Aulas: 3.º período começa hoje! Canais do YouTube já disponíveis
Começa hoje o 3.º período, mas não haverá aulas presenciais devido ao surto do novo coronavírus. As aulas à distância, pela TV e internet, só irão começar no próximo dia 20 de abril. No entanto, é preciso ir começando a preparar tudo para que nada falte.
Recentemente o Ministério da Educação lançou os Canais do #EstudoEmCasa no Youtube. Já os pode subscrever e ver os conteúdos.
Numa verdadeira corrida contra o tempo, o Ministério da Educação encontrou na Rádio e Televisão de Portugal um parceiro inequívoco e incondicional desta missão coletiva, conseguindo levar a cabo uma operação de monta, possível também graças ao apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Além das aulas que acontecerão em sinal aberto na RTP memória, o Ministério da Educação irá também disponibilizar conteúdos de suporte no YouTube. Os canais no YouTube foram criados recentemente e já podem ser subscritos.
Links de Canais do #EstudoEmCasa no Youtube
O terceiro período irá decorrer até 26 de junho. Como sabemos a Telescola vai chamar-se #EstudoEmCasa e vai ocupar a grelha das 09h às 17h50 da RTP Memória, com conteúdos organizados para diferentes anos letivos.
Os conteúdos pedagógicos temáticos irão contemplar matérias que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º ano, agrupados por: 1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5.º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano, abrangendo matérias de uma ou mais disciplinas do currículo, as quais servirão de complemento ao trabalho dos professores com os seus alunos.
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Era bom que as escolas se pronunciassem sobre este tema que até agora nada dizem, nem como os miúdos acedem a qualquer actividade de aulas escolares pela net…
As escolas – professores – estão mais preocupados em leccionar. No entanto já vi 1-2 reportagens na TV sobre o tema.
Tenho contacto com variados jovens e, tirando uma situação em que a jovem não tinha pc ou tablet (já foi facultado um entretanto), o resto tem conseguido assistir, seja as aulas online como também as aulas via RTP-memória. Claro que não é o mesmo que as aulas presenciais mas é o possivel.
O espaço que a ARTV ocupa na TDT poderia ser ocupado pela RTP para transmissão da Tele-Escola não era preciso mudar nada na rede .
Exacto…. E já viste..? YouTube…. Estes é que vão agradecer as visualizações, milhões delas…
até parece que os putos não passam já o dia todo a ver vídeos no youtube…
Por os putos passarem tempo no YouTube, não quer dizer que o Governo favoreça certas empresas privadas.
Apesar da urgência (que nem este caso até nem era muito urgente, vá, porque tiveram tempo para criar a plataforma….), é necessário manter a transparência, a justiça, a concorrência saudável entre os agentes económicos, em vez de favorecer monopólios que, inclusive, já foram multados precisamente por tácticas monopolistas….
se são conteúdos a sério e têm direitos, bem que os podiam colocar na https://www.khanacademy.org/
Rui, tendo em conta que muitos vêm da Khan academy mesmo, já lá estão.
E para dar na RTP Memoria tem de se alterar alguma coisa na rede?
Não, é só ligar a TV nesse canal
Nisso simplificaram 🙂
Há ARTV na TV por cabo?
Não me recordo, daí a pergunta
RTP memória existe na TDT.
ARTV é uma forma de o comum mortal observar o que é discutido no parlamento (Quer se concorde ou não) em vez de esperar pela primeira fake news que apareça na internet – mas, claro, o povo prefere ver as novelas antigas da RTP memória ^_^
Lamentável esta decisão do Governo.
Por que razão escolher o YouTube? Apesar de ser o mais utilizado, o Governo não deve favorecer assim!!!
Não tem o Governo profissionais e ferramentas informáticas que permitam adaptar uma plataforma ou em poucos dias criar uma?? Claro que tem!
Enfim…
pra quê dar-se ao trabalho de criar uma plataforma nova quando já existe uma que serve perfeitamente? é atirar tempo e dinheiro ao lixo!
Princípios da concorrência, da transparência, de tratamento igual dos agentes económicos, numa questão que poderia sim ser contornada, não era necessário arredar esses princípios. Face à situação actual, podem ser arredados, mas não em absoluto, não é fazer tábua rasa e passar por cima disso tudo nas situações em que é possível respeitá-los. É uma questão de justiça.
Mas vamos assistir a muitas coisas como esta nos próximos dois anos. Restrições de direitos, liberdades e garantias, de princípios da concorrência e regras de mercado, mesmo quando não é necessário….Cuidado com isso….
Imagine que há uma disciplina de tecnologia. O Governo indica um site de tecnologia, o site “Techqualquercoisa”. Ao mesmo tempo, temos o Pplware, que tem até conteúdos idênticos ou até melhores do que aquele. Considera justo? Não, pois não? Lá está…
Há uma série de princípios que devem continuar a ser respeitados, com o máximo de rigor que for possível.
Penso que a justificação é a que deste, a utilização pela maioria…
Se fossem criar uma plataforma nova, só quando isto estivesse resolvido (fosse lá quando fosse!) é que ela estaria disponível.
Se usassem outra plataforma poderiam estar a favorecer essa outra plataforma.
Foram pelo mais simples, o que nos tempos em que estamos me parece o mais correto.
O Governo não pode (salvo casos de manifesta urgência) violar as regras da concorrência, da transparência, e sobretudo, da justiça… Tiveram tempo para preparar uma plataforma criada por eles…Não me referia a outra plataforma privada.
