PplWare Mobile

Austrália vai proibir os cigarros eletrónicos para proteger os jovens

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Imagem: University of California

Autor: Ana Sofia Neto


  1. João says:

    Onde é que acabam os direitos do estado sobre os cidadãos?

    • Zé Fonseca A. says:

      Na linha onde começa a proteção contra si próprios, contra a sociedade não fumadora e contra um prejuízo para o serviço de saúde.
      Em menos de uma década o tabaco será proibido para novas gerações em todos os países do primeiro mundo, tendo em conta o flagelo que é já devia ter acontecido há décadas

      • RPG says:

        Seria giro ver o mesmo acontecer com outras substâncias, como o álcool. Mas claro, ver acontecer bem longe daqui, como na Austrália por exemplo.

      • Anung says:

        Vai sonhando, os impostos sobre o tabaco pagam os gastos dos fumadores na saúde e ainda sobra muito.

        Nõ obstante, sou totalmente contra o tabaco.

        • Zé Fonseca A. says:

          na verdade não paga, o UK fez um estudo recente sobre isso que pode ser transportado para a maioria dos sistemas de saúde de vários países onde constatam precisamente o oposto.

          https://ash.org.uk/media-centre/news/press-releases/smoking-costs-society-17bn-5bn-more-than-previously-estimated

          há muita info por aí sobre isso, pesquisa um pouco.
          btw, UK e NZ já têm data do ban, EU vem a seguir.

          • Mapril says:

            Isto de estudos há-os para todos os gostos. Esse que referes não diz que os fumadores morrem mais cedo que os não fumadores – menos 10 anos em média, segundo consta (ou constava) num site oficial do ministério da saúde português. Admitindo que e as pessoas se reformam em média aos 66 anos e vivem em média até aos até aos 80, receberão pensão de velhice durante 14 anos em média. Ora o fumador médio só vai beneficiar da pensão durante 4 (QUATRO) anos!!! Grande poupança para as contas públicas, não é mesmo?
            E que dizer das despesas de saúde? Só os fumadores adoecem? Então e outros? vivem e morrem saudáveis? Por que é que os custos das doenças dos outros não são contabilizadas? E os impostos que os fumadores pagam? Se fizessem bem as contas chegariam à conclusão de que os fumadores são afinal contribuintes líquidos para a economia do país. E se não fossem eles, os problema do envelhecimento populacional seria ainda mais grave. Na verdade os fumadores são verdadeiros heróis que não têm o reconhecimento que merecem.

          • Zé Fonseca A. says:

            Não é estudo, são análises financeiras.

            O que dizes não faz sentido nenhum, o fumo já deve estar no cérebro

      • Sergio says:

        Só é pena Portugal não ser um país do primeiro mundo

        • Zé Fonseca A. says:

          Depois de viajares mudas de opinião bem rápido

          • Sergio says:

            não disse que estava no terceiro mundo, mas ja viajei o suficiente para colocar Portugal num segundo plano. No que a legislação e proteção da saúde publica , diz respeito.
            Até basta olhar para a proibição de fumar em espaços fechados em Espanha e Inglaterra ha mais de 12/13 anos que já era proibido, e em Portugal só tiveste abolição completa em 2022.

            Por isso, posso te dizer categoricamente que Portugal nestas questões não é do primeiro mundo

          • Zé Fonseca A. says:

            Tens países de terceiro mundo onde discriminam quem fuma, até na procura de emprego ou aluguer de casa, não faz com isso que sejam evoluídos, as questões relacionadas com tabaco mais do que evolução são arrastadas pelo factor cultural

    • says:

      Já não vivemos sozinhos do monte ou em comunidades nómadas de meia dúzia de gatos pingados. Com o constante aumento da população é perfeitamente normal haver algumas “tosquias” para o bem comum. E já que o ser humano só pensa no seu umbigo, alguém tem de pensar no todo. Além de que estamos a falar de uma chupeta que faz “fuminho”… mesmo coisa de gente crescida. Bebam bagaceira velha que ficam bem melhor.

      • Aves says:

        Nem mais! Bagaceira velha e tabaco é que é! Agora “fuminhos” … ‘tão com medo de morrer ou quê? Quem os tem no sítio não tem medo de ser “tosquiado” para dar lugar a outro – não faz falta nenhuma!

    • Figueiredo says:

      Os cigarros electrónicos assim como a droga são um veneno mortal que destrói vidas e famílias, devendo ser proibido a fabricação, venda, e consumo destas substâncias.

      Ao contrário do Tabaco ou Bebidas Alcoólicas que não prejudicam a saúde e o organismo do Ser-Humano, conforme provam a ciência e a medicina, e são produtos naturais.

      • Aves says:

        Isso memo! Tabaco e Bebidas Alcoólicas não prejudicam o Ser-Humano! agora “fuminhos” é que é um veneno mortal … quantas vidas e famílias destruídas! Se a ciência e a medicina não dizem isso, o Figueiredo diz que dizem!

  2. SANDOKAN 1513 says:

    Ora muito bem, havia de ser assim em todo o lado, acabar com esta praga dos cigarros eletrónicos. Muitos e muitas até pensam que isto é algum tipo de moda. Sinceramente.

    • Miguel A. says:

      Ignorância pura, não sabes do que falas. Conheço muito boa gente que melhoraram a sua saúde com o vape. Já o meu pai está na terra da verdade pq trocou o vício do tabaco pelo álcool. A propensão à adição é real e não é fácil só dizer para deixarem. O vape é uma real alternativa aos atuais viciados em nicotina

      • says:

        Melhoraram a saúde com o vape? Porquê? Tinham asma e deixaram de ter? Curaram um enfisema pulmonar? Agora dava jeito saber.

