Quantcast
PplWare Mobile

Hardware: Preço das wafers deverá aumentar 25% até 2025

                                    
                                

Fonte: Tom's Hardware

Autor: Marisa Pinto


  1. Tadeu says:

    ” o aumento de preço dos componentes se encontre entre os 20% e 25% ”
    isto não implica um aumento de 20% nos componentes, é apenas o aumento no custo de substrato, sendo uma pequena parte do custo total de produção de componentes – para comparação na TSMC um wafer no final da produção pode custar mais de 15 mil dólares.

    • relogio says:

      Não implica??? Porreiro a matéria prima encarece e o produto final mantem o preço segundo a sua visão, tá certo.

      • Tadeu says:

        Sabes fazer contas?
        um aumento de cerca de 50$ (os 25% no custo de 200$ que é indicado) significaria um aumento de apenas 0,33% num custo final de produção de 15000$, que é o que a TSMC cobra por wafer no seu processo mais recente de fabrico de chips.

      • João Ferreira says:

        O custo da produção dos chips está a ficar mais barato por isso deve amortecer esta subida. Nao deve haver aumento do produto final. A descida será menos.

  2. Miguel Real says:

    Agua para os olhos já que não falam de ‘yelds’, (aproveitamento do wafer).
    Poque é que a ASML não tem mais clientes , (fora da Russia, da China e outros claro), apenas a TSMC, (ROC-Taiwan) e a Samsung, (Coreia do Sul), não existem fabricas de 4nm nem no continente americano nem europeu? até aos 10 nm existiam !!!e quem são os ‘verdadeiros’ acionistas da TSMC e Samsung ?? serão tambem ‘investidores’ ocidentais !!! mais uma crise criada pela ‘falta de visão estratégica’ e ambição desmensura. E se o raio do Chineses, (invadirem Taiwan), ou/e os Russos ‘sabotarem’ as fabricas da TSMC e da Samsung, (não o fazem por não lhes interessa tem necessidade delas), afinal com a guerra da Ucrania, (tipo guerra do Iraque), já há falta de Neon essencial para produzir chips não me paree afinal um problema assim tão grande voltariamos aos 10nm, (afinal a Intel ainda lá está embora seja ligeiramente diferente),. Conclusão mutios tiveram anos para avançar com fabricas e recolher capital para comprar maquinas da ASML, (com autorização dos EUA ‘donod’ das patentes UEV), pois o investimente é enormemente elevado é verdade mas compensa imenso vejam os lucros da TSMC e da Samsung por terem p+ratica mente o MONOPOLIO da tecnologia e sabemos o que acontece com monopolios enquanto consumidores, (e consumistas), lixamo-nos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.