Austrália aprova a construção do “maior parque solar do mundo”
O ambicioso plano de construção de um enorme parque solar no norte da Austrália, que transmitiria energia por cabo submarino para Singapura, está mais perto de ser concretizado, depois de o governo australiano ter concedido a aprovação ambiental para o projeto de 19 mil milhões de dólares.
12.400 hectares de parque solar na Austrália
A empresa australiana Sun Cable planeia construir um parque solar de 12.400 hectares e transportar a eletricidade para a cidade de Darwin, no norte da Austrália, através de uma linha de transmissão aérea de 800 quilómetros, e depois para clientes industriais de grande escala em Singapura, através de um cabo submarino de 4300 quilómetros.
O projeto PowerLink Austrália-Ásia tem como objetivo fornecer até seis gigawatts de eletricidade verde por ano, o que, segundo a ministra australiana do Ambiente, Tanya Plibersek, "ajudará a transformar a Austrália numa superpotência de energias renováveis" e a impulsionar a sua economia.
Este enorme projeto é uma infraestrutura que define uma geração. Será o maior recinto solar do mundo - e anuncia a Austrália como líder mundial em energia verde.
Declarou Plibersek, numa declaração escrita na quarta-feira.
Fornecimento de eletricidade começaria em 2030
A energia tem sido uma questão politicamente carregada durante quase 20 anos na Austrália, que depende do carvão e do gás, bem como dos royalties da exportação desses combustíveis para ajudar a sustentar a sua economia. Esta dependência dos combustíveis fósseis fez com que, historicamente, a Austrália seja um dos piores emissores de gases com efeito de estufa do mundo numa base per capita.
O principal partido da oposição australiana anunciou, em junho, planos para construir as primeiras centrais nucleares do país já em 2035, o que garante que os principais partidos estarão divididos quanto à forma como a Austrália reduzirá as suas emissões de gases com efeito de estufa nas eleições que terão lugar dentro de um ano.
Os partidos não vão a eleições com as mesmas políticas de redução das emissões de carbono desde 2007.
Os australianos podem escolher entre uma transição para as energias renováveis que já está em curso, criando empregos e fazendo baixar os preços, ou pagar por uma fantasia nuclear dispendiosa que poderá nunca vir a acontecer.
Afirmou Plibersek.
Leia também:
Já a qui na tuda anda-se a cortar árvores ás paletes para colocar painéis solares.
Clima? Ambiente? O que conta é dinheiro, o resto é desculpas para o justificar.
Já conhecemos o teu cadastro de desinformação e delirio climática não precisas de teimar mais.
500 hectares em Portalegre só assim derrepentemente para abrires a pestana. Devias era comer as folhas para não te esqueceres.
Por curiosidade, em que zona em Portalegre?
Não sei se pertence a Ponte de Sor ou Gavião
Toma lá mais esta para delirares
https://www.ambienteonline.pt/noticias/abate-de-1-5-milhoes-de-arvores-para-construcao-de-central-solar-criticado-por-pan
Só lhe faltou o resto:
https://eco.sapo.pt/2024/03/24/maior-central-solar-da-europa-travada-pela-justica/
Mais…
https://wilder.pt/historias/quercus-e-geota-condenam-abate-de-centenas-de-sobreiros-para-construcao-de-parques-solares
Esta teve também direito a abate de muita bicharada…
https://valorlocal.pt/parque-solar-da-torre-bela-vai-estar-a-funcionar-no-final-do-ano/
Não ou eu que tenho delírios, é mais o fanáticos como tu que vêm delírios em tudo e em todos. Mas já te conhecemos bem, o ativista de algibeira 🙂
+1
infelizmente é a mentes pequenas que temos que so pensam no hoje(moda dos paineis) e o futuro logo se ve como é, nao é com paineis solares que vamos ter oxigenio ou o “filtro” C02
Ainda há pouco vi na Alemanha abate de 500 arvores para construir uma fabrica da tesla, mas que ecológico, eu gostava de perceber isto, painéis a rodos pelas encostas e desmatam tudo, será assim tão difícil perceber que as florestas são precisas e cada vez mais limpam tudo e não plantam nada de volta…
Breve a Terra está toda espelhada. Ridículo!
Dão cabo da fauna e flora da zona.
