Quantcast
PplWare Mobile

Cartão de cidadão e outros documentos caducados estendem validade

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Louis says:

    Bom decreto já tenho cc válido

  2. Joel Silva says:

    Ou seja, o a validade dos meus documentos acabam dia 29 deste mês 16 dias depois vou ter que renovar na mesma?

    • Woot! says:

      Até 30 de junho.

      • Joel Silva says:

        Não sei se será o caso porque passo a citar “…a exibição de documentos suscetíveis de renovação cujo prazo de validade expire a partir da data de entrada em vigor do presente decreto-lei ou nos 15 dias imediatamente anteriores ou posteriores.” , ou seja, só não precisa de renovar se acabar durante os 15 dias antes ou depois do despacho que foi publicado no dia 13 deste mês, certo?

        • jorjão says:

          Tens o prazo de validade da lei e os documentos continuam válidos mesmo que caducados nos 15 dias antes da entrada em vigor da lei ou 15 dias após o seu término.

  3. Spoky says:

    E a carta de condução? Deviam por olhos nisto… Em relação a Renovar a carta de condução! Como todos nos sabemos não temos por hábito andar a ver de quantos em quantos anos temos de renovar a carta de condução, geralmente lemos na carta de condução a dada que expira correto?

    Porque não avisam ou mandam um correio, email, sms a notificar para renovar a carta de condução? O mais patético, quem se esquecer de renovar em vez de pagar uma coima, tem de fazer um exame de condução.

    Quer dizer 6 meses antes de expirar ainda sei conduzir, após os 6 meses para renovar a carta de condução já não se sabe conduzir? Tudo medidas para ganharem dinheiro e chularem a população.

    E mais, na carta de condução digamos diz validade até 2032 (exemplo) porque é que tenho que ir renovar? Se o que consta na carta de condução é que é VALIDA até essa data, porque tenho que ir a exame novamente? Ora continuo legal!

    Isto devia ser alterado, é uma confusão. Concordo que tenhamos que renovar. Mas não fazer o exame de condução novamente! Isso é patético. Principalmente quando pedem um atestado médico como prova!

    Concordo sim, que deveriamos fazer um exame a partir dos 60 e SEM PAGAR 2 Exames para quem tem categoria A e B… Vergonhoso.

    • jorjão says:

      Andas muito mal informado!!
      Também te esqueces de ir trabalhar? De comer? Há lembretes/alertas em muitas aplicações para isso mesmo.
      No entanto se te registares no site do IMT eles lembram-te por email, isto é se leres os teus emails!!!

  4. Cisco says:

    A avaliar pelos comentários o Português é mesmo uma língua muito, mas mesmo muito, difícil. (ou então andámos a fazer turismo escolar na juventude).

  5. KodiakShadows says:

    Bla bla bla , eleitoralista, não serve de nada para quem está fora do país, isto na Europa

    • jorjão says:

      Então e quem está em Portugal?? Não temos direito a ter prazos alargados, uma vez que os serviços públicos vão funcionar a meio gás??
      Francamente, haja pachorra para alguns comentários!!!

  6. JD says:

    E a inspeção?

  7. rjSampaio says:

    Isto vai dar raia em sistemas automáticos onde se lê a validade do cartão.

  8. Odilia Mambo says:

    Sou Angola ,tirei visto para portugal,por causa da pandemia o meu visto expirou sem eu poder viajar ,
    quero saber ainda posso viajar com o mesmo visto de Luanda para Lisboa ,porfavor quero saber ,ja tenho bilhetes pagos ,nao sei o que fazer.

