Apple compra direitos à Harley-Davidson da marca Lightning
A Apple tem estado nas bocas do mundo pelos mais diversos motivos. Motivos esses que se prendem com as constantes disputas jurídicas com a Samsung. Ambas as empresas disputam ferozmente questão relacionadas com propriedade intelectual, estamos a falar de pormenores de equipamentos mas que fazem toda a diferença, principalmente porque são estas as empresas que lideram as preferências dos utilizadores, nos mais apetecidos dos segmentos.
Com as últimas novidades da Apple, apareceu também uma nova forma de se ligar dispositivos . Tornar os iDevices mais finos e leves obrigou a uma alteração essencial: substituir o conector de 30 pinos por algo novo.. mais pequeno e melhor. A Apple apresentou o conector Lightning, mas o nome Lightning foi registado, pela Harley-Davidson e a Apple antecipou futuros problemas, adquirindo recentemente parte dos direitos sobre este nome.
Esta nova ficha, baptizada de Lightning, pode ser encontrada nos mais recentes produtos iPhone iPhone 5, iPods touch e nano, e iPads mini e iPad Retina. Esta "marca" pertence à famosa marca de motos e foi registada com o número 003469541. Agora, num acordo entre as marcas, a patente tem actualmente o número 011399862.
Esta alteração só confere poderes de utilização à Apple mas apenas na Europa. O organismo europeu Trade Marks and Design Office, definiu uma transferência parcial dos poderes de utilização limitando o número de produtos e o tempo de utilização do termo Lightning por parte da Apple. Desta forma a Harley-Davidson continua a deter os direitos sobre este nome e poderá sempre renegociar com a Apple a extensibilidade da sua utilização.
Assim, a coexistência do termo confere à Apple a utilização do nome em jogos e material, enquanto a Harley poderá usar a marca em produtos como roupas e acessórios. Este acordo foi alcançado, entre as partes, mas apenas na Europa. Para o resto do mundo, terá de ser autorizado pelos organismos de cada país. [via patentlyapple]
Este artigo tem mais de um ano
Depois do acordo Apple/HTC de troca de patentes por dez anos e que põe fim a todos os litígios existentes em tribunal, mais tarde ou mais cedo haverá um acordo Apple/Google (Android) e Apple/Samsung.
Não se sabe é quanto a HTC paga. Perguntaram ao presidente da HTC se seria entre 5 e 8 dólares por equipamento. Respondeu apenas que “Pôr a hipótese desses valores é um ultraje”.
Este acordo com a Harley-Davidson por causa do nome de uma ficha e de umas camisolas não deve ser muito complicado 😀
Engraçado https://www.youtube.com/watch?v=NJXunQ8X_yM
Isso não é engraçado… é estúpido!…
🙂 realmente roça a idiotice 😉
Olha o Vitor, estava agora a lembrar da critica que fiz ao teu artigo no outro dia.
Ainda não percebi porque fiz uma critica ao artigo e tu me respondeste como se eu tivesse criticado o iPad?
Explica la isso.
Não se pode gozar
Já não há pachorra para isto das patentes…
Mas repara que estão cada vez mais empresas a seguir o exemplo… agora é a Ericsson que está a colocar a Samsung na barra dos tribunais 😉
As vendas estão a diminuir… então tem que se recorrer a outras formas de ganhar dinheiro.
As empresas andaram a registar patentes, por tudo e por nada e agora começam a ver que com esses registo até podem ir buscar algum.
O que acho mais parvo disto das patentes é que regista-se patentes por tudo e por nada. Alem de que, acho que deveria de haver patentes que só deveriam durar um numero determinado de anos, principalmente a nível tecnológico.
Mais do mesmo :S Ficando nos consumidores finais prejudicados com esta historia toda 😡
Será que o consumidor irá sair prejudicado?
Não creio, estas formas de travar o ‘copianço’ obrigam as marcas a investigar outros caminhos, aumentando a oferta.
Teoricamente se gastam mais dinheiro em investigação, precisam amortizar o valor gasto.
Preços mais alto.
http://imgur.com/t3CCO
😀 realmente…
Nikola Tesla queria dar energia livre e sem fios ao mundo , mas o senhores dos cabos queriam ganhar o seu , e por isso não apoiaram Nikola Tesla na tecnologia da electricidade wireless .
o capitalismo(€) selvagem vence sempre infelizmente
Tem razão, conseguiram atrasar isso ao máximo, começam agora a dar passos mais concretos.
Como no vaso dos carros eléctricos, os primeiros a ser comercializados remontam aos anos 70/80 na América?
Mas os homens do petróleo conseguiram parar isso, o que também fez com que a investigação abrandasse, ou pelo menos o que sai a publico.
Se os carros eléctricos fossem para a frente nestes anos, imagino as que o estudo em “bateria” tinha avançado muito.
Isso lembrou-me uma coisa: A quem pertence a patente do cortador de relva? Estou interessado em inventar um corta-Relvas… 😉
Ou equivalente!
“Assim, a coexistência do termo confere à Apple a utilização do nome em jogos e material, enquanto a Harley poderá usar a marca em produtos como roupas e acessórios”
Ou seja se um jogo se chamar lightning, ou se tiver alguma coisa referente a lightning (raio/trovão) dentro do mesmo, a produtora pode ser processada? 😛
Um jogo chamado Lightning “ou alguma coisa que refira lightning” não é marca comercial.
Marca comercial pressupõe um conjunto de produtos que são identificáveis com essa marca. A marca comercial tem valor em si mesmo, pode ser vendida e passar de um fabricante para outro.
É o caso da marca de camisas que usava, que já mudou de fabricante (o último faliu e, pelo menos por enquanto, deixou de haver produtos dessa marca). Agora, um cabo de dados precisar de ter marca comercial … é porque vão aparecer mais produtos com o nome lightning.