        • Aves says:

          Curaram-se do tabagismo. Se achas pouco ou pensas que é fácil deixar de fumar …

        • Vitolas says:

          Fumo já lá vai 23 anos, comecei com o tabaco dito convencional e fui passando por varias etapas até chegar ao vape ou seja, tabaco – tabaco de enrolar – folha de tabaco – tabaco aquecido – vape, e posso te garantir que em cada passo que fui dando notei sempre uma grande diferença em todos os aspetos e para melhor, sendo que o vape é garantidamente o melhor dentro do mal que faz (porque uso nicotina) sem qualquer duvida.

          Desde a parte financeira, passando por o não mau ambiente que cria a minha volta e na parte da saúde notei logo grande diferença por exemplo a nível da cor dos dentes, capacidade de respirar, e até deixei de ressonar coincidência ou não. Portanto sim melhora a qualidade de vida mas obviamente não cura nada, tal como por exemplo os carros elétricos, melhoram o nosso planeta mas não o “curam”.

  3. Miguel A. says:

    Enquanto isso, a Inglaterra e a França estão a incluir o vape nas consultas anti tabagicas com as mais altas taxas de sucesso. Santa estupidez. O jovens andam a vaporizar sabores sem nicotina. Depois de lhes passar a febre, deixam pq não ficam viciados. Acabando com o vape, vão para os cigarros convencionais.

    • says:

      O grande mal é estarem a vaporizar sabe-se lá o que. Além de que não faz falta para nada. Mas pronto… a seguir proíbe-se os iPods ou as sapatilhas da nike.

      • Miguel A. says:

        As substâncias que se deve vaporizar são altamente reguladas na UE. Os putos andam a comprar maços para vender por 50 cêntimos cada cigarro na escola, enquanto sao proibidos de comprar vapes de sabor sem nicotina, e ficam viciados nos cigarros convencionais. A ignorância faz disto…

  4. Indignado says:

    Se querem acabar como o tabaco resolvam o problema na origem, façam leis que proíbam a sua produção/plantação.
    De outra forma nunca vai acabar.

  5. Ricardo says:

    Ditadura em curso em nome do bem comum, onde é que já vimos isto.

  6. Pedro says:

    A notícia está distorcida… o que vai acabar no dia 1 de janeiro é a importação de cigarros electrónicos descartáveis.
    A criação de regras mais restritas na quantidade de nicotina e sabores também serão implementadas em fases posteriores
    Notícia da abc News aqui: https://amp.abc.net.au/article/103157274

    • Vítor M. says:

      Não está nada, aliás, nessa notícia que partilhaste diz isto: “All Australian governments are committed to working together to stop the disturbing growth in vaping among our young people.”

      Claramente que o resultado será proibir totalmente. As regras serão apertadas e parceladas, até arrumar definitivamente com o vaping.

    • Aves says:

      Um artigo da mesma fonte muito interessante – uma entrevista do Ministro da Saúde da Austrália, em 01/05/2023.
      Vê-se que o objetivo não é acabar com o vaping (cigarros eletrónicos) para fins terapêuticos mas reprimir o consumo recreativo. Diz ele:
      – Sob as novas regras, os vapes só serão vendidos em farmácias e em embalagens “farmacêuticas”, com certos sabores, cores e outros ingredientes proibidos, e a concentração e o volume de nicotina reduzidos.
      – Eles têm que se apresentar dessa maneira — sem mais sabores de chiclete, unicórnios cor-de-rosa ou vapes disfarçados de canetas para as crianças os esconderem em estojos de lápis. Em vez disso, teremos embalagens simples com sabores simples. E todos os vapes descartáveis de uso único também serão proibidos.
      – No entanto, o governo também tornará mais fácil para as pessoas obterem uma receita para uso terapêutico “legítimo”, como o uso de vapes para ajudar a parar de fumar. E todos os médicos poderão prescrever vapes de nicotina para fumadores que desejam parar.
      No imediato, o que passa a ser proibido a partir de 1 de janeiro é a importação de cigarros electrónicos descartáveis.
      (Estou em crer que, dado o volume a que já chegou, o comércio clandestino de vapes vai continuar na Austrália, por muito que decrete os governo).
      https://www.abc.net.au/news/2023-05-02/vapes-recreational-use-banned-government-crackdown/102290248

  7. Luís Rosa says:

    Porque não acabam com o álcool, com os produtos enlatados, refinados, óleos e manteigas; carros, discotecas, prostitutas e raspadinhas? 🙂

  8. Anung says:

    O tabaco mete no bolso do estado quase 2.000 milhões de euros anuais, receita que cresce todos os anos.

    Aqui têm a razão do tabaco não acabar.

  9. PA says:

    Para mim podem fumar na boa, desde que não empestem um local onde um não fumador está ou conspurcam o chão os tetos etc …

  10. Aves says:

    Há alguns anos acompanhei um doente oncológico às consultas e tratamentos no IPO. Houve muita coisa que me impressionou. Não vou contar dessas, vou contar duas que me parecem bastante anedóticas:
    – Na sala de tratamentos havia uma placa na parede que dizia “Oferta da Tabaqueira”
    – No corredor ao fundo, onde devia ser a sala dos médicos, de vez em quando passava um a fumar (ainda não havia a proibição de fumar nos edifícios).

  11. Lulu says:

    As sociedades futuras vao se tornar politicamente correto, quem se lembra do filme o homem demolidor de silvestre Stallone?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.