Considero lamentável o favorecimento numa questão que não tem que ser misturada com, por exemplo, a aquisição de material de protecção de forma urgente (neste caso, a urgência justifica o afastamento de certas regras).
Criavam um site e divulgavam o endereço. Simples.
pelo tipos de comentário, isso só revela a enorme falta de conhecimento nestas coisas…
Tens ferramentas para contornar a situação. Aulas em directo e disponibilizavam conteúdos e material didáctico numa plataforma governamental.
Expõe então as dificuldades concretas. Que servidor é necessário, etc…..concretiza, se és entendido na matéria.
Até agora mostraste uma mão cheia de nada…
quando a cabeça não dá para mais os outros é que estão mal, enfim…
Razões para usar o youtube:
— todos os jovens e crianças conhecem e até o smartphone já vem com a app.
— Criar uma plataforma de raiz custa dinheiro
— gerir servidores para aguentar a carga custa dinheiro.
—-o youtube já tem a infraestrutura montada e os videos já existem no youtube. O que foi criado foi uma compilação de conteúdos e criados novos conteúdos.
—Criar uma plataforma iria levar tempo e o que esta pandemia nos ensinou é que é preciso agir ontem e não esperar por decisões e projetos em andamento.
. Acho que se pensarmos bem, não é preciso estar sempre a dizer mal.
Tiveram mais do que tempo para o fazer… Dinheiro não é problema, servidores não é problema (ou um Estado não tem servidores com capacidade suficiente, o suposto Estado do Simplex, do Magalhães, do fomentador das TI, e que ele próprio as adoptou para reduzir os seus custos com funcionários públicos…), mão-de-obra especializada para o fazer não é problema.
Certo, é preferível continuar a apoiar uma empresa condenada diversas vezes por práticas monopolistas!!
Eu sei que actualmente a grande maioria das pessoas só olham para o obvio mas, não temos cá em Portugal tecnologia? Temos! Sapo videos – Acho que já existia antes de a Meo ser adquirida pela Altice.
Pinto, compreendo mas neste momento temos um problema complexo e contra o tempo.
Sapo Videos nem todos conhecem ou usam. Se fores ao conteudo que está disponivel, alguns são videos antigos já publicados no youtube. O que se fez foi uma compilação de conteudo.
Agora,se formos falar a médio-Longo prazo, aí sim, concordo que se deva investir numa plataforma digital gerida pelo governo e com conteudos recentes e adaptados Às necessidades de cada ciclo.
Claro que se pode fazer sempre melhor mas nao devemos esquecer do problema Tempo e conteudos.
Nem me tinha lembrado do Sapo Vídeos…muito bem…
Quanto a não conhecerem, mas as pessoas são burrinhas, mentecaptas, têm todas um défice cognitivo ou quê???
Sinceramente, não estou a entender as dificuldades levantadas por alguns argumentos que vejo….
Professores a fornecer o link, pais a informarem-se e a serem informados, o Governo a informá-los, escolas a informar, a divulgar… Será isto uma tarefa tão difícil e inalcançável?
Saiba que conheço uma professora que já desde meados de Março está a informar todos os seus alunos pelo FB, está a usar ao máximo a rede social, informando-os, dando-lhes conteúdos. Mas ela não é o Governo, só decidiu fazer isso porque os alunos foram para casa e não os quis deixar desapoiados.
Temos algo desenvolvido em Portugal, com alojamento em Portugal, e não se usa porque nem todos conhecem??? É um link, é partilhado, da mesma forma como partilharam os do youtube.
Mete-me confusão esta dependencia de tudo o que é google
O governo não tem que ter plataforma digital, já existe, e era do estado português, era a Portugal Telecom. E não, não sou funcionário da Altice.
Temos sapo kids mail e usa-se o gmail, temos sapo video e usa-se youtube, temos meo cloud e usa-se o google drive. Enfim!
Deves pensar que criar uma plataforma é da noite para o dia, alem de levar meses, para não falar de inúmeros testes até a coisa ficar aperfeiçoada, tal como a TDT a mesma coisa, é mais rápido adaptar ao que já está do que ir ter de criar um canal dedicado que levaria imenso tempo até estar a 100%.
Dai estarem-se a adaptar às plataformas existentes e que toda gente usa para facilitar acessos aos conteúdos a todos, melhor impossível…
Como o Governo tem profissionais e ferramentas informáticas de bom nível, adoptaram umas das regras básicas da informática: KISS (keap it simple stupide).
Lamentável o teu comentário.
Certo….Tem cuidado é quando o afastamento de princípios fundamentais bem como direitos fundamentais tocar a ti, à tua empresa ou ao teu posto de trabalho….Aí já te vai beliscar e bem…Quero ver então o KISS a funcionar…
Are you kidding? As Smart TVs todas têm o youtube, não ter lá as coisas é que era estúpido.
Até ao momento…. inútil. O pré-escolar tem 4 videos, num total de 30min de conteúdo.
isto é para começar dia 20, é transmissão em tempo real…
Pelos vistos não é em tempo real. O que é pena, porque o SD da RTP memória faz-me mal aos olhos.
Pelo menos os vídeos do 5º ano são todos da Fundação Khan. Porque não incentivar os miúdos/pais a registarem-se antes na plataforma? Para além dos vídeos, têm exercícios e um sistema de pontuações muito giro. Além do mais, dá para associar tutores: pais e professores.
e criar lá os conteúdos e não depender de subscrição de serviços de editoras que obriga a terem utilizadores e senhas praticamente iguais apenas para ver conteúdo, com as falhas de segurança daí inerentes