  9. Jose Antonio Gonçalves Caria says:

    Fiado na prorrogação da validade do CC, tinha viagem para a Suíça dia 10 Julho na Easy Jet. Fui impedido de embarcar na entrada para o avião. Tinha comigo o cartão com data expirada , o documento provando que ja tinha o cc renovado , o comprovativo do pagameto …so nao tenho o documento valido porque carece de marcacao para agendar o levantamento do cc . Esse agendamento só é posivel a partir de 22 de Agosto. Inacreditave. Estou a tentar agendar o levantamento e nao consigo. Pretendia agendar nova viagem na primeira semana de Agosto , mas sem cartao vai dar problema outra vez. Alguem sabe alguma forma de agendar o levantamento do cc renovado e pronto a ser levantado ha 5 semanas , mas que so vai servpossivel daqui a mais 6 ou 7 semanas..!?

    • Marco Lopes says:

      PALHAÇADA TOTAL!!!! Esta obrigação de RENOVAR (PAGAR!!!!!!!!!!!) por um novo pedaço de plástico para encher os cofres do estado!!!!!! NADA MAIS!!!!

      Tem algum cabimento COMPLICAR a vida das pessoas e coloca-las em situações como a sua apenas para o estado ganhar uns trocos????? É que é disso que se trata! Nada mais!

      Quando há necessidade de alterar dados importantes, ok… mas de resto… Mais valia criar uma AVENÇA ou um IMPOSTO novo sobre o cidadão e deixar de incomodar as pessoas!!! Que porcaria de país…

      • rjSampaio says:

        O dado importante aqui é a foto, achas que o governo têm lucro com isto????

        Não sabes fazer contas? consegues calcular o ordenado das pessoas envolvidas para renovar o cartão, os espaços, energia, material, e o fabrico dos proprios cartões, mais o equipamento e manuenteção das maquinas para a recolha de dados biometrios, achas mesmo que os trocos que pagas pelo cartão cobra tudo isso e mais ainda da lucro?

        Conta outra anedota…

        • Marco Lopes says:

          O dado importante é a “foto”??? O que tem a FOTO???
          A foto é a MESMA!!!! A ASSINATURA é a MESMA!!! NADA MUDA!
          Qual recolha de dados???
          Acho que, como grande parte dos portugueses não consegues raciocinar bem acerta deste assunto…

          A RENOVAÇÃO ONLINE, permitida há alguns anos já, NÃO OBRIGA A QUALQUER ALTERAÇÃO de dados…

          Somos obrigados a “RENOVAR” algo para encher os cofres ao estado!!!

          • rjSampaio says:

            A renovação nao requer uma nova foto?
            Online não sei mas no local sim.

            Quanto a “grande parte dos porgugueses”, visto que trabalhei nos equipamentos de recolha sei perfeitamente o custo que têm.

            Agora em que cenários se pode fazer online sem qualquer alteração, isso realmente não sei. Pois sempre faço presencialmente onde a minha altura/foto/assinatura são actualizados.

        • Marco Lopes says:

          A renovação pode ser feita ONLINE! Como tal, a renovação COMPULSIVA do CC não necessita de absolutamente actualização de DADO algum, seja foto ou assinatura!

          Por outras palavras, a renovação do CC é uma forma de ARRECADAR RECEITAS para o estado, e um ATRASO de vida para os portugueses!

        • cardoso says:

          rj sampaio. e os teus impostos servem para qué?

    • Diana Gonçalves says:

      Acoabou de acontecer isso comigo estou indignada!

  10. Sebastião Dias says:

    a minha carta caducou a 6 de junho não consigo consulta no centro de saúde para obter o atestado de saúde para renovar a carta posso conduzir? até quando

  11. Pedro says:

    A minha mulher é médica dentista, só passa receitas com o leitor e o cartão de cidadão, o cartão caducou agora e o levantamento do novo está agendado para dia 15/01/2021. Até lá não pode trabalhar. Simplex da treta.

  12. Vítor Lopes says:

    Bom dia o meu cartão de cidadão caducou no 23 de Agosto 2020 e tem o agendamento marcado para dia 13 de Outubro 2020 até lá o cartão continua valido ?
    Agradecia a informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.