Apple deixará de reparar iPhones dados como roubados ou perdidos
Um Apple iPhone roubado ou perdido poderá, muitas vezes, acabar num qualquer site de vendas online a preços relativamente mais baixos que aqueles que são vendidos de forma oficial, sejam eles novos ou recondicionados.
O processo de reparação de um iPhone vai, no entanto, passar a ser mais restrito e equipamentos dados como roubados ou perdidos deixarão de ser aceites.
Os técnicos de reparação da Apple vão passar a recusar arranjar iPhones que foram registados como roubados ou perdidos, de acordo com MacRumors.
A Apple terá enviado um memorando para as lojas oficiais e fornecedores autorizados com indicação explicita para não aceitarem um dispositivo para reparação se houver um alerta através dos sistemas internos (MobileGenius ou GSX) de que foi assinalado como perdido.
iPhone roubado não é reparado
Não é certo como será feita essa verificação, mas deverá acontecer através do IMEI de um dispositivo em relação ao GSMA Device Registry, quando um cliente chegar com o dispositivo para reparação.
O GSMA Device Registry é uma base de dados global onde os proprietários podem registar o IMEI dos seus dispositivos e designar-lhes um estado como perdidos, roubados, obtidos de forma fraudulenta ou até se o dispositivo está sujeito a algum plano de pagamento.
Apple já limita a reparação
A Apple atualmente já limita a reparação dos seus dispositivos, caso o utilizador não consiga desativar o recurso Find My iPhone.
Estas medidas poderão garantir, de certa forma mais segurança para os utilizadores e, principalmente paras os consumidores, que seriam desencorajados a comprar dispositivos de segunda mão fora de fontes oficiais e autorizadas, cuja proveniência poderá ser de um roubo.
Ainda assim, existirão muitos reparadores não oficiais de dispositivos Apple que não farão tal verificação, mas, nesse caso, não haverá garantia Apple relativa à interversão.
Sabe-se ainda que a empresa poderá estar prestes a introduzir uma nova forma de venda dos seus produtos, através de um serviço de subscrição.
Este artigo tem mais de um ano
A Apple até poderia fazer uma coisa, sempre que algum aparelho roubado fosse detetado nos centros de reparações, poderiam apreender o mesmo e entregar ao dono original. Não se a Apple já faz isso, ou se é até mesmo legal, mas como utilizador da marca, em caso de roubo e fosse parar a um centro de reparações Apple gostaria que eles me avisassem ou até mesmo me devolvessem o telemóvel.
Infelizmente o problema é mesmo a parte legal. Em muitos países é difícil uma entidade privada poder apreender algo sem uma ordem policial ou judiciária.
???
Mas então até hoje os equipamentos dados como roubados não eram comunicados as autoridades quando entravam nos centros de reparações?
Também estou estupefacto por a Apple não declarar às autoridades policiais ter recebido material que foi declarado roubado, é que para além de imoral, a receptação de material roubado é ilegal.
Nunca gostei dos produtos Apple por outras razões, agora tenho mais uma razão na lista.
A Apple para o fazer tinha de invadir as contas iCloud dos utilizadores. Não o podeis fazer.
Com a alteração feita na plataforma Find my com a introdução dos AirTags, a plataforma mudou e estas informações podem hoje ser conhecidas sem haver intrusão as contas iCloud.
Por isso 😉 nunca penses que a Apple faz as coisas por acaso. 😉
Cada vez é mais difícil roubar e usar material Apple, e com as alterações até nas reparações vai ser possível detetar estes perdidos e roubados. 😉
Apple não necessita de invadir a conta de ninguém, é so libertar o imei no servidor e está feito, quando o telefone comunica com o servidor se não houver nenhum registo passa para configuração de um telefone novo.
Se o sistema Find my não for acionado, não serve Lara nada o imei. Não sabes se foi perdido, roubado ou até acionado para utilizador seguir o equipamento durante a reparação. Por exemplo.
Se for comunicado o roubo, o imei fica bloqueado…
“Por isso nunca penses que a Apple faz as coisas por acaso. ”
Nunca, eles fazem as coisas para satisfazerem os seus bolsos… ups, queria dizer clientes! Desculpem!
E satisfazer os sonhos de pessoas como tu.
O IMEI apesar de estar associado à conta icloud, não necessita de acesso á conta do cliente.