Se fosse para produzir combustíveis sintéticos já estava tudo certo.
Sempre o mesmo nem pensa no problema que se está a criar, mas como na cabeça só existe área não é de espantar uma resposta destas, ignorância pura e dura…
Então mudou de nick só para dizer isso ?
Eu não estou a criar problema nenhum, problema será que esses terrenos do artigo, que nem dão árvores forem usados para produzir recursos em soluções ineficientes.
Espero que tenha sido útil.
Não mudei de Nick, nem tenho nada haver com o outro user, mas adiante, continua a demonstrar que nem sabe pensar e interpretar as coisas, o terreno do artigo pouco interessa lá é deserto não interessa, está feito, humm, como não percebe do assunto, nem se dá ao luxo de ir pesquisar que afinal é possível sim arborizar zonas desertas, mas pronto, aqui já estamos a falar de desflorestar noutras zonas do mundo para dar lugar a painéis e fabricas de baterias, mas isso não lhe interessa não é verdade, mas pronto é aquilo que todos temos estado a ver há muito por estas bandas, nada de novo…
Claro que não tem
Pode fazer mais 100 tentativas, vão todas passar ao lado.
Se não interessa porque está tão incomodado ?
É possível arborizar em zonas desertas ? Então e depois ? Plantamos árvores e cortamos para produzir energia ?
Se não houver fábricas de baterias e produção de energia como é que escreve aqui ? Ou isso não lhe interessa ? Já sei, usa um gerador ?
Portanto se é aquilo que tem vindo a ver há muito tempo por estas bandas, ASSIM CONFIRMA QUE MUDOU DE NICK !!!
É a mesma coisa que dizeres que tens uma máquina que captura o carbono… mas uma floresta faz exatamente a mesma ocisa.
No meio do mar? Só azinheiras….
“um parque solar de 12.400 hectares ”
Apenas metade daquilo que Portugal prevê implantar até 2030.
A diferença é que esses AUS devem estar a preparar isso num qq terreno infértil, pelo contrário os PT’s destroem tudo e matam tudo:
https://www.rtp.pt/play/p12768/e759837/linha-da-frente
Só se for para combustíveis sintéticos e hidrogénio é que podem matar tudo.
Bem dado que o amigo só é ecológico para andar de carro eletrico, mas no resto consegue ser pior que os barões do petróleo, já demonstrou isso, por isso podemos andar aqui a tentar mostrar os problemas, mas essa cabecinha não dá para mais…
Eu disse que era ecológico ? Onde?
Então porquê diga lá ?
Quais problemas tem ? Com a Greta ?
Pois que não é ecológico já deu a entender há muito tempo, neste momento só está a provar a fraude que tem sido até agora em andar aqui a pregar que os AE são a melhor coisa do mundo e no fim está-se a maribar para o resto, pode arder tudo que tenho é de ter energia para o carro andar..
Que fartote nunca me enganaste, não passas de mais um que vive aqui só para deslargar frustração…
Então agora já não é?
Eu disse que não era ? Onde ?
Eu disse que eram a melhor coisa do mundo ? Onde ?
Pode ? Onde disse isso ?
Quem está a largar a frustração é você, e já na quarta tentativa, já só faltam 96.
Já vi que continua a querer conversa, gosta de desconversar, e não amigo quem está a ficar frustrado é você porque continua a tentar dar a volta e não consegue conter-se, confesse que isto tornou-se uma droga que não consegue largar…
Eu desconversar ? Só estou a pedir justificação para o que afirmou de mim.
Onde mostro frustração ?
Pode continuar na sexta volta.
Não é só em Portalegre. Já em c.branco é a mesma m…. Terrenos agrícola e pastorícia transformados em espelhos reflectores de calor para a atmosfera!
Qual é a diferença entre cortar uns milhares de árvores para meter painéis solares ou não cortar e elas arderem todas daqui a uns anos?
Se querem proibir painéis solares em terrenos férteis e promover os mesmos em telhados acho muito bem, mas depois alguém tem que fazer alguma coisa à biomassa que se acumula durante anos e arde toda de uma vez.
É preciso queimar biomassa de forma controlada até a % de incêndios passar a ser reduzida, esse é o ponto de equilíbrio e ainda estamos longe dele.
O fogo posto normalmente tem um objectivo por trás!