Quantcast
PplWare Mobile

Carregador universal na UE? Comissão Europeia vai avaliar já no verão

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. ZE says:

    E que tal acabar com a obsolencia programada dos equipamentos electrónicos?

  2. FAR says:

    Finalmente! E idealmente será usado o melhor formato e de preferência aberto para acabar com as royalties idiotas que só enchem bolsos que não precisam e prejudicam o progresso. Basta de andar com tecnologias caras de segunda categoria só porque estão associadas a uma ou a outra marca (ou ecossistema).

  3. wq says:

    Se a comissão europeia seguir as recomendações do parlamento europeu, o carregador será para ser comprado à parte!

    • ivan says:

      Mesmo que seja comprado a parte se houver um carregador universal já é uma grande ajuda no impacto para o meio ambiente e o consumidor com apenas uma aquisicao podera carregar a grande maioria dos seu equipamentos

      • wq says:

        não disse o contrário, apenas quis referir este facto!
        Aliás sem este facto nunca a iniciativa levaria a reduzir significativamente o lixo provocado pelos carregadores, só assim é que se reduz a produção de carregadores, promovendo o seu uso com mais do que 1 aparelho.
        E muito provavelmente um carregador universal terá também que impedir que haja “milhentas” tecnologias diferentes para carregadores rápidos.

  4. José says:

    vamos voltar a usar micro-usb…

    • Blackbit says:

      A minha aposta é USB-C, tem múltiplas voltagem e potência de carregamento associadas, e ainda por cima pode ser usado para outros fins (sinal de vídeo, dados, …).

  5. Elektro says:

    Hum… Carregadores Universais já não existem? Tenho 5 equipamentos ligados a uma estação de carregamento neste momento…

    • Miguel C says:

      De momento os carregadores funcionam com qualquer que seja a marca exceto com a apple.
      Esta lei forçara a apple a usar o modelo universal em vez de obrigar a compra de carregadores diferentes.

  6. sayWhat says:

    Acho muito bem.
    USB-C para todos.
    Apple incluída.

    • wq says:

      engraçado que aquilo que faz um carregador ser universal tem muito mais a ver com outras coisas do que com a porta de entrada do aparelho!

      • LR says:

        Sim, tens razão. Mas a porta de entrada é um dos aspetos mais importantes. De que serve ter um carregador que cubra as várias voltagens e amperagens, se depois cada aparelho tiver uma porta de entrada diferente? A ideia é que todos os aparelho de carga tenham a mesma porta de entrada, seja ela qual for.

        • wq says:

          Para isso é que existem os cabos, todos os aparelhos vêm com um que liga o aparelho ao carregador.

          • LR says:

            Mas é precisamente isso que se quer evitar. Basta teres aparelhos de 3 marcas diferentes e podes ter que usar 3 cabos diferentes. E isso traduz-se em mais plástico, mais cobre, etc. Ora, se a entrada for a mesma, apenas necessitas de um cabo, havendo menos desperdício.

          • wq says:

            LR, o objectivo principal é evitar acumular carregadores que são de reciclagem mais difícil. Os cabos serão outro objectivo que não impede que o primeiro se realize de forma independente. Será também difícil que os aparelhos deixem de vir com cabo…

          • LR says:

            Sim, tens razão. Será talvez o próximo passo lógico a dar. Quando? Isso agora…

          • Vai pelo funil porque o garrafão é muito largo ... says:

            Olha, eu tinha um carregar corriqueiro que me carregava o meu 6s plus na boa, um dia o meu 6s plus fez um update e o mesmo carregador com o mesmo cabo MFA deixou de carregar… e lá fui eu todo muito pouco satisfeito comprar outro carregar MFA e adivinha … o meu 6s plus voltou a carregar … isto ha cada misterio …

          • wq says:

            Vai pelo…
            se usares um carregador da Samsung com um iPhone não verás nenhum problema desses.

      • WYSIWYG says:

        E será que o USB-C não é uma especificação que determina também os parâmetros eletricos, etc?

        • wq says:

          é, mas a especificação eléctrica usada no USB-c não obriga a que a porta de entrada no aparelho seja do tipo USB-c, sendo que a porta lightning usa a especificação eléctrica do USB-c podendo por isso usar qualquer carregador que usem essa norma! O mesmo se diga de todos os carregadores da Apple, são carregadores que seguem o standard, não têm nenhum método proprietário de carregamento como se vê em certos aparelhos!

    • Do que sei says:

      Por que é que o carregador tem que ter uma porta USB-C e não USB-A?
      Os da Apple (com exceção dos carregadores para computador, em que o cabo de carregamento está “soldado” ao carregador, como na generalidade os computadores) têm uma porta USB-A.
      São carregadores universais.

      • wq says:

        “em que o cabo de carregamento está “soldado” ao carregador”
        Nenhum carregador da Apple, neste momento, tem o cabo “soldado” (Já lá vão muitos anos até, desde o último portátil com um carregador desses!). A maioria dos carregadores da Apple usam agora uma porta USB-c de ligação ao cabo, e realmente permitem carregar quase qualquer aparelho que use o carregamento standard por USB!

        • Eu sei lá says:

          OK. O pessoal anda por aí a confundir portas de saída dos carregadores com as portas de entrada dos equipamentos.
          Mas a questão do carregador universal pouco tem a ver com portas.
          Por exemplo, tenho numerosos equipamentos em que o fabricante recomenda um carregador de 5W (= 5 V x 1 A). Uso, religiosamente, um carregador desses, que durante muito tempo foi o standard da Apple, apesar da muita conversa sobre a inteligência dos carregadores. Quando a UE garantir um carregador universal, para esses equipamentos e todos os outros, pensarei em comprá-lo.

          • wq says:

            Não é conversa, os carregadores USB-c mais recentes permitem carregar equipamentos diferentes com diferentes perfis de voltagem. Podem carregar desde 5W (5V, 1A) até 90W ou mais (por ex.: 60W [20V, 3A]), tudo com o mesmo carregador.

          • Eu sei lá says:

            Então, quando a UE certificar esses carregadores como universais eu compro, dependendo do preço.
            Até lá, o que é para carregar a 5W uso um carregador de 5W.
            Há dias comprei uma espécie de mp3 player, com porta USB-C e lá vinha: carregador de 5W (e 0,5A, mas isso já é preciosismo a mais).

          • wq says:

            Eu sei lá, não vai haver nenhuma certificação especial, é apenas respeitar o standard eléctrico já definido pelo USB.
            Já agora aproveito para dizer que os amperes indicados pelo carregador é apenas uma referência do máximo que ele pode dar. É o aparelho que ao carregar “determina” os amperes a usar e não o carregador. O que importa é que use a voltagem correcta, com o carregador e aparelho a usarem a mesma norma.

  7. Jonny says:

    Isso é muito bom principalmente quando vou de viagem escuso de levar o carregador para o portátil, carregador para a camara fotográfica, carregador para o telemóvel, carregador para a maquina de barbar, carregador par aa camara de vídeo, carregador para a maquina de depilar, e o cabo para o power bank e se for para fora da Europa ainda levo o adaptador de tomada

  8. Blox says:

    Más notícias para a Apple que assim vai ter de usar o mesmo que os outros e deixar de obrigar os clientes a comprar cabos e outros acessórios em nome do lucro… perdão, cliente.

  9. Samuel MG says:

    1…2…3… Já estou farto da pplware apagar os meus comentários!! Não é necessário esta medida do carregador universal!! Isto vai levar a uma despesa ainda maior por parte do cliente!! O pior que é que assim os portáteis vão deixar de trazer os carregadores!! Quem se lixa vai ser o cliente!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.