Não impede que a Apple ao receber um Smartphone para conserto, pelo facto do mesmo estar bloqueado, o reparador verifique o estado do mesmo na base de dados online. Não há desculpa possível para a Apple reparar e entregar artigos roubados. É inadmissível.
Mas a Apple como sabe que esse IMEI é de um equipamento roubado ou perdido? Não sabe a não ser que exista ou uma participação às autoridades/operador do roubo (se é que foio roubo) ou se o utilizador acionar o Perdido na app Encontrar (Find my), certo? Ou está-me a escapar algo?
A Apple, quando acede á ficha do produto, o IMEI junto com o estado do mesmo figuram na ficha do produto na base de dados. Marcas, reparadores oficiais de marcas e operadores de telecomunicações recebem a informação que o produto em questão foi roubado, sempre que há queixa por parte do proprietário junto das mesmas, em conjunto com a devida queixa junto das autoridades policiais competentes.
Aaa sempre que há queixa. Mas grande parte das pessoas não faz queixa. Ou mesmo que faça, ela não será transversal a países e fronteiras. Ao passo que o Find my é. Por isso é que sendo um equipamento referenciado como roubado e o IMEI esteja na BD de equipamentos roubado, a Apple atualmente já reporta. O que não reporta é quando está ativado o sistema Encontrar (Find my), porque até então não tinha como saber que esse sistema estava ativo para o modo Perdido.
Essa é a grande alteração.
Não consigo responder a de baixo.
Só demorou mais de uma decada a criar um sistema tão simples.. grande vantagem de um walled garden neste caso lol.
Depois, não me acredito que iPhones roubados não fossem arranjados por lojas especializadas e oficiais. Aliás eu sei de 4 casos em alturas diferentes em 2 lojas bem conhecidas que arranjaram telemóveis que tinham sido dados como perdidos/roubados.
Na altura disseram me que era porque como é que um cliente sabe que o telemóvel foi roubado ou simplesmente perdido quando não viu o acto de o perder ou roubar?
Pois….
Os operadores de telecomunicações, até podem bloquear o IMEI por forma a que o equipamento não possa aceder á rede. É prática comum desde que o proprietário o requeira junto das operadoras.
Exatamente, mas, como disseste e bem, desde que o proprietário o requeira junto das operadoras. Se só ativar o Encontrar, modo perdido, nem as operadoras podem ajudar.
É transversal a fronteiras sim. Se o IMEI for declarado como sendo de um produto roubado, independentemente quer seja em Portugal, nos EUA ou em qualquer outro país, o IMEI consta como roubado. E há países em que são as forças de segurança que informam as empresas de telecomunicações e/ou as marcas, outros há em que tem que ser o legítimo proprietário a fazê-lo remetendo a queixa efectuada junto das autoridades policiais. O simples facto de procurar o aparelho com a aplicação de localização, obviamente não é suficiente. A aplicação serve apenas para localizar, apagar remotamente os dados, etc etc, mas não é uma forma de o declarar como roubado.
Há até variadas páginas na internet para verificar se um determinado IMEI foi declarado roubado ou não. A base de dados é comum a todas essas páginas, operadores de telecomunicações, etc etc. Só muda o visual da página.
Eu aqui em França, por vezes há quem me peça para reparar, desbloquear, smartphones, iPhones, etc, e utilizo sempre uma dessas páginas para verificar o IMEI. A última coisa que quero é ter em casa um produto roubado.
Um exemplo: https://www.imei24.com/
Provavelmente estarão a tentar “limpar a face” não me admirando que tenham existido queixas de donos que, tendo registado os telefones como perdidos ou roubados, chegaram ao conhecimento que os seus equipamentos passaram pelas lojas e seguiram caminho.
Devem ter chegado à conclusão de que é economicamente mais vantajoso não obter receita de reparação do que ter que pagar indemnização em tribunal, mas sendo a Apfle, dão uma volta ao assunto e fazem figura de que se preocupam com os clientes.
Depois o cliente tem de ir com a factura do equipamento para poder reaver o mesmo e nalguns casos desbloquear o telemovel. Porque e suposto se o cliente reportar roubo ou perdido as autoridades bloquearem o equipamento atraves do imei. Seria o mais correcto a fazer, para salvaguardar esse tipo de situacoes.
A maior parte não querem saber se foi roubado e nem formalizam a queixa na polícia, porque quase 100% tem seguro para estes casos e recebem um novo. Existem vários que fazem isso regularmente para terem tlm novo.