Carregador universal na UE? Comissão Europeia vai avaliar já no verão
Todos nós já nos apercebemos da quantidade de interfaces que existem para carregadores de smartphones, tablets, computadores, etc. Tal deve-se à adoção de tecnológicas proprietárias por parte de alguns fabricantes, mas também ao facto de alguns fabricantes não acompanharem a evolução tecnológica.
De acordo com notícias recentes, a Comissão Europeia vai retomar no verão a proposta para que na UE seja usado um carregador universal para os mais diversos equipamentos.
Carregador universal para PC, tablet, smartphone... e não só
Já pensou no dia em que todos os smartphones usarão o mesmo carregador? O Parlamento Europeu mostrou preocupações relativamente ao “Lixo Eletrónico” que é atualmente gerado e a primeira mudança poderá ser ao nível dos carregadores de dispositivos que poderá ser universal. De acordo com dados do Parlamento Europeu, este tipo de produtos geram 51.000 toneladas de resíduos por ano.
Como temos vindo a acompanhar, a ideia agrada os utilizadores, no entanto, há marcas, como o caso da Apple, que não “gostam” deste caminho da uniformização.
De relembrar que em 2009, a Comissão Europeia pressionou e conseguiu popularizar o microUSB em milhões de dispositivos, forçando a Apple a incluir um adaptador microUSB. Alguns anos depois, em meados de 2014, tentaram novamente reivindicar os benefícios para os consumidores, a indústria e o meio ambiente, no entanto, continua tudo na mesma.
Agora, segundo o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, a ideia é incluir equipamentos como telemóveis, tablets, computadores, mas também assegurar que "outros dispositivos poderiam ser abrangidos".
Estou realmente a dar muita importância a isto e o meu objetivo não é apenas trabalhar na questão de uma interface de carregamento comum, mas ir muito, além disso e propor medidas adicionais para reduzir os resíduos eletrónicos ao longo da cadeia de produção
Numa audição realizada esta quinta-feira na Comissão do Parlamento Europeu com esta tutela, em Bruxelas, informou Thierry Breton que, "até ao final do verão, [a Comissão Europeia] irá apresentar uma proposta legislativa para conseguir um carregador universal".
Este artigo tem mais de um ano
E que tal acabar com a obsolencia programada dos equipamentos electrónicos?
Finalmente! E idealmente será usado o melhor formato e de preferência aberto para acabar com as royalties idiotas que só enchem bolsos que não precisam e prejudicam o progresso. Basta de andar com tecnologias caras de segunda categoria só porque estão associadas a uma ou a outra marca (ou ecossistema).
Se a comissão europeia seguir as recomendações do parlamento europeu, o carregador será para ser comprado à parte!
Mesmo que seja comprado a parte se houver um carregador universal já é uma grande ajuda no impacto para o meio ambiente e o consumidor com apenas uma aquisicao podera carregar a grande maioria dos seu equipamentos
não disse o contrário, apenas quis referir este facto!
Aliás sem este facto nunca a iniciativa levaria a reduzir significativamente o lixo provocado pelos carregadores, só assim é que se reduz a produção de carregadores, promovendo o seu uso com mais do que 1 aparelho.
E muito provavelmente um carregador universal terá também que impedir que haja “milhentas” tecnologias diferentes para carregadores rápidos.
vamos voltar a usar micro-usb…
A minha aposta é USB-C, tem múltiplas voltagem e potência de carregamento associadas, e ainda por cima pode ser usado para outros fins (sinal de vídeo, dados, …).
Hum… Carregadores Universais já não existem? Tenho 5 equipamentos ligados a uma estação de carregamento neste momento…
De momento os carregadores funcionam com qualquer que seja a marca exceto com a apple.
Esta lei forçara a apple a usar o modelo universal em vez de obrigar a compra de carregadores diferentes.
??? Tu podes usar qualquer carregador USB com os aparelhos da Apple, a única coisa que é preciso é o cabo certo!
Adaptador era o que querias dizer 🙂
boa parte dos carregadores permitem ligar/desligar o cabo, não seria preciso adaptador
Carrega um one plus com um cabo normal.
Funciona ? Sim
Tem carregamento rápido ? Não
Isso é o problema da One Plus e de outros como tal! A Apple não usa processo de carregamento proprietário, qualquer carregador que use a norma standard pode carregar um iPhone, e muitos até podem carregar no modo rápido (desde que permitam a potência necessária).
Acho muito bem.
USB-C para todos.
Apple incluída.
engraçado que aquilo que faz um carregador ser universal tem muito mais a ver com outras coisas do que com a porta de entrada do aparelho!
Sim, tens razão. Mas a porta de entrada é um dos aspetos mais importantes. De que serve ter um carregador que cubra as várias voltagens e amperagens, se depois cada aparelho tiver uma porta de entrada diferente? A ideia é que todos os aparelho de carga tenham a mesma porta de entrada, seja ela qual for.
Para isso é que existem os cabos, todos os aparelhos vêm com um que liga o aparelho ao carregador.
Mas é precisamente isso que se quer evitar. Basta teres aparelhos de 3 marcas diferentes e podes ter que usar 3 cabos diferentes. E isso traduz-se em mais plástico, mais cobre, etc. Ora, se a entrada for a mesma, apenas necessitas de um cabo, havendo menos desperdício.
LR, o objectivo principal é evitar acumular carregadores que são de reciclagem mais difícil. Os cabos serão outro objectivo que não impede que o primeiro se realize de forma independente. Será também difícil que os aparelhos deixem de vir com cabo…
Sim, tens razão. Será talvez o próximo passo lógico a dar. Quando? Isso agora…
Olha, eu tinha um carregar corriqueiro que me carregava o meu 6s plus na boa, um dia o meu 6s plus fez um update e o mesmo carregador com o mesmo cabo MFA deixou de carregar… e lá fui eu todo muito pouco satisfeito comprar outro carregar MFA e adivinha … o meu 6s plus voltou a carregar … isto ha cada misterio …
Vai pelo…
se usares um carregador da Samsung com um iPhone não verás nenhum problema desses.
E será que o USB-C não é uma especificação que determina também os parâmetros eletricos, etc?
é, mas a especificação eléctrica usada no USB-c não obriga a que a porta de entrada no aparelho seja do tipo USB-c, sendo que a porta lightning usa a especificação eléctrica do USB-c podendo por isso usar qualquer carregador que usem essa norma! O mesmo se diga de todos os carregadores da Apple, são carregadores que seguem o standard, não têm nenhum método proprietário de carregamento como se vê em certos aparelhos!
Por que é que o carregador tem que ter uma porta USB-C e não USB-A?
Os da Apple (com exceção dos carregadores para computador, em que o cabo de carregamento está “soldado” ao carregador, como na generalidade os computadores) têm uma porta USB-A.
São carregadores universais.
“em que o cabo de carregamento está “soldado” ao carregador”
Nenhum carregador da Apple, neste momento, tem o cabo “soldado” (Já lá vão muitos anos até, desde o último portátil com um carregador desses!). A maioria dos carregadores da Apple usam agora uma porta USB-c de ligação ao cabo, e realmente permitem carregar quase qualquer aparelho que use o carregamento standard por USB!
OK. O pessoal anda por aí a confundir portas de saída dos carregadores com as portas de entrada dos equipamentos.
Mas a questão do carregador universal pouco tem a ver com portas.
Por exemplo, tenho numerosos equipamentos em que o fabricante recomenda um carregador de 5W (= 5 V x 1 A). Uso, religiosamente, um carregador desses, que durante muito tempo foi o standard da Apple, apesar da muita conversa sobre a inteligência dos carregadores. Quando a UE garantir um carregador universal, para esses equipamentos e todos os outros, pensarei em comprá-lo.
Não é conversa, os carregadores USB-c mais recentes permitem carregar equipamentos diferentes com diferentes perfis de voltagem. Podem carregar desde 5W (5V, 1A) até 90W ou mais (por ex.: 60W [20V, 3A]), tudo com o mesmo carregador.
Então, quando a UE certificar esses carregadores como universais eu compro, dependendo do preço.
Até lá, o que é para carregar a 5W uso um carregador de 5W.
Há dias comprei uma espécie de mp3 player, com porta USB-C e lá vinha: carregador de 5W (e 0,5A, mas isso já é preciosismo a mais).
Eu sei lá, não vai haver nenhuma certificação especial, é apenas respeitar o standard eléctrico já definido pelo USB.
Já agora aproveito para dizer que os amperes indicados pelo carregador é apenas uma referência do máximo que ele pode dar. É o aparelho que ao carregar “determina” os amperes a usar e não o carregador. O que importa é que use a voltagem correcta, com o carregador e aparelho a usarem a mesma norma.
Isso é muito bom principalmente quando vou de viagem escuso de levar o carregador para o portátil, carregador para a camara fotográfica, carregador para o telemóvel, carregador para a maquina de barbar, carregador par aa camara de vídeo, carregador para a maquina de depilar, e o cabo para o power bank e se for para fora da Europa ainda levo o adaptador de tomada
Más notícias para a Apple que assim vai ter de usar o mesmo que os outros e deixar de obrigar os clientes a comprar cabos e outros acessórios em nome do lucro… perdão, cliente.
Duvido.
Eu quase que apostaria que quando está “lei” entrar em vigor o iPhone/iPad já não tem portas será tudo wireless…
Exactamente o que eu estava a pensar.
depende do que consideras como “carregador”, acho que poderia ser algo que podia ter sido explicado no artigo. Consideras carregador apenas a parte que liga á tomada ou também incluis o cabo?
Se isto se referir apenas á parte que liga á tomada, que está representada na segunda imagem, não lhes afeta muito, tanto os ipads/iphones já utilizam um que tem entrada usb, a diferença está no cabo que é usado
1…2…3… Já estou farto da pplware apagar os meus comentários!! Não é necessário esta medida do carregador universal!! Isto vai levar a uma despesa ainda maior por parte do cliente!! O pior que é que assim os portáteis vão deixar de trazer os carregadores!! Quem se lixa vai ser o cliente!!
É como eu envio ou é logo apagado ou fica em aprovação e depois não é aprovado
Um concelho rapaz, tens de ver mais teatro de revista…
Assim aprendes a insultar o povo todo e os sensores nem notam ^^
🙂