Avião totalmente elétrico pode voar 965 km com uma única carga
Não pensem que estamos na era só dos automóveis elétricos, nem pensar, este conceito está a propagar-se a tudo que é veículo, desde as motos, passando pelos veículos pesados até mesmo aos aviões.
A empresa Eviation apresentou o seu primeiro protótipo de uma aeronave totalmente elétrica que terá uma autonomia para voar cerca de 965 quilómetros. Este pequeno avião tem a capacidade para transportar seis passageiros e dois membros da tripulação.
O modelo de negócio que a empresa tem em mente é uma espécie de Uber da aviação. Pequenas aeronaves que tenham custos baixos no que toca à sua manutenção e operação.
A esta altura, em que estamos mais ligados do que nunca, as nossas opções de mobilidade devem adaptar-se para refletir este novo e eficiente futuro. A nossa aeronave totalmente elétrica representa uma chance para que as pessoas se movam com a velocidade e o impacto que a nossa economia global agora exige.
Referiu o CEO da empresa Omer Bar-Yohay.
Embora o protótipo da EviationAircraft tenha sido apenas revelado, a empresa afirma que já realizou missões de prova de conceito. A Electrek informa que a Eviation pretende avançar para os estágios de certificação e comercialização até 2018, embora o primeiro modelo de produção possa não chegar até 2020.
O potencial do avião elétrico
De acordo com a Comissão Global Europeia para as Alterações Climáticas, o setor aéreo representa mais de dois por cento das emissões totais do mundo. “Se a aviação global fosse um país, seria classificada nos 10 principais emissores”, afirma a Comissão. Claramente, deslocar o setor aéreo para longe dos combustíveis produtores de gases com efeito de estufa é um aspeto fundamental para mudança ambiental global.
A aeronave da Eviation poderia ser um elemento-chave para instigar essa mudança, pois o objetivo da empresa é fornecer serviços “que em custo bata o combustível fóssil mas que tenha zero emissões”. Ao tornar as suas aeronaves atraentes no campo económico como no campo ambiental, a empresa forneceria um serviço que as pessoas precisam, enquanto também ajuda a salvar o meio ambiente.
NASA grande impulsionadora do conceito
O setor elétrico de transporte aéreo está a observar um crescimento significativo, o que é graças à NASA, que atualmente está envolvida em vários projetos.
O Eviation Aircraft é, na verdade, parte do programa On-Demand Mobility da agência, e a NASA também é responsável pelo GL-10, um conceito elétrico que funciona como uma mistura de um helicóptero e um avião.
Outra pioneira é a empresa Wright Electric, que planeia fazer uma aeronave muito maior que a apresentada agora pela Eviation. O Wright terá uma capacidade para transportar 150 pessoas, o que significa que poderá substituir aeronaves tradicionais nos voos de médio curso, como de Nova Iorque a Boston, por exemplo.
Se algum desses projetos se concretizar, seriam um grande passo em frente no esforço global para acabar com nossa dependência de combustíveis fosseis e desfazer alguns dos danos que já fizemos ao meio ambiente.
Este artigo tem mais de um ano
Ate no espaço os motores serão elétricos , e alguns já foram testados em sondas.
mas a propulsion é muito pouca.
há uma sonda que tem um propulsor de iões e guess what? pouco acelera. mas obviamente ao longo do tempo pode chegar a uma velocidade até 0.1c em 100 anos ou pouco mais. o problema é abrandar. precisas da mesma energia que usaste…
No espaço as baterias são elétricas e sao carregadas a partir do sol, mas os motores principais sao a combustível
Já estou a imaginar, entro no avião, e o avião: para onde senhor? E eu: para Faro, Algarve, Portugal. E aí vai a aeronave sozinha, sem pilotos, sem poluição, uma maravilha.
“Senhor, agora está a decorrer um update de antivírus e depois decorre um reinício. Por favor espere 30 min… ” ou então: “decorreu um erro na Actualização, viagem não é possível, por favor contacte o administrador”. Ou então: “veículo invadido e bloqueado, deposite xxxxxxxx bitcoin para desbloquear o software e poder utilizar o veículo”
Uma maravilha
Um idiota poderia colocar sistemas windows num avião, sem dúvida!
Contudo, o mais óbvio é escolher algo mais estável tipo alguma variação do Linux, ou fazer um sistema operativo de raiz para reduzir ao mínimo o que pode ser atacado, oferecendo só o estritamente necessário para não abrir brechas desnecessárias.
A menos é claro que a empresa queira deixar de vender rapidamente, acho que serão cuidadosos com essa parte… desde que não sejam desenhados na China claro, aí TERÁ de ter vulnerabilidades, porque o governo de lá não permitiria de nenhuma outra maneira.
Os navios deviam seguir o mesmo rumo, quanto mais cedo melhor…não imaginam os cargueiros e cruzeiros a quantidade de poluentes que emitem e combustível consumido.
A maioria dos grandes, os motores já são eletricos…:-)
Apenas ainda usam é um gerador diesel para fornecer a energia necessária.
Mas já existe o Yara Birkeland, 100% electrico, em projecto pelo menos…:)
se daqui a 15 anos as energias limpas (alternativa/elétrica/ecológica) combinadas suprirem 10% das necessidades mundiais já será muito bom.
Ao ritmo da necessidade energética global o petróleo e carvão continuarão a ser a esmagadora maioria.
Ou há uma mudança radical ou então não antevejo assim tanto avanço na prática e de forma massiva em tão pouco tempo para a energia elétrica nos transportes (camiões, aeronaves, navios), já para não mencionar a sua aplicabilidade a outras indústrias.
E o problema e que o consumo energetico tem vindo a aumentar consideravelmente, por isso tem mesmo de se encontrar uma alternativa viavel aos combustiveis fosseis.
o meu comentário vem de encontro justamente a essa ideia… de que o consumo energético tem aumentado desenfreadamente nas últimas décadas. Daí apontarem para uns possíveis 10% de energias alternativas, face ao petróleo e carvão no espaço de 15 anos.
Os cogumelos venenos (e o veneno de cobra) também são naturais mas se os comer morre. Que mania de achar que tudo o que é natural é bom.
A natureza já refina petróleo e queima os combustíveis refinados? E faz sardinhadas com carvão? Essa é novidade para mim..
?!?!
Post errado. E agora não dá para apagar 🙁
Sim, claro.
Até no tempo dos dinossauros os velociraptors tinham motor V8 de 600 cavalos.
Ganha Juízo!!!
com todo respeito em resposta. acho que precisa arrebitar mais esses neuronios.