentemente já não facilitam a activação da autenticação através da linha, mas eu tentaria… Foram muito prestáveis comigo.

    • Passei por isto says:

      Pois, absurdo.
      Renovar o cartão foi das experiências mais surreais que já vivi.
      Recebi nos CTT, assinatura não funcionava. Fui a um balcão e disseram que devia vir com avaria! Aconselharam a telefonar para dizer que tinha sido roubado (!) e pedir outro com urgência. 40 euros.
      Depois de investigar, percebi que os certificados não vinham ativados. Voltei a outro balcão. Aqui já sabiam o que fazer, mas não dava! Depois de telefonemas, acabaram por perceber o problema: os cartões entregues em casa têm como “local de entrega” uma central no Porto. É preciso mudar o local de entrega do cartão para a loja onde estamos a ativar (esta operação custa 4 ou 5 euros). Depois já ativa.
      Percebem isto? Eu também não.

  17. Afonso says:

    Virem de vez estes incompetentes xuxialistas sâo os coveiros da Naçâo Portuguesa . É um Bando de mafiosos o país cada vez mais atrasado, mais pobre , sem rumo .Basta de gamanço xuxialista

  18. Afonso says:

    Virem de vez estes incompetentes xuxialistas sâo os coveiros da Naçâo Portuguesa . É um Bando de mafiosos o país cada vez mais atrasado, mais pobre , sem rumo .Basta de gamanço xuxialista

  19. Rui says:

    Cuidado, se enviem para a morada de casa, é bom que esteja o próprio no momento de entrega pelos ctt, efetuada por carta registada. Caso contrário, têm de fazer o levantamento no posto Ctt mai próximo ou, posteriormente num Registo Civil, ultrapassado o período para levantamento, aí acresce 6€, pelas tarifas de transporte

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