Após exigência de Trump, diretor-executivo da Intel fala sobre o suposto conflito de interesses
Numa carta aos funcionários da Intel, o diretor-executivo da empresa, no cargo desde março, abordou a "desinformação" relativamente às suas funções anteriores. O esclarecimento surgiu, após o Presidente dos Estados Unidos Donald Trump ter pedido a sua demissão e levantado questões éticas.
No comando da Intel desde março, Lip-Bu Tan tem conduzido reestruturações internas e, aparentemente, chamado à atenção do Governo americano.
A exigência de demissão por Donald Trump, sobre a qual informámos, coincidiu com perguntas do senador Tom Cotton, republicano do Arkansas, sobre a ligação do diretor-executivo a empresas chinesas e as potenciais ramificações para a segurança dos Estados Unidos.
A Intel é obrigada a ser uma administradora responsável do dinheiro dos contribuintes americanos e a cumprir os regulamentos de segurança aplicáveis.
Escreveu Cotton, dizendo que "as associações do Sr. Tan levantam questões sobre a capacidade da Intel de cumprir essas obrigações" e destacando um processo criminal na Cadence Design Systems - onde Tan trabalhou durante mais de 10 anos e onde foi diretor-executivo - a envolver o envio ilegal de produtos para a China.
Ao diretor-executivo da Intel, o senador americano perguntou ainda se a empresa o obrigou a liquidar investimentos em fabricantes de chips ligados ao Partido Comunista Chinês.
Diretor-executivo da Intel diz que sempre agiu eticamente
Numa carta aos funcionários da empresa de hardware, citada pela CNBC, Lip-Bu Tan abordou aquilo a que chamou "desinformação" relativa às suas funções anteriores.
Quero ser absolutamente claro: ao longo de mais de 40 anos no setor, construí relações em todo o mundo e em todo o nosso ecossistema diversificado - e sempre agi de acordo com os mais elevados padrões legais e éticos.
Conforme escreveu, a Intel está a trabalhar com a Casa Branca para resolver a situação e apoia a dedicação do presidente em "promover a segurança nacional e económica dos Estados Unidos".
Além disso, informou que o conselho da Intel "apoia totalmente" o plano de transformação que o ele tem conduzido na empresa.
Perante este cenário, a analista da Bernstein, Stacy Rasgon, considera que a empresa não acredita que Tan esteja em "conflito [de interesses]". Contudo, as suas ligações à China retratam uma "imagem cada vez pior", considerando quem está atualmente na Casa Branca.
Na sua perspetiva, "infelizmente, ao contrário de outros diretores-executivos de tecnologia, Lip-Bu não parece ter cultivado o tipo de relação pessoal com Trump que ajudaria a acalmar a sua ira".
Imagem: Bloomberg
Neste artigo: Donald Trump, ética, Intel, Lip -Bu Tan























A ligação, referida por Tom Cotton, senador republicano do Arkansas, do CEO da Intel a empresas chinesas é capaz de não se perceber. Lip-Bu Tan é um investidor de capital de risco e, com esses investimentos, controla 40 empresas chinesas e tem participações em 600. Não há ilegalidade em investir em empresas chinesas.
Mas não é estranho a Intel ter ido buscar um empresário para CEO? Não, a Intel está numa situação desesperada e, por isso, recentemente foi buscar para CEO um empresário que conhece profundamente o setor. Prova disso é o crescimento do valor de mercado da da Cadence Design Systems em quase quase 5000%, nos 12 ano em que foi CEO da empresa, até 2021.
O que a generalidade dos analistas dizem é que o seu afastamento pedido por Trump nada tem a ver com o motivo invocado – o conflito de interesses em relação à China, mas sim com as prioridades estratégicas que definiu para a Intel, que passam por despedimentos e redução do investimento também nos EUA – o contrário do exigido por Trump.
Quanto ao referido no fim do post, de que “infelizmente, ao contrário de outros diretores-executivos de tecnologia, Lip-Bu não parece ter cultivado o tipo de relação pessoal com Trump que ajudaria a acalmar a sua ira” convém ver o vídeo do beija-mão de Tim Cook na Sala Oval e a entrega de uma gravação em vidro, feita por um veterano, numa grossa base de ouro de 24k, como fez questão de frisar. Não me parece que Lip-Bu Tan tenha condições para continuar, o que vai ser prejudicial para a Intel.
Um gajo que só não está na prisão porque é presidente dos estados unidos e tem imunidade, a falar da ética dos outros. É mesmo só para rir.
+1000
Ética e Trump na mesma frase, não existe.
O Trump criminoso a queixar-se. LOL
Andam todos de cóqueras estes capitalistas amantes do lucro. É só vê-los, acho que até faziam um brioche ao trump em direto…
Onde andam aqueles herois dos filmes de hollywood? Acho que se alguém deitar abaixo o Trump vai ser alguém dentro dos EUA e qui sa dentro dos MAGA ou um republicano qualquer com apoio dos MAGA e avale dos democratas. Mas essa personagem ainda não foi concebido, até lá aguenta aguenta, aguenta até